1. Empreendedor Guerreiro
2. Empreendedor Parceiro
3. Empreendedor Mercador
4. Empreendedor Administrador
5. Empreendedor Inventor
6. Empreendedor Idealista
7. Empreendedor Intelectual
8. Empreendedor Empresário
9. Empreendedor Altruísta
Quer ser um empreendedor de sucesso?

Você sabe qual o seu Perfil de Empreendedor? Saiba agora!

Desvende agora com esse artigo os nove Perfis de Empreendedor e determine qual perfil combina mais com você de acordo com suas características individuais!

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Você sabe qual o seu Perfil de Empreendedor? Saiba agora!

"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou". (Augusto Cury)

De maneira bem resumida, posso afirmar que empreender é uma verdadeira e maravilhosa arte.

Existem algumas características básicas que todos esses artistas, mais conhecidos como empreendedores, possuem de maneira geral, como por exemplo:

  • São pessoas que buscam resultados;
  • Gostam de desafios;
  • Têm iniciativa;
  • Almejam o sucesso.

Só que além dessas características básicas, existem outras que diferem o tipo de empreendedor que você é.

Então, pegue aquele cafezinho e leia com atenção cada perfil de empreendedor e descubra qual se aproxima mais ao seu.

1. Empreendedor Guerreiro

Qual é a imagem que vem na sua mente quando você pensa em um guerreiro? Eu me arrisco a dizer, que seria algo semelhante a:


Para ser guerreiro e ir para a guerra, é necessário muito coragem e determinação, e por isso, essas são as características mais marcantes desse perfil de empreendedor.

O empreendedor guerreiro é aquele que suspende a manga e coloca a mão na massa, ele está disposto a fazer o que for necessário para que o seu negócio decole.

Empreendedores com esse perfil não fazem planos extremamente complexos, são mais práticos.

Devido a isso, é comum encontrar empreendedores guerreiros trabalhando no meio de seus funcionários para o bom funcionamento do negócio, caso seja necessário.

Dica: Se você se identificou com esse perfil, a dica que eu te dou é: seja constante e focado, pois empreendedores guerreiros costumam começar novos projetos com a mesma impulsividade com que os abandonam.

2. Empreendedor Parceiro


A gentileza é a característica mais marcante desse perfil.

O empreendedor parceiro é aquele que é mais focado nas relações humanas, sejam elas com clientes, fornecedores ou seus colaboradores.

Com isso, uma de suas maiores preocupações é a felicidade e satisfação das pessoas que o rodeiam, então, para isso, ele busca sempre manter um bom e constante diálogo com todos.

Dica: Se identificou com esse perfil? Então a dica para você é: procure dosar sua flexibilidade, encontrando o equilíbrio nas relações.

3. Empreendedor Mercador

As principais características deste perfil de empreendedor é a facilidade de e a que correm no sangue, além da facilidade de contagiar o ambiente em que se está.

Neste perfil se enquadra, geralmente, o famoso comerciante, aquele bom de lábia, que vende seus produtos, serviços e ideias com uma boa e velha conversa.

É como disse Chester Karrass, "No mundo dos negócios nunca se obtém aquilo que se quer, mas sim aquilo que se negocia".

Dica: Para você que se identificou neste perfil a dica é: mantenha o foco e lembre-se da importância da organização, pois são tarefas mais entediantes para este tipo de perfil, porém devem ser realizadas com muita cautela e atenção.

4. Empreendedor Administrador

Pessoas com este perfil, possuem características marcantes de , que ajudam a desenvolver ambientes de trabalho sólidos e disciplinados.

Geralmente, esse tipo de empreendedor tem mais prazer em realizar as atividades internas, os famosos bastidores da empresa, como a área de finanças e administração.

Os empreendedores administradores são os grandes mestres em cumprir normas e processos necessários dentro de uma empresa ou do seu próprio negócio.

Dica: A dica para você que se identificou com este perfil é que tome cuidado com o excesso de cautela e segurança, para não se tornar uma âncora para o seu próprio negócio.

5. Empreendedor Inventor

As pessoas que tem o perfil de empreendedor inventor são, geralmente, grandes líderes carismáticos, capazes de levar a equipe mesmo quando a situação da empresa não for das melhores.

Este perfil consegue pensar de maneira rápida em várias soluções para um único problema, no qual provavelmente uma pessoa "normal" encontraria uma única solução.

O inventor possui uma mente rápida e perspicaz, podendo ser comparada à de um jogador de xadrez, que exercita diversas possibilidades e as respectivas consequências para um único movimento.

Dica: O empreendedor inventor deve ficar atento para não perderem o foco do , pois, pela facilidade de conseguir levar diversos projetos ao mesmo tempo, podem acabar não dando a devida atenção necessária a cada um.

6. Empreendedor Idealista

Conhecido também como o empreendedor social, pois em seus projetos e objetivos de vida, a sociedade como um todo é uma de suas prioridades.

Seu objetivo é sempre criar algo que realmente agregue valor e não apenas gere lucro.

Este perfil idealiza uma vida tanto para si como para todos que estão à sua volta. No geral, são líderes facilmente cercados de familiares, amigos e em sua grande maioria simpatizantes de causas nobres.

Dica: Se você é um idealista, você precisa saber que empresas baseadas exclusivamente em trabalho de amigos e familiares podem levá-lo a uma gestão pouco profissionalizada. Então fique atento!

7. Empreendedor Intelectual

Qualidade, eficiência e fazem parte das principais características do perfil intelectual.

Se você faz parte desse time, com certeza, dá preferência à busca pelo entendimento profundo de como as coisas funcionam. Aqui encontramos o famoso curioso e pesquisador.

Empreendedores com esse perfil realizam diversas pesquisas antes de tomar qualquer decisão, são frios e bastante calculistas.

Dica: Se você se identificou com esse perfil e está sempre em busca de algo novo mas faz muitas pesquisas antes de tudo, a dica é: cuidado para não ser perfeccionista demais, pois a briga interna entre o bom e o ótimo pode fazer você perder o e ficar fora do mercado.

8. Empreendedor Empresário

Aqui encontramos o famoso "olhos de águia", aquele profissional que pensa a longo prazo, que consegue enxergar uma oportunidade de longe.

Segundo o livro "Empreendedorismo Inovador", empreendedores empresários são líderes natos, pragmáticos, organizados e disciplinados. Por serem excessivamente determinados, podem transmitir uma imagem fria e calculista para sua equipe.

Grande parte dos empreendimentos desenvolvidos por esse tipo de perfil dão certo e se consolidam com sucesso, devido a sua grande capacidade de gerenciar, unida com grandes iniciativas e uma visão prática de como superar com sucesso cada vez que surge um desafio.

Você pode estar enquadrado neste perfil, ser uma pessoa empreendedora com uma visão de águia, enxergar incríveis oportunidade de negócio, mas cuidado com o autoritarismo, para não causar o afastamento da sua equipe. Com isso, a dica é que procure sempre o equilíbrio com as relações humanas e sociais.

9. Empreendedor Altruísta

Altruísmo é sinônimo de filantropia, e também muitas vezes pode ser visto como sinônimo de solidariedade.

Neste perfil, encontramos um profissional que tem alta habilidade em sentir e pressentir, e se baseia nisso para as tomadas de decisões em seu negócio.

Dependendo do seu perfil, pode achar um pouco estranho e irracional, mas empreendedores altruístas almejam muito mais do que apenas o sucesso pessoal, eles têm o objetivo também de inspirar propósitos de vidas nas pessoas ao seu redor.

A dica para você que se identificou com esse perfil é: tome cuidado para não se tornar refém da preocupação em excesso, pois isso pode te levar a ser um profissional emocionalmente instável.

Quer ser um empreendedor de sucesso?

O seu sonho é ter sucesso no seu empreendimento? Então a boa notícia é que você está no caminho certo, na busca pelo conhecimento, começando por se conhecer melhor e saber realmente qual tipo de empreendedor você é.

Vale ressaltar que o empreendedor de sucesso é aquele que está sempre em busca de conhecimento e qualificação para sempre inovar e aprimorar os seus negócios.

Então te convido a aprender mais sobre empreendedorismo, através do curso completo que preparamos para você de Formação Empreendedora. Clique no botão abaixo, e se inscreva para ter acesso a esse incrível e rico conteúdo.

Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.