O que é um Controle Financeiro de vendas e qual sua importância?
Aqui vai um presente para você!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha controle financeiro de vendas:
Viu como é fácil utilizar a planilha Controle Financeiro de Vendas?

Como fazer um Controle Financeiro de Vendas no Excel?

Veja como fazer um controle financeiro de vendas no Excel, tenha acesso a planilha e assista nossa videoaula para saber tudo que precisa sobre essa ferramenta.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como fazer um Controle Financeiro de Vendas no Excel?

Controle financeiro de vendas é tão importante queindependente do seu negócio e da complexidade, toda organização precisa analisar e controlar seu processo de vendas de produtos e/ou serviços. E para isso, podemos criar um controle financeiro de vendas utilizando o Microsoft Excel.

Esta planilha tem o objetivo de auxiliar seu usuário a manter um controle geral de suas vendas, controlando a venda de produtos, os clientes, os tipos de vendas e pagamentos realizados, as políticas de descontos e taxas de cobranças, registrando a receita total de vendas e fornecendo ao usuário uma visão geral dos resultados das vendas da empresa.

Interessado? Então, fique aqui! Neste artigo você irá aprender:

  • O que é um Controle Financeiro de vendas e qual sua importância?
  • Faça sua planilha Controle Financeiro de Vendas junto com a gente!
  • Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha controle financeiro de vendas;
  • Entenda a Ferramenta Controle Financeiro de Vendas.

Vamos lá?

O que é um Controle Financeiro de vendas e qual sua importância?

Controle financeiro de vendas possui um papel importante para a saúde financeira de qualquer empresa. É por meio dele que se pode medir os ganhos, fluxos de caixa, e também a parcela de investimentos disponíveis para a movimentação do capital de giro.

Ele é basicamente uma relação entre compras e vendas de uma empresa, que resulta, no final, em um panorama do fluxo de caixa disponível para o empreendimento e possíveis investimentos futuros.

Aqui vai um presente para você!

A realização de vendas é o que garante o funcionamento de qualquer negócio! Por meio delas, os lucros são gerados e assim, as empresas conseguem continuar operando.

Dessa maneira, manter um bom gerenciamento de vendas é uma atividade essencial para um desempenho empresarial de sucesso!

Pensando nisso, criamos para você a Planilha de Controle Financeiro de Vendas, com o objetivo de facilitar o seu trabalho nesse gerenciamento.

Com ela, você poderá organizar suas finanças, lucros, e descontos por clientes, entre outras funcionalidades.

Sendo assim, não perca essa oportunidade! Clique no botão abaixo e faça o download!

planilha controle financeiro de vendas

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha controle financeiro de vendas:

Entenda a Ferramenta Controle Financeiro de Vendas

O primeiro passo para criar um controle financeiro de vendas é entender como a ferramenta funciona. A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba.

Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial.

Controle financeiro de vendas: início

Cadastro

Esta aba é a primeira ser preenchida e é onde os dados utilizados na etapa de lançamento devem ser atualizados. Os dados de entrada são resumidos na figura seguinte.

Nestas tabelas não há fórmulas. Portanto, todos os dados podem ser modificados (adicionando ou removendo) de acordo com as necessidades do usuário. As informações contidas são fictícias e servem apenas para explicar a funcionalidade da planilha.

Controle financeiro de vendas: cadastro

Lançamentos

A etapa de lançamentos é onde o usuário irá inserir as vendas realizadas. Esta tabela é difícil de visualizar por inteiro neste documento e, portanto, reproduzimos apenas um fragmento da planilha.

Essa é uma importante etapa do controle financeiro de vendas, pois você deve estar atento aos detalhes para que os lançamentos sejam feitos corretamente.

Controle financeiro de vendas: lançamentos


As colunas coloridas em azul e verde possuem fórmulas e não precisam ser modificadas, já que atualizam automaticamente. As colunas em branco são os dados a serem preenchidos pelos usuários da planilha.

As vendas são registradas mês a mês não havendo necessidade de utilizar uma planilha para cada mês, a menos que sua empresa tenha uma grande variedade de produtos e uma grande venda por mês pode ser que fique melhor utilizar uma planilha para cada mês, dependendo da adaptação do usuário com a planilha.

OBS: A planilha foi desenvolvida para lançar as vendas registrando apenas o mês e não os dias, uma vez que registrando dia a dia o conteúdo iria ficar muito extenso e a planilha se tornaria lenta para manipular, devido a quantidade de informação que seria trabalhada pelas fórmulas existentes.

Resumo dos Lançamentos

A aba de resumo dos lançamentos possui quatro tabelas que resumem os resultados financeiros e de quantidades vendidas analisando os produtos/serviços vendidos, os canais de vendas, as formas de pagamento e os meses de vendas. Vemos abaixo um fragmento das mesmas.

Controle financeiro de vendas: resumo


As tabelas possuem a quantidade total de vendas, a receita total e a receita média (que é a receita total dividida pela quantidade total de vendas).

Além disso, nas tabelas de produtos/serviços e dos meses o usuário pode comparar o valor da receita de vendas sem desconto (caso não exista desconto em nenhum produto ou para nenhum cliente) e o valor da receita com descontos.

Resultados

Os resultados podem ser vistos na aba "Gráficos" que reúne cinco gráficos que resumem os resultados obtidos nas vendas.

Resultados da planilha


O primeiro gráfico mostrado acima faz um comparativo mês a mês das receitas geradas com descontos (real) e sem descontos.

Os dois gráficos seguintes mostram a receita e a quantidade total das características que são selecionadas na coluna A e B (quadrado na cor laranja). O usuário pode selecionar visualizar as informações do produto/serviço (conforme o exemplo), canal de vendas e formas de pagamento.

Os gráficos abaixo fazem um comparativo entre os valores de venda médios de cada produto e por mês, respectivamente. Por exemplo, o produto fichário que custa R$ 32,00 é vendido pela loja pelo valor médio de R$ 29,77, que é o valor registrando os descontos associados e as taxas de formas de pagamento.

Resultados da planilha de vendas

Viu como é fácil utilizar a planilha Controle Financeiro de Vendas?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro De Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.