No início, quando uma empresa está começando suas atividades, geralmente ela consiste apenas em pagar e receber suas contas, mas conforme vai crescendo e aumento seu porte, para que não haja um crescimento de forma desordenada, o controle financeiro, através do Fluxo de Caixa Diário, torna-se importante.

Nos dias atuais, com a globalização e um mercado cada vez mais competitivo, o fluxo de caixa diário tornou-se uma importante ferramenta para a empresa suprir suas necessidades de manter suas finanças equilibradas, podendo assim planejar o futuro da empresa, fazer investimentos e manter-se no mercado.

O principal objetivo da planilha é possibilitar um controle do fluxo de caixa diário detalhado de toda a movimentação financeira da empresa, além de possibilitar diversas análises via indicadores.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, baixe agora a planilha e faça o passo a passo com a gente! Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.

 

 

Introdução

 

A primeira aba da planilha servirá apenas para cadastrar os tipos de categorias existentes na empresa. As mesmas serão utilizadas para as informações sejam organizadas em grupos, facilitando assim, diversas análises futuras.

No exemplo abaixo, foram listados aleatoriamente, alguns exemplos de categorias comuns à diversos tipos de negócios. Porém, cada exempla deverá adequar a lista de acordo com suas características.

 

 

Acompanhamento

 

A aba de Acompanhamento é considerada de suma importância, pois nela serão registrados todos os movimentos financeiros diários da empresa. O importante é não esquecer de fazer todos lançamentos, para assim, evitar qualquer discrepância entre o valor de caixa informado pela planilha e o caixa físico da empresa.

  • Dia do mês: Digite o dia do mês ao qual o lançamento é referente;

  • Item: Descreva o item;

  • Categoria: Selecione a categoria a qual pertence o lançamento, de acordo com a aba anterior;

  • Entradas: Se o lançamento for “entrada de dinheiro” no caixa, preencher o campo com o valor;

  • Se o lançamento for “saída de dinheiro” do caixa, preencher o campo com o valor;

 

 

 A seguir, com o preenchimento da parte anterior, na mesma aba irá informar, automaticamente, o valor total de entradas, saídas e saldos referentes a cada dia, conforma exemplo a seguir:

 

 

A coluna de saldo possui uma formatação condicional para indicar em cores quando o saldo do dia for positivo ou negativo. Ou seja, cor verde indica saldo positivo (mais entradas do que saídas), cor vermelha é para os saldos negativos (mais saídas do que entradas).   

 

Relatório

 

A aba denominada Relatório objetiva apresentar um panorama geral da movimentação financeira da empresa no mês determinado.

Como se pode perceber no gráfico de exemplo abaixo, são ilustrados os valores totais de entradas, saídas, bem como o saldo do mês.

 

 

O gráfico seguinte, apresenta as mesmas informações anteriores, porém, os valores são dados como médias. Logo, tem-se a média das entradas, saídas e a média do saldo em caixa. Este indica o valor médio presente em caixa a cada dia do mês.

 

 

Por fim, o gráfico a seguir apresenta de forma detalhada todas as entradas e saídas diárias do mês.

 

 

Viu como é fácil?

 

Criar um fluxo de caixa diário no Excel pode ser bem fácil com essa planilha pronta, não é mesmo? Entretanto, pode parecer um pouco mais difícil para quem ainda não domina o excel. Mas fica tranquilo que a Voitto te ajuda!

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!