No dia a dia, estamos muito acostumados a falar de data e de hora o tempo todo, não é mesmo?

Mas e ao fazer algum tipo de análise que precisa utilizar dados relacionados ao tempo, como a data e/ou ao horário? Você sabe como fazer isto?

Se respondeu não para essa pergunta, não se preocupe, vou te explicar exatamente o que é isso e como fazer. Vamos lá?

 

Funções data e hora no Excel - Videoaula

 

 

O que são funções data e hora no Excel?

 

As funções de data e de hora, como o próprio nome já diz, são as funções já prontas no Excel que buscam o horário e a data atual automaticamente dentro da sua planilha de Excel.

Você deve estar se perguntando quais são as principais funções de data e de hora, certo? As principais são as funções de horas, minutos e segundos, função agora, função hoje, além de dia, mês e ano.

 

Qual a sintaxe das funções data e hora no Excel?

 

Todas as funções temporais apresentam a mesma sintaxe. Basta selecionar a função e colocar como argumento a célula da qual se deseja retirar a informação.

Deve ficar claro que, além disso, também podemos usar uma operação matemática de duas ou mais células.

A grande aplicabilidade dessas funções é na extração de informações sobre um número geral. Tendo esse número geral, fica fácil realizar uma operação de multiplicação por valor monetário para o cálculo de horas extras, por exemplo.

É possível extrair várias informações diferentes dentro de uma célula com formato de data. Vejamos no exemplo a seguir onde em uma coluna foi utilizada a função Dia e nas demais as funções Mês e Ano.

Dessa forma podemos separar rapidamente as informações, facilitando assim algumas análises.

 

 

Imagine que você queira encontrar o somatório de faturamento de um determinado mês, e a sua base de dados esteja com as datas no formato 02/10/2015 você não conseguirá realizar essa operação, a princípio.

Portanto, um recurso muito utilizado é criar uma coluna “auxiliar” com a função MÊS () para extrair essa informação da sua data e em seguida fazer um CONT.SE ou SOMASE com o critério de mês.

Viu só, uma simples função que te auxilia muito nesse tipo de análise.

 

Funções data e hora no Excel - Exemplo

 

Separei para você um exemplo muito legal, vamos lá?

Presentear os aniversariantes em seu dia contribui para o aumento da satisfação destes colaboradores, mesmo que seja apenas com um presente simbólico ou apenas um desejo de “felicidades”.

O departamento de recursos humanos de uma empresa faz o controle das datas dos aniversariantes e desejamos evidenciar o funcionário aniversariante.

Para fazer isso, primeiramente vamos conhecer duas funções: HOJE() e AGORA().

Estas funções não apresentam argumento dentro dos parênteses. Elas retornam a data atual e a hora agora, ou seja, a hora atual. Essas informações são semelhantes ao calendário e relógio de seu computador, respectivamente.

Vamos selecionar duas células e digitar essas duas funções, como mostrado a seguir.

 

 

Vamos utilizar uma formatação condicional para colorir a célula com o nome do aniversariante.

Isso tem que ser feito quando o dia e o mês do aniversário do colaborador forem iguais ao dia e o mês de hoje, certo?

Antes, vamos extrair as informações. Para isso, vamos utilizar a função DIA() para retornar a data inicial na célula selecionada e a função MÊS() para retornar o número correspondente ao mês da célula em questão.

 

 

Também vamos extrair essas informações para cada um dos colaboradores:

 

 

Agora, temos que criar uma formatação condicional que confere se os dias e os meses são os mesmos, identificando se o colaborador é aniversariante ou não.

O estilo de formatação fica a critério de cada um. Mas abaixo segue um exemplo para evidenciar a ideia.

O resultado esperado é que o funcionário Eduardo Moura fique destacado no dia 16 de outubro.

 

 

Funções data e hora no Excel - Saiba mais!

 

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como utilizar as funções data e hora no Excel, que tal aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta?

Para você que é iniciante na utilização desse software, o Grupo Voitto disponibiliza para você GRATUITAMENTE o nosso curso de Introdução ao Excel 2016.

Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, irá aprender a como formatar células e inserir imagens, além de aprender sobre as fórmulas e funções elementares do MS Excel.

Mas se você já está em um nível acima, te convido a realizar o nosso curso de Formação Master em MS Excel. Nele, você irá aprender desde o básico até o avançado da ferramenta MS Excel para assim alavancar de forma considerável suas planilhas nas mais diversas áreas de atuação.

 


Não deixe de nos presentear com seu comentário. Conte para mim o que achou desse post, assim você pode me ajudar a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!