Com certeza você já ouviu falar sobre horas extras trabalhadas, não é mesmo? Mas você sabe exatamente como realizar o seu cálculo?

Nesse artigo vou te explicar como fazer o cálculo de hora extra, além de te disponibilizar uma planilha para otimizar os seus resultados.

Calcular a hora extra é essencial para qualquer empresa, e por isso, é o tema do nosso post de hoje. Preparado? Vamos lá!

 

Registro de Ponto com Cálculo de Hora Extra

 

Esse registro é a maneira utilizada pela grande parte das empresas para registrar os horários de entrada e saída de seus funcionários. Aproveitando dessa base de dados para calcular suas horas extras, considerando também os feriados e finais de semana.

Além de te explicar o que é e como fazer o cálculo de hora extra, esse artigo tem como objetivo te apresentar uma planilha a fim de te auxiliar no controle dos pontos dos funcionários, facilitando no controle destas informações com automatização de grande parte dos cálculos.

Com uso desta planilha, é necessário que o usuário registre apenas os horários de entradas e saídas dos funcionários, e assim a ferramenta irá calcular o valor das horas extras trabalhadas.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja o funcionamento da planilha na vídeo-aula abaixo

 

 

Cálculo de hora extra: Entenda a Ferramenta

 

A página inicial é o ponto de partida para o cálculo de hora extra e possui a estrutura mostrada a seguir.

 

 

Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba.

Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial.

 

Cálculo de hora extra: Informações Gerais

 

A imagem a seguir representa a aba de informações gerais da planilha. Nela, devem ser inseridas informações por parte do usuário no que diz respeito ao nome, cargo e salário mensal do funcionário.

 

 

Também deve ser inserido o ano de análise, as horas semanais, domingos e feriados, além de é claro o acréscimo  de no mínimo 50% do valor da hora trabalhada.

Essa planilha já trás como base o acréscimo de 50%, porém, esse valor pode variar de empresa para empresa. Como já mencionado, esse valor é apenas o valor mínimo.

É importante destacar que deve haver uma planilha desta para cada funcionário da empresa. Então, fique à vontade para copiá-la.

 

Cálculo de hora extra: Registro de Ponto Mensal

 

Para cada mês existe uma aba, totalizando 12 abas diferentes. A visão geral desta aba é dada como segue:

 

 

As colunas de D até H são as únicas que precisam ser preenchidas; as demais contêm fórmulas que calculam as horas totais trabalhadas e horas extras.

Observe que nas colunas D e H o usuário deve registrar os horários de entrada do funcionário, enquanto as colunas E e G os horários de saída, para cada dia de trabalho realizado.

Nessa parte da planilha são inseridas as horas por dia, e no fim, temos o valor de horas trabalhadas no mês. Assim, já se calcula o valor da hora extra noturna e também o valor do salário poderá ser obtido.

Se o funcionário trabalha em meio turno, por exemplo, o usuário pode deixar os campos de horário em branco, para que não sejam contabilizadas as horas.

Se um funcionário faltar o trabalho por algum motivo não justificado pode ser inserido 0 horas nas entradas e saídas que o dia total será contabilizado na jornada de trabalho para este funcionário no campo das horas negativas.

Já nas colunas de horas totais e horas negativas aparecem respectivamente o total de horas trabalhadas e o total de horas negativas (caso exista).

OBS: É importante destacar que os horários devem ser preenchidos como formato de horário (8:00); se o usuário digitar 8 somente a planilha não reconhecerá o formato como hora e isso pode causas erros nos cálculos.

Ainda nesta planilha, existe o campo para preenchimento do feriado (coluna H). Como mostrado na figura a seguir.

 

 

Ao selecionar a opção “Sim” nesta coluna, a planilha reconhece a data como feriado e automaticamente colore o texto da coluna D de vermelho.

Com este campo, a planilha faz o cálculo de hora extra utilizando a política de remuneração de hora extra da empresa, considerando o feriado, que foi cadastrado na primeira etapa de atualização desta planilha.

 

Cálculo de hora extra: Relatório

 

A aba relatório nada mais é do que um resumo de todas as horas registradas nas abas dos meses, conforme mostrado abaixo:

 

 

As horas negativas são as horas que o funcionário ficou devendo para completar seu banco de horas.

O banco de horas é o total de horas extras subtraídas das horas negativas. Para o cálculo do banco de horas da jornada mensal, não se considera o período em que o funcionário fez ou não hora extra, visto que uma hora extra feita no feriado é mais cara do que uma hora feita durante a semana.

Observe que ao lado de cada resultado do banco de horas é possível de aparecer dois símbolos (um positivo na cor verde e um X na cor vermelha).

O X indica que a hora está negativa, ou seja, o funcionário está devendo horas de trabalho. No exemplo acima, no mês de janeiro o funcionário deve 25 min e em julho está devendo 6 horas.

Os símbolos positivos indicam que o funcionário está com horas extras na empresa ou que não tem hora extra e nem horas negativas. O último grupo de colunas é mostrado abaixo.

 

 

Ele deverá ser utilizado quando se deseja efetuar cálculos com os valores das horas extras. As informações anteriores estão no formato de data, que são facilmente visualizáveis.

Entretanto, quando se deseja efetuar operações matemáticas com os valores das Horas Extras (como o total a ser pago, por exemplo), fica mais fácil utilizar esse grupo de informação, pois já está dentro do formato adequado.

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!