Histograma é um tipo de representação gráfica de uma série de dados baseada em categorias. E disso, você provavelmente já sabia, não é mesmo?

Mas e como fazer um histograma no Excel? Você sabe fazer? Se não sabe e quer aprender, você está no lugar certo!

Com esse post, além de aprender a criar um histograma no Excel, você também irá aprender a formatá-lo de maneira simples para exibir em um Dashboard, por exemplo.

Então, está preparado? Vamos lá! Separei a primeira aula sobre histograma do nosso curso para você.

 

Assista gratuitamente a nossa vídeo-aula sobre histograma no Excel

 

 

Histograma no Excel - Para que serve?

 

Os histogramas permitem uma identificação rápida da dimensão da quantidade de elementos em cada categoria definida. Ou seja, uma distribuição de frequências.

São mais comuns os histogramas de intervalos regulares, mas as categorias podem ser definidas como for mais conveniente para o caso abordado.

O assistente de histograma recebe uma série de dados com os valores e outra com os extremos dos intervalos que definirão as classes.

Com isso, já se monta uma tabela contando a quantidade de valores em cada intervalo. Ele também tem uma opção para gerar o gráfico associado a esta nova tabela.

Então, vamos por a mão na massa e criar um histograma no Excel?

 

Como fazer um histograma no Excel?

 

Primeiramente, deve-se acessar nas ferramentas de análise o histograma no Excel. Para isso, vá até a opção Análise de Dados, onde temos a seguinte janela.

Caso essa função não esteja disponível para você, é preciso ativar o suplemento do Excel correspondente. Para isso, vá em Arquivo > Opções > Suplementos > Ir, e ative a opção “Ferramentas de Análise”.

 

 

Devemos então, preencher alguns dados para gerar o histograma no Excel.

No intervalo de Entrada, selecione o intervalo que contém os dados, já no intervalo do bloco, selecione o intervalo que possui a quantidade e os valores das classes.

A caixa Rótulos serve apenas para avisar ao Excel se você selecionou o título da tabela na coluna de dados.

Se você selecionou todos os dados, incluindo o título, marque essa opção, pois o programa desconsidera a primeira célula selecionada. Se selecionou apenas dados, não marque essa opção.

Em intervalos de saída selecione onde quer que seus resultados apareçam.

As demais opções são complementares à análise. No nosso caso, marque apenas a opção Resultado do Gráfico. Será gerado um gráfico de colunas e pouparemos tempo para criar o histograma.

Nas versões mais atuais do Excel, caso o campo “Intervalo do bloco” não seja selecionado, o programa calcula um intervalo automático e aplica aos dados.

Caso opte por essa opção, o trabalho é ainda mais fácil, basta apenas selecionar os dados e solicitar o aparecimento do gráfico.

Caso a determinação do intervalo dos blocos seja necessária, isso pode ser feito manualmente.

Boas práticas estatísticas recomendam uma quantidade de intervalos igual à raiz quadrada do tamanho da amostra.

 

Histograma no Excel - Exemplo

 

Imagine que um engenheiro de processo pretende analisar a variabilidade do tempo de processamento de uma máquina. Para tal, foram recolhidos os dados da tabela abaixo.

 

 

Para construir o histograma no Excel, acesse Dados > Análise de Dados > Histograma.

Na janela da ferramenta histograma, entre com os dados em Intervalo de dados, Intervalo dos blocos e peça o gráfico como resultado final.

Em Intervalo de Saída, clique em uma célula da nova planilha na qual deseja que o Excel escreva os resultados e clique em OK. E assim você terá como resultado o que está a seguir.

 

 

Formatando um histograma no Excel

 

Outro ponto a se considerar é em relação ao gráfico do histograma. Ele não está apresentado da forma adequada, pois existem espaços em branco entre os dados de frequência.

Na verdade, essa representação é um gráfico de barras que o Microsoft Excel erroneamente chama de histograma. Vamos agora consertar o gráfico?

Clique com o botão direito do mouse sobre a série de dados e vá em Formatar Série de Dados. No campo selecionado abaixo “Largura do Espaçamento” está o valor do espaçamento entre as séries. Traga esse valor para zero, alcançando o item Sem Intervalo. Você verá que o espaçamento foi anulado e as séries estão coladas.

 

 

 

O histograma agora está quase finalizado. Basta agora formatar adequadamente os valores dos intervalos dos blocos, que estão muito confusos. Não é mesmo?

Uma das formas é agir diretamente na pequena planilha de dados, alterando os valores para uma casa decimal, por exemplo. O resultado final é o que segue.

 

 

Saiba mais!

 

Agora que você já sabe como fazer um histograma no Excel de maneira simples e fácil, que tal aprender a manipular ainda mais a ferramenta Excel?

Eu te convido então a se capacitar com o Grupo Voitto nessa incrível ferramenta no nosso curso online de Formação Master em MS Excel.

Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, irá aprender desde o básico até o avançado da ferramenta MS Excel para assim alavancar de forma considerável suas planilhas.

 

 

Gostou desse post? Comente-o com alguma dica para que assim você possa me ajudar a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!