Qual é a parte mais complicada da elaboração de um trabalho de conclusão de curso? Seria a escolha do tema? Ou a elaboração de um bom roteiro? Nada disso, para a maioria dos estudantes o grande problema é a formatação do TCC dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Se esse também é o seu problema, continue com a gente que nós vamos te dar algumas dicas valiosas para que a formatação ABNT do seu trabalho final se torne uma das etapas mais simples do seu projeto.

E, para facilitar ainda mais o seu entendimento sobre formatação de TCC, nós utilizamos alguns trechos do trabalho de conclusão de curso de Leonardo RodriguesEngenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Qual a importância da formatação do TCC nos padrões ABNT?
  • Padrão geral de formatação ABNT do TCC;
  • Estrutura da formatação do TCC;
  • Elementos Pré-textuais;
  • Elementos Textuais;
  • Elementos Pós-textuais;

 

Qual a importância da formatação do TCC nos padrões da ABNT?

 

A formatação de TCC, de acordo com as normas da ABNT, é utilizada em todos os cursos de graduação para padronizar o trabalho final e facilitar a leitura do texto perante a comunidade científica.

Dessa maneira, seu trabalho deve estar de acordo com a norma. Então, é importante que você entenda quais são os critérios exigidos por essa norma e como você deve usá-la para não perder pontos na avaliação do seu trabalho.

 

Padrão geral de formatação ABNT do TCC

 

A ABNT exige que todo o trabalho final de conclusão de curso utilize padrões para a formatação do TCC, são eles:

  • Folha: Cor branca, tamanho  de papel A4;

  • Fonte: Cor preta, Arial ou Times New Roman e fonte tamanho 12 para o corpo do texto. Já as legendas, notas de rodapé, tabelas e citações acima de 3 linhas devem ser escritas com tamanho da fonte 10;

  • Itálico: Utilizado apenas para palavras em outros idiomas, com exceção de expressões latinas como, por exemplo, A priori e Ad hoc.

  • Margens:  2 cm para a parte direita e inferior da página e 3 cm para a parte esquerda e superior.

  • Espaçamento: Deve ser de 1,5 entre cada linha do texto.

Com conhecimento de alguns direcionamentos ditados pela ABNT, que tal acompanhar demais dicas com um Modelo de TCC editável para te auxiliar na formatação do seu trabalho de conclusão de curso?

Clique abaixo e acesse o modelo!

 

Modelo de TCC

 

Estrutura da formatação de TCC

 

De acordo com as regras ABNT, o trabalho de conclusão de curso precisa ser dividido em 3 partes: Elementos Pré- textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-textuais.

Cada um desses elementos possuem subdivisões, como na figura abaixo. Entretanto, nem todas são consideradas obrigatórias pela ABNT. Por isso, é importante que você consulte a sua Instituição de Ensino e veja se eles possuem um modelo de formatação de TCC com todos os itens necessários ao seu trabalho final.


 

Elementos do TCC

 

 

Elementos Pré-textuais

 

Como o próprio nome diz, os elementos pré-textuais contemplam todos os itens que devem vir antes do seu texto principal. São eles: capa, contra capa, resumo e sumário.

E o que deve haver em cada um dos elementos obrigatórios para a formatação do TCC?

 

Capa

Na capa do seu trabalho, você deverá colocar o nome da instituição e do curso de graduação,  nome do autor, o título e o subtítulo do seu TCC e a cidade e o ano que o seu trabalho será apresentado. Todas essas informações devem ser escritas em caixa alta e com a configuração da imagem mostrada abaixo para que a formatação do seu TCC esteja correta.

 

Capa

 

Contracapa

A configuração da contracapa, também conhecida como folha de rosto, é semelhante à da capa, porém haverá uma nota explicativa.

 

Contracapa

 

Resumo

O resumo é um parágrafo único que deverá sintetizar todo o seu trabalho final em um texto com o mínimo de 150 palavras e o máximo de 500.

Que tal observar como o Leonardo Rodrigues fez o resumo dele com base na formatação de TCC seguindo a ABNT?

 

Resumo

 

Sumário

Já o sumário, é o guia do seu trabalho final. Ou seja, ele é feito a partir da enumeração de todos os capítulos do seu TCC.
 

Sumário

 

Elementos textuais

 

A introdução deve conter uma ideia geral sobre o que se trata a sua pesquisa. Então, é essencial que você apresente o seu tema, disserte sobre os objetivos do seu trabalho e explique qual a importância do seu projeto dentro da comunidade acadêmica.

O desenvolvimento é a parte principal do seu  trabalho. Nesta parte, você deve detalhar toda a sua pesquisa ou estudo realizado através da descrição da metodologia utilizada e justificar todos os resultados que você obteve.

Já a conclusão, é a parte final do seu TCC, onde você pode ressaltar a importância do seu trabalho e deve apresentar um breve resumo de tudo o que foi tratado e dos seus resultados principais.

Pronto, você agora já sabe os critérios de formatação para tirar 10! Mas, e depois do TCC pronto? Você já pensou que poderia publicá-lo? No nosso artigo “Como transformar TCC em artigo científico?” você poderá aprender a como divulgar seus resultados encontrados! 

A Voitto te oferece, de forma gratuita, um modelo padrão de artigos científicos.

Nele você vai encontrar a estrutura básica de um artigo e também várias dicas de como inserir as referências bibliográficas.

Não perca a oportunidade de ter acesso a esse material exclusivo. Clique no botão abaixo e baixe de forma totalmente gratuita!

 

Modelo de Artigo Científico

 

Elementos Pós-Textuais

 

Os elementos Pós-Textuais constituem a última parte do seu trabalho, são eles: Referências bibliográficas, Glossário, Apêndice, Anexo e Índice. Cada um deles possui uma formatação adequada para o TCC.

 

Referências Bibliográficas

As referências são obrigatórias em todo os trabalhos científicos, porém os cursos de graduação podem abordar esta parte do trabalho de duas maneiras diferentes: sistema autor-data ou sistema numérico. É importante que você consulte o coordenação da sua instituição de ensino e veja qual a abordagem deles para a formatação de TCC quanto as referências.

 

Sistema autor-data: O sistema autor-data é o mais utilizado. Nele, a lista de referência vem no final do trabalho e deve ser listada em ordem alfabética. Veja o exemplo abaixo:


 

Autor-data

 

Sistema numérico: Neste tipo de sistema você deve enumerar todos as citações ao longo do trabalho e colocar as referências no fim de cada capítulo ou no final do seu trabalho acadêmico.

Porém, independente do tipo de citação, as referências bibliográficas devem seguir o seguinte padrão de formatação:

 

Citações retiradas de livros

  • Apenas 1 autor

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Edição . Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo: DUHIGG, Charles. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. 1. ed. Brasil: Objetiva, 2012.

  • Até 3 autores

Você deve seguir o mesmo padrão de referência citado no item anterior. Todavia, o nome dos autores devem ser escritos separados por ponto e vírgula.

Exemplo: COLLINS, James C.; Porras, Jerry .I. Feitas para durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias.Brasil. 4.ed. São Paulo,Brasil: Rocco, 1998

 

Citações retiradas da internet

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. "Disponível em: ". “Acesso em: ”

O nome do autor é opcional. Então, não se preocupe caso não tiver este item no texto que você leu.

Exemplo: DIAS, Fernanda.O que é TCC? Entenda como dar os primeiros passos! Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-tcc. Acesso em: 08 jul. 2018

 

Referências

 

Quero tirar 10!

 

Agora que você  sabe como fazer uma formatação de TCC, eu tenho certeza que está pronto para dar mais um passo em busca do tão sonhado diploma de graduação.

Mas, como a elaboração de um TCC envolve outros aspectos, como a apresentação e a escolha do tema, faça já o Curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos que a Voitto preparou para você e veja todos os detalhes necessários para tirar nota máxima no seu trabalho. 

Saber usar referencial teórico e citações; definir os objetivos do seu trabalho; e analisar e gerar uma conclusão fundamentada serão só alguns dos aprendizados que você terá com o Curso. Clique e se inscreva!

 

Curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos

 

Além disso, não se esqueça de deixar o seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida sobre formatação de TCC. Pode mandar sugestões de temas que você gostaria de ler aqui no blog também, sua opinião é sempre muito importante para gente!