A apresentação do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) foi um sucesso. Tanto que o seu orientador e a banca examinadora sugeriram que você fizesse um artigo científico baseado no seu trabalho.

Mas como transformar o seu TCC em artigo científico? Você sabe quais são os passos que você deve seguir para fazer essa publicação em um evento ou periódico?

Esse texto reúne tudo o que você necessita saber sobre esse assunto. Então não perca tempo e confira já as nossas dicas para transformar o seu TCC em artigo científico.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Por que eu devo transformar o meu TCC em artigo científico?
  • Faça junto com a gente!
  • Para onde eu devo mandar o meu artigo científico?
  • Estrutura de um artigo científico;
  • Regras de Formatação;
  • Pronto para transformar o seu TCC em artigo científico?

 

Por que eu devo transformar o meu TCC em artigo científico?

 

Muitas instituições de ensino divulgam o TCC dos seus formandos nos seus respectivos sites ou nas bibliotecas físicas. Porém, o acesso a esse trabalho não é tão divulgado quanto o de um artigo científico.

Neste contexto, uma das vantagens de transformar o seu TCC em artigo científico é adaptar o seu trabalho em algo mais popular, visto que o mesmo deve ser divulgado em revistas e apresentado em congressos.

Além disso, a estrutura de um artigo é muito mais enxuta que a de uma monografia. Você precisará apenas reunir os pontos mais importantes do seu trabalho final.

A publicação de um trabalho como esse também faz total diferença para o seu currículo. Mesmo que você não tenha a pretensão de seguir  carreira acadêmica, realizar um trabalho como esse demonstra todo o engajamento que você teve na realização do seu projeto final.

 

Faça junto com a gente!

 

E aí, está gostando do conteúdo que estamos trazendo aqui? Então continue com a gente!

Para você que pretende transformar seu TCC em artigo científico, trazemos aqui um material que vai te ajudar muito.

Confira o nosso modelo padrão de artigo científico. Nele está contida a estrutura essencial para a elaboração de artigos, além disso, ele traz dicas incríveis de como escrever as referências bibliográficas.

Não deixe de acessar esse material exclusivo. Clique no botão abaixo e faça o download de forma 100% gratuita!

 

Para onde eu devo mandar o meu artigo científico?

 

Antes de entender como transformar o TCC em um artigo científico você deve pensar em que meios ele pode ser publicado.

Os artigos podem ser enviados para eventos, como congressos, simpósios, seminários e/ou para revistas científicas, visto que não há nenhum problema em enviar para mais de um local.

Se a intenção é publicar tanto na revista quanto no evento, o seu primeiro passo deve ser escrever um artigo científico encaminhar o artigo para o evento, lá você vai obter o feedback dos avaliadores.

Dessa forma será possível aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho antes de enviá-lo para um periódico.

No entanto, a publicação em mais de uma revista não é permitido, pois os periódicos exigem originalidade.

Também é importante ficar atento aos prazos de submissão. Não deixe para enviar o seu trabalho no último dia de aceitação, pois em eventos muito concorridos a probabilidade do site não suportar o volume de acessos e sair do ar é grande. 

 

Plataforma Sucupira

 

O orientador do seu TCC pode te ajudar muito na escolha do local de submissão, visto que ele detém o conhecimento dos locais de publicação mais adequados ao seu tema de pesquisa.

Mas caso você não tenha mais contato com o seu orientador isso não é um problema. A Capes possui a Plataforma Sucupira, onde é possível acessar todos os periódicos brasileiros.

Além disso, essa plataforma permite filtrar as revistas por áreas de avaliação e ver qual o Qualis que a Capes atribui para cada artigo publicado, ou seja, o seu  nível de qualidade dos periódicos.

Mas, agora que você já sabe como publicar, como transformar seu TCC em um artigo científico? A seguir vamos ver como é a estrutura do artigo para você fazer essa transformação.

 

Estrutura de um artigo científico

 

Vamos entender como transformar o TCC em um artigo científico analisando a estrutura do artigo.

Um artigo científico possui uma média de 15 a 20 páginas enquanto um trabalho conclusão de curso possui em torno de 60 páginas, dessa forma é necessário “enxugar” essa estrutura.

Quando pensamos na elaboração de artigos científicos e monografias, a composição deles é basicamente a mesma, todavia os elementos como a capa, folha de rosto, lista de tabelas, dedicatória e agradecimentos não são necessários.

Da mesma forma para dissertações da pós-graduação, que também podem ser transformadas em artigos científicos, você deve realizar o levantamento de materiais e dados utilizados no seu trabalho e resumir as informações.

Mas, de fato, o que o seu artigo deve ter e como deve ser cada estrutura?

Resumo: o resumo é um parágrafo único que deverá sintetizar todo o seu trabalho final em um texto com o mínimo de 150 palavras e o máximo de 500.

Palavra-chave: você deve escolher em média 3 palavras chaves e colocá-las em ordem alfabética.

Abstract: resumo em língua estrangeira (na maioria dos casos em inglês).

Keywords: palavras-chave em língua estrangeira.

Introdução: a introdução deve conter uma ideia geral sobre o que se trata a sua pesquisa. Então é essencial que você apresente o seu tema, disserte sobre os objetivos do seu trabalho e explique qual a importância do seu projeto dentro da comunidade acadêmica.

Desenvolvimento: o desenvolvimento deve agrupar os conhecimentos do referencial teórico, metodologia e apresentação dos dados. Dessa maneira, se no seu TCC você tinha capítulos para cada um dos itens citados acima, no artigo você vai escrevê-los em seções.  

Considerações finais: nessa parte você deve apresentar as conclusões referentes aos objetivos propostos para o trabalho final de forma clara e com a intenção de mostrar o que se obteve com o resultado da pesquisa.

Referências bibliográficas: a maneira de escrever as referências é idêntica ao trabalho de conclusão de curso, visto que você deve fazer a citação de todos os autores que foram mencionados no seu artigo.

 

Regras de Formatação

 

Nesse momento você já sabe como transformar seu TCC em artigo científico, mas deve estar atento a formatação do mesmo.

Cada evento (Congresso, Encontro ou Simpósio) e cada periódico tem as suas próprias regras de formatação que precisam ser respeitadas, caso o contrário o seu trabalho pode ser rejeitado.

Então, o indicado é que você entre no site do local onde será publicado e veja qual é a formatação desejada.

Mesmo que as normas mais comuns sejam ABNT ou Vancouver, NBR 6028/2003 por exemplo, que é uma norma que descreve como deve ser feito o resumo de trabalhos científicos, você deve consultar as regras do periódico.

As melhores revistas e congressos também solicitam que não tenha a identificação dos autores no corpo do artigo, pois esses locais de submissão fazem um review, também conhecido como revisão cega, que é uma revisão de artigos feita antes de aprovar ou não o seu trabalho acadêmico.

Dessa forma, a não identificação evita qualquer tipo de favorecimento à quem enviou o artigo e também deixa o processo de escolha dos projetos de pesquisa mais  transparentes.

 

Pronto para transformar o seu TCC em artigo científico?

 

Agora que você já sabe todos os passos para transformar o seu TCC em artigo científico, não deixe de dar esse passo na sua carreira.

Lembre-se que publicações como essa podem abrir inúmeras portas na sua vida profissional, então vale a pena separar um pouco do seu tempo de formado para garantir maior visibilidade ao seu trabalho.

E, se você deseja entender um pouco mais sobre o universo acadêmico, faça já o curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos que a Voitto preparou para você. Através deste curso você vai conhecer todos os detalhes necessários para tirar nota máxima em um trabalho acadêmico. 

Também não se esqueça de deixar o seu feedback para gente! Queremos saber se esse artigo solucionou as suas dúvidas.  :D