Você sabe o que têm em comum entre a construção de uma casa e a metodologia  científica, utilizada para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC) ou de um artigo?

A princípio esta comparação parece um pouco “sem pé nem cabeça”, não é mesmo? Mas estas duas áreas possuem uma semelhança muito maior do que você pode imaginar.

Então, vamos lá. Continue lendo este texto que eu vou te contar qual é a semelhança e como esta analogia pode te ajudar a entender o que é Metodologia Científica seguindo os tópicos:

  • O que é Metodologia Científica?
  • Tipos de pesquisa
  • Como utilizar a Metodologia Científica no TCC?
  • Problema de Pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Elabore um método de trabalho
  • Coleta de dados
  • Análise e interpretação de dados
  • Conclusão

 

O que é Metodologia Científica?


Metodologia Científica é o estudo dos métodos que devem ser seguidos, em ordem cronológica, para que um pesquisador realize um trabalho acadêmico bem estruturado e de qualidade.

E, para que você entenda melhor, vamos pensar um pouco no processo de construção civil.

Quando um engenheiro civil vai construir uma casa ele precisa seguir uma série de etapas para que a construção se torne segura. Para isso é preciso que ele siga alguns passos, como: projeto da casa, fundação, vedação, cobertura, esquadrias e revestimento.

Porém, não é possível que a fundação da casa seja feita se o engenheiro não estiver com o projeto da construção em mãos, até porque não tem como levantar as paredes se a casa não possuir estrutura.

E assim também funciona a elaboração de textos acadêmicos. Para que o mesmo seja elaborado, é preciso que você siga uma série de etapas chamadas de Metodologia Científica.

Antes de entender essas etapas que constituem a Metodologia Científica, vamos ver quais são os tipos de pesquisas que devem ser feitos conforme o objetivo do seu trabalho.

 

Tipos de pesquisa

 

A Metodologia Científica pode ser dividida em 2 tipos de pesquisa: pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, e a escolha de cada um desses métodos vai depender do tema que será abordado no projeto de pesquisa.

 

Pesquisa qualitativa

 

A pesquisa qualitativa é o estudo dos hábitos de uma determinada população. Este tipo de pesquisa da metodologia científica é mais subjetivo, visto que todas as análises são feitas por meio de interpretações de aspectos não mensuráveis, como: comportamentos, sensações, pensamentos e sentimentos.

 

Pesquisa quantitativa

 

Como o próprio nome faz alusão, a pesquisa quantitativa leva em consideração tudo o que pode ser medido, ou seja, os resultados que podem ser gerados através de pesquisas estatísticas.

Agora que você já sabe o que é Metodologia Científica e quais são os tipos de pesquisa, que tal entender como utilizar este método para desenvolver o seu projeto de TCC?

 

Como utilizar a Metodologia Científica no TCC?

 

TCC e metodologia científica são duas áreas de conhecimento que caminham de mãos dadas. Afinal, para elaborar uma pesquisa científica uma metodologia é necessária para que você siga um conjunto de passos pré-determinados.

E no TCC não poderia ser diferente, de acordo com a metodologia científica e as regras da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT), o seu trabalho de conclusão de curso precisa seguir os seguintes passos:

 

Problema de Pesquisa

 

O primeiro passo para a elaboração de um trabalho científico, com base na metodologia científica, é a definição do problema de pesquisa. Para entender melhor como delimitar o seu tema, vamos voltar a analogia da construção de uma casa.

Quando uma pessoa quer construir uma residência ela precisa saber em qual bairro deseja morar e como quer que seja a sua casa, ou seja, ela precisa definir o número de cômodos, se haverá jardim ou não e alguns outros fatores relacionados à estrutura da casa.

Assim também você deve fazer com o seu trabalho final. Logo, ao escolher em qual área você quer fazer o seu TCC é preciso escolher um tema que lhe desperte interesse e dentro dele quais são os problemas possíveis para se fazer uma abordagem.

É importante que você faça uma pesquisa para saber se outra pessoa já teve a mesma ideia que a sua, pois o problema escolhido precisa ser inédito e relevante para a comunidade científica além, é claro, de evitar o plágio acadêmico.

Já que estamos falando do trabalho de conclusão de curso, que tal você fazer o download do nosso modelo padrão de TCC?

Nosso template segue todas as normas da ABNT  e também contém ótimas dicas de como inserir imagens e tabelas.

Clique no botão abaixo e faça o download grátis!

 

Fundamentação teórica

 

Quando o cliente escolhe onde e como quer que seja feita a sua casa, a equipe de construção irá fazer um levantamento de todo o material disponível no mercado para satisfazer o desejo do cliente.

No trabalho de conclusão de curso, você também vai precisar fazer um levantamento de todo o material que irá sustentar o seu problema de pesquisa. Dessa forma,é necessário que você  faça um capítulo explicando todos os conceitos que serão abordados para que sua pesquisa seja estruturada conforme a metodologia científica.

Lembre-se de fazer a sua fundamentação teórica com base em livros ou revistas científicas, pois nem sempre às fontes citadas na internet são confiáveis.

 

Elabore um método de trabalho

 

Agora, chegou o momento de organizar a equipe de construção para entregar o projeto dentro do prazo. Mas como isso será feito? Os operários da obra farão hora extra? Qual será o turno de trabalho?

E você, qual será o seu método para solucionar o problema imposto pela pesquisa?

Para que o seu trabalho de conclusão de curso tenha um resultado de qualidade, é preciso que você organize as etapas do seu projeto e pense em qual é o melhor caminho para resolver o problema que você escolheu, parte essencial da metodologia científica.

O orientador do seu trabalho será o engenheiro civil deste projeto. Ele irá te auxiliar em como construir um plano de trabalho eficiente, por isso, não se esqueça de escolher um bom professor para esse cargo.
 

Coleta de dados
 

Vamos avançar um pouco mais nesta obra e levantar as paredes desta casa. Nesta parte do projeto, você precisa investigar o seu problema e, de acordo com o tipo de pesquisa da metodologia científica escolhido, é possível saber qual será o método de coleta de dados.

As principais formas de coletar esses dados são através da observação, do uso de questionários ou por meio de entrevistas.

 

  • Observação: este tipo de coleta é muito utilizado nas áreas de ciências sociais e biológicas, visto que é preciso analisar como algo, seja um animal, uma planta ou um ser humano, se desenvolve com o passar do tempo ou o comportamento de uma pessoa perante uma determinada situação.

 

  • Questionário: o questionário é utilizado para levantar informações a cerca de um determinado grupo de pessoas. Ele é muito usado quando se deseja saber informações mais objetivas como crenças religiosas ou preferências políticas. Além disso, este método de coleta de dados pode ter perguntas abertas ou fechadas.

 

  • Entrevista: a entrevista tem um caráter mais pessoal que o questionário. Como não deixa de ser uma conversa entre duas pessoas, nela é possível observar a reação do indivíduo frente a determinados questionamentos. Este tipo de coleta é muito utilizado no meio de ciências sociais.

 

Análise e interpretação de dados

 

Após a realização da coleta de dados, é preciso analisar e interpretar todos os resultados obtidos na sua pesquisa. Este estudo deve ser bem detalhado para que o seu trabalho final tenha uma conclusão satisfatória.

E, assim como a casa só pode receber acabamento depois que a cobertura e as paredes tenham sido construídas, é necessário que você apresente todos os dados coletados e depois explique os resultados obtidos.

Uma dica fundamental para esta parte do seu projeto é voltar a mencionar os seus objetivos gerais e específicos, a fim de que fique claro se o resultado da sua pesquisa teve ou não os objetivos alcançados.

 

Conclusão

 

A casa está pronta! Depois de passar por todas as etapas da construção, a equipe responsável pela obra vai querer saber a opinião final do cliente sobre a sua residência. Provavelmente, antes de  responder este questionamento, ele vai lembrar de tudo o que aconteceu durante este empreendimento.

Você também deve fazer o mesmo. Faça um resumo dos principais pontos do seu trabalho de conclusão de curso: disserte sobre o tipo de pesquisa escolhida, fale sobre a análise dos resultados e ressalte, mais uma vez, se os seus objetivos gerais e específicos foram ou não alcançados.

Agora que você já sabe o que é Metodologia Científica e como utilizar essa técnica no seu TCC, você já está pronto para arrasar na construção do seu trabalho de conclusão de curso.

Mas se tiver ficado com alguma dúvida, pode deixar o seu comentário que iremos te responder. Deixe a sua opinião também, pois queremos saber se você gostou deste artigo.

E, se você deseja conhecer todos os itens necessários para a elaboração de um excelente trabalho acadêmico, como a maneira certa de elaborar a sua introdução ou como fazer a formatação do seu TCC de acordo com as normas da ABNT, faça já o curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos que a Voitto preparou para você. Esse curso contém o passo a passo necessário para a elaboração de um trabalho nota 10.