Formatação do modelo de Agradecimentos
Qual a diferença entre Dedicatória e Agradecimento de TCC?
Modelos de Agradecimentos e Dedicatórias de TCC
Comece a jornada para o 10 agora!

Conheça algumas dicas para escrever os Agradecimentos do seu TCC

Saiba como escrever os agradecimentos do seu trabalho de conclusão de curso e entenda a diferença entre os agradecimentos de TCC e as dedicatórias.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Conheça algumas dicas para escrever os Agradecimentos do seu TCC

Na hora de fazer os Agradecimentos do TCC, devemos lembrar que para a maioria dos universitários, o período da faculdade representa um tempo de crescimento, desafios e novas conquistas.

Seja por momentos bons ou ruins, como noites de estudos ou por novos laços de amizade, não há como negar que é realmente um período marcante.

Ao final dessa jornada de estudos há o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual você deve elaborar um projeto de pesquisa que seja capaz de comprovar os seus conhecimentos adquiridos durante a faculdade.

Neste trabalho, há uma parte intitulada de “Agradecimentos de TCC”.

Não sabe o que eles são?

Em suma, os Agradecimentos de TCC, é o espaço onde o autor do trabalho pode agradecer a todas as pessoas que foram importantes durante o seu processo de aprendizado e o projeto final. Assim, você pode explanar sua gratidão a todas elas!

Contudo, a escrita de um texto sobre agradecimentos, em um trabalho que deve seguir as normas da ABNT,  pode gerar algumas dúvidas, principalmente em relação a formatação e de como escrever um texto formal de agradecimentos.

Por isso, abordaremos nesse artigo:

  • Formatação do modelo de Agradecimentos
  • Qual a diferença entre Dedicatória e Agradecimento de TCC?
  • Modelos de Agradecimentos e dedicatórias de TCC

Vamos à leitura?

Formatação do modelo de Agradecimentos

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não exige que o trabalho de conclusão de curso tenha uma parte dedicada aos agradecimentos. Contudo, se essa é a sua opção, existem algumas normas técnicas a serem seguidas.

  • Fonte de tamanho 12: Times New Roman ou Arial;
  • Alinhamento justificado;
  • Espaçamento de 1,5 cm entre as linhas;
  •  Margem superior e margem esquerda: recuo de 3 cm;
  • Margem inferior e margem direita: recuo de 2 cm;
  • Título deve conter letras maiúsculas e negrito.

Exemplo Agradecimentos de TCC


Muitas instituições de ensino utilizam o modelo de formatação descrito acima, mas como cada instituição tem o direito de adotar um modelo, dentro das normas ABNT, é recomendado que você consulte o seu local de graduação antes de escrever o seu TCC.

Além disso, não é indicado que você faça um texto muito longo. Seja objetivo no momento de escrever os agradecimentos do seu trabalho final.

Você também não deve esquecer que esse trabalho acadêmico deve estar dentro das normas gramaticais. Logo, por mais que os agradecimentos se caracterizem como uma parte mais livre do seu trabalho, não use gírias, pois a linguagem adotada deve ser sempre a formal.

Qual a diferença entre Dedicatória e Agradecimento de TCC?

É muito comum que as pessoas confundam a dedicatória de TCC com o agradecimento.

A dedicatória é destinada às pessoas que são importantes na vida do autor, como família e amigos.

Já o agradecimento é voltado para aqueles que tiveram alguma contribuição no TCC, sejam professores, instituições de pesquisa ou parceiros de trabalho.

No entanto, como é um elemento opcional, muitas instituições de ensino permitem que os alunos mesclem os dois em apenas um texto.

Modelos de Agradecimentos e Dedicatórias de TCC

O momento de escrever as dedicatórias e/ou agradecimentos do seu TCC é só seu. Pense em todas as pessoas que foram importantes e te deram apoio ao longo da sua graduação e também na sua vida.

Mas se lhe faltarem palavras, não se preocupe! Nós separamos alguns modelos de agradecimentos de TCC e também de dedicatórias para você? se inspirar.

Agradecimento à universidade e professores

  • A todos os funcionários da instituição de ensino _____________ por todo apoio e por proporcionaram um ambiente propício para o desenvolvimento do meu trabalho de conclusão de curso.
  • A todos os professores, por todos os conselhos e ajuda durante os meus estudos e elaboração do meu TCC.
  • Quero agradecer o meu professor orientador ______________, pelo empenho dedicado ao meu projeto de pesquisa.
  • Gostaria de deixar o meu profundo agradecimento aos professores ______________, ______________, ______________ que tanto me incentivaram durante os anos de graduação e na elaboração do meu TCC.
  • Ao meu orientador ________________ por todo apoio e paciência ao longo da elaboração do meu projeto final. Também gostaria de deixar um agradecimento especial a instituição de pesquisa _________________ por possibilitar a execução deste trabalho científico.

Agradecimento à pessoas especiais

  • Aos meus pais, que apesar de todas as dificuldades, me ajudaram na realização do meu sonho.
  • Aos meus amigos de trabalho e parceiros de pesquisa, por toda a ajuda e apoio durante este período tão importante da minha formação acadêmica.
  • A todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a realização da minha pesquisa.

Exemplo de dedicatórias de TCC

  • Dedico este trabalho em primeiro lugar a Deus, que meu deu saúde e forças para superar todos os momentos difíceis a que eu me deparei ao longo da minha graduação, ao meu pai _________________, e minha mãe __________________, por serem essenciais na minha vida e a toda minha família e amigos por me incentivarem a ser uma pessoa melhor e não desistir dos meus sonhos.
  • Aos meus pais _________ e __________ e meus irmãos _________ e ___________ por todo o incentivo durante os anos de faculdade. Ao meu namorado pela compreensão e apoio em todos os fins de semana dedicado aos estudos e também aos meus grandes amigos da faculdade, que permitiram que essa caminhada fosse mais alegre.
  • Chegou o fim um ciclo de muitas risadas, choro, felicidade e frustrações. Sendo assim, dedico este trabalho a todos que fizeram parte desta etapa da minha vida. Agradeço a Deus por ter iluminado o meu caminho, aos meus pais __________ e _________ por terem propiciado a realização deste sonho, aos meus professores _________, ___________ por todo o ensinamento e a todos os meus amigos que me apoiaram nos momentos mais difíceis.

Comece a jornada para o 10 agora!

Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!

O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!


manual do tcc

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Trabalhos Academicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.