Há quem diga que os anos da faculdade são os melhores da sua vida. Uma época de festas, novas amizades e desafios.

Mas eu acredito que tão bom quanto entrar nessa fase é sair dela e para isso é necessário fazer o famoso trabalho de conclusão de curso (TCC), não é mesmo?

Se você está entrando nessa fase provavelmente deve estar se perguntando sobre o que escrever e como fazer o seu trabalho final.

Como a escolha do tema de TCC é por onde tudo começa no seu trabalho de conclusão de curso, este artigo reúne as melhores dicas para você iniciar o seu projeto.

Além disso, você também vai poder entender qual a diferença entre o tema de TCC e o problema de pesquisa. Então, continue lendo este texto e saiba muito mais sobre esse assunto.

 

Características do tema

 

Antes de pensar em qual será o tema abordado no seu trabalho é necessário refletir sobre quais as características que o seu tema precisa ter.

Então vamos lá, para começo de conversa o seu tema precisa ser instigante. Escolha algo que desperte a sua curiosidade e faça você se perguntar o porquê daquela situação.

 

 

A temática escolhida também deve ser algo que possa ser explorado de forma crítica e reflexiva. O seu trabalho deve contribuir para a expansão de conhecimentos da comunidade científica.

Além disso, o seu tema deve ser algo possível de ser analisado dentro dos recursos e tempo disponível. Afinal, não adianta escolher um tema genial se você não tem como explorá-lo, faça algo que está ao seu alcance e faça bem feito.

Um outro ponto essencial é saber se na sua instituição de ensino tem professores aptos a te orientar na área de estudos que você deseja seguir. Uma boa orientação é fundamental para o sucesso do seu TCC.

Para  facilitar essa busca eu recomendo que você entre na Plataforma Lattes e pesquise o currículo dos seus professores, dessa forma você vai conseguir analisar qual é a linha de pesquisa de cada um.

 

Qualidade

 

Não tem como escrever um artigo sobre como escolher um tema para TCC sem falar sobre a qualidade do mesmo, não é verdade?

Na hora de escolher o tema pense em algo claro e preciso, pois toda pessoa, com nível de conhecimento compatível sobre o tema, deve conseguir entender facilmente o que será abordado na pesquisa.

O seu tema também deverá ser algo suscetível de solução, visto que algumas escolhas podem ser muito subjetivas. Faça uma busca em todas as suas fontes de pesquisa e veja o que você encontra sobre o assunto antes de tomar a decisão final.

 

Problema de pesquisa

 

Um erro que muitos estudantes cometem na hora de fazer o trabalho de conclusão de curso é o de acharem que o tema do TCC é igual ao problema da pesquisa.

Segundo as autoras Lakatos e Markoni, o problema científico é aquele que diz de forma clara e objetiva a dificuldade encontrada e o que se pretende resolver, limitando-se o campo  e apresentando as suas características.

Logo, é possível afirmar que o tema é algo mais abrangente que o problema de pesquisa, visto que de um mesmo tema é possível despertar diversos problemas.

Então, depois de escolher o tema é necessário escolher qual a problemática científica que você pode abordar. Nessa parte você não pode esquecer que a natureza da sua pesquisa deve ser clara, individualizada, específica e original.

Assim como foi mencionado na seção de qualidade, é muito importante que você escreva sobre uma questão que pode ser resolvida, mas o seu problema de pesquisa não precisa ser necessariamente algo ruim.

O doutor Victor Paradela, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exemplifica bem essa questão. O tema do seu doutorado foi “A expansão das organizações não governamentais das ONGs no Brasil”.

Já o seu problema de pesquisa foi sobre “Quais os fatores que têm induzido o crescimento das ONGs?”

O seu problema também precisa ser formulado como uma pergunta, mas é importante ressaltar que a resposta não deve ser apenas sim ou não, deverá haver toda uma explicação acerca do estudo.  

 

6 passos para enunciar o problema de pesquisa

 

Agora que você já sabe como escolher um tema para TCC, algumas dúvidas sobre como como enunciar o seu problema de pesquisa precisam ser respondidas.

Veja quais as dicas que a professora Kely Paiva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui para declarar essa problemática.

 

1. Generalizações sobre a área de pesquisa

 

Dentro da área de conhecimento que você escolheu o seu tema de TCC é necessário explicar como essa temática se encaixa em um campo de estudos mais abrangente, pois é importante caminhar de um sentido geral para o particular.

Suponha que o seu tema esteja relacionado ao desenvolvimento de uma cidade, por exemplo, dessa forma você deve começar falando sobre o crescimento das cidades no mundo e depois no Brasil.

 

2. Especificidades da área de pesquisa

 

Nesse momento, você deve especificar um pouco mais sobre o setor e a área de atuação da sua pesquisa.

Logo, se você já falou sobre o Brasil e o mundo no primeiro passo, agora é hora de escrever qual a localidade e o tipo de setor abordado no projeto.

 

3. Questionamentos introdutórios baseados em dados reais

 

O seu problema também precisa trazer dados reais e você deve comprovar cada um deles. No caso das cidades, por exemplo, é interessante colocar uma tabela comparativa com o PIB do local e das cidades vizinhas.

As referências conceituais também são indispensáveis. Os seus argumentos para a problemática deve ser baseado em publicações científicas, como livros e artigos.

 

4. Dados específicos do objeto de pesquisa

 

Pense no seu projeto como um funil, no caso o topo são todas as generalizações que você deve fazer à respeito do tema de TCC, o meio são algumas especificações do mesmo e o fundo do funil são os dados específicos que você tem sobre o assunto.

Dentro da temática sobre os centros urbanos, você pode explorar dados como o número de habitantes e quais as atividades econômicas do lugar.

 

5. Esclarecimento do ângulo de abordagem / delimitação

 

A delimitação do tema corresponde ao ponto de vista que o problema será abordado, ou seja, se vai ser uma análise por um ângulo econômico, financeiro, social, psicológico e dentre outros.

 

6. Síntese da situação problematizada e pergunta principal

 

Nesta etapa é recomendado fazer um resumo como todo o conhecimento sobre o que foi abordado anteriormente, dessa forma você estará pronto para formular a sua pergunta principal: o problema de pesquisa.

A fim de que fique claro para você e para o leitor o porquê da sua escolha, não se esqueça de abordar todos os pontos relevantes ao seu problema.

Logo, com base no que foi visto, eu abordaria o problema de pesquisa do tema citado nos itens anteriores como a seguinte trecho:

Em síntese, nota-se portanto, que se trata de um centro urbano com  um crescimento fora dos padrões das demais cidades da região. Diante disso, qual o fator econômico que levou a esse desenvolvimento anormal?

 

Aprenda cada vez mais!

 

Agora que você já sabe como escolher o tema para TCC, não se esqueça de fazer uma análise minuciosa do tema antes de escolher o seu problema de pesquisa.

Mas o seu conhecimento não deve parar por aqui, para fazer um excelente trabalho de conclusão de curso é necessário estudar sobre as normas da ABNT, entender como não cometer plágio e realizar uma apresentação de impacto.

Você pode encontrar lições sobre todos esses assuntos de TCC e muito mais no curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos. Então não perca tempo e se inscreva já!

O que você achou sobre este artigo de como escolher um tema para TCC? Deixe o seu feedback para gente, queremos saber a sua opinião.