Características do tema de TCC
Qualidade do tema de TCC
Faça junto com a gente!
Como escolher meu tema de TCC?
Como definir seu problema de pesquisa
6 passos para enunciar o problema de pesquisa
Quero trabalhos nota 10!

Aprenda como escolher um tema para TCC e confira como definir seu problema de pesquisa!

Confira as principais dicas de como escolher um tema para TCC, como definir seu problema de pesquisa e comece a escrever seu projeto!

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Aprenda como escolher um tema para TCC e confira como definir seu problema de pesquisa!

Saber como escolher um tema de TCC de forma correta, pode ser o grande diferencial, para que você, encerre sua graduação com um projeto de qualidade e que realmente faça sentido para sua carreira.

Tão bom quanto entrar na faculdade é sair dela e, para isso, é necessário fazer o famoso trabalho de conclusão de curso (TCC), não é mesmo? Mas, como escolher um tema para TCC?

Para te ajudar a responder essa pergunta, este artigo reúne as melhores dicas para você escolher seu tema e iniciar seu projeto.

Além disso, você também vai poder entender qual a diferença entre o tema de TCC e o problema de pesquisa. Então, continue lendo este texto e saiba muito mais sobre esse assunto através dos tópicos:

  • Características do tema de TCC;
  • Qualidade do tema de TCC;
  • Como escolher meu tema de TCC
  • Como definir seu problema de pesquisa;
  • 6 Passos para enunciar o problema de pesquisa.

Características do tema de TCC

Antes de pensar em como escolher um tema para TCC, é necessário refletir sobre quais as características que o seu trabalho precisa ter.

Então, vamos lá! Para começo de conversa, o seu tema para TCC precisa ser instigante. Escolha algo que desperte a sua curiosidade e faça você se perguntar o porquê daquela situação.

A temática escolhida também deve ser algo que possa ser explorado de forma crítica e reflexiva. O seu trabalho deve contribuir para a expansão de conhecimentos da comunidade científica.

Além disso, o seu tema para TCC deve ser algo possível de ser analisado dentro dos recursos e tempo disponível. Então, você precisa delimitar a área de estudo.

Um outro ponto essencial é saber se na sua instituição de ensino tem professores aptos a te orientar na área de estudos que você deseja seguir. Uma boa orientação é fundamental na escolha do tema para TCC e o sucesso do seu trabalho, ainda mais para quem precisa estudar durante essa etapa para outras disciplinas da faculdade.

Para facilitar essa busca, eu recomendo que você entre na Plataforma Lattes e pesquise o currículo dos seus professores, isso pode te ajudar a analisar qual é a linha de pesquisa de cada um.

Qualidade do tema de TCC

Não tem como escrever um artigo sobre como escolher um tema para TCC sem falar sobre a qualidade do mesmo, não é verdade?

Na hora de escolher o tema para TCC, pense em algo claro e preciso, pois, toda pessoa, com nível de conhecimento compatível sobre o tema, deve conseguir entender facilmente o que será abordado na pesquisa.

O seu tema de TCC também deverá ser algo suscetível de solução, visto que algumas escolhas podem ser muito subjetivas. Faça uma busca em todas as suas fontes de pesquisa e veja o que você encontra sobre o assunto antes de tomar a decisão final.

Faça junto com a gente!

Está gostando do conteúdo que estamos trazendo aqui sobre como escolher um tema para TCC? Continue com a gente porque ainda não acabou.

Trouxemos para você um material exclusivo que vai te ajudar e muito a fazer seu TCC!

Confira o nosso modelo de TCC editável. Através dele, você vai poupar um tempo precioso na formatação do seu documento. Além disso, nosso template traz ótimas dicas de como inserir tabelas e figuras.

Clique no botão abaixo e baixe nosso material totalmente gratuito!

Clique e baixe o modelo de trabalho de conclusão de curso!

Como escolher meu tema de TCC?

O momento de escolha do tema do TCC usualmente acaba sendo uma fase de pesquisas e planejamentos, o que pode ser um pouco frustante para certos estudantes e um grande desafio.

Partindo disso, trouxemos aqui algumas boas práticas que podem ser inseridas em seu cotidiano, auxiliando o seu processo de escolha. Vamos lá?

  • Realize pesquisas sobre suas disciplinas e identifique aquelas que mais fazem seu perfil
  • Procure conversar com outras pessoas que também estejam passando por esse momento
  • Pesquise também outros projetos que sigam a mesma linha de sua ideia para o seu TCC

Como definir seu problema de pesquisa

Um erro que muitos estudantes cometem na hora de fazer o trabalho de conclusão de curso é o de acharem que o tema do TCC é igual ao problema da pesquisa, porque na verdade não sabem como escolher o tema para TCC.

Segundo as autoras Lakatos e Markoni, o problema científico é aquele que diz de forma clara e objetiva a dificuldade encontrada e o que se pretende resolver, limitando-se o campo e apresentando as suas características.

Logo, é possível afirmar que o tema é algo mais abrangente que o problema de pesquisa, visto que de um mesmo tema é possível despertar diversos problemas.

Então, depois de escolher o tema é necessário escolher qual a problemática científica que você pode abordar. Nessa parte você não pode esquecer que a natureza da sua pesquisa deve ser clara, individualizada, específica e original.

Assim como foi mencionado na seção de qualidade, é muito importante que você escreva sobre uma questão que pode ser resolvida, mas o seu problema de pesquisa não precisa ser necessariamente algo ruim.

O doutor Victor Paradela, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exemplifica bem essa questão. O tema do seu doutorado foi "A expansão das organizações não governamentais das ONGs no Brasil".

Já o seu problema de pesquisa foi sobre "Quais os fatores que têm induzido o crescimento das ONGs?"

O seu problema também precisa ser formulado como uma pergunta, mas é importante ressaltar que a resposta não deve ser apenas sim ou não, deverá haver toda uma explicação acerca do estudo.

6 passos para enunciar o problema de pesquisa

Agora que você já sabe como escolher um tema para TCC, algumas dúvidas sobre como como enunciar o seu problema de pesquisa precisam ser respondidas.

Veja quais as dicas que a professora Kely Paiva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui para declarar essa problemática.

1. Generalizações sobre a área de pesquisa

Dentro da área de conhecimento que você escolheu o seu tema de TCC, é necessário explicar como essa temática se encaixa em um campo de estudos mais abrangente, pois é importante caminhar de um sentido geral para o particular.

Suponha que o seu tema esteja relacionado ao desenvolvimento de uma cidade, por exemplo. Dessa forma, você deve começar falando sobre o crescimento das cidades no mundo e depois no Brasil.

2. Especificidades da área de pesquisa

Nesse momento, você deve especificar um pouco mais sobre o setor e a área de atuação da sua pesquisa.

Logo, se você já falou sobre o Brasil e o mundo no primeiro passo, agora é hora de escrever qual a localidade e o tipo de setor abordado no projeto.

3. Questionamentos introdutórios baseados em dados reais

O seu problema também precisa trazer e você deve comprovar cada um deles. No caso das cidades, por exemplo, é interessante colocar uma tabela comparativa com o PIB do local e das cidades vizinhas.

As também são indispensáveis. Os seus argumentos para a problemática deve ser baseado em publicações científicas, como livros e artigos.

4. Dados específicos do objeto de pesquisa

Pense no seu projeto como um funil. No caso, o topo são todas as generalizações que você deve fazer à respeito do tema de TCC, o meio são algumas especificações do mesmo e o fundo do funil são os dados específicos que você tem sobre o assunto.

Dentro da temática sobre os centros urbanos, você pode explorar dados como o número de habitantes e quais as atividades econômicas do lugar.

5. Esclarecimento do ângulo de abordagem / delimitação

A delimitação do tema corresponde ao ponto de vista que o problema será abordado, ou seja, se vai ser uma análise por um ângulo econômico, financeiro, social, psicológico, dentre outros.

6. Síntese da situação problematizada e pergunta principal

Nesta etapa é recomendado fazer um resumo com todo o conhecimento sobre o que foi abordado anteriormente. Dessa forma, você estará pronto para formular a sua pergunta principal: o problema de pesquisa.

A fim de que fique claro para você e para o leitor o porquê da sua escolha, não se esqueça de abordar todos os pontos relevantes ao seu problema.

Logo, com base no que foi visto, eu abordaria o problema de pesquisa do tema citado nos itens anteriores com o seguinte trecho:

Em síntese, nota-se, portanto, que se trata de um centro urbano com um crescimento fora dos padrões das demais cidades da região. Diante disso, qual o fator econômico que levou a esse desenvolvimento anormal?

Quero trabalhos nota 10!

Nesse kit de Trabalhos Acadêmicos você encontrará 3 materiais para te ajudar na hora de fazer os seus trabalhos da faculdade:

• [eBook] Manual do TCC

• [Documento] Modelo de TCC

• [Documento] Modelo de Artigo Científico

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso kit de Trabalhos Acadêmicos!

Trabalhos Acadêmicos, baixe agora!

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.