Você se dedicou durante meses para elaborar o seu trabalho de conclusão de curso, agora é hora de realizar uma apresentação que sustente todo o seu trabalho de forma clara e objetiva.

Através de alguns passos, nós vamos lhe mostrar como fazer uma apresentação de TCC que supere as expectativas da banca examinadora.

 

1 - Assista outras apresentações de TCC

 

Um dos primeiros passos para uma boa apresentação de TCC é entender como ela funciona e, para isso, nada melhor do que assistir outras defesas. Em muitos cursos as apresentações são abertas para o público, então, se for esse o caso, não deixe de aproveitar essa oportunidade.

 

Procure assistir preferencialmente os trabalhos que sejam da mesma área que a sua, pois dessa forma você poderá aprender quais foram os critérios mais cobrados pela banca examinadora e como os seu colegas de curso controlaram o tempo de apresentação e responderam às perguntas feitas pelos avaliadores.

 

2 - Administre seu tempo

 

Se você já assistiu alguma apresentação de TCC, deu para perceber como o período de apresentação é curto, né? O tempo disponível para expor o seu projeto gira em torno de 20 a 30 minutos.

 

 

Por isso, é preciso que você organize o seu trabalho, pois um dos critérios que mais fazem os alunos perderem pontos durante uma apresentação é a ultrapassagem do tempo.

Então, continue lendo o nosso texto! A seguir, nós vamos te dar algumas dicas de como  preparar a defesa do seu trabalho final e não ultrapassar o limite de tempo permitido.

 

3 - Faça um bom roteiro

 

O roteiro da sua monografia precisa expor toda a ideia do seu projeto de forma clara, lembre-se que a banca examinadora possui o manuscrito do seu trabalho, o que eles querem é uma apresentação resumida dos principais pontos do seu TCC.

O ideal é que os seus slides contenham uma breve apresentação de quem é você e o seu orientador, uma introdução sobre o tema e que a maior parte do tempo seja gasto com o desenvolvimento do seu projeto. Pois essa é a parte que mais importa para os seus examinadores.

No desenvolvimento do seu TCC, é preciso que você exponha as metas do seu trabalho, explique como foi a evolução da sua pesquisa e quais foram os resultados que você alcançou.

Sua apresentação também deve ter uma conclusão. Nela, você deve fazer um breve resumo do seu trabalho final e salientar que os seus objetivos foram alcançados.

 

4 - Seja objetivo

 

É muito importante para a avaliação do seu TCC que você seja objetivo. Para isso, é necessário que você siga o seu roteiro e não queira acrescentar mais assunto.

Além disso, você não deve colocar muitos textos no seu slide. O ideal é que eles contenham mais fluxogramas, palavras-chaves, imagens e frases curtas sobre o assunto abordado. Os seus slides devem ser apenas um guia para a sua apresentação.

 

5 - Adote uma boa postura

 

Você já ouviu falar sobre como a linguagem corporal diz muito sobre o que está sentindo? Pois bem, através de determinados gestos é possível que seus examinadores percebam se você está nervoso ou inseguro com a sua apresentação de TCC.

Dessa forma, procure não permanecer com os braços cruzados ou com a mão no bolso, lembre-se que os seus braços devem acompanhar o seu raciocínio mas não de maneira exagerada.

Portanto, é essencial que você mantenha uma postura adequada e mostre aos seus examinadores que você têm domínio do assunto exposto na sua apresentação de TCC.

 

6 - Ensaie a sua apresentação

 

A  melhor maneira de se sentir seguro no dia da sua apresentação e diminuir o nervosismo  é através do domínio de todo o conteúdo que será abordado.

Então, leia o seu trabalho várias vezes e simule a sua apresentação. Peça a opinião de seus amigos e também do seu orientador, eles podem te dar dicas valiosas sobre como melhorar a sua oratória e se a sua postura está correta.

Além disso, ensaiar a sua apresentação auxilia no domínio do tempo disponível que você têm para apresentar o seu trabalho. Não se esqueça que a sua apresentação precisa ter pelo menos 20 minutos.

Você também deve checar todos os equipamentos que serão utilizados para ter certeza de que estão funcionando adequadamente. Faça isso com algumas horas de antecedência a fim de não deixar a banca examinadora e as pessoas que vão assistir o seu trabalho esperando.

 

7 - Escolha a roupa certa

 

O TCC é uma apresentação formal. Por isso, é importante que você use roupas adequadas para a ocasião, assim os avaliadores terão uma boa primeira impressão de você.

Opte por roupas em tons sóbrios, nada que chame muita atenção. No caso dos homens é aconselhável o uso de terno ou de uma blusa social acompanhada de uma calça jeans lisa.

As  mulheres também podem utilizar uma blusa social e calça jeans, mas se optar por      um vestido ou uma saia, é recomendado que eles estejam na altura ou abaixo do joelho, também evite blusas decotadas. Além disso, você não deve utilizar maquiagens ‘’carregadas’’ e acessórios extravagantes.

 

8 - Banca examinadora

 

Assim que você terminar de apresentar o seu TCC, os examinadores têm o direito de fazer algumas considerações e perguntas a respeito do seu trabalho, então é hora de manter a calma e mostrar mais uma vez que você merece a aprovação.

Lembre-se de responder às perguntas de forma objetiva, se o examinador perguntou sobre um determinado assunto e você não sabe responder, não adianta querer falar sobre outra parte do seu projeto para tentar distraí-lo, seja honesto, nesse momento é provável que o seu orientador interfira a seu favor.

Também é importante não discutir com a banca examinadora. Caso você receba alguma crítica que não lhe agrade, procure justificar as suas ações, mas não tente prolongar o assunto na tentativa de convencer o examinador de que você está certo; você está em uma apresentação de TCC, não em um debate.

 

Pronto para apresentar o seu TCC?

 

Agora que você já sabe quais são os 8 passos essenciais que você deve seguir para apresentar o seu TCC, pode ficar tranquilo. Temos certeza que a sua apresentação será um sucesso.

Afinal, o TCC não precisa ser um problema para o final da sua graduação. Encare-o como uma excelente oportunidade de crescimento dentro da sua carreira profissional.

Contudo, para elaborar um trabalho de qualidade é preciso ter dominio de outros componente do TCC, como a elaboração da introdução e a escolha do tema. Pensando nisso, a Voitto preparou  para você o curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos. Então, não perca tempo! Faça já esse curso e conheça todos os aspectos necessários para tirar nota máxima no seu trabalho de conclusão de curso.  

 


 

E aí, nossas dicas foram úteis para você? Deixe seu comentário e nos ajude a aperfeiçoar nosso conteúdo, pois sua opinião é muito importante para nós. Se ficou com alguma dúvida sobre apresentação de TCC, manda para gente que iremos te responder.