Sabe aquele dia em que você não possui nenhum compromisso e resolve procurar um bom filme para assistir, mas não tem ideia de qual? Nesses casos, é a descrição ou o trailler do filme que te auxiliam nessa escolha, não é mesmo?

A descrição e/ou o trailler de um filme contém informações importantes a respeito do conteúdo que será apresentado.

Através dessas partes você sabe se vai assistir uma história de romance ou terror, por exemplo, conhece os personagens principais e alguns outros aspectos relevantes da história.

O resumo de TCC também é assim, como uma porta de entrada para uma boa história. Por meio deste elemento você deve cativar a atenção do seu leitor e evidenciar o que ele vai encontrar no seu trabalho de conclusão de curso.

Então vamos lá! Continue lendo este artigo e veja como você deve escrever o resumo de TCC.

 

O que é o resumo de TCC?


 

 

O resumo é a amostra dos principais elementos do seu TCC, ou seja, através deste texto os leitores da sua monografia poderão entender qual foi o objetivo, tema, metodologia, resultado e conclusão do seu trabalho de conclusão de curso.

Embora o resumo seja o primeiro texto do seu trabalho acadêmico, é importante que você faça uma apresentação concisa dos pontos relevantes.

Escreva frases curtas e objetivas, visto que esta parte é apenas o guia e tudo que for escrito será detalhado nos capítulos do seu TCC.

 

O que é Abstract de TCC?

 

Abstract de TCC  é o resumo do seu trabalho de conclusão de curso traduzido para a língua inglesa.

Este elemento é utilizado para dar mais relevância ao seu trabalho acadêmico, visto que, como o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, um maior número de pessoas irão  entender o conteúdo do seu TCC.

Caso você não tenha domínio do inglês, não exite em pedir para alguém que saiba. Ferramentas que traduzem textos na internet podem apresentar erros de gramática e concordância e seu texto acadêmico deve ficar livre de qualquer um deles.

 

Palavras-chave

 

As palavras chave fazem alusão ao conteúdo do resumo de TCC. Logo, escolha as palavras que possuam mais relevância em relação ao que foi escrito.

Você deve escolher de 3 a 5 palavras, mas é importante que elas não sejam as mesmas do título do seu trabalho acadêmico.

 

Formatação do resumo de TCC de acordo com a ABNT

 

Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo de uma monografia deve ser redigido em um parágrafo único e deverá apresentar entre 150 a 500 palavras.

Já o resumo de um artigo científico precisa ser redigido com uma média de 150 a 250 palavras.

Como cada instituição de ensino tem o direito de escolher um tipo de avaliação diferente para a conclusão dos cursos de graduação, é importante que você consulte a sua  faculdade antes de começar a escrever o seu TCC.

Porém, independente do tipo de trabalho, não se esqueça de formatar o seu resumo de TCC de acordo com as seguintes normas da ABNT:

 

  • Fonte: Arial ou Time News Roman ;

  • Tamanho: 12;

  • Espaçamento: simples

 

Para te ajudar com a formatação de seu TCC, separamos um material que tenho certeza de que será muito útil para você!

Confira o nosso modelo padrão de TCC. Através dele você vai obter dicas valiosas de como arrasar na escrita do se trabalho de conclusão de curso. Além disso, todo o documento encontra-se de acordo com as normas da ABNT, isso irá te poupar muito tempo, não é mesmo?

Clique no botão abaixo e baixe o nosso conteúdo de forma totalmente gratuita!

 


 

Você sabe por onde começar o resumo de TCC?


 

 

Comece pelo final. Estranho dizer isso né? Mas você só deve escrever o seu resumo quando terminar de escrever todo o seu trabalho. Dessa forma, todos os pontos descritos estarão de acordo com os resultados alcançados.

Além disso, o resumo de TCC deve contar com uma ordem estrutural. Em outras palavras, este texto deve começar com uma breve introdução do tema, ir para os objetivos, métodos, resultados e conclusão.

De acordo com a estrutura citada acima, a banca examinadora e os demais leitores do seu trabalho acadêmico poderão entender melhor o que esperar o seu trabalho de conclusão de curso.

Um boa dica na hora de escrever o resumo é fazer um rascunho com as seguintes perguntas:

  • Qual o tema do seu trabalho?

  • Qual a importância desse tema e da problemática de pesquisa?

  • O que você fez para produzir o seu trabalho?

  • Quais as ferramentas você utilizou?

  • Quais foram os resultados mais importantes?

  • O que você pode concluir com esse trabalho?

Assim, você saberá exatamente o que escrever no seu resumo. Contudo, as perguntas são apenas um guia, todo o texto deve ser escrito sem frases interrogativas.

Veja o Resumo de TCC do Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Leonardo Rodrigues.

 

 

O que você não deve escrever no resumo de TCC!

 

Como citado anteriormente, o resumo deve ser objetivo e apenas uma amostra de todo o seu trabalho final. Logo, alguns elementos não devem entrar nesta parte do seu TCC, veja quais são:

  • Citações ;

  • Equações ;

  • Figuras;

  • Tabelas;

  • Gráficos.

Você também deve evitar o uso de palavras no gerúndio. E, assim como nas demais parte do seu trabalho, com exceção dos agradecimentos, escreva todo o seu texto de acordo com a norma culta da língua portuguesa e na terceira pessoa.

 

Preparado para fazer o resumo de TCC?

 

Como você pôde perceber, o resumo de TCC funciona como um cartão de visitas do seu trabalho de conclusão de curso, então capriche na hora de escrever esse texto.

Não se esqueça que o seu resumo deve estar de acordo com as normas da ABNT, escrito na terceira pessoa e redigido em parágrafo único.

Mas, se você deseja ganhar uma espécie de Oscar da escrita, tirar 10 no seu TCC, eu aconselho que você faça já o curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos e aprenda todo a a metodologia científica necessária para realizar uma excelente trabalho de conclusão de curso.

 



 

Ah, já ia me esquecendo. Não esqueça de deixar seus comentários abaixo, seu feedback é muito importante para nós!