O que é Paradigma?
Dica de Ouro!
Quais os tipos de Paradigmas?
O que é Paradigma Social?
O que são quebras de Paradigmas?
E aí, pronto para filosofar?

O que é paradigma? Entenda de forma simples esse mistério!

Aprenda o que é paradigma, quais são seus principais tipos, o que são quebras de paradigmas e como eles interferem em nosso contexto social!

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
O que é paradigma? Entenda de forma simples esse mistério!

Antes de falarmos sobre o que é paradigma, eu quero te convidar a fazer uma reflexão.

Você já parou para analisar como os hábitos que você adquiriu ao longo da vida podem ser diferentes dos hábitos de outras pessoas? No Afeganistão, por exemplo, o uso da burca é obrigatório para todas as mulheres, enquanto no Brasil nós não temos esse costume.

E não é preciso ir tão longe para identificarmos essa mudança de hábito. Nas regiões sul e sudeste do Brasil as pessoas têm o costume de tomar açaí como uma sobremesa, já no norte e nordeste do país o açaí constitui a base alimentar de muitas famílias.

Essas diferentes formas de ver o mundo, que causam estranheza e muitas vezes até rejeição, como no estado islâmico, são conhecidas como paradigmas.

Para que você possa aprender mais sobre o que é paradigma, qual seu significado, os principais tipos e o conceito de quebra de paradigmas separamos alguns tópicos repletos de informações e curiosidades. Confira!

  • O que é Paradigma?
  • Quais os tipos de Paradigmas?
  • O que é Paradigma Social?
  • O que são quebras de Paradigma?
  • E aí, pronto pra filosofar?

O que é Paradigma?

Paradigma é o conjunto de elementos que possuem o mesmo sentido dentro de um texto, de acordo com Ferdinand de Saussure. Parece um pouco complexo e abstrato falando desse jeito, não é mesmo? Mas, por meio de um exemplo, você vai entender muito melhor o que é paradigma dentro da área de estudo desse filósofo suíço.

Observe as seguintes frases:

Usain Bolt é o corredor mais rápido da história do atletismo.

Usain Bolt é o corredor mais ligeiro da história do atletismo.

Percebeu como a palavra “rápido” e a palavra “ligeiro” possuem a mesma função dentro do que foi escrito? Assim como nas frases citadas acima, você provavelmente conhece várias palavras que dão o mesmo sentido ao que deseja falar. Então agora você já sabe o que é paradigma linguístico.

O termo paradigma também é amplamente utilizado no campo científico, tanto que umas das definições mais aceitas, e também um tanto quanto polêmica, sobre o que é paradigma foi difundida pelo físico norte-americano Thomas Kuhn (1922-1996) no seu livro Estrutura das Revoluções Científicas.

Ficou curioso para saber porque o conceito ditado por esse filósofo virou polêmica? Continue com a gente que eu vou te contar!

Segundo Thomas Kuhn os paradigmas são conjuntos de regras e regulamentos que estabelecem limites e sinalizam como resolver problemas dentro desses limites.

Ele também disse que os paradigmas agem como filtros dos dados que chegam à nossa mente. Dessa maneira, os indivíduos que concordam com nossos paradigmas são facilmente aceitos, já os que divergem encontram grande resistência do restante da população.

Porém, as citações deste físico deram o que falar porque a sua teoria foi acusada de utilizar a ciência de maneira arbitrária e de causar uma mudança de paradigmas, pois os conceitos por ele citados eram considerados incomensuráveis.

Mas Thomas Kuhn conseguiu se sobressair e abrir caminho para um novo campo de estudo das ciências sociais.

Apesar deste conceito ter sido difundido por ele, vários cientistas renomados determinaram um padrão a ser seguido através das suas teorias. Com certeza você já estudou boa parte deles no ensino médio, como a dinâmica de Newton, a química de Boyle e a física de Aristóteles.

Dica de Ouro!

Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!

O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!


manual do tcc

Quais os tipos de Paradigmas?

Os paradigmas estão presentes em diversas áreas de vivência, conhecimentos e experiências, já que grande parte deles fazem parte de um contexto de perspectiva. Por isso, é importante conhecer alguns exemplos de paradigmas e saber reconhecê-los.

Como você deve ter notado nas citações acima, a palavra paradigma é um modelo o qual pode ser utilizado em diversas áreas de conhecimento. Então, que tal conhecer quais são os principais tipos de paradigmas?

Principais exemplos de Paradigmas

Para que você conheça melhor quais são os principais tipos de paradigmas, vamos observar alguns exemplos práticos e que nos ajudarão a entender qual o real significado de um paradigma e o que ele é:

Crenças religiosas são paradigmas?

As crenças religiosas são um ótimo exemplo de paradigma, já que existem diversos tipos de perspectivas e posicionamentos, regidos sobre conceitos e referências.

Os posicionamentos e crenças quanto a religião dos indivíduos são exemplos práticos de paradigmas e, não obstante dos demais, apresentam conflitos de perspectivas.

E a educação inclusiva? Ela é um paradigma?

Grande parte dos exemplos de paradigmas são vistos como pensamentos que sofrem influências transitórias, o que é também o caso da educação inclusiva.

Podemos perceber que o pensamento e posicionamento de diversas pessoas quanto a educação inclusiva é divergente, demonstrando um clássico exemplo sobre o que é paradigma.

Paradigma Cartesiano

Também conhecido como paradigma Newtoniano, este paradigma possui uma visão mecanicista e materialista do conhecimento, pois segundo este modelo, para conhecer o todo é necessário dividi-lo nas várias partes que o integram e estudar cada uma dessas partes individualmente.

Para você realmente conhecer um carro, por exemplo, você deve ter o conhecimento de todas as suas partes, como o motor e o sistema elétrico, ou seja, é muito mais complexo do que apenas entrar e dirigir.

Paradigma Holístico

O conceito de paradigma holístico surgiu depois do modelo de paradigma cartesiano, visto que houve a necessidade de olhar o ser humano como um todo, ou seja, repleto de sentimentos e não apenas como alguém capaz de realizar serviços braçais em um chão de fábrica.

Dessa forma, este modelo ou padrão de paradigma é amplamente utilizado na medicina oriental e causou grandes realizações científicas na área da saúde, visto que muitas doenças só podem ser tratadas quando se descobre a sua origem emocional e mental.

Paradigma Científico

Você sabe o que é um paradigma científico? Os paradigmas científicos podem ser classificados como a forma tradicional em que as pesquisas e desenvolvimentos na área da Ciência são desenvolvidos e tomados por grande parte da comunidade científica, como modelos ideais.

Então, podemos perceber que o mundo científico é também regido por “normas” ou paradigmas e que eles são responsáveis pelo desenvolvimento dos processos científicos, por meio de passos e regras definidas.

Vamos conferir alguns exemplos de teorias e métodos no mundo da Ciência e você irá entender ainda mais sobre o que é paradigma científico. Acompanhe!

Métodos Científicos e seus paradigmas

Os métodos científicos são tipos de paradigmas desenvolvidos para auxiliar, estipular regras e definir modelos de pesquisas de desenvolvimento na área da Ciência. Muitos dos paradigmas dessa área são definidos pelo seu modelo de aplicação, conhecimentos empíricos e quantitativos.

Newton e os paradigmas científicos

Newton é uma das grandes personalidades mundiais, e, apesar de ter vivido em meados de 1640, seus conhecimentos e teorias estão presentes até os dias de hoje, sendo utilizados como base para o desenvolvimento da Ciência.

É importante entendermos que a verdade absoluta e verdadeira não é um objetivo dentro do mundo da Ciência, já que diversos métodos e modelos estão sempre sendo questionados quanto a sua validade e eficiência, uma parte muito importante para o desenvolvimento da área.

Newton foi um grande físico e desenvolveu teorias fundamentais para o avanço da Ciência, como a mecânica, criando um paradigma inicial científico. Sequencialmente, Einstein, por meio de estudos, desenvolveu o que conhecemos como Teoria da Relatividade.

Para Einstein, a Teoria da Relatividade seria mais aplicável, quando comparada à teoria mecânica de Newton. Isso não significa que Newton estava errado ou seu modelo de pesquisa não é válido, mas o paradigma científico de Newton diverge do modelo defendido por Einstein e seus objetivos.

Paradigma de Programação

Este paradigma surgiu para classificar a funcionalidade de cada linguagem de programação e como cada uma é capaz de resolver determinados problemas dentro da área de tecnologia de informação.

As linguagens podem ser classificadas em vários paradigmas de programação, sendo que os mais utilizados são: funcional, lógico, declarativo e imperativo.

A Ciência Humana e seus paradigmas

O que é paradigma segundo as Ciências Humanas? Bom, antes de definirmos o conceito de paradigma definido pelas Ciências Humanas, é fundamental entender que o paradigma nada mais é que uma percepção diferente sobre situações, crenças, métodos e vivências, por exemplo.

Na Ciência Humana, o paradigma é visto como um uma chave ou abrigo e que apresenta a capacidade de demonstrar e apresentar o que pode ser ou não considerado real no mundo.

O que é Paradigma Social?

Esse é um termo que, ao longo dos anos, vem ganhando grande repercussão, mas você sabe o que é paradigma social?

Dentro do contexto social, podemos perceber que mudanças estão ocorrendo a todo momento, sejam elas de grande relevância, ou mesmo aquelas que podem parecer menores.

Um dos grandes paradigmas sociais são os gostos e preferência de consumidores e que, a todo momento, sofrem influências de seus ambientes, auxiliando no processo de modificação de conceitos relacionados ao seu consumo, convívio, estilo de vida e posicionamentos.

O modo de consumo é um grande paradigma social e apresenta algumas mudanças perceptíveis. Confira!

O consumo excessivo e o paradigma social

O consumo excessivo e prejudicial já foi visto na sociedade de forma mais natural, pode-se dizer, mas ao longo dos últimos anos, informações ambientais, crises financeiras e o próprio avanço e desenvolvimento social ofereceram um novo viés quanto ao consumo.

Com o crescimento do conceito de uma vida mais sustentável, o paradigma social de grande consumo vem sendo combatido, e hoje, já se é possível perceber diversos tipos de ações que muito se divergem desse tipo de pensamento, influenciando muitas pessoas a adotarem um novo estilo de vida.

O que são quebras de Paradigmas?

Apesar de muitas pessoas não conhecerem o real significado da palavra paradigma, a frase “quebra de paradigma” está presente em diversos momentos de seu cotidiano.

Mas o que é quebra de paradigma?

A quebra ou mesmo mudança de um paradigma é considerado como um momento de mudança em percepções, posicionamentos e crenças. A mudança de paradigma é observada por meios de contextos e suas mudanças ao longo do período.

Geralmente, as quebras de paradigmas ocorrem durante mudanças em áreas de tecnologia, políticas e de ideais. Nos contextos empresariais, as mudanças de paradigmas ocorrem de forma mais rápida, já que a tecnologia tem grande influência em seu ambiente, nas formas de trabalho e principalmente em seus processos produtivos.

E aí, pronto para filosofar?

Você deve ter percebido que para entender o que é paradigma é necessário conhecer alguns filósofos, o que torna este assunto um pouco mais complexo, mas espero que você tenha entendido este conceito e como ele está presente no nosso dia a dia.

Agora que você já sabe o que é paradigma, o que você acha de entender um pouco mais sobre a sua aplicação no universo acadêmico? Se você está disposto a isso, eu tenho um conselho para te dar.


O modelo de artigo científico que te auxiliará na elaboração do seu trabalho!

Este modelo editavel contém a estrutura essencial para a elaboração de artigos científicos, com seus principais tópicos e dicas de como escrever as referências bibliográficas.

Lembrando que, antes da submissão do artigo, deve-se atentar às exigências de formatação da instituição pretendida.

Se interessou? Não perca tempo e baixe agora!

Modelo de Artigo Cientifico

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Modelo De Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.