Eu sei, eu sei, o trabalho em grupo pode ser uma experiência bem estressante e pode acabar com relacionamentos. Talvez não seja para tanto e pode haver certo exagero da minha parte, mas com certeza essa é uma questão polêmica.

Afinal de contas, quem não sente aquele frio na barriga quando o professor diz que vai marcar um trabalho em grupo? Você já começa a pensar em um monte de coisas, como a preparação do trabalho e divisão das tarefas, e nessas horas sente até saudade das provas.

Calma, essa não é a hora para entrar em pânico! Com algumas atitudes, você pode transformar esse aparente pesadelo em um experiência muito produtiva, até porque o objetivo de um trabalho em equipe é gerar um conhecimento compartilhado, o que não poderia ser feito sozinho.

Então, se você quer saber como sobreviver ao trabalho em grupo e sair vitorioso dele, continue lendo esse artigo!

 

Planejar é essencial para o sucesso

 

Como em basicamente tudo na vida, o planejamento é um requisito para o sucesso do trabalho em grupo. É preciso definir quais serão os tópicos abordados pela equipe, além de dividir as tarefas entre cada aluno.

É importante lembrar que o trabalho deve ser feito em conjunto, ou seja, todos os membros devem trabalhar visando um objetivo em comum e não apenas focando em seu próprio objetivo.

Portanto, na hora de fazer um trabalho em grupo, planejar é sempre o primeiro passo para evitar transtornos e manter a produtividade. É no planejamento que são definidos os prazos para cada tarefa, mantendo assim o trabalho em andamento, evitando que tudo fique acumulado em cima da hora.

 

Saiba ouvir

 

Quando várias pessoas trabalham juntas, é necessário saber ouvir as opiniões alheias. Na verdade, um dos grandes objetivos de um trabalho em grupo é que os alunos aprendam a ouvir e compartilhar opiniões. E essa é, de fato, uma questão complicada.

Afinal, são muitas pessoas dando palpite, muitos pontos de vista diferentes, e conciliar isso tudo é um grande desafio. Assim, é de suma importância saber ouvir, mas também procurar a melhor maneira de comunicar sua opinião, ou seja, não se deve ficar calado e se omitir das discussões.

Além disso, muita gente tem dificuldade em ficar recebendo palpite de outras pessoas em seu trabalho, sendo esse um motivo frequente de problemas quando se trabalha em grupo. Para vencer esses problemas, cada um deve abrir mão do seu ego e se empenhar focando no bem comum, isto é, o sucesso da equipe.

 

Coloque a mão na massa

 

Em um trabalho em grupo, é comum ver alunos se queixando de outros que não fazem nada, mas querem ter seu nome colocado na apresentação. Isso piora quando a nota do trabalho é dada de forma compartilhada, e não individual. Geralmente, nesses casos, há um integrante carregando outro.

Não seja essa pessoa. Pelo contrário, trabalhe com dedicação, empenhado em desenvolver o melhor projeto, apresentação ou serviço possível. Esteja sempre disposto a ajudar seus colegas de equipe, e também não tenha receio de pedir ajuda se sentir que precisa. Essa é exatamente uma das maiores vantagens de se trabalhar em grupo.

Esse é o momento de ser um líder, e não estou falando sobre comandar, mas sim sobre tomar a iniciativa, ser aquele que está sempre pronto para as tarefas e, se notar que todos os outros integrantes estão passivos demais, é hora de colocar a galera nos trilhos, dividindo funções. Porém seja, antes de tudo, um motivador de pessoas.

 

É necessário agir de forma coesa

 

Para o sucesso do grupo, todos devem agir de forma conjunta e coesa. Você já deve ter visto o exército em marcha em algum desfile municipal, certo? Já reparou como, mesmo sendo um grande número de pessoas diferentes, os soldados parecem um corpo só em plena sintonia.

É assim que deve funcionar um trabalho em grupo, onde opiniões diferentes se alinham em torno de um grande objetivo geral e comum a todos. Isso se assemelha a um time de futebol, em que cada jogador tem uma função, mas todos devem trabalhar em conjunto para que o time possa vencer.

 

Pronto para guiar sua equipe para o sucesso?

 

Sabendo o que fazer para obter êxito quando tiver que fazer um trabalho em grupo, agora só basta colocar em prática, não é mesmo? Afinal de contas, essa experiência é essencial para o mundo corporativo, onde você trabalhará com equipes com muitos integrantes, tendo que atingir um objetivo estabelecido pelos seus superiores.

Agora que você terminou de ler este artigo, conte para nós o que você achou nos comentários. E se já tiver passado por alguma experiência “interessante” em um trabalho em grupo, compartilhe conosco também. Seu feedback é importante para nós!