Você sente que sua vida não decola? Que todo esforço que você emprega não está te levando a lugar nenhum? Não se sinta sozinho! Posso te afirmar com total certeza que a maioria esmagadora das pessoas se sentem como você.

Pode parecer um tanto quanto simplista, mas tudo isso é causado pela falta de planejamento pessoal. 

Se você deseja sair de um ponto de estagnação, fazer um planejamento pessoal é indispensável para que você consiga alcançar seus objetivos e pare de andar em círculos, pois, através dele, nos organizamos e definimos nossas metas, fazendo com que nosso esforço seja canalizado ao que realmente interessa.

Pronto para aprender sobre planejamento pessoal? Separe um tempinho na sua agenda e venha comigo!

 

Passo 1: Pense a longo prazo

 

Pense a longo prazo!

 

Você deve se fazer a seguinte pergunta: onde eu quero estar daqui a 15 anos?

Infelizmente ao longo das nossas vidas não somos incentivados a pensar a longo prazo, somos sempre influenciados pelo imediatismo de nossas ações. É necessário superar isso para colhermos frutos no futuro.

É fundamental que você reflita sobre aonde você quer chegar para que você não se perca ao longo da caminhada. Ter um propósito de vida faz com que enxerguemos o mundo de uma maneira diferente, fazendo com que sejamos “blindados” dos prazeres de um mundo tão imediatista.

Sugiro que você gaste alguns minutos do seu dia para pensar sobre aonde você quer chegar. Pense diariamente sobre isso, reflita sobre o que você gosta de fazer, seus valores e perspectivas pessoais e profissionais. Enquanto tudo isso não for definido, não passe para a fase de execução.

Uma frase que resume bem o pensamento a longo prazo é: “ Sonhe grande, comece pequeno, cresça rápido”.

 

Passo 2: Desdobre em planos de médio prazo

 

Desdobre em planos de médio prazo!

 

O segundo passo é muito importante, pois através dele você consegue manter o foco no seu objetivo. Reflita comigo, o que é mais fácil, trabalhar em prol de um objetivo que vai ser realizado daqui a 5 anos ou trabalhar em prol de um objetivo que vai se realizar daqui a 15 anos? A primeira opção, não é mesmo?

Você deve se fazer o seguinte questionamento:  o que eu preciso fazer daqui a 3 ou 5 anos para alcançar a minha meta de longo prazo?

O desdobramento de metas faz com que os objetivos sejam trazidos para a realidade, fazendo com que você esteja sempre em movimento, não se deixando desanimar pela distância a que você se encontra do objetivo final.

 

Passo 3: Estabeleça seus objetivos anuais

 

Nesse passo do planejamento estratégico pessoal, iremos desdobrar o nosso objetivo em mais uma camada. 

Seus objetivos anuais devem lhe ajudar a alcançar seus objetivos de médio prazo, que por consequência sustentam os objetivos de longo prazo.

Nessa etapa do processo já fica mais fácil mensurar resultados e, como consequência, estabelecer metas. 

O estabelecimento de metas é um componente essencial para o aumento da produtividade, pois através delas você é forçado a produzir, devido ao sentimento de culpa que o seu não cumprimento pode trazer aos envolvidos.

Uma maneira de criar metas altamente eficazes é o método SMART. Para não estendermos muito nosso artigo, não iremos abordar essa técnica aqui, porém, temos um artigo completo que vai te explicar tudo o que você precisa saber. Clique na imagem abaixo e confira.

 

O que é SMART?

 

Passo 4: Defina suas ações 

 

Defina suas ações!

 

Após ter feito os 3 passos anteriores, chega a hora de definir suas ações, pois, um planejamento sem ação não gera resultado.

Para que você defina suas ações de forma eficiente, é necessário que você se faça alguns questionamentos.

Primeiro, você deve ter total clareza de qual é o seu objetivo e por que a ação escolhida vai fazer você alcançá-lo. Além disso, você deve saber o que você vai ganhar tomando essas medidas e quais serão os efeitos negativos dessas medidas em sua vida.

Após ter feito essas perguntas você deve traçar as estratégias, definindo quais passos tomar e quais os recursos necessários para isso.

 

Passo 5: Monte uma rotina de controle semanal

 

Rotina de controle semanal!

 

É essencial que você tenha controle de seus resultados, por isso, após definir o seu plano de ações, você deve montar uma rotina semanal com as atividades que você deve fazer para atingir seus objetivos e bater suas metas.

Para te auxiliar no controle de seus resultados você pode utilizar diversos softwares, dentre eles, o Power BI e o MS Excel são os mais utilizados no mercado. Acredite, esses softwares podem alavancar seus resultados.

 

Passo 6: Monte uma rotina de controle diário

 

Rotina de controle diário!

 

Esse passo nada mais é do que o passo anterior aplicado em menor escala. É muito importante levar em consideração a sua produtividade diária, pois, através desse controle, fica mais fácil saber quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos em determinada tarefa. Isso faz com você tenha o controle do que necessita melhorar.

Outra grande vantagem de fazer um controle diário é que ele faz com que você esteja constantemente motivado, mantendo sempre o foco nas atividades.

 

Passo 7: Trabalhe 

 

Trabalhe!

 

Após passar por todos esses passos do planejamento pessoal, chega a hora da última etapa do processo. 

Trabalhar, trabalhar e trabalhar, sempre, sem desanimar, esse deve ser o lema. Não existe sucesso sem esforço, portanto, foque no objetivo e vá em frente, tenho certeza de que você vai alcançá-lo seguindo todos esses passos do planejamento pessoal trazidos aqui.

 

Chegou a hora de aprender com a gente!

 

Uma gestão eficiente do tempo é fundamental dentro do planejamento estratégico pessoal. Sabendo dessa importância, nós da Voitto queremos te ajudar.

Para otimizar o seu tempo e tornar você ainda mais produtivo, confira o Voitto Premium, o nosso pacote de assinatura. Através dele você terá acesso exclusivo a diversos cursos e mentorias. Dentre esses cursos está incluso a capacitação em Gestão do Tempo e Produtividade Profissional

Tenho certeza que você alcançará seus objetivos através dessa qualificação. Clique no botão abaixo e não perca essa oportunidade!

 

Voitto premium!

 

Como de costume, não esqueça de deixar seus comentários, você sabe que eles são muito importantes para a gente!