Acompanhamento de Pedidos é um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca de que seus objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. Logo, seja qual for o processo, é importante que o sistema de gestão da empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos.

O principal objetivo desta planilha é proporcionar um acompanhamento detalhado dos pedidos recebidos pela empresa, além do controle financeiro a partir do pagamento e entrega de novos pedidos.

 

Hora de colocar a mão na massa!

 

Que tal baixar a planilha agora e começar a fazer o passo a passo com a gente? Com certeza vai facilitar e muito o seu controle de pedidos de vendas!

Para baixar, basta clicar no botão abaixo:

 

planilha de acompanhamento de pedido

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta 

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

pedidos e pagamentos

 

Pedidos

 

O cadastro dos pedidos recebidos pela empresa deve ser realizado através da aba Pedidos. As informações referentes a cada pedido devem ser preenchidas conforme informações pertinentes. Abaixo está retratado um fragmento do que deve ser preenchido e como fazê-lo:

 

Pedidos

 

  • ID: Esse campo serve para facilitar um controle dos pedidos através de uma numeração sequencial. Ex.: 0001, 0002 ,0003...;

  • Data do Pedido: Indicar a data na qual o pedido foi realizado;

  • Nota Fiscal: Indicar o número da nota fiscal entregue ao cliente;

  • Produto/Material: Preencher com o produto ou material ao qual se refere o pedido;

  • Quantidade: Indicar a quantidade pedida;

  • Tipo: Selecionar o tipo ao qual se refere à quantidade indicada. Ex.: unidades, lotes...;

  • Valor Total: Indicar o valor total do pedido;

  • Nº de Parcelas: A quantidade de parcelas com que o pagamento será realizado;

  • Intervalos de Pagamentos: Qual o intervalo entre os pagamentos. Ex.: 30 dias, 45 dias...;

  • Data do primeiro: A data na qual o primeiro pagamento deverá ser realizado;

  • Data da entrega: A data acordada pra a entrega do pedido;

  • Local de entrega: Endereço no qual a entrega deverá ser realizada;

  • Fornecedor: Quem irá realizar a entrega;

  • Contato: Telefone de contato do cliente;

  • Pedido Cancelado: Indicar quando o pedido for cancelado;

  • Prazo Cancelado: Indicar caso o prazo entrega acordado tenha sido alterado;

  • Observações: Esse campo serve para fazer anotações, principalmente quando houver cancelamento ou alteração na data de entrega do pedido.

 

Pagamentos

 

As informações quanto aos pedidos informadas na aba anterior serão de suma importância para a aba denominada Pagamentos. Vale ressaltar que essa aba é totalmente automática, e servirá para acompanhamento das datas de vencimentos dos pagamentos dos pedidos, segundo o número de parcelas, o intervalo e a data do primeiro pagamento.

 

Pagamentos

 

Viu como é fácil?

 

Fazer um controle de pedidos de venda pelo Excel pode ser bem fácil com essa planilha pronta, não é mesmo? Entretanto, pode parecer um pouco mais difícil para quem ainda não domina o excel. Mas fica tranquilo que a Voitto te ajuda!

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!

 

curso de introdução ao excel