Essa é uma dúvida muito comum no meio empresarial, não é mesmo? Como calcular necessidade de capital de giro é algo que todo responsável pela parte financeira de uma empresa deve saber! Mas antes de te explicar como fazer esse cálculo, é importante que você entenda seu conceito!

A necessidade de Capital de Giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira.

Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas.

Continue lendo esse artigo para aprender na prática:

  • O que é capital de giro?

  • Qual a importância do capital de giro para a saúde financeira da empresa?

  • Aprenda a cálcular o capital de giro junto com a gente!

 

O que é capital de giro?

 

O capital de giro é uma parcela de todo o investimento que uma empresa possui, funciona como se fosse uma reserva do total de recursos financeiro que a empresa se dispõe, esses recursos podem ser mensurados em estoques, pagamentos, contas a receber, bancos e etc.

O capital de giro pode se resumir também como parte do patrimônio que se encontra em constante movimento, cabe ao administrador da empresa fazer um controle adequado sobre esse tipo de dinâmica financeira, é sempre importante que haja um superávit entre a relação de saídas (gastos) e entradas (lucros), ou do contrário, sua empresa pode passar por sérios problemas.

Sabendo desta importância, estar preparado é tão importante quanto se manter uma atenção e controle sobre os recursos, até porque, ambas se complementam! 

Pensando nisso, a Voitto oferece o curso de Gestão Financeira e Análise de Investimento, uma capacitação prática que irá te auxiliar em sua jornada pela busca dos resultados, sejam eles pessoais ou profissionais.

 

Qual a importância do capital de giro para a saúde financeira da empresa?

 

A principal função do capital de giro é proporcionar à empresa uma margem de segurança para investimentos ou controle dos gastos, sem que essas ações comprometam a integridade financeira da empresa.

Sem esse controle adequado, a longo prazo, a empresa sofrerá as consequências deste “descontrole” financeiro, podendo comprometer até mesmo outros departamentos da empresa, como por exemplo:

 

  • Comercial: manutenção do estoque;

  • Recursos Humanos: pagamento dos salários em dia;

  • Administrativo: manutenção da empresa;

 

Ou seja, realizar este controle pode ser a diferença entre o crescimento e expansão de seu negócio, ou sua ruína. 

 

Aprenda a calcular o capital de giro junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta abaixo

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Análise

 

O preenchimento da planilha de Análise é crucial para o alcance do objetivo dessa ferramenta. Nessa planilha, primeiramente, devera ser indicado o saldo disponível em caixa/conta da empresa e que pode vir a ser usado em curto espaço de tempo.

 

 

O segundo passo é listar todas as faturas a serem recebidas pela empresa, com suas quantidades de parcelas, data de início e valores das mesmas, conforme exemplo:

 

 

O mesmo deve ser feito para as faturas a serem pagas. Os exemplos indicam alguns tipos de faturas, como fornecedores. É importante que a empresa indique todas as faturas.

 

 

No final, serão indicados os valores totais de cada uma dos dois tipos de faturas.

 

 

Por fim, tem-se a informação crucial, a necessidade de capital de giro. Quando essa necessidade é negativa, essa prevê a quantidade de dinheiro que necessita ser angariada para que a empresa cumpra com todos os seus compromissos assumidos. Já a positiva, mostra o saldo restante, mesmo com o pagamento de todos os compromissos. O enigma de como calcular necessidade de capital de giro parece bem mais simples agora, não é mesmo? 

No exemplo exposto, a necessidade de capital de giro é negativa, ou seja, será necessário o montante de R$ 66.000 para que todas as faturas listadas sejam pagas. Esse montante pode ser obtido tomando-se um empréstimo, por exemplo.

 

 

Ao lado da informação da Necessidade de Capital de Giro é gerada uma informação referente ao status do mesmo.

 

 

Panorama

 

A aba Panorama, como o próprio nome já diz, visa apresentar um panorama das informações contidas na aba anteriores de forma prática e objetiva, bem como indicadora base para diversas análises.

O primeiro gráfico ilustra justamente os principais valores informados: saldo disponível, valor total a receber, o valor total a ser pago e a necessidade de capital de giro, quando essa existe. Essa aba possibilita, assim, uma análise global.

 

 

Os gráficos seguintes são referentes às faturas a serem pagas e a serem recebidas. Através dos mesmos é possível verificar quais faturas possuem maior participação sobre os valores totais.

  • Faturas a receber:

 

 

 

  • Faturas a pagar:

 

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!