O que são as Técnicas de Estudo?
Para que servem as Técnicas de Estudo?
Organização de estudos
13 exemplos de Técnicas de Estudo
Como escolher as Técnicas de Estudos ideais para uma prova?
Quais práticas podem interferir nas Técnicas de Estudos?
Quero saber mais sobre como melhorar os estudos na faculdade!

Descubra as principais Técnicas de Estudo e aprenda a estudar com mais qualidade

Você sempre quis saber como se concentrar e memorizar mais fácil? Confira algumas das melhores Técnicas de Estudo e torne a sua aprendizagem mais eficiente.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Descubra as principais Técnicas de Estudo e aprenda a estudar com mais qualidade

Você sabia que algumas técnicas de estudo são essenciais para ter um bom aprendizado? Esse tipo de ferramenta estratégica ajuda na fixação de um conteúdo e também na melhora de desempenho do aluno.

Além disso, diante de uma rotina cada vez mais corrida, é comum que busquemos otimizar o tempo de nossas atividades cotidianas. Não seria diferente com os estudos.

Compreender o assunto estudado em menos tempo e com maior qualidade é um dos principais objetivos dos estudantes. E é nesse ponto que nos deparamos com as técnicas de estudo.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo. Nele, você verá os seguintes tópicos:

  • O que são as Técnicas de Estudo?
  • Para que servem as Técnicas de Estudo?
  • Organização de estudos
  • 13 Exemplos de Técnicas de Estudo
  • Como escolher as Técnicas de Estudos ideais para uma prova?
  • Quais práticas podem interferir nas Técnicas de Estudos?

O que são as Técnicas de Estudo?

Técnicas de Estudo são procedimentos e/ou ferramentas consideradas efetivas que facilitam a aprendizagem do aluno, melhoram a fixação do conteúdo e otimizam o tempo necessário para estudar um determinado assunto.

Por meio da utilização dessas técnicas e estratégias, o estudante pode melhorar a qualidade dos seus estudos, reter esse conhecimento em sua memória de longo prazo e gastar menos energia para estudar a mesma quantidade de conteúdo.

Para isso, é necessário que ele utilize uma técnica ou ferramenta que atenda às suas necessidades individuais.

Para que servem as Técnicas de Estudo?

Como dito anteriormente, utilizamos as técnicas de estudos para melhorar a qualidade dos nossos estudos. Mas, se nos aprofundarmos neste tema, podemos perceber que cada estudante possui diferentes necessidades, por exemplo:

  • Falta de tempo
  • Falta de motivação
  • Falta de concentração
  • Dificuldade em entender o conteúdo
  • Dificuldade em memorizar o conteúdo
  • Entre outros…

Logo, pode-se entender que as técnicas de estudos têm como objetivo sanar essas dificuldades, para proporcionar um estudo de maior qualidade.

Organização de estudos

Você já deve ter ouvido falar que o planejamento é o primeiro passo anterior a uma prática, correto? Nos estudos não é diferente. Não adianta você identificar uma técnica com boa efetividade, correspondente a sua forma de estudar, se você não planeja o espaço e nem o que pretende aprender.

Portanto, separe um espaço na sua casa específico para estudo, com cadeira e mesa adaptados ao seu corpo (ergonomia é importante, ok?), e deixe os materiais próximos à você. Não esqueça também de escolher um local com boa iluminação e boa ventilação.

Quanto ao planejamento dos estudos, faça uma lista de atividades a realizar, elenque prioridades e prazos, e as divida entre os seus tempos disponíveis para estudo.

E você? Já tem seu checklist diário montado? Caso não, recomendo você ler nosso artigo "Aprenda como usar o Checklist para melhorar a produtividade na sua rotina" e aprender sobre os tipos, pra que serve e como elaborar e implementar essa lista de atividades no seu dia a dia.

13 exemplos de Técnicas de Estudo

1ª. Técnica de Estudo: Pomodoro

Uma das técnicas de estudo mais famosas é a criada por Francesco Cirillo. O aprendizado é feito em blocos, com concentração total em determinado tempo e descansos intercalados.

O nome da técnica se deve ao timer com formato de tomate (pomodoro, em italiano), que foi utilizado para gerenciar o tempo em uma experiência.

De acordo com o experimento, o tempo mais adequado seria 25 minutos de estudo sempre tentando chegar a 100% da concentração. E, quando o timer desperta, são dados 5 minutinhos de descanso para refrescar a cabeça antes de começar o próximo pomodoro.

Porém, o ideal é que cada pessoa faça testes para encontrar seu tempo de estudo intercalado. Além disso, o tempo de descanso pode ser maior se a tarefa for muito exaustiva.

Mas, é necessário que, antes de começar a utilizar a técnica de estudo pomodoro, seja feito um planejamento das tarefas que deseja realizar, para focar apenas nelas.

Ah, também é importante deixar avisado que você está em "estado de pomodoro", para que não seja interrompido durante seu tempo de concentração.

Existem alguns sites e aplicativos que podem te ajudar a cumprir o tempo de pomodoro:

  • Tomatoid: O Tomatoid é um site fácil de usar. É só dar o play e iniciar sua tarefa. Você pode pausar, caso seja necessário. Além disso, é possível criar e categorizar suas tarefas, atribuir prioridade e definir prazo.
  • Tomato Timer: Essa é uma versão mais simples, mas bem funcional. Você pode iniciar e parar o temporizador, dar pausas curtas ou mais longas, ou reiniciar o timer. Quando o tempo acaba, o site informa através de uma notificação na tela e um sinal sonoro.
  • Pomodoro Timer Lite: Aplicativo com interface objetiva e simplificada. Possibilita a listagem de tarefas e logo o tempo de 25 minutos poderá ser iniciado. Quando zerado, o intervalo de 5 minutos poderá ser feito, e a cada 4 pomodoros, o intervalo será de 30 minutos, para um descanso maior.
  • Be Focused: O Be Focused é um aplicativo para iOS. Com ele é possível personalizar o tempo dos intervalos, criar tarefas e acompanhar seu desenvolvimento ao longo do dia.

Exemplo de como funciona a Técnica de Estudos Pomodoro


Em casos específicos, como trabalhos criativos e redações, o pomodoro pode não ser a melhor técnica de estudo.

2ª. Técnica de Estudo: Trello

Uma ferramenta que pode ser muito útil para organizar seus estudos é o Trello. É possível personalizar sua interface criando quadros de atividades que podem ser divididos de acordo com o tipo de tarefa.

Em cada quadro podem ser adicionados cartões, onde são feitas listas destacando prioridades, para que o estudo seja direcionado e objetivo. E ainda pode ser compartilhado, se desejar, para que um grupo de pessoas também tenha acesso a ele.

Para armazenar separadamente os conteúdos e materiais estudados, é permitido inserir imagens, salvar links, adicionar anexos e escrever comentários. Além disso, você consegue criar checklists e determinar prazos para entregar as atividades.

Dica: para potencializar seus estudos, você pode usar a plataforma Pomello, que trabalha com a técnica do Pomodoro, porém com o diferencial de ser integrado ao Trello.

Recomendação de sucesso!

Entretanto, caso você seja aquela pessoa que trabalha melhor com um papel do que com um aplicativo, que tal ter um modelo de Planilha Cronograma e só adaptar as matérias que precisa estudar? Se tiver interesse, clique na imagem abaixo e baixe a sua planilha.

Planilha com Cronograma

3ª. Técnica de Estudo: Issuu

Para estudar para provas, muitas vezes é necessário procurar materiais além dos livros e apostilas convencionais. Existe um aplicativo chamado Issuu, onde você encontra revistas, para aumentar o leque de possibilidades na hora de aprender.

É só buscar pelo tema escolhido que o app indica os materiais! E se você for ficar sem internet, é só baixar os conteúdos antes para acessá-los depois, offline.

4ª. Técnica de Estudo: Testes práticos

Não basta apenas ler e reler a matéria, fazer resumos e ver vídeos aulas, se não colocar em prática seus aprendizados! É importante fazer um teste prático sobre o tema para saber se realmente internalizou o conteúdo.

Tente separar de 10 a 15 exercícios para resolver logo que acabar de estudar determinado tema, de preferência os que tenham resposta, para saber se está mandando bem.

Assim, depois de terminar todos os capítulos, você terá indicadores para apontar em quais tópicos teve mais dificuldade, para poder focar neles.

5ª. Técnica de Estudo: Escute e aprenda

Mais fácil que ver um vídeo, é apenas escutá-lo! Por isso, escutar podcasts,áudios sobre determinado assunto, é uma técnica de estudo bem legal para absorver conteúdos, principalmente quando o tempo está curto.

Existem plataformas onde você pode baixar os podcasts dos assuntos que te interessam e ouvir quando quiser, como o SoundCloud e o Spotify.

Porém, você mesmo pode gravar seus áudios, dando explicações com suas próprias palavras! Assim, além de elaborar da sua maneira resumos orais sobre o assunto, você pode ouvir quando voltar a estudar o mesmo conteúdo.

Além disso, os audiolivros também podem ser ótimas opções para quem tem dificuldade de concentração na hora da leitura. Eles podem ser encontrados, por exemplo, no Ubook e Audiolivros Saraiva.

6ª. Técnica de Estudo: Fórmulas em todos os cantos

Essa técnica é uma boa para quem está estudando para provas das ciências exatas, aquelas que cobram a aplicação de fórmulas e mais fórmulas.

Ainda que você não tenha dificuldade em decorar, às vezes uma ou outra fórmula acaba sendo esquecida, não é?

Uma dica é pegar todas elas e fazer um formulário bem completo, com todas que você precisa, e tirar várias cópias. Depois, é só colar as fórmulas em vários lugares para que você possa estar sempre de olho nelas e, assim, facilitar a memorização.

Além dos formulários, os post-its também podem ser utilizados. Coloque na cozinha, no banheiro, no quarto, nas capas de cadernos e onde mais você quiser!

7ª. Técnica de Estudo: Testagem de tempo de execução

Todo mundo sabe que resolver exercícios em casa, sem pressão e com tempo, é bem mais tranquilo do que na hora H. Mas, existe uma técnica de estudo bem interessante para tentar trazer um pouco dessa realidade na hora de estudar.

Pegue as versões anteriores à prova que você fará e marque no cronômetro o período que é dado para fazê-la. Comece resolvendo no seu tempo e veja se está extrapolando. Se estiver passando do prazo disponível, já sabe que vai precisar agilizar o raciocínio ou distribuir melhor o tempo!

Não esqueça de reservar um momento para preencher o cartão resposta, se houver um.

Ah, e se você quiser saber mais sobre técnicas de concentração para reduzir aquela ansiedade e se dar bem nas provas, que tal usar alguma de nossas dicas do artigo "Como usar técnicas de relaxamento pré-apresentações"?

8ª. Técnica de Estudo: Horário produtivo

É preciso saber em qual horário do dia nosso cérebro está mais propenso a absorver conteúdos. Dessa forma, o estudo fica menos cansativo e mais produtivo.

Para isso, é bom fazer testes de horários durante a semana, em períodos diferentes. Dê preferência a intercalar leitura e exercícios, atentando para seu desempenho. Assim, depois de alguns testes você vai achar o seu período mais produtivo.

Contudo, muitas pessoas não têm disponibilidade para estudar em determinados horários, por conta de trabalho e compromissos. Nesse caso, é necessária uma adaptação para os horários livres, começando aos poucos e aumentando o tempo gradativamente.

Quer saber mais sobre produtividade? Leia o artigo "Aprenda as 13 melhores dicas de como ser mais produtivo!" e aprenda sobre técnicas que aumentam seu foco e concentração nas atividades, para melhorar sua produtividade.

9ª. Técnica de Estudo: Resumo

Apesar do resumo não ser mais considerado uma das técnicas de estudos mais eficazes, ele ainda continua sendo uma boa alternativa para auxiliar os estudantes a se prepararem para uma prova.

Porém, para ter um resumo eficiente, faça anotações durante as aulas e enquanto lê o conteúdo da matéria. Só escreva o resumo após esse processo. Ele deve ser feito com suas próprias palavras, de acordo com o que entendeu, e, se possível, com palavras-chaves grifadas.

Dessa forma, você pode reunir as informações mais importantes do conteúdo e deixar à sua disposição para dar aquela conferida sempre que necessário.

10ª. Técnica de Estudo: Mapas Mentais

Essa é uma boa técnica para as pessoas que possuem boa memória visual, mas, como o resumo, é essencial que você mesmo faça o seu!

No geral, o mapa mental é um resumo em imagens bem chamativas relacionadas ao tema, para que você consiga relacionar a figura à matéria na sua cabeça.

Porém, o texto é bem menor, de preferência usando palavras-chave para caracterizar o conteúdo.

Portanto, para fazê-lo, basta escolher um tema, que deve ficar em destaque na folha A4, e escrever pequenos tópicos sobre a matéria, desenhando figuras que ilustrem esses tópicos de forma bem intuitiva.

É interessante fazer esquemas e setas para dar uma sequência aos tópicos, e tudo com cores que chamem bastante atenção.

11ª. Técnica de Estudo: Método DMAIC

Bem, o Seis Sigma traz ótimos resultados para as empresas, então por que não aplicá-lo como método de estudo?

A filosofia Seis Sigma tem por base o método DMAIC, que significa Definição, Medição, Análise, Melhoria (Improve) e Controle. Vamos ver como ele se encaixa na sua rotina de estudos?

  • Definição: defina seus objetivos e faça o planejamento de quais conteúdos você terá que estudar, destacando suas prioridades.
  • Medição: nessa etapa você realizará seus estudos (leituras, resumos, exercícios...), obtendo os dados necessários para absorção da matéria.
  • Análise: posteriormente, uma análise deve ser feita para identificar os tópicos que teve mais dificuldade, geralmente onde acertou menos exercícios ou nem conseguiu resolvê-los.
  • Melhoria: sabendo onde estão os pontos problemáticos, você irá solucioná-los, buscando aprender com materiais diferentes, resolvendo mais exercícios ou até mesmo pedindo ajuda a outras pessoas.
  • Controle: o controle deve ser feito para certificar que as melhorias foram alcançadas, bem como para verificar os outros conteúdos, para saber se você (ainda) está fera neles!

12ª. Técnica de Estudo: Estudo Mnemônico

O método mnemônico ajuda na memorização do conteúdo. A técnica de estudos consiste em criar frases engraçadas, rimas ou músicas para lembrar o que foi estudado. É muito usada para fórmulas, conceitos ou tópicos específicos.

Um exemplo desse tipo de técnica é a frase “Minha Vó Tem Muitas Jóias, Só Usa Novas”, na qual cada inicial representa a ordem dos planetas do sistema solar, ou seja, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

13ª. Técnica de Estudo: Flashcards

A técnica de Flashcards utiliza cartões feitos à mão pelos estudantes, com uma pergunta escrita na parte da frente e a resposta na parte de trás. Também é possível escrever definições e textos um pouco maiores dependendo do assunto a ser estudado.

Sendo assim, os Flashcards facilitam a revisão das informações que foram aprendidas e tornam o tempo de estudo mais rápido.

Como escolher as Técnicas de Estudos ideais para uma prova?

O método ideal para concursos públicos, ENEM ou qualquer outra prova é tentar mesclar técnicas de estudo para achar a sua melhor maneira de estudar e, assim, chegar ao resultado esperado.

Portanto, faça testes, perceba como você estuda, como você aprende, assim você pode decidir com qual técnica você se identifica mais. Aliás, se for necessário, crie  seu próprio método! Tenho certeza que esses passos te ajudarão a alcançar seu objetivo.

Quer ler mais artigos que abordam sobre como estudar melhor? Segue as dicas!

Quais práticas podem interferir nas Técnicas de Estudos?

Para que as técnicas de estudos funcionem é preciso tomar alguns cuidados e desenvolver certos hábitos. Separamos alguns fatores que podem interferir no seu aprendizado, portanto tente evitá-los. Confira a seguir:

  • Ambiente desorganizado: não adianta tentar estudar se o local de estudos não é favorável;
  • Não ter um horário de estudos: manter uma rotina contribui para sua produtividade durante os estudos, por isso é importante ter um período pré-determinado;
  • Não fazer pausas: é interessante descansar para absorver melhor o conteúdo, por isso não é recomendado estudar por várias horas;
  • Deixar de dormir: virar a noite estudando é comum na rotina de alguns estudantes, porém isso prejudica a memorização de conteúdos;

Quero saber mais sobre como melhorar os estudos na faculdade!

[Kit] Trabalhos Acadêmicos
Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.