Se você veio para este artigo é porque está em busca de melhorar seu desempenho e aprimorar sua forma de estudar. 

Seja para vestibulares, concursos, faculdade ou até para seu desenvolvimento cotidiano, criar uma rotina de estudos é extremamente importante para organizar suas atividades e avaliar se seu desempenho está sendo satisfatório.

Então, se você quer alavancar sua produtividade nos estudos, segue com a gente que vamos te dar dicas incríveis de como ter uma rotina de estudos de sucesso.

Neste artigo veremos:

  • O que é rotina de estudos;

  • Vantagens em fazer uma rotina de estudos;

  • 7 dicas de como criar uma rotina de estudos.

 

Muitas pessoas buscam por “Rotinas de estudo para enem”, “Rotinas de estudo para concurso”, “Rotinas de estudo pronta”, e principalmente, “Como criar uma rotinas de estudos”, mas será que todas elas sabem exatamente o que é uma rotina de estudos? 

Para que você inicie sua jornada de desenvolvimento sem essa dúvida, preparamos para você um guia completo de tudo o que você precisa saber para criar uma boa rotina de estudos. Então, vamos lá!

 

O que é rotina de estudos?

 

A rotina de estudos é um dos meios que os estudantes utilizam para se desenvolver e ampliar seu campo de compreensão, de forma autônoma. Essa ferramenta é muito importante não só para estudantes de pré-vestibular como graduandos, concursistas ou amantes do conhecimento. 

Dessa forma, além do conhecimento específico adquirido, são desenvolvidos também habilidades como concentração, disciplina e organização, e esse é o assunto do nosso próximo tópico!

Mas antes vamos te dar um presente! Para você que está de dedicando para conquistar uma graduação ou uma vaga de trabalho, é muito importante saber como planejar sua carreira. Por isso estamos te dando de presente um Workshop de Planejamento de Carreira totalmente GRATUITO! Clique e não perca essa chance!

 

Workshop de Planejamento de Carreira

 

Vamos entender quais os benefícios em ter uma rotina de estudos bem estruturada.

 

Vantagens em fazer uma rotina de estudos

 

Quem busca estruturar uma boa rotina de estudos, por si só já está tentando crescer em conhecimento e se desenvolver em algo. 

A maioria tem objetivos bem traçados, como passar em provas, conquistar a vaga na faculdade ou uma promoção no trabalho. O que muitos não pensam é que criar uma rotina de estudos ajuda também a desenvolver soft-skills importantíssimas, e é isso que vamos te mostrar!

 

Concentração

A função mais importante de uma rotina de estudos é a alta assimilação dos conteúdos, e a concentração é a palavra chave para essa conquista.

Para manter a concentração alta é preciso priorizar seus estudos e deixar de lado toda e qualquer distração. Isso inclui redes sociais, TV e conversas paralelas.

Tenha em mente também que as pausas são para descanso, por isso, mesmo nesse período, evite dispersar muito. Relaxe a mente e se mantenha em um ambiente calmo.

 

Foco

Se existe um objetivo a ser alcançado, então, é preciso engajamento! O foco é a ferramenta principal para se superar a cada dia. É a palavra preferida dos vencedores.

Portanto, se você estabeleceu uma lista de atividades e metas, tenha determinação para finalizá-las e, bem!

 

Organização

É fato que uma pessoa organizada consegue gerenciar melhor sua atividades. Por isso, saber planejar seu dia a dia é indispensável para qualquer estudante e profissional.

A organização é um item fundamental para sua rotina de estudos, pois auxiliará na montagem de um calendário prático e principalmente viável, que harmonize com suas outras atividades cotidianas e não crie metas de estudos inatingíveis.

 

Disciplina

Tudo que dissemos até aqui é essencial para ter sucesso em sua rotina de estudos, mas sem esforço não se alcança objetivos. Para os sonhos se tornarem realidade, a dedicação é peça fundamental!

Ter uma rotina de estudos de sucesso requer muita disciplina! Cumprir os cronogramas, ser pontual para iniciar seus estudos e fazer as pausas de forma correta são essenciais. Por isso, se empenhar e ser disciplinado transforma nossas vidas e nos coloca mais perto dos nossos propósitos.

Gostou dos nossos conselhos? Agora vamos te mostrar como colocá-los em prática.

 

Como criar uma rotina de estudos

 

Agora que você já sabe o que é uma rotina de estudos e as vantagens em aderir uma em sua vida, preparamos para você 7 dicas de como criar uma rotina de estudos de sucesso!

 

1. Avalie sua rotina diária

O primeiro passo para estabelecer uma rotina de estudos é reconhecer e mapear suas outras atividades do cotidiano, como cursos de idiomas, esportes, reuniões de família.

 É necessário pensar no tempo que você tem disponível para os estudos e estabelecer suas prioridades de vida para se organizar e conseguir enxergar qual a relevância dos estudos para você. Só assim você conseguirá manter o foco em sua rotina de estudos e não procrastinar

 

2. Estabeleça metas e objetivos

Após entender a relevância dos estudos em sua vida, estabeleça metas e objetivos. É importante ter em mente onde você quer chegar e o que quer conquistar por meio do estudo.

Crie metas diárias e semanais para conseguir acompanhar seu desempenho e avaliar se sua rotina de estudos está sendo eficiente.

 

3. Crie um cronograma de estudos

Agora que você já tem definido seus horários livres, seus objetivos metas, é hora de criar seu cronograma de estudos.

Intercale assuntos que você tem mais facilidade com temas mais densos e que demandam mais atenção, além de definir períodos de pausa para que seu aprendizado não se torne exaustivo.

É importante também alternar os materiais de consulta. Utilize vídeos, fluxogramas, resumos, podcasts para  que sua rotina não fique cansativa e seu desempenho caia.

 

4. Escolha um ambiente propício para estudos

Tão importante quanto os materiais que você utiliza, o espaço para o estudo é essencial! 

Escolha um ambiente calmo, silencioso e organizado. Se você tem dificuldade em encontrar isso em sua casa, busque opções como bibliotecas ou a casa de colegas. 

Estudar em grupo também é uma grande dica, porém é importante manter o foco e evitar as conversas paralelas.

Outra dica super válida é deixar todos os seus materiais próximos e organizados em seu ambiente de estudo, assim é possível evitar distrações para ir buscá-los em outros lugares.

 

5. Evite distrações

Um dos principais motivos do insucesso em sua rotina de estudos são as distrações.

A internet é uma grande aliada para pesquisas e o estudo em grupo também pode facilitar muito na tirada de dúvidas, porém se não houver foco é muito fácil se desconcentrar.

Evite ficar próximo do celular, não abra redes sociais e mantenha as conversas centradas no tema de estudo. 

Nosso cérebro precisa de tempo para conseguir se concentrar em uma atividade, por isso, quando o foco é desviado o processo e o tempo de concentração recomeçam, gerando atrasos e tornando sua rotina ineficiente. 

 

6. Organize um tempo para revisões e leitura

Criar uma rotina de revisões torna sua assimilação muito mais eficaz. Separe um dia da semana do seu cronograma de estudos para revisar os conteúdos. Assim, será possível analisar quais os temas que será necessário estudar mais e quais você já tem domínio.

Uma outra dica importante é manter a leitura em dia. Leia sobre tudo! Ler exercita a compreensão, a escrita, nos mantém informados das atualidades e também nos fornece bagagem de conhecimento e cultura.

 

7. Cuide do seu bem-estar

Tão importante quanto cuidar do conhecimento é cuidar da sua saúde física e mental. Manter uma rotina de estudos intensa gera um desgaste muito grande, principalmente quando ainda não se está adaptado. Por isso, pratique esportes e alimente-se bem, isso ajudará a relaxar e ter mais energia para os estudos.

 

Pronto para conquistar o mundo?

 

A cada dia que passa, percebemos mais que o estudo é a melhor forma de conquistar nossos objetivos. 

Então para te ajudar nesta jornada do conhecimento, preparamos para você um curso totalmente GRATUITO de Gestão de Tempo e Produtividade Profissional para te ajudar a alavancar ainda mais sua produtividade! Clique e Aproveite!

 

Curso de Gestão de Tempo e Produtividade Profissional
 

Compartilhe com os amigos, e se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!