Está trabalhando e estudando ao mesmo tempo e sente que não está dando conta de fazer os dois com excelência? Realmente essa tarefa pode ser exaustiva! Sei bem disso, afinal de contas, sou estagiário e faço graduação em Engenharia Mecânica, e muitas vezes parece que vou surtar! Afinal de contas, como conciliar trabalho e estudo?

Para nos ajudar a cumprir com as duas atividades sem perder a sanidade, aqui vão algumas dicas de ouro que podem fazer a diferença no desempenho tanto no ambiente de trabalho quanto no acadêmico.

 

 

Estabeleça ordem de prioridades

 

Mantenha uma ordem de prioridades semanal! Isso vai te ajudar a focar no que é mais importante naquela semana sem ficar perdido e se sentindo atolado de coisas para fazer enquanto não consegue estudar para aquela prova “cabulosa” que está chegando.

O período semanal é uma boa escolha, pois você consegue tornar essa lista de prioridades mais dinâmica, mudando de acordo com as suas demandas no momento.

Não se esqueça de avaliar bem qual das duas atividades é mais importante como um todo para você no momento. Se for o trabalho, tente montar sua grade de aulas de forma espaçada e com mais tempo livre para se dedicar às obrigações do trabalho.

Mas se seu foco é a faculdade, tente conseguir um emprego com jornada de trabalho mais flexível, o que permitirá que você tenha mais tempo para se dedicar às demandas acadêmicas. Seguir essa dica com certeza te ajudará a saber como conciliar trabalho e estudo sem pânico.

 

Planejamento

 

O sempre lembrado e citado planejamento é importantíssimo para que você consiga se dar bem nessa jornada dupla! Embora seja bem mais cômodo simplesmente irmos levando do jeito que dá, certamente esse não é o caminho mais produtivo, e muito menos o mais saudável para sua mente e corpo.

Um bom planejamento facilitará e muito sua rotina de conciliar trabalho e estudo de forma coesa. Para isso, crie horários no seu dia específicos para cada atividade, e se esforce para sempre cumprir com essas atividades. Tenha o tempo certo para se dedicar às tarefas do trabalho e também para focar nos afazeres da faculdade.

Não se esqueça de tirar um tempo para lazer, mas isso é assunto para a próxima dica...

 

Você não é um robô!

 

 

Não ative o protocolo de autodestruição! Ou seja, você necessita ter tempo de lazer, tempo se divertindo, pensando em qualquer coisa que não seja trabalho ou estudo. Pode parecer clichê, mas curtir a família e os amigos é essencial para se manter mais saudável mental e fisicamente.

Não se esqueça de separar um bom tempo para comer e dormir, pois isso é necessário para se manter produtivo e ativo. Para render bem no trabalho e estudo, você precisa estar 100% operacional, e para isso precisará desses momentos de manutenção.

 

Use esse smartphone para algo de útil

 

Não só o smartphone, mas também o computador! Como vimos na dica anterior, você pode e deve se divertir, mas não pode deixar que isso atrapalhe sua produtividade. Pelo contrário, as ferramentas tecnológicas podem ser usadas para te ajudar a conciliar trabalho e estudo de forma prática.

São inúmeros os aplicativos que te ajudam a montar um bom planejamento, organizar sua rotina e definir prioridades, que já vimos que são fundamentais para um bom desempenho profissional e acadêmico. Faça uso deles, torne sua vida mais simples.

 

Aqui na Voitto, nós acreditamos que otimizar o tempo é essencial para maior produtividade. Por isso, temos o Voitto App, para que você tenha acesso aos nossos cursos de forma simples e prática, na palma da sua mão! Ideal para aquele momento em que você está numa sala de espera, numa fila, ou mesmo no ônibus no caminho para casa ou trabalho. Não perca tempo e baixe já!