1 - Estabeleça ordem de prioridades
2 - Faça um cronograma
3 - Faça a sua gestão do tempo!
4 - Use a tecnologia a seu favor!
5 - Vença a procrastinação
Dica bônus - Explore o mundo EAD
Comece já!

Conciliando trabalho e estudo: confira 5 dicas indispensáveis!

Mantenha o equilíbrio e aprenda agora, com ajuda desse artigo, como conciliar trabalho e estudo na sua rotina de maneira eficiente e harmoniosa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conciliando trabalho e estudo: confira 5 dicas indispensáveis!

Está trabalhando e estudando ao mesmo tempo e sente que não está dando conta de fazer os dois com excelência? Realmente essa tarefa pode ser exaustiva! Sei bem disso, afinal de contas, sou estagiário e faço graduação em Engenharia Mecânica, e muitas vezes parece que vou surtar! Afinal de contas, como conciliar trabalho e estudo?

Para nos ajudar a cumprir com as duas atividades sem perder a sanidade, aqui vão algumas dicas de ouro que podem fazer a diferença no seu desempenho tanto no ambiente de trabalho quanto no acadêmico.

1 - Estabeleça ordem de prioridades

Mantenha uma ordem de prioridades semanal! Isso vai te ajudar a focar no que é mais importante naquela semana sem ficar perdido e se sentindo atolado de coisas para fazer enquanto não consegue estudar para aquela prova "cabulosa" que está chegando.

O período semanal é uma boa escolha, pois você consegue tornar essa lista de prioridades mais dinâmica, mudando de acordo com as suas demandas no momento.

Não se esqueça de avaliar bem qual das duas atividades é mais importante como um todo para você no momento. Se for o trabalho, tente montar sua grade de aulas de forma espaçada e com mais tempo livre para se dedicar à obrigações do trabalho.

Mas se seu foco é a faculdade, tente conseguir um emprego com jornada de trabalho mais flexível, o que permitirá que você tenha mais horas de estudo para se dedicar às demandas acadêmicas. Seguir essa dica com certeza te ajudará a saber como conciliar trabalho e estudo sem pânico.

2 - Faça um cronograma

O sempre lembrado e citado planejamento é importantíssimo para que você consiga se dar bem nessa jornada dupla! Embora seja bem mais cômodo simplesmente irmos levando do jeito que dá, certamente esse não é o caminho mais produtivo, e muito menos o mais saudável para sua mente e corpo.

Para isso, monte um cronograma, crie horários no seu dia específicos para cada atividade, e se esforce para sempre cumprir com essas atividades. Tenha o tempo certo para se dedicar à tarefas do trabalho e também para focar nos afazeres da faculdade.

Com o seu cronograma em mãos, tente deixá-lo em em um local que você possa olhar com frequência, assim você não perde o foco e estará mais perto de alcançar seus objetivos.

Para te ajudar com essa etapa, nós do Grupo Voitto, disponibilizados uma Planilha de Cronograma para você, totalmente gratuita. Clique na imagem e faça o download:

Clique e baixe a planilha de cronograma!

3 - Faça a sua gestão do tempo!

Não ative o protocolo de autodestruição! Ou seja, você necessita ter tempo de lazer, tempo se divertindo, pensando em qualquer coisa que não seja trabalho ou estudo. Pode parecer clichê, mas curtir a família e os amigos é essencial para se manter mais saudável mental e fisicamente.

Não se esqueça de separar um bom tempo para comer e dormir, pois isso é fundamental para se manter produtivo e ativo. Para render bem no trabalho e estudo, você precisa estar 100% operacional, e para isso precisará desses momentos de manutenção.

4 - Use a tecnologia a seu favor!

Não só o smartphone, mas também o computador! Como vimos na dica anterior, você pode e deve se divertir, mas não pode deixar que isso atrapalhe sua produtividade. Pelo contrário, as ferramentas tecnológicas podem ser usadas para te ajudar a conciliar trabalho e estudo de forma prática.

São inúmeros os aplicativos que te ajudam a montar um bom planejamento, organizar sua rotina e definir prioridades, que já vimos que são fundamentais para um bom desempenho profissional e acadêmico. Faça uso deles, torne sua vida mais simples.

5 - Vença a procrastinação 

Aquele hábito de checar o celular a cada minuto, entrar em uma rede social para responder aquela mensagem que nem era tão importante, são atitudes de procrastinação e podem atrapalhar o seu rendimento acadêmico e profissional.

Para conseguir conciliar trabalho e estudo é preciso vencer a procrastinação. Por isso, tenha sempre em mente o seu maior objetivo e evite bagunçar a sua rotina com momentos que não vão agregar nas suas obrigações diárias.

Tente sempre respeitar os horários estabelecidos por você mesmo e evite se desviar.

Dica bônus - Explore o mundo EAD

Cursos de Educação a Distância podem ser uma ótima saída para quem tem agenda muito apertada, pois eles oferecem ao aluno a chance de estudar onde e quando puder.

Um dos grandes benefícios da EAD é a flexibilidade para montar o seu horário sem ficar com uma carga horária impossível. Com a ajuda do seu cronograma, você faz sua rotina de acordo com as suas prioridades e metas da semana.

Além disso, outro ponto positivo é o tempo que você vai ganhar todos os dias por não ter que se deslocar do trabalho a faculdade. Com essas horinhas a mais você terá mais tempo de estudo.

E não pense que com um curso EAD você vai abrir mão da qualidade de ensino, pois hoje é possível encontrar ótimas escolas de Educação a Distância que oferecem todo o suporte e qualidade de aulas presenciais.

Comece já!

Agora que você já leu as nossas 5 dicas para conseguir conciliar trabalho e estudo, chegou a hora de começar a planejar os próximos passos e apertar o botão de ação.

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.