ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Trainee?
O que é Estágio?
Qual a diferença entre Estágio e Trainee?
Como ser um Trainee ou Estagiário?
Como ser aprovado em um processo seletivo?

Descubra as principais diferenças entre os programas de Estágio e Trainee

Veja as distinções entre Estágio e Trainee, seus objetivos, duração, público-alvo, regulamentação e carga horária e veja como escolher o melhor para você!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra as principais diferenças entre os programas de Estágio e Trainee

Estágio e trainee são um tipo de experiência de trabalho em que um estudante ou recém-formado tem a oportunidade de trabalhar em uma organização para adquirir conhecimento prático.

Entretanto, esses dois programas se diferem em muitos aspectos.

O principal deles é que o trainee é voltado para o desenvolvimento e crescimento de carreira para jovens recém-formados, enquanto o estágio é uma experiência de trabalho temporária para estudantes.

O termo trainee, ou programa trainee, está cada vez mais popular. Diversas empresas de renome como o Grupo Boticário, Ambev, Itaú e Nestlé oferecem esse tipo de oportunidade para os profissionais brasileiros. Contudo, muitas pessoas ainda o confundem com o estágio.

Neste artigo, você aprenderá os principais pontos de divergência entre os dois programas, desde a formação requerida até a carga horária, leis regulamentadoras, o objetivo de cada um e como se tornar um estagiário ou trainee de sucesso. Acompanhe os tópicos abaixo:

  • O que é Trainee?
  • O que é Estágio?
  • Qual a diferença entre Estágio e Trainee?
  • Como ser um Trainee ou Estagiário?

O que é Trainee?

Traineeé um termo inglês que traduzido para o português significa “estagiário” ou “em treinamento”. Portanto, um programa trainee corresponde a um dos cargos de uma empresa, em geral, ocupado por pessoas com pouca experiência que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho.

O programa trainee tem como principal objetivo preparar esses jovens para assumir posições de liderança e gestão dentro das organizações.

Por isso, durante o trabalho, os trainees passam por uma série de treinamentos e estudo de práticas profissionais para que possam desenvolver habilidades e soft skillsdo interesse da empresa.

Com duração de 1 a 2 anos, os programas trainees, além da remuneração, ainda oferecem um plano de carreira para os profissionais, vale-alimentação, assistência médica, plano de previdência e diversas oportunidades de crescimento na organização.

O que é Estágio?

Estágio é uma atividade de cunho educativo que visa oferecer ao estudante um ensino prático em um ambiente de trabalho. Logo, o estagiário é alguém ainda em formação que busca aprendizado profissional na sua área de estudo.

Com duração limitada, variando de meses a 1 ou 2 anos, o estágio pode ser remunerado ou não remunerado. Além disso, o estagiário trabalha sob a supervisão e orientação de um profissional que o ajuda a desenvolver habilidades.

Assim como o programa trainee, os estágios podem ser ofertados com alguns benefícios, como vale-alimentação, Gympass, assistência médica, plano de carreira e muito mais!

Qual a diferença entre Estágio e Trainee?

Quando falamos sobre a diferença entre estágio e trainee, temos alguns pontos a considerar:

  1. Regulamentação trainee e estágio;
  2. A quem se destina um estágio ou trainee?
  3. Objetivo do trainee e estágio;
  4. Como funciona um trainee e um estágio?
  5. Carga horária de trainee e estágio;
  6. Duração do programa trainee e de estágio;
  7. Curiosidades sobre trainee e estagiário.

1. Regulamentação trainee e estágio

A primeira diferença entre estágio e trainee que merece atenção especial é a regulamentação de cada um deles. O estágio é regido pela Lei nº. 11.788/2008, enquanto o programa trainee é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

2. A quem se destina um estágio ou trainee?

O programa de estágio é destinado aos estudantes ainda no processo de formação acadêmica, geralmente no ensino superior ou em instituições de cursos técnicos.

O programa de trainee é destinado a jovens recém-formados ou que estejam no ano de conclusão do curso. Geralmente, tem como foco profissionais com até três anos de graduação, ou seja, prontos para serem moldados de acordo com o objetivo do programa.

3. Objetivo do estágio e trainee

O objetivo do estágio é introduzir o universitário no mercado de trabalho, ou seja, é uma oportunidade para se aprender a trabalhar, sair um pouco da "bolha" do ambiente da universidade e ver como as coisas funcionam na prática.

Em contrapartida, o programa trainee visa selecionar um profissional em início de carreira e prepará-lo para assumir um cargo de gerência na empresa. Para isso, o jovem passará por aquilo que é conhecido como job rotation, isto é, passará por várias áreas de atuação dentro da organização, adquirindo conhecimento de diversos setores.

4. Como funciona um trainee e um estágio?

De certa forma, estagiário e trainee estão sendo testados, com a diferença de que um está sendo avaliado quanto aos conhecimentos teóricos que vêm aprendendo, enquanto o outro passa por uma avaliação e treinamento completo para que, sendo aprovado, possa assumir um cargo de liderança.

Em resumo, o estagiário vai atuar dando suporte à área na qual foi alocado, sendo essa área relacionada ao curso de graduação. Esse jovem visará a efetivação ao terminar sua graduação.

Já em relação ao programa de trainee, outra característica que vale a pena ser mencionada é o fato de que, por atuar em diversos setores da empresa, ao final do programa, o trainee pode escolher a área com a qual mais se identificou.

5. Carga horária de trainee e estágio

Os estágios estabelecem carga horária de 30 horas semanais (nível superior) remuneradas. Por sua vez, os programas de trainee, por serem considerados um emprego, tem carga horária como qualquer outro trabalho, de 40 ou 44 horas semanais.

6. Duração do programa trainee e de estágio

Além disso, outro ponto de divergência a ser destacado é a duração de cada programa. Por lei, o estágio pode ter duração máxima de dois anos, enquanto os trainees têm duração variável, com as grandes empresas estabelecendo um período que varia de seis meses a quatro anos, sendo a média aproximadamente de dois anos.

7. Curiosidades sobre trainee e estagiário

Os estagiários têm direito a férias de 30 dias para estágios de mais de um ano de duração, mas não contam com vínculo empregatício com a empresa concedente, não tendo, portanto, carteira assinada e benefícios trabalhistas.

Já o trainee, além de ter uma remuneração mais vantajosa, conta com todos os benefícios que a carteira assinada traz, como o direito a férias, 13º salário e FGTS. O programa de trainee é caracterizado como vínculo empregatício de fato.

Curiosidades estágio e trainee

Como ser um Trainee ou Estagiário?

Assim como uma vaga de emprego, quem deseja conquistar uma vaga no mercado de trabalho como trainee ou estagiário precisa passar por um processo seletivo!

Não sabe por onde começar a sua preparação para ser contratado? Separamos algumas dicas, acompanhe abaixo:

  1. Identifique as empresas que oferecem programas de trainee ou estágio: você pode pesquisar em sites de empregos, sites das próprias empresas, redes sociais, LinkedIn, entre outros;
  2. Prepare seu currículo: adapte seu currículo para cada vaga que se candidatar e destaque suas experiências e habilidades relevantes para a posição;
  3. Candidate-se ao programa: a maioria das empresas tem um processo de seleção que envolve a inscrição online, testes de conhecimento, entrevistas e dinâmicas de grupo;
  4. Prepare-se para as entrevistas e dinâmicas de grupo: pesquise sobre a empresa e a vaga para a qual está se candidatando, prepare respostas para possíveis perguntas e esteja pronto para demonstrar suas habilidades e competências;
  5. Mantenha-se atualizado sobre as vagas e processos seletivos: inscreva-se em sites de empregos, acompanhe as redes sociais das empresas e mantenha contato com recrutadores ou profissionais que possam ajudá-lo a obter informações sobre novas oportunidades.

Como ser aprovado em um processo seletivo?

Você se sente ansioso ao participar de processos seletivos? Sabia que quanto mais você pratica, menos despreparado se sente para essa situação?

Todos nós sabemos da relevância de um processo seletivo, mas pouco se fala sobre o segredo por trás do sucesso e aprovação em um, não é verdade?

Com o nosso workshop Hacks para Processos Seletivos, você terá auxílio e preparação para ser um diferencial entre os concorrentes e aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

[Vídeo] Workshop Hacks para Processos Seletivos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Videoaula] Principais Perguntas De Uma Entrevista De Processo Seletivo Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.