É certo que uma das coisas que a maioria das empresas precisa é adotar estratégias de Endomarketing para melhorar o relacionamento com os seus colaboradores e a visão que eles têm dela.

Ter um time completamente alinhado e motivado é parte importante do sucesso de um negócio. E as estratégias de Endomarketing são essenciais para isso. 

A qualidade de vida no trabalho e a boa imagem da empresa perante os seus funcionários reduz o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e consolida profissionais altamente qualificados em seu quadro de colaboradores. 

Executar boas ações de Endomarketing, criar uma boa comunicação interna e ter um ambiente saudável são extremamente importantes para o sucesso de um time, pois cada vez mais é necessário que a empresa se preocupe em proporcionar um bom ambiente de trabalho. Vamos ver como funciona tudo isso na prática seguindo os tópicos:

 

  • O que é Endomarketing? Saiba como funciona essa prática corporativa;

  • Os Recursos Humanos e o Endomarketing;

  • Vantagens da prática de Endomarketing e sua importância;

  • Estratégias para aplicar o Endomarketing;

  • O que sua empresa precisa além do Endomarketing?

 

O que é Endomarketing? Saiba como funciona esta prática corporativa

 

Endomarketing nada mais é do que o  marketing feito para o público interno de uma empresa. O objetivo do endomarketing é criar uma boa imagem de uma instituição na visão de seus funcionários, pois são eles que carregam esta imagem para o público lá fora.

Qual empresa você, como  potencial cliente, tende a escolher para lhe prestar serviços: uma bem falada por seus próprios funcionários ou uma que ninguém gosta de trabalhar lá? 

Entendeu o porquê melhorar a imagem interna é essencial para, além de promover  satisfação e motivação entre os funcionários, fazê-los promover a bela imagem do negócio mundo afora?

Uma empresa pode oferecer o melhor serviço ou o melhor produto, mas é certo de que, se somente más notícias saem sobre ela, dificilmente ela sobreviverá por muito tempo. 

Além disso, o Endomarketing pode favorecer a contratação dos melhores profissionais do ramo e consolidá-los como colaboradores por um longo período, favorecendo o quadro da empresa.

 

Os Recursos Humanos e o Endomarketing

 

Também é preciso levar em conta que, mesmo que o endomarketing seja sobre marketing interno, ele também deve ter ligação direta com os recursos humanos da empresa.

Trabalhar a gestão dos recursos humanos da sua empresa é fundamental para manter um quadro de colaboradores sólido e motivado a dar o melhor pela equipe. 

Os dois setores devem andar juntos para que a empresa promova um ambiente de trabalho de extrema qualidade para seus colaboradores. Para isso, é necessário que haja um setor somente de Endomarketing, que envolva tanto profissionais do marketing quando do  RH da empresa.

O RH deve estar atento às necessidades e problemas de seus funcionários, para que assim seja possível corrigir falhas e melhorar procedimentos, deixando-os mais motivados e propensos a defenderem a empresas com “unhas e dentes”.

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Veja abaixo um pouco mais sobre as vantagens de praticar o endomarketing e a importância de não deixar esta estratégia de lado.

 

Vantagens da prática de Endomarketing e sua importância
 

Todo o projeto de endomarketing de uma companhia é muito importante, de modo a trazer muitas vantagens para ela. 

Corporações que entendem a importância das práticas de endomarketing saem na frente e tem maior destaque em meio aos seus concorrentes. O  Turnover Zero é um plano de grandes empresas.

Grandes empresas fazem endomarketing porque sabem que os colaboradores são tão importantes quanto os clientes. 

Bem-estar, respeito, ampla comunicação interna e outras práticas do gênero devem cada vez mais fazerem parte da cultura da empresa. Só assim é possível manter um negócio de forma saudável e funcionando perfeitamente.

Algumas das vantagens mais claras do Endomarketing você pode ver logo abaixo.

 

Redução do Turnover

 

Reduzir o  índice de rotatividade de funcionários (turnover) é muito importante para que uma empresa funcione bem. 

Além de eliminar todos os procedimentos de demissão, busca e contratação, ainda diminui os efeitos causados pelos funcionários novos que ainda não estão em perfeita sintonia com a empresa.

Sabe-se que é  mais vantajoso qualificar um funcionário contratado e melhorar sua produtividade do que trocar de colaborador até encontrar aquele que se encaixa perfeitamente no cargo. Um colaborador perfeito desde o primeiro dia pode nunca existir.

 

Melhor produtividade e motivação dos colaboradores

 

Com um ambiente de trabalho propício e  motivador, o funcionário se sente melhor para exercer a sua função, colaborar com a equipe e dar o seu melhor a serviço da empresa. 

Com isso, ele não medirá esforços para entregar o melhor que puder, bater metas e alcançar novos objetivos propostos pelos gerentes de seu setor.

 

Funcionários que defendem como se fossem donos


Um colaborador que ama a empresa em que trabalha vai ter o espírito de dono, protegendo, cuidando e fazendo o melhor para que sua empresa evolua. 

Se este tipo de comportamento já é um diferencial, imagine todo um time feito assim.

 

Clima agradável e qualidade de vida no trabalho

 

Todos sabem da importância de trabalhar em um local que se preocupa com a sua satisfação.

Um time bem cuidado e uma experiência boa de trabalho traz bem-estar e promove a notícia de que a sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar, criando assim o interesse de bons profissionais.

 

Estratégias para aplicar o Endomarketing

 

Se você não tem muita experiência e deseja saber quais as ações de endomarketing podem ser interessantes para aplicar em sua empresa, nós te mostramos algumas. Acompanhe mais a seguir.

 

Pesquisa de satisfação com os funcionários

 

Para quem quer começar a implementar estratégias de endomarketing, é preciso saber primeiro qual a visão que os colaboradores criaram da empresa ao longo dos anos.

Por isso, faça uma  pesquisa de satisfação com perguntas que te ajudarão a saber mais sobre o que eles acham da organização. 

Você também pode pedir sugestões de melhorias nas pesquisas de satisfação. É importante que elas sejam ouvidas, aceitas e implementadas, para que assim o colaborador sinta que realmente tem voz dentro da empresa.

Uma pesquisa de satisfação com os colaboradores é essencial, e para te ajudar nisso nós temos um modelo gratuito para você! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download!

 

 

Oferecer benefícios aos colaboradores

 

Uma empresa que oferece muito mais do que o salário pode estar na frente na preferência de bons profissionais. 

Veja quais são as necessidades dos seus funcionários para oferecer benefícios que realmente vão facilitar a vida deles e deixá-los mais satisfeitos. Confira algumas sugestões:

 

  • Vale refeição, vale alimentação;

  • Vale transporte, transporte coletivo;

  • Bônus de fim de ano;

  • Parceria com empresas (academia, salão de beleza, spa);

  • Dress code flexível (quando possível);

  • Home Office (quando possível);

  • Auxílio creche, plano de saúde e odontológico.

 

Planos de carreira claros, capacitação e motivação

 

O funcionário muitas vezes necessita saber que está indo a algum lugar com o seu trabalho. Para isso, deixe bem claro o que ele pode se tornar se continuar fazendo um bom trabalho dentro da empresa. 

Ofereça também, sempre que possível, a oportunidade de capacitação dos colaboradores, por meio de minicursos, palestras e seminários. 

Além de criar melhor interação entre os funcionários e sentimento de pertencimento, você ainda os capacita para exercerem melhor suas funções.

Eventos corporativos e confraternizações também são formas de manter o espírito de equipe unida, paixão por um propósito, satisfação pela empresa e motivação. Não resuma a relação somente a trabalho, pois os funcionários são seres humanos acima de tudo.

 

Comunicação clara e ampla

 

Promova sempre uma boa comunicação entre os  chefes e os funcionários. Deixe que eles se sintam confiantes para expressarem seus desagrados e dar um  feedback que pode melhorar a qualidade do trabalho na empresa. 

Esta é uma das bases do endomarketing: ser uma empresa que está sempre de braços abertos quando o seu funcionário precisar.

 

O que sua empresa precisa além do endomarketing?

 

Depois de tudo que foi visto, é necessário que se reconheça a importância da gestão de um negócio da forma correta. 

Cada vez mais as empresas utilizam estratégias para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e visão da empresa por meio do endomarketing, sem falar nas outras centenas de estratégias para uma empresa se estabelecer de forma promissora.

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