Conhecer os tipos de perfil e em qual você se encaixa é essencial para sua carreira e vida pessoal. Mas como agrupar suas características e identificar seus pontos fortes e a melhorar?

Os testes de perfil podem auxiliar nessa tarefa - e existem vários deles! Aqui, vou te mostrar os mais utilizados nas seleções de empresas, assim você fica mais familiarizado com as situações e linguagens que serão utilizadas.

No meio do artigo, disponibilizei o Teste DISC, que é utilizado aqui na Voitto na seleção dos candidatos. Mas calma, garanto que você não vai se arrepender de ler todo o artigo.

Nesse artigo você verá sobre:

  • Teste de Perfil Comportamental (Teste dos Bichos)
  • Método DISC
  • Eneagrama
  • Descubra Seus Pontos Fortes
  • Teste Comportamental x Teste de Temperamento
  • Importância do Teste de Perfil profissional nas empresas

 

Teste Perfil Comportamental (Teste dos Bichos)

 

O Teste de Perfil comportamental dos bichos analisa em qual perfil o candidato se encaixa de acordo com a classificação Gato (Comunicador), Tubarão (Executor), Águia (Idealizador) e Lobo (Organizador).

Realizando o teste com respostas sinceras e que melhor demonstram suas habituais ações, fica mais fácil para a empresa identificar se o candidato se identifica com a vaga oferecida.

Para fazer esse Teste de Perfil, clique aqui.

 

Perfil Gato (Comunicador)

Brincalhão, carismático e carinhoso, o perfil comportamental Gato representa os profissionais que preferem trabalhar em equipe, com muita colaboração e de forma harmônica. No geral, são pessoas fáceis de lidar, extrovertidos e persuasivos.

Porém, necessitam de atenção e aceitação da equipe, além do reconhecimento de seus superiores.

 

Perfil Tubarão (Executor)

Determinado e focado, não é à toa que o Tubarão está no topo da cadeia alimentar. O perfil comportamental tubarão compreende as pessoas que são mais ligadas a desafio, múltiplas funções e foco em resultado.

Executam suas funções de forma organizada, com rapidez e qualidade. Contudo, sendo bastantes autossuficientes, o trabalho em grupo pode ser um empecilho.

 

Perfil Águia (Idealizador)

A Águia enxerga longe, possui uma visão privilegiada e vasta. Sendo assim, o profissional com perfil comportamental águia sempre trará soluções e práticas inovadoras para a empresa. Costuma ter uma boa visão geral da situação, usando sua intuição e sua criatividade para fazer a diferença no mercado.

É importante lembrá-lo a todo momento que, apesar de novas ideias serem uma boa opção, as atividades do dia precisam ser feitas e é preciso foco para executá-las.

 

Perfil Lobo (Organizador)

O lobo tem como características de personalidade ser fiel à sua matilha, ser meticuloso e organizado. Assim, a pessoa que se encaixa na personalidade Lobo costuma ser metódica e organizada. Realiza suas tarefas de forma planejada, definindo regras e com responsabilidade.

Todavia, devido a tantos  planejamentos, as mudanças e os riscos não costumam ser bem-vindos.

 

Método DISC

O teste DISC é um método de avaliar o comportamento de certa pessoa em determinado lugar. Ele não leva em consideração a personalidade, mas sim como cada um age nas situações apresentadas pelo teste.

Na avaliação, a pessoa classifica as respostas de 1 a 4, sendo 4 a resposta com maior identificação e 1 a que menos se identifica. Os perfis são segmentados em Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

 

Dominância

A predominância ou alta pontuação no fator "D" apresenta pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios. São descritas como egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas e determinadas.

Com baixas pontuações “D”, encontram-se pessoas discretas, conservadoras, pacíficas, precavidas, realistas e modestas.

 

Influência

No caso de pessoas com altos índices de "I", temos um perfil que envolve características como persuasão, entusiasmo, comunicação e otimismo. Costumam ser emocionais e gostam de influenciar através de conversas.

Observa-se que pessoas com baixos níveis de “I” influenciam com fatos e de forma direta, sem longas conversas. São descritos como reflexivos, seletivos, factuais, recatados, desconfiados, pessimistas.

 

Estabilidade

Nesse perfil, a alta pontuação em "S"  representa pessoas pacientes, confiáveis, leais, gentis, previsíveis e calmas. Preferem um ritmo constante, padrões, segurança e não gostam de mudanças súbitas.

A contraponto, baixas pontuações em "S" apontam gosto por variedades e mudanças. No geral, podem ser descritos como móveis, inquietos, impetuosos, espontâneos, impacientes e até mesmo impulsivos.

 

Conformidade

Pessoas que apresentam uma predominância no níveis de "C" tendem a aderir regras, regulamentos e padrões. Gostam de atuar com qualidade e fazer certo desde a primeira vez. São descritas como disciplinadas, cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas.

Porém, a baixa pontuação em "C" aponta que a pessoa gosta de desafiar regras e busca independência. São descritas como independentes, obstinadas, voluntariosas, teimosas, rebeldes, arbitrárias e indiferentes a detalhes.

E aí, você sabe qual seu perfil profissional? Com o Teste DISC: Descubra seu perfil profissional você pode conhecer um pouco mais sobre suas próprias características e trabalhar seus pontos fortes. Não perca tempo e clique abaixo!

 

TESTE DISC: Descubra seu perfil profissional

 

Eneagrama

 

Outro Teste de Perfil muito utilizado é o Eneagrama. Ele leva em consideração a personalidade da pessoa, e subdivide suas características em 9 tipos.

São eles: (1) Perfeccionista, (2) Prestativo, (3) Bem-sucedido, (4) Individualista, (5) Observador, (6) Questionador, (7) Sonhador, (8) Confrontador e (9) Pacifista. Porém, encontram-se algumas diferenciações nas nomenclaturas, dependendo do teste.

Para fazer o teste eneagrama e saber em qual desses 9 tipos você se encaixa, clique aqui.

 

Descubra Seus Pontos Fortes

 

Esse teste de personalidade é um dos mais famosos no ramo empresarial e Recursos Humanos, por ser proveniente do livro com o mesmo nome, escrito por Marcus Buckingham e Donald O. Clifton.

A metodologia utilizada pelo instituto Gallup busca entender e destacar os pontos fortes dos profissionais, para que suas habilidades sejam melhor aproveitadas e que os pontos de melhoria possam ser trabalhados.

No caso desse teste, é necessário comprar o livro Descubra seus pontos fortes. Porém, é um bom investimento para potencializar suas atividades e se destacar entre os demais.

 

Teste Comportamental x Teste de Temperamento

 

Apesar de não ser tão utilizado nas seleções de empresas, também temos como avaliação pessoal o Teste de Temperamento. Ele deriva da Teoria Humoral, que segmenta os quatro humores/perfis psicológicos em Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.

Quer saber mais sobre as particularidades de cada um desses humores? Leia nosso artigo Os 4 tipos de temperamento, suas características e como aproveitá-las em sua organização!

A teoria foi adaptada e aperfeiçoada por outros pesquisadores ao longo dos anos, ganhando outros nomes e divisões. A exemplo, temos a Tipologia Myers-Briggs (MBTI), que classifica as ações (Extrovertido e Introvertido - E/I), as funções (Sensoriais e Intuitivos - S/N; Racionalistas e Sentimentais - T/F) e o estilo de vida (Julgadores e Perceptivos - J/P).

Assim, um bom Teste de Perfil mescla essas avaliações. De acordo com o site 9Types, temos essa relação entre a Tipologia Myers-Briggs e o Teste de Perfil Comportamental (DISC):

  • ISTJ: C muito elevado, D e S moderados, I muito baixo

  • ISFJ: S elevado e C elevado, D e I baixos

  • ISTP: S, D e C moderados, I baixo

  • ISFP: S muito elevado, I e C moderados, D muito baixo

  • INTJ: D e C muito elevados, S baixo, I muito baixo

  • INTP: S, D e C moderados, I baixo

  • INFJ: S, C e I moderados, D baixo

  • INFP: S e I elevados, C e D baixos

  • ESTJ: D e C elevados, I e S baixos

  • ESFJ: I, S e C moderados, D baixo

  • ESTP: D elevado, I moderado, C e S baixos

  • ESFP: I elevado, S moderado, C e D baixos

  • ENTJ: D muito elevado, I e C moderados, S muito baixo

  • ENFJ: I e D elevados, C e S baixos

  • ENTP: D e I elevados, C e S baixos

  • ENFP: I muito elevado, D e S moderados, C muito baixo

Se você deseja realizar gratuitamente um Teste de Perfil utilizando a Tipologia Myers-Briggs, clique aqui.

 

Importância do Teste de Perfil nas empresas

 

Os cargos de uma empresa e até o mesmo cargo em empresas diferentes, podem requerer perfis diferentes, de acordo com a cultura da empresa e do que ela espera do profissional.

Sendo assim, não se almeja prever o futuro, determinando que certa pessoa será a melhor opção entre as demais e que nunca trará problemas. Entretanto, o Teste de Perfil Comportamental tenta selecionar o candidato de forma mais refinada e alinhada ao comportamento que se encaixa com a vaga, trazendo resultados mais precisos.

Com ele, também é possível fazer o direcionamento de cargos, para que não se perca um grande profissional, com excelente currículo, por alocá-lo em uma vaga inadequada.

 

Quero aprender mais sobre processo seletivo!

 

Agora que você já tem uma ideia dos tipos de teste de perfil que podem ser utilizados para avaliar sua aderência ao cargo e empresa, que tal aprender a como se portar nas outras etapas de um processo seletivo?

Nós temos uma série de artigos para te ajudar nessa preparação. Não perca tempo e leia já!

Se quiser acelerar seu conhecimento sobre processos seletivos e saber como se dar bem, inscreva-se já no nosso curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo. Descubra o que fazer e como se portar em todas as etapas e fique mais próximx de sua aprovação :)

 

Curso Como ter sucesso em processo seletivo

 

O que você achou do artigo? Comente o resultado dos seus testes e se está se sentindo mais confiante para o próximo processo seletivo :)