Conhecer os tipos de perfil e em qual você se encaixa é essencial para sua carreira e vida pessoal. Mas como identficar minhas características e encontrar meus pontos fortes (e também os fracos)?

Os testes de perfil podem auxiliar nessa tarefa, e existem vários deles. Aqui, vou te mostrar os mais utilizados nas seleções de empresas, assim você fica mais familiarizado com as situações e linguagens que serão utilizadas.

No final do artigo, disponibilizei o Teste DISC, que é utilizado aqui na Voitto na seleção dos candidatos. Mas calma, garanto que você não vai se arrepender de ler todo o artigo ao invés de pular para o final!

 

Teste de Perfil Comportamental (Teste dos Bichos)

 

Esse teste especula em qual perfil o candidato se encaixa de acordo com a classificação Gato (Comunicador), Tubarão (Executor), Águia (Idealizador) e Lobo (Organizador).

Realizando o teste com respostas sinceras e que melhor demonstram suas habituais ações, fica mais fácil para a empresa identificar se o candidato se identifica com a vaga oferecida.

Para fazer esse Teste de Perfil, clique aqui.

 

Gato (Comunicador)

 

Brincalhão, carismático e carinhoso, o Gato representa o perfil que abrange os profissionais que preferem trabalhar em equipe, com muita colaboração e de forma harmônica. No geral, são pessoas fáceis de lidar, extrovertidos e persuasivos.

Porém, necessitam de atenção e aceitação da equipe, além do reconhecimento de seus superiores.

 

Tubarão (Executor)

 

Determinado e focado, não é à toa que o tubarão está no topo da cadeia alimentar. O perfil Tubarão compreende as pessoas que são mais ligadas ao desafio, múltiplas funções e foco no resultado.

Executam suas funções de forma organizada, com rapidez e qualidade. Contudo, sendo bastantes auto suficientes, o trabalho em grupo pode ser um empecilho.

 

Águias (Idealizador)

 

A Águia enxerga longe, possui uma visão privilegiada e vasta. Sendo assim, o profissional com esse perfil sempre trará soluções e práticas inovadoras para a empresa. Costuma ter uma boa visão geral da situação, usando sua intuição e sua criatividade para fazer a diferença no mercado.

É importante lembrá-lo a todo momento que, apesar de novas ideias serem uma boa opção, as atividades do dia precisam ser feitas e é preciso foco para executá-las.

 

Lobo (Organizador)

 

O lobo é fiel à sua matilha, meticuloso e organizado. Assim, a pessoa que se encaixa no perfil Lobo costuma ser metódica e organizada. Realiza suas tarefas de forma planejada, definindo regras e com responsabilidade.

Todavia, devido a tantos planejamentos, as mudanças e os riscos não costumam ser bem-vindos.

 

Teste DISC

 

O teste DISC é um método de avaliar o comportamento de certa pessoa em determinado lugar. Ele não leva em consideração a personalidade, mas sim como cada um age nas situações apresentadas pelo teste.

Na avaliação, a pessoa classifica as respostas de 1 a 4, sendo 4 a resposta com maior identificação e 1 a que menos se identifica. Os perfis são segmentados em Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

 

Dominância

 

A predominância ou alta pontuação no fator "D" apresenta pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios. Descritas como egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas e determinadas.

Porém, com baixas pontuações “D” encontram-se pessoas discretas, conservadoras, pacíficas, precavidas, realistas e modestas.

 

Influência

 

No caso de pessoas com altos índices de "I", temos um perfil que envolve características como persuasão, entusiasmo, comunicação e otimismo. Costumam ser emocionais e gostam de influenciar através de conversas.

Observa-se que pessoas com baixos níveis de “I” influenciam com fatos e de forma direta, sem longas conversas. São descritos como reflexivos, seletivos, factuais, recatados, desconfiados, pessimistas.

 

Estabilidade

 

Nesse perfil, a alta pontuação em "S"  representa pessoas pacientes, confiáveis, leais, gentis, previsíveis e calmas. Preferem um ritmo constante, padrões, segurança e não gostam de mudanças súbitas.

A contraponto, baixas pontuações em "S" apontam gosto por variedades e mudanças. No geral, podem ser descritos como móveis, alertas, inquietos, impetuosos, espontâneos, impacientes e até mesmo impulsivos.

 

Conformidade

 

Pessoas que apresentam uma predominância no níveis de "C", tendem a aderir regras, regulamentos e padrões. Gostam de atuar com qualidade e fazer certo desde a primeira vez. São descritas como disciplinadas, cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas.

Porém, a baixa pontuação em "C" aponta que a pessoa gosta de desafiar regras e busca independência. São descritos como independentes, obstinados, voluntariosos, teimosos, rebeldes, arbitrários e indiferentes a detalhes.

 

Eneagrama

 

Outro Teste de Perfil muito utilizado é o Eneagrama. Ele leva em consideração a personalidade da pessoa, e subdivide suas características em 9 tipos.

São eles: (1) Perfeccionista, (2) Prestativo, (3) Bem-sucedido, (4) Individualista, (5) Observador, (6) Questionador, (7) Sonhador, (8) Confrontador e (9) Pacifista. Porém, encontram-se algumas diferenciações nas nomenclaturas, dependendo do teste.

Para fazer esse teste e saber em qual desses 9 tipos você se encaixa, clique aqui.

 

Descubra Seus Pontos Fortes

 

Esse teste de personalidade é um dos mais famosos no ramo empresarial e Recursos Humanos, por ser proveniente do livro com o mesmo nome, escrito por Marcus Buckingham e Donald O. Clifton.

A metodologia utilizada pelo instituto Gallup busca entender e destacar os pontos fortes dos profissionais, para que suas habilidades sejam melhor aproveitadas e que os pontos fracos possam ser trabalhados.

No caso desse teste, é necessário comprar o livro em questão. Porém, é um bom investimento para potencializar suas atividades e se destacar entre os demais.

 

Teste Comportamental x Teste de Temperamento

 

Apesar de não ser tão utilizado nas seleções de empresas, também temos como avaliação pessoal o Teste de Temperamento. Ele deriva da Teoria Humoral, que segmenta os quatro humores em Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.

A teoria foi adaptada e aperfeiçoada por outros pesquisadores ao longo dos anos, ganhando outros nomes e divisões. A exemplo, temos a Tipologia Myers-Briggs, que classifica as ações (Extrovertido e Introvertido - E/I), as funções (Sensoriais e Intuitivos - S/N; Racionalistas e Sentimentais - T/F) e o estilo de vida (Julgadores e Perceptivos - J/P).

Assim, um bom Teste de Perfil mescla essas avaliações. De acordo com o site 9Types, temos a relação entre a Tipologia Myers-Briggs e o DISC:

 

  • ISTJ: C muito elevado, D e S moderados, I muito baixo

  • ISFJ: S elevado e C elevado, D e I baixos

  • ISTP: S, D e C moderados, I baixo

  • ISFP: S muito elevado, I e C moderados, D muito baixo

  • INTJ: D e C muito elevados, S baixo, I muito baixo

  • INTP: S, D e C moderados, I baixo

  • INFJ: S, C e I moderados, D baixo

  • INFP: S e I elevados, C e D baixos

  • ESTJ: D e C elevados, I e S baixos

  • ESFJ: I, S e C moderados, D baixo

  • ESTP: D elevado, I moderado, C e S baixos

  • ESFP: I elevado, S moderado, C e D baixos

  • ENTJ: D muito elevado, I e C moderados, S muito baixo

  • ENFJ: I e D elevados, C e S baixos

  • ENTP: D e I elevados, C e S baixos

  • ENFP: I muito elevado, D e S moderados, C muito baixo

 

Se você deseja realizar gratuitamente um Teste de Perfil utilizando a Tipologia Myers-Briggs, clique aqui.

 

Importância do Teste de Perfil nas empresas

 

Os cargos de uma empresa e até mesmo o mesmo cargo em empresas diferentes, podem requerer perfis diferentes, de acordo com o caráter da empresa e do que ela espera do profissional.

Sendo assim, não se almeja prever o futuro, determinando que certa pessoa será a melhor opção entre as demais e que nunca trará problemas. O que se busca com Teste de Perfil é tentar selecionar de forma mais refinada e alinhada ao comportamento que se encaixa com a vaga, trazendo resultados mais precisos.

Com ele, também é possível fazer o direcionamento de cargos, para que não se perca um grande profissional, com excelente currículo, por alocá-lo em uma vaga inadequada.

 

Você conhece o seu perfil?

 

Como prometido, vamos disponibilizar o Teste DISC que utilizamos aqui na Voitto! Com ele e com os outros testes apresentados, você pode conhecer um pouco mais sobre suas próprias características e trabalhar seus pontos fortes.

Ah! É importante lembrar que tanto nos Testes de Perfil quanto nas entrevistas de emprego, é essencial que você seja sincero e verdadeiro, pois será muito difícil esconder seu real comportamento no dia a dia da empresa!

 

O que você achou do artigo? Comente o resultado dos seus testes e se concorda com eles :)