O que é Sistema Toyota de Produção?
Origem do Sistema Toyota de Produção
Taiichi Ohno e o Kanban
Os 5 pilares do Sistema Toyota de Produção
Confira 5 motivos para aplicar o Sistema Toyota de Produção na sua empresa!
Você quer saber ainda mais sobre o Lean Manufacturing?

Sistema Toyota de Produção (TPS): conheça sua origem e pilares!

O Sistema Toyota de Produção é uma metodologia amplamente utilizada pelos mais variados tipos de empresas. Entenda o porquê.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Sistema Toyota de Produção (TPS): conheça  sua origem e pilares!

Com certeza, em algum momento da sua vida, você já ouviu falar do Sistema Toyota de Produção (TPS). Ele deu origem à filosofia do Lean Manufacturing. Se você quer entender como esse sistema funciona e onde ele se originou, este artigo é para você! Aqui, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é Sistema Toyota de Produção?
  • Origem do Sistema Toyota de Produção
  • Taiichi Ohno e o Kanban
  • Os 5 pilares do Sistema Toyota de Produção
  • Por que aplicar o Sistema Toyota de Produção?

Vamos lá?

O que é Sistema Toyota de Produção?

O Sistema Toyota de Produção (TPS) é uma metodologia desenvolvida pela empresa Toyota e se baseia, inicialmente, em dois pilares: Jidoka e Just in Time. Os principais objetivos desse mecanismo são a redução dos desperdícios e o aumento da produtividade na linha de produção. Dessa forma, é possível reduzir os custos da empresa e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

Origem do Sistema Toyota de Produção

O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Imagine um país com uma pequena extensão territorial, pouca mão de obra e escassez de matéria-prima. Esses são apenas alguns dos problemas que as indústrias japonesas tinham que enfrentar. Então, diante desse cenário, fez-se necessário uma maior eficiência produtiva.


Em busca de contornar todas essas adversidades, a Toyota teve de aprimorar o seu sistema de produção e desenvolveu o TPS. Dessa forma, eles conseguiam produzir o que o mercado demandava, no momento e na quantidade exata. Esse sistema foi aprimorado ao longo das décadas e tornou-se amplamente utilizado ao redor do mundo por empresas dos mais diversos tipos de segmentos.

No tópico a seguir, falaremos um pouco sobre seus principais desenvolvedores. Continue conosco para conhecê-los!

Que tal dar uma olhada em um curso totalmente gratuito que separamos para você?

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Taiichi Ohno e o Kanban

O Taiichi Ohno foi uma das pessoas mais importantes no processo de desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção. Ele atuava como engenheiro na Toyota e tinha a missão de aliar os conceitos Jidoka e Just in Time, para aumentar a produtividade da empresa.


Contudo, ele não parou nessas duas ferramentas. Em uma de suas viagens aos Estados Unidos, Taiichi Ohno percebeu um comportamento curioso nos clientes de um supermercado. As pessoas entravam no estabelecimento, pegavam apenas os produtos necessários, na quantidade necessária e no momento em que eles eram necessários.


Foi a partir dessa observação que o engenheiro da Toyota desenvolveu o Kanban, uma ferramenta que utilizava cartões de informações para limitar o volume da produção de acordo com a demanda do mercado.

Os 5 pilares do Sistema Toyota de Produção

Com o passar dos anos, o Sistema Toyota de Produção (TPS) se apoiou em mais alguns pilares. Dessa forma, ele se tornou ainda mais eficiente. Nos subtópicos abaixo, trouxemos uma explicação mais detalhada sobre cada um dos 5 pilares dessa metodologia, confira!

1. Jidoka

O Jidoka é um mecanismo utilizado para detectar itens que não estão em conformidade com o padrão de qualidade da empresa. Isso é feito por meio de uma automação que, ao detectar um produto defeituoso, pausa a linha de produção. Dessa forma, um operário pode vir até o local e resolver o problema. Essa ferramenta permite que a reparação em algum processo produtivo seja imediata.

2. Just in Time

O Just in Time é uma filosofia que permite uma indústria produzir o produto necessário, na quantidade necessária e no momento necessário. É a demanda do mercado que fará com que a linha de produção se movimente. Dessa forma, é possível evitar a superprodução e reduzir os desperdícios de uma organização. Lembre-se: estoque é dinheiro parado!

3. Heijunka

O Heijunkaé a ferramenta responsável por nivelar a variedade e quantidade dos itens que são produzidos em uma linha de produção, possibilitando tornar o processo produtivo mais previsível. Dessa forma, é possível identificar a quantidade exata dos recursos que serão necessários manter em estoque.

Heijunka

4. Padronização do trabalho

A padronização é responsável por manter o processo produtivo estável. Sendo assim, é possível sempre realizar as mesmas atividades seguindo um único padrão.

Além disso, a padronização permite o desenvolvimento de novos processos ainda mais eficientes, de forma a reduzir o tempo necessário para executar uma determinada atividade.

5. Kaizen

O Kaizen é a filosofia que traz o conceito da melhoria contínua. Esse termo sugere que devemos estar na constante busca pelo aperfeiçoamento, seja na vida profissional ou na vida pessoal. Se você quer entender o Kaizen de forma mais aprofundada, assista ao vídeo abaixo.

Assistiu? Então, vamos para o próximo tópico!

Confira 5 motivos para aplicar o Sistema Toyota de Produção na sua empresa!

Que o Sistema Toyota de Produção é mundialmente reconhecido, isso não é novidade. Mas quais são os principais motivos que levaram empresas nos 4 cantos do mundo a utilizarem essa metodologia? É sobre isso que falaremos nos subtópicos abaixo, confira!

1. Processos rápidos, flexíveis e eficientes

A implantação do Sistema Toyota de Produção proporciona o aumento da velocidade dos processos, muito por conta de suas ferramentas disponíveis que obedecem ao conceito Just in Time: a busca constante por melhores práticas que promovam um fluxo de produção suave e eficiente capaz de suportar a demanda puxada pelo cliente.


O Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM), o programa 5S e as técnicas Kanban e SMEDsão apenas algumas das ferramentas mais utilizadas no ambiente industrial para aumentar a produtividade destes processos por meio da eliminação de desperdícios.

2. Produtos variados, confiáveis e inovadores

Se a primeira razão para a implantação do Sistema Toyota de Produção é resultante da flexibilidade e produtividade dos processos críticos de uma empresa, a segunda é decorrente da sua capacidade de ofertar produtos altamente variados e competitivos. Isto acontece por causa da consistência e autonomia em que esses processos enxutos são operados.


A forma de manter esta condição viva se dá pelo conceito Jidoka, que aliado aos dispositivos, procuram garantir que a linha de montagem esteja cada vez mais capacitada para operar à prova de qualquer erro, já que são eles os geradores de produtos defeituosos.

3. Fluxo operacional estável e ininterrupto

Como vimos até aqui, o Lean Manufacturing, por meio de suas ferramentas, possibilita o alcance de processos extremamente eficientes que geram produtos altamente competitivos, não é verdade? Todo este cenário se revela, então, muito mais justificado para implantar um fluxo de produção puxado pelo cliente.


O conceito do Takt Time é empregado para assegurar que a vilã dos desperdícios enxutos não aconteça: a superprodução. Com isso garantido, os gestores têm uma melhor maneira para implantar melhorias sabendo que os gastos indesejáveis com estoque excessivo, processos ineficientes e produtos defeituosos são cada vez menores.

4. Colaboradores engajados e motivados

A força de trabalho de uma empresa enxuta é considerada como a chave para o sucesso do seu negócio. E isso vai desde o ajudante operacional até o diretor executivo!


A diversidade cultural nessas companhias e a relação de integridade e respeito por parte de cada membro em discutir suas diferentes visões e opiniões é extremamente estimulada, já que diferentes cabeças pensam melhor que uma, não é mesmo?


Ao ingressar em uma empresa que adota o modelo Toyota de Produção, o novo colaborador é costumeiramente apresentado a todos os processos produtivos e administrativos que contemplam a organização.


Tratando-se de cultura enxuta, até mesmo os funcionários do nível mais simples e operacional podem contribuir com suas ideias de melhoria e se tornarem também os agentes de mudança em prol do crescimento competitivo da empresa.

5. Indicadores de desempenho constantemente estimulados

Uma organização que implementa o Sistema Toyota de Produção como seu sistema de gestão sempre busca melhorar: desenvolver produtos mais competitivos, processos mais produtivos, programas de treinamento mais eficazes, deixar seus clientes mais satisfeitos, e por aí vai...


A base desse fundamento peculiar é a filosofia Kaizen, que por meio de sua metodologia objetiva combater todos os desperdícios de uma organização por meio da adoção de práticas e procedimentos mais eficientes e sustentáveis.

Você quer saber ainda mais sobre o Lean Manufacturing?

Nós da Voitto preparamos um presente especial e gratuito para você! Baixe agora nosso Ebook Lean Manufacturing de A a Z, e aprenda tudo sobre essa poderosa ferramenta focada em redução de desperdícios.

Com esse ebook você aprenderá quais são os tipos de desperdícios existentes, quais as métricas Lean, quais as ferramentas de melhoria, como adotar o Lean Manufacturing na sua empresa e muito mais!

Gostou? Clique logo abaixo para fazer o download!

Ebook do Lean Manufacturing de A a Z

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que é e como funciona o Lean Manufacturing, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Manufacturing?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.