Nos tempos atuais, a maneira como uma empresa realiza seus processos de criação e elaboração de produtos conta muito no mercado. O cliente espera, além de qualidade e preço justo, agilidade na entrega do seu produto final.

Jeff Sutherland, um dos criadores da Metodologia Scrum, definiu a ferramenta framework ágil da seguinte forma: Scrum é uma metodologia ágil designada para adicionar energia, foco, clareza e transparência para o planejamento e implementação”.

Sendo assim, a Metodologia Scrum apresenta uma nova fórmula na execução de projetos, através da elaboração de softwares com conceitos ágeis. 

 

 

São criadas equipes de desenvolvimento para o projeto Scrum, que contam com três divisões importantes, sendo elas: o Time de desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master. Cada parcela desta equipe tem um papel a ser desenvolvido e o sucesso do projeto dependerá da colaboração entre todas as partes. 

Antes de apresentar a função de cada integrante da equipe de desenvolvimento, eu vou deixar pra você uma ótima oportunidade! 

Nós temos um curso gratuito que aborda os princípios, conceitos, eventos, artefatos e certificações Scrum. Então clique no botão abaixo e introduza esse método na sua vida. 

 

 

Agora vamos à imersão!

 

Como é feita a divisão da equipe Scrum?  

 

Product Owner

Dentro da Metodologia Scrum, ele pode ser definido como o dono do produto. Responsável por planejar todas as partes e criar o Product Backlog, este profissional tem o papel de desenvolver o produto de menor valor e deve ser o intermediário entre o cliente e o time de desenvolvimento.

O Product Owner é a referência do seu produto, ele deve saber todas as informações e ser o portal de esclarecimento das dúvidas que possam surgir no processo de criação, além de ser o link da equipe Scrum com o restante da organização. 

 

 

Time de desenvolvimento

O time de desenvolvimento, que aplica a Metodologia Scrum, desenvolve e cria o produto, além disso, fica responsável pela análise de requisitos, testes e validações, implementação e manutenção de software.

É recomendável que esta equipe seja formada por pequenos grupos de pessoas, o que facilitará a comunicação e o desenvolvimento de auto-organização entre todos os membros da equipe. Esta característica do time de desenvolvimento é muito relevante, pois cria profissionais independentes para a execução das tarefas. 

 

 

Scrum Master

Dentro da Metodologia Scrum, é um dos cargos mais importantes. Conhecido como facilitador da equipe, o Scrum Master é o profissional exemplo de aplicação dos métodos ágeis. Ele é o responsável por conduzir a Daily Scrum e remover qualquer impedimento que possa aparecer durante a realização de cada Sprint.

Esse profissional precisa ser neutro para conseguir criar uma independência e potencializar o trabalho da equipe. Além de ser proativo e disposto, para auxiliar o time Scrum no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional

 

 

E aí, entendeu como é composto um time de desenvolvimento que segue a metodologia ágil? Então continue neste artigo, que agora vou listar pra você os fatores críticos para a aplicação deste método na sua vida.

Vamos lá!

 

5 fatores para o sucesso da Metodologia Scrum 

 

1. Equipes auto-organizadas 

Para a Metodologia Scrum, a construção de projetos em torno de indivíduos motivados proporciona ambiente e suporte necessário para realizarem o seu trabalho. 

O time Scrum precisa ter habilidades técnicas e ser totalmente capaz de executar mudanças. Durante a realização das Sprints, que são feitas durante o começo do dia e com tempo médio de 15 minutos, é definida a Sprint Backlog.

Essa lista auxilia o trabalho do time de desenvolvimento; através dela são definidas as prioridades das tarefas que devem ser seguidas, e equipes que são auto-organizadas conseguem ter autonomia para a realização das etapas da maneira mais eficiente.

 

2. Planejamento de etapas

As metas e processos devem ser bem definidos, e, mais do que isso, precisam ser cumpridos no tempo estimado.

O Product Owner é essencial nesse processo, pois, sendo o link entre o cliente e a equipe, ele deve garantir a execução das tarefas no prazo estimado e de acordo com as necessidades e preferências do cliente.

A equipe de desenvolvimento ágil precisa entender o conceito de pronto dentro do projeto. É importante essa interpretação, pois vai definir o incremento de produto potencializado e adequado ao ambiente, tendo a consciência de que cada etapa deve seguir os métodos ágeis.

 

3. Comunicação entre o time de desenvolvimento

Um bom projeto guiado pela Metodologia Scrum não funciona sem uma boa comunicação. 

Assimetria de informação não deve ter espaço dentro de um projeto Scrum, pois o ambiente de confiança que precisa existir dentro da equipe de desenvolvimento pode ser destruído caso uma pessoa deixe de divulgar alguma informação relevante. 

O Scrum Master e o Product Owner precisam estar bem alinhados em planejamento e etapas. Por serem os principais pensadores e responsáveis pelas parcelas e pela execução do produto, qualquer agenda oculta pode interromper o andamento eficiente dos processos. 

Além disso, o ambiente em que a equipe atua precisa ser harmonioso e confiável. Deve proporcionar um bom clima profissional e permitir que todos os indivíduos fiquem próximos fisicamente, abrangendo a rede de comunicação e discussão de ideias. 

 

4. Contratação de consultoria 

É relevante ter dentro do projeto uma pessoa que ofereça uma visão externa dos planejamentos e que preste auxílio para a execução. 

Conhecido como Agile Coach, esse profissional possui responsabilidades específicas ajudando a equipe Scrum.

Ele participa do planejamento da Sprint, assiste a pelo menos uma Daily Scrum por semana, e precisa ter disponibilidade de duas horas semanais para fornecer assistência à equipe orientada. 

Esse profissional pode se mover de equipe para equipe, criando um ambiente favorável de trabalho por onde passar. 

 

5. Flexibilidade nas etapas

Impedimentos e mudanças podem ocorrer durante o processo de produção; a flexibilidade tem de ser trabalhada pela equipe de desenvolvimento. 

A Metodologia Scrum é um framework usado para o desenvolvimento de software, que é uma ferramenta que pode atingir uma funcionalidade específica depois de configurada, durante a programação. 

A Sprint é a atividade que deve ser realizada em um determinado período de tempo por cada membro do time Scrum. Ela é pensada a partir do Product Backlog e seu desempenho deve ser acompanhado nas Sprints

Durante as Sprints podem acontecer mudanças no planejamento das etapas determinadas na Sprint Backlog, e saber aceitar as mudanças e ser flexível deve ser uma característica de todos os indivíduos do time de desenvolvimento. 

 

Chegou a hora da ação!

 

Você conheceu a divisão para uma equipe de desenvolvimento, quais os principais papéis de cada membro que constitui esse time e quais os fatores que garantem o sucesso da Metodologia Scrum

Mas você sentiu que precisa de mais sobre Metodologia Scrum e quer começar agora? Eu vou deixar pra você algumas dicas de leitura sobre o assunto. É só clicar nos links abaixo!

 

Preparado para começar? 

 

Agora que você já está mais informado e por dentro da Metodologia Scrum, que tal você começar a sua especialização? Nós oferecemos um curso completo para a sua formação Scrum Master.

O curso de Scrum Master EXIN, da Voitto, aborda os fundamentos essenciais desse método, preparando você para atuar como facilitador e potencializador do trabalho de todos os integrantes do time Scrum.

Então não perca essa oportunidade, garanta sua vaga no mercado de trabalho. 

Gostou do nosso artigo? Conseguiu todas as informações que você procurava? Deixe seu feedback para a gente!