O que é Scrum?
DICA DE OURO!
Como um profissional certificado atua no Scrum?
Como um curso de Scrum poderá agregar valor na minha carreira profissional?
Como o Scrum resolve as dores do mercado?
Qual curso de Scrum escolher?
Se você chegou até aqui, eu tenho algo para te falar…

Veja agora por que fazer um curso de Scrum!

Entenda por que o curso de Scrum pode ser um diferencial curricular no mercado de trabalho e tire suas dúvidas sobre certificações em metodologias ágeis.

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
Veja agora por que fazer um curso de Scrum!

Você já até pensou em fazer um curso de Scrum, mas ainda tinha algumas dúvidas? Ou conheceu o método há pouco e está se preparando para dar o próximo passo?


Em qualquer dos casos, este artigo vai te dizer o que é um curso de Scrum, o que faz um profissional que usa as metodologias ágeis e porquê fazer este curso. Você também conhecerá os tipos de certificações que são usadas no mercado e como elas podem mudar a sua carreira profissional!


Continue com a gente!

O que é Scrum?

O framework Scrumé um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.


Uma das grandes características da metodologia Scrum é a sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências que possam surgir durante um projeto, devido a capacidade dessa metodologia em tornar os processos mais claros, por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes.

DICA DE OURO!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Agora vou te mostrar quais são os papéis desempenhados dentro da metodologia Scrum.

Como um profissional certificado atua no Scrum?

Existem vários papéis que são desempenhados dentro de um projeto Scrum. O diferencial deste método é dividir os profissionais certificados em suas respectivas qualificações.


No curso de Scrum, esta divisão acontece da seguinte forma: existe o Scrum Master, reconhecido como líder servil do projeto. É o profissional mais qualificado da equipe, por conhecer e disseminar todos os ensinamentos ágeis.


Além disso, o curso Scrum garante, ao profissional certificado, habilidades para ser o mediador da equipe, que mantém a boa comunicação entre as partes envolvidas e evita o fracasso das etapas do projeto.


O segundo elemento de um Scrum Teamé o Product Owner, profissional reconhecido como o dono do produto. Ele é o mediador entre o cliente e o time de desenvolvimento e tem a função de montar o Product Backlog , definido como uma lista de requisitos para o produto de acordo com o cliente.


Como último elemento do time temos o Development Team, responsável por executar as etapas definidas para a Sprint Backlog.


Este profissionais precisam ser multidisciplinares, além disso, auto-organizados e que saibam planejar e executar tarefas com autonomia. Um curso Scrum te capacita nas habilidades necessárias para ocupar um cargo em uma equipe Scrum.

Como um curso de Scrum poderá agregar valor na minha carreira profissional?

Encontrar profissionais que detém os conhecimentos do gerenciamento ágil de projetos é o que as empresas buscam no mercado a todo momento. Portanto, ao realizar um curso de Scrum, você estará apto e capacitado a entender esses requisitos do mercado de trabalho, agregando valor na sua carreira profissional.


Cada vez mais, a agilidade na elaboração de um projeto torna-se indispensável, pois o cliente busca por eficiência e menor custo, mas não dispensa qualidadee comprometimento. Desse modo, um curso Scrum possibilita ao profissional o conhecimento de como planejar uma lista com os requisitos do produto, de acordo com a necessidade do cliente, de modo a reduzir ao máximo os custos operacionais, fazendo entregas de altíssima qualidade.


Deste modo, profissionais que sabem priorizar as entregas de requisitos, proporcionam uma boa comunicação entre a equipe e entendem a definição prontamente, acabam encontrando facilmente um espaço de importância em lugares que buscam eficiência em seus projetos.


Se esses motivos ainda não são suficientes para que você se interesse em fazer um curso de Scrum, acompanhe o próximo tópico!

Como o Scrum resolve as dores do mercado?

O curso de Scrum forma um profissional que sabe fazer planejamento, que prioriza a ordem das etapas de modo a reduzir custos operacionais, entende de conhecimento estratégico de trabalho e, além disso, sabe adaptar projetos para atender a maior rede de clientes possível.


Uma certificação nesta área abre portas em entrevistas e garante uma imagem de aprimoramento contínuo.


Outro ponto a se considerar, é que um profissional certificado em Scrum consegue desenvolver a comunicação entre as diferentes partes envolvidas em um projeto.


Uma pesquisa realizada pela PMI (Project Management Institute Brasil) mostrou que, para 76% das empresas, o principal motivo para o fracasso consiste na falha de comunicação.


Outro dado da mesma pesquisa mostra que 71% das empresas têm problemas de comunicação, afetando assim o cumprimento de prazos e levando o projeto ao fracasso. Outras 70% culpam as constantes mudanças de escopo.


A pesquisa deixa explícita a necessidade da presença de líderes que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, de forma que a comunicação entre as partes envolvidas no projeto seja adequada e alinhada com esses objetivos. São essas características que um profissional com certificação Scrum consegue desempenhar.

Qual curso de Scrum escolher?

Existem quatro certificações para curso de Scrumque são famosas no mercado. As duas primeiras que irei citar são certificações que lhe garantem um leque maior de conhecimento sobre as metodologias ágeis. Em seguida, vou falar de duas certificações que são mais focadas no Scrum.


Portanto, para te ajudar a escolher o curso certo, primeiro é necessário observar quais são seus objetivos e determinar qual foco é o mais adequado para você.


Mas fica calmo, vou listar para você quais os tipos de cursos de Scrum estão disponíveis no mercado. Confira a seguir!

Cursos de Scrum

Para um melhor direcionamento, iremos elencar os melhores cursos do mercado para a metodologia Scrum. Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos nesse framework, acompanhe a lista abaixo:

1. Agile Scrum Master - ASM

O curso de Scrum ASM oferece uma certificação que valida tanto as habilidades quanto o conhecimento dos métodos ágeis e do framework Scrum. É recomendável que seja feita depois da ASF ou de outro curso Scrum, por ser uma continuidade na especialização profissional da metodologia ágil.

2. PMI

O curso PMI (Project Management Institute) oferece um excelente diferencial no currículo com a certificação Agile Practitioner. É direcionada para profissionais que desejam ser certificados como gerente de projeto e têm experiência na área, contendo alguns requisitos para a realização do curso.


O objetivo do curso é formar profissionais que tenham conhecimento mais geral da metodologia ágil, não só do projeto Scrum. Além disso, a renovação da sua certificação deve ser feita a cada três anos.

3. Scrum.org

A Scrum.org oferece três tipos de cursos de Scrum e, de longe, o PSM (Professional Scrum Master) é o mais famoso.


Eles contam com certificações que não precisam ser renovadas. Além disso, o exame para formação é bem rigoroso e conta com prova e material didático em inglês, por ter certificação mundialmente reconhecida.


Os tipos de certificações são:

  • Professional Scrum Master (PSM): o curso Scrum prepara um profissional que sabe trabalhar com times ágeis, dissemina o conhecimento da metodologia e sabe coordenar equipes
  • Professional Scrum Product Owner (PSPO): ensina habilidades para o profissional trabalhar com cliente, que sabe ordenar uma lista de requisitos de um projeto Scrum

Professional Scrum Developer (PSD): certifica profissionais para o time de desenvolvimento e possibilita habilidades de trabalho em equipe .

4. Scrum Alliance

A Scrum Alliance foi pioneira na difusão dos métodos ágeis. Criada em 2001, ela oferece 10 diferentes tipos de certificações, inclusive de formação para Coach e para profissionais que desejam disseminar a metodologia ágil.


Entre as certificações oferecidas pela Scrum Alliance, as mais conhecidas são a CSM (Certified Scrum Master) e CSD (Certified Scrum Developer). Além destas, é oferecido um curso de Scrum que garante, aos profissionais, habilidades para ministrar os treinamentos exigidos pela CSM, com certificação.


Ademais, o curso de da Scrum Alliance é indicado para profissionais que não têm bagagem de conhecimento ampla sobre métodos ágeis e pretendem ter uma certificação de longo prazo, além disso, devem dispor de tempo, pois o curso de 16 horas é presencial, mas a prova poderá ser feita online.

Se você chegou até aqui, eu tenho algo para te falar…

O curso de Scrum, que ensina as práticas para gerenciamento de projetos, lhe garante a oportunidade de estar preparado para usar a ferramenta que mais cresce no Brasil e que pode ser aplicada nas mais diversas áreas.


Então, para alavancar a sua carreira profissional, vou te apresentar nosso curso preparatório para a Certificação Agile Scrum Master, com tudo que você precisa para ser certificado com a EXIN.


Vivemos um mundo marcado pelas mudanças constantes, com novas tecnologias e novos modelos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Logo, para lidar com tudo isso, é preciso ser adaptável e ágil, características que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pesando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN que te tornará o potencializador da implementação e execução do Ágil! Ou seja, com o intuito de te qualificar, separamos questões comentadas, simulados e experiências do consultor que ajudarão no seu aprendizado das práticas deste framework!

Se você deseja estar preparado para o exame de certificação, inscreva-se agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN

Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.