Você já até pensou em fazer um curso de Scrum, mas ainda tinha algumas dúvidas? Ou conheceu o método há pouco e está se preparando para dar o próximo passo?

Em qualquer dos casos, esse artigo vai te dizer o que é um curso de Scrum, o que faz um profissional que usa as metodologias ágeis e por que fazer este curso. Além de explicar os tipos de certificações que são usadas no mercado. 

Você vai entender como o certificado de participação Scrum pode mudar sua carreira profissional.

 Continue com a gente!

 

O que é um curso de Scrum?

 

O framework Scrum é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Mas como a carga horária do curso de Scrum poderá agregar valor na minha carreira profissional?

Cada vez mais, a agilidade na elaboração de um projeto torna-se indispensável. Pois o cliente busca por eficiência e menor custo, mas não dispensa qualidade e comprometimento. 

Ao mesmo tempo, encontrar profissionais que detém os conhecimentos do gerenciamento ágil de projetos é o que as empresas buscam no mercado a todo momento. 

Deste modo, profissionais que sabem priorizar as entregas de requisitos, proporcionam uma boa comunicação entre a equipe e entendem a definição prontamente, encontram facilmente um espaço de importância em lugares que buscam eficiência em seus projetos. 

Ficou interessado no curso de Scrum? Começou a entender qual a importância desta certificação na sua vida? Então continue com a gente que tem mais!

Já quer começar o seu curso de Scrum

A Voitto preparou para você um curso GRATUITO de introdução ao Agile Scrum. Ele oferece um passo a passo do que você deve fazer para implantar o Scrum em seus projetos, trata e comenta diversas questões preparatórias para exames de certificação Scrum.

Não perca esta oportunidade! Clique e se inscreva! 

 


 

 

O que faz um Scrum

 

Existem vários papéis que são desempenhados dentro de um projeto Scrum. O diferencial deste método é dividir os profissionais certificados em suas respectivas qualificações.

No curso de Scrum, esta divisão acontece da seguinte forma: existe o Scrum Master, reconhecido como líder servil do projeto. É o profissional mais qualificado da equipe, por conhecer e disseminar todos os ensinamentos ágeis.

Além disso, o curso Scrum garante, ao profissional certificado, habilidades para ser o mediador da equipe, que mantém a boa comunicação entre as partes envolvidas e evita o fracasso das etapas do projeto.

 


 

O segundo elemento de um time Scrum é o Product Owner, profissional reconhecido como o dono do produto. Ele é o mediador entre o cliente e o time de desenvolvimento e tem a função de montar o Product Backlog, definido como uma lista de requisitos para o produto de acordo com o cliente. 

Um curso Scrum possibilita ao profissional o conhecimento de como planejar uma lista com os requisitos do produto, de acordo com a necessidade do cliente, de modo a reduzir ao máximo os custos operacionais.

Como último elemento do time Scrum temos o Development Team, responsável por executar as etapas definidas para a Sprint Backlog.

 


 

Este profissional precisa ser multidisciplinar, além disso, auto organizado e que saiba planejar e executar tarefas com autonomia. Um curso Scrum te capacita com habilidades necessárias para ocupar um cargo em uma equipe Scrum.

 

Por que fazer um curso de Scrum

 

Uma pesquisa realizada pela PMI (Project Management Institute Brasil) mostrou que, para 76% das empresas, o principal motivo para o fracasso consiste na falha de comunicação. 

Outro dado da mesma pesquisa mostra que 71% das empresas têm problema de comunicação, que afeta o cumprimento de prazos e leva o projeto ao fracasso. E 70% culpam as constantes mudança de escopo. 

A pesquisa revela que identificar as necessidades para a produção é uma etapa importante para a finalização do projeto. Além disso, deixa explícito a necessidade da presença de líderes que estão alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

O curso de Scrum forma um profissional que sabe fazer planejamento, que prioriza a ordem das etapas de modo a reduzir custos operacionais, entende de conhecimento estratégico de trabalho e, além disso, sabe adaptar projetos para atender a maior rede de clientes possível. 

 

Quais são as certificações Scrum

 

Uma certificação abre portas em entrevista e garante uma imagem de aprimoramento contínuo. Além disso, os profissionais que fazem o curso de Scrum recebem mais por terem conhecimento da gestão de projetos ágil.

Para te ajudar a escolher o curso certo, primeiro é necessário observar quais são seus objetivos, pois existem diferentes certificações para o curso de Scrum. Sendo algumas mais direcionadas no desenvolvimento da metodologia ágil e outras mais focadas na prática Scrum

Mas fica calmo, vou listar para você quais os tipos de cursos de Scrum estão disponíveis no mercado.

 

Tipos de cursos de Scrum

 

Existem quatro certificações para curso de Scrum que são famosas no mercado. As duas primeiras que irei citar são certificações que lhe garantem um leque maior de conhecimento sobre as metodologias ágeis; em seguida, vou falar de duas certificações que são mais focadas no Scrum. Acompanha aí!

 

 

 

 

EXIN 

A EXIN pode ser considerada uma das certificações mais completas do mercado. Ela oferece um diferencial competitivo por lidar também com outros métodos ágeis. 

Para a certificação é necessário treinamento, e o melhor, a certificação não precisa ser renovada.

Existem duas opções de cursos: 

 

  • Agile Scrum Foundation - ASF 

Este curso de Scrum oferece uma certificação que valida o conhecimento de um profissional na combinação das metodologias ágeis com as práticas Scrum. Não é necessário um nível de conhecimento alto, porém, cabe o entendimento dos candidatos quanto aos principais conceitos e suas aplicações.

 

  • Agile Scrum Master - ASM

O curso de Scrum ASM oferece uma certificação que valida tanto as habilidades quanto o conhecimento dos métodos ágeis e do framework Scrum. É recomendável que seja feita depois da ASF ou de outro curso Scrum, por ser uma continuidade na especialização profissional da metodologia ágil.  

 

PMI

O curso PMI (Project Management Institute) oferece um excelente diferencial no currículo com a certificação Agile Practitioner. É direcionada para profissionais que desejam ser certificados como gerente de projeto e têm experiência na área, contendo alguns requisitos para a realização do curso.  

O objetivo do curso é formar profissionais que tenham conhecimento mais geral da metodologia ágil, não só de projeto Scrum. Além disso, a renovação da sua certificação deve ser feita a cada três anos. 

 

Scrum.org

A Scrum.org oferece três tipos de cursos de Scrum e, de longe, o PSM (Professional Scrum Master) é o mais famoso.

Eles contam com certificações que não precisam ser renovadas. Além disso, o exame para formação é bem rigoroso e conta com prova e material didático em inglês, por ter certificação mundialmente reconhecida. 

Os tipos de certificações são:

Professional Scrum Master (PSM): o curso Scrum prepara um profissional que sabe trabalhar com times ágeis, dissemina o conhecimento da metodologia e sabe coordenar equipes;

Professional Scrum Product Owner (PSPO): ensina habilidades para o profissional trabalhar com cliente, que sabe ordenar uma lista de requisitos de um projeto Scrum;

Professional Scrum Developer (PSD): certifica profissionais para o time de desenvolvimento Scrum e possibilita habilidades de trabalho em equipe; e 


 

Scrum Alliance

A Scrum Alliance foi pioneira na difusão dos métodos ágeis; criada em 2001 pelos desenvolvedores do framework Scrum, ela oferece 10 diferentes tipos de certificações, inclusive de formação para Coach e para profissionais que desejam disseminar a metodologia ágil.

Entre as certificações oferecidas pela Scrum Alliance, as mais conhecidas são a CSM (Certified Scrum Master) e CSD (Certified Scrum Developer). Além destas, é oferecido um curso de Scrum que garante, aos profissionais, habilidades para ministrar os treinamentos exigidos pela CSM, com certificação Scrum Trainer

Ademais, o curso de Scrum da Scrum Alliance é indicado para profissionais que não têm bagagem de conhecimento ampla sobre métodos ágeis e pretendem ter uma certificação de longo prazo, além disso, devem dispor de tempo, pois o curso de 16 horas é presencial, mas a prova poderá ser feita online.

 

Vamos nos especializar? 

 

O curso de Scrum, que ensina as práticas para gerenciamento de projetos, lhe garante a oportunidade de estar preparado para usar a ferramenta que mais cresce no Brasil na área de TI. 

Então, para alavancar a sua carreira profissional, vou te apresentar um curso completo em formação Scrum Master, com tudo que você precisa para ser certificado com a EXIN. 

Como eu citei no artigo, a EXIN disponibiliza uma das certificações mais completas do mercado. Ela é uma empresa holandesa, reconhecida internacionalmente na certificação de profissionais Scrum

O curso de Scrum Master EXIN, da Voitto, aborda os fundamentos essenciais desse método, preparando você para atuar como facilitador e potencializador do trabalho de todos os integrantes do time Scrum

Não perca tempo, seja o diferencial da sua empresa. Seja Voitto!

 

 

Deixe seu feedback sobre o nosso artigo nos comentários e compartilhe com os seus colegas que precisam aprender mais sobre métodos ágeis.