Quem é o Scrum Master?
9 características de um Scrum Master
Dica de ouro!

O que faz um Scrum Master? Conheça todas as características deste líder

Entenda o papel do Scrum Master diante do Scrum Team e quais as características que este profissional precisa ter para executar projetos de Scrum.

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
O que faz um Scrum Master? Conheça todas as características deste líder

Você sabia que o Scrum é uma das metodologias mais conhecidas e procuradas da metodologia ágil? Ele é caracterizado como um framework e foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber para possibilitar a otimização na construção de projetos e produtos.

O método Scrum traz três papéis essenciais para o seu desenvolvimento, que seria o Time de desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master, e possibilita, de uma forma eficiente, uma produção mais flexível, na qual mudanças podem ser feitas durante o processo.


Agora que você já obteve algumas informações sobre a metodologia Scrum e pôde conhecer melhor o método ágil, vamos conhecer mais a fundo quais são as características de um Scrum Master e o que ele representa em um projeto Scrum.

Quem é o Scrum Master?

O Scrum Master é o integrante principal de um Team Scrum, que consiste na equipe de desenvolvimento. Ele é o responsável pelo bom funcionamento do projeto e ajuda a encontrar e resolver os pontos que atrapalham o andamento das atividades.

Podemos dizer que um Scrum Master é um líder técnico da equipe, tendo como principais características as soft skills, que são habilidades de comunicação, facilitação e política, cujo desempenho, muitas vezes, pode apresentar semelhanças com o Agile Coach.

Se quiser saber mais sobre suas soft skills, temos um artigo que mostra quais são as mais procuradas por recrutadores e como desenvolvê-las. Clique e acesse.

Além disso, ele procura ser neutro, possibilitando uma independência dos membros da equipe e garantindo que todos consigam achar soluções sozinhos em sua rotina de trabalho.


Diante disso, o Scrum Master atua como um facilitador do time de desenvolvimento, que orienta e potencializa os integrantes da equipe envolvidos no projeto Scrum. Ele também deve remover os empecilhos que a equipe encontra durante a execução de cada Sprint.

Para o processo de Sprint é feita a criação do Product Backlog, definida como uma lista ordenada de todos os requisitos do produto.

Então, durante o período definido na Sprint, o Scrum Master deve marcar uma reunião diária objetiva chamada de Daily Scrum, com duração média de 15 minutos, geralmente em pé e realizado no início de cada dia de desenvolvimento do projeto.

Agora que você já fez um apanhado geral da metodologia Scrum e já está por dentro do assunto, eu vou listar pra você nove características de um Scrum Master de sucesso.

9 características de um Scrum Master

1. Questionador

Grandes Scrum Masters quase nunca respondem uma pergunta com uma resposta direta. Ele busca uma melhora dos processos através de questionamentos com a equipe. O Scrum Master procura respostas reflexivas para estimular a sua equipe a perceber seus potenciais e promover uma dinâmica de ideias.

2. Conhecedor

O Scrum Master precisa ser referência nos métodos ágeis, apresentando vasto conhecimento nas técnicas de Scrum. Além disso, ele precisa conhecer as técnicas que sua equipe tratará e quais tecnologias serão usadas para a execução do projeto.

3. Colaborativo

Um Scrum Master necessita de habilidade de colaboração, que possibilita mediação entre todas as partes do projeto Scrum. E também estar sempre antenado em oportunidades que possam ajudar os membros da equipe a alcançarem bons resultados em colaboração interna.

4. Protetor

Ele deve ser reconhecido como o guardião do clima da equipe, tendo a função de alcançar um equilíbrio saudável dentro da equipe Scrum e protegê-la dentro do grande contexto de se tomar decisões de negócios economicamente mais robustas.

5. Paciente

Como o papel do Scrum Master não é dar respostas diretas, ele precisa ser paciente e dar tempo para os insights apropriados da equipe Scrum com as questões levantadas.

6. Transparente

Ser uma pessoa que inspira confiança e transparência em todas as formas de comunicação é essencial para um Scrum Master. Dentro de um grupo Scrum não há espaço para agendas ocultas ou meias informações. Além disso, a comunicação transparente deve ser uma característica trabalhada fora do Scrum.

7. Auto-organizado

Característica aplicável e necessária. Cria uma equipe que sabe se organizar para a realização de um objetivo específico, além de gerar uma independência que resulta em um empoderamento da equipe para surgir com ideias e soluções.

8. Saber trabalhar com todas as partes

É essencial que o Scrum Master saiba executar bem o seu papel com relação à equipe. Ele precisa se atentar a qualquer sinal de dificuldade que algum membro possa estar enfrentando e ajudá-lo a passar por essa etapa.

9. Ser próximo

Uma imagem que o Scrum Master não pode ter é de um líder não acessível. Para conseguir realizar o trabalho de um projeto Scrum, o líder precisa ter a confiança da sua equipe e trazê-los para sua rotina e ambiente físico de trabalho, não permitindo que existam interferências de comunicação.

Dica de ouro!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Não deixe essa oportunidade passar, seja um Scrum Master na sua empresa.

Ah, não esqueça de contar pra gente como foi a sua experiência com esse artigo e se surgir alguma dúvida estamos aqui para te ajudar!

Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Master Exin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.