Você sabia que o Scrum é uma das metodologias mais conhecidas e procuradas da metodologia ágil? Ele é caracterizado como um framework e foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber para possibilitar a otimização na construção de projetos e produtos. 

O método Scrum traz três papéis essenciais para o seu desenvolvimento, que seria o Time de desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master, e possibilita, de uma forma eficiente, uma produção mais flexível, na qual mudanças podem ser feitas durante o processo. 

Se você ficou curioso para conhecer mais sobre as ferramentas Scrum e como elas se aplicam na produção de projetos, a Voitto preparou para você um curso gratuito com tudo o que você precisa saber sobre este método ágil.

 


 

Agora que você já obteve algumas informações sobre a metodologia Scrum e pôde conhecer melhor o método ágil, vamos conhecer mais a fundo quais são as características de um Scrum Master e o que ele representa em um projeto Scrum

 

Quem é o Scrum Master?

 

O Scrum Master é o integrante principal de um Team Scrum, que consiste na equipe de desenvolvimento. Ele é o responsável pelo bom funcionamento do projeto e  ajuda a encontrar e resolver os pontos que atrapalham o andamento das atividades. 

Podemos dizer que um Scrum Master é um líder técnico da equipe, tendo como principais características as soft skills, que são habilidades de comunicação, facilitação e política. 

Se quiser saber mais sobre suas soft skills, temos um artigo que mostra quais são as mais procuradas por recrutadores e como desenvolvê-las. Clique e acesse.

Além disso, ele procura ser neutro, possibilitando uma independência dos membros da equipe e garantindo que todos consigam achar soluções sozinhos em sua rotina de trabalho.

 

  

 

Diante disso, o Scrum Master atua como um facilitador do time de desenvolvimento, que orienta e potencializa os integrantes da equipe envolvidos no projeto Scrum. Ele também deve remover os empecilhos que a equipe encontra durante a execução de cada Sprint.

Para o processo de Sprint é feita a criação do Product Backlog, definida como uma lista ordenada de todos os requisitos do produto.

Então, durante o período definido na Sprint, o Scrum Master deve marcar uma reunião diária objetiva chamada de Daily Scrum, com duração média de 15 minutos, geralmente em pé e realizado no início de cada dia de desenvolvimento do projeto. 

Agora que você já fez um apanhado geral da metodologia Scrum e já está por dentro do assunto, eu vou listar pra você nove características de um Scrum Master de sucesso. 

 

9 características de um Scrum Master 

 

1. Questionador 

Grandes Scrum Masters quase nunca respondem uma pergunta com uma resposta direta. Ele busca uma melhora dos processos através de questionamentos com a equipe. O Scrum Master procura respostas reflexivas para estimular a sua equipe a perceber seus insights e promover uma dinâmica de ideias. 

 

2. Conhecedor 

O Scrum Master precisa ser referência nos métodos ágeis, apresentando vasto conhecimento nas técnicas de Scrum. Além disso, ele precisa conhecer as técnicas que sua equipe tratará e quais tecnologias serão usadas para a execução do projeto. 

 

3. Colaborativo

Um Scrum Master necessita de habilidade de colaboração, que possibilita mediação entre todas as partes do projeto Scrum. E também estar sempre antenado em oportunidades que possam ajudar os membros da equipe a alcançarem bons resultados em colaboração interna.

 

4. Protetor

Ele deve ser reconhecido como o guardião do clima da equipe, tendo a função de alcançar um equilíbrio saudável dentro da equipe Scrum e protegê-la dentro do grande contexto de se tomar decisões de negócios economicamente mais robustas.

 

5. Paciente

Como o papel do Scrum Master não é dar respostas diretas, ele precisa ser paciente e dar tempo para os insights apropriados da equipe Scrum com as questões levantadas. 

 

6. Transparente

Ser uma pessoa que inspira confiança e transparência em todas as formas de comunicação é essencial para um Scrum Master. Dentro de um grupo Scrum não há espaço para agendas ocultas ou meias informações. Além disso, a comunicação transparente deve ser uma característica trabalhada fora do Scrum

 

7. Auto-organizado

Característica aplicável e necessária. Cria uma equipe que sabe se organizar para a realização de um objetivo específico, além de gerar uma independência que resulta em um empoderamento da equipe para surgir com ideias e soluções. 

 

8. Saber trabalhar com todas as partes

É essencial que o Scrum Master saiba executar bem o seu papel com relação à equipe. Ele precisa se atentar a qualquer sinal de dificuldade que algum membro possa estar enfrentando e ajudá-lo a passar por essa etapa.  

 

9. Ser próximo

Uma imagem que o Scrum Master não pode ter é de um líder não acessível. Para conseguir realizar o trabalho de um projeto Scrum, o líder precisa ter a confiança da sua equipe e trazê-los para sua rotina e ambiente físico de trabalho, não permitindo que existam interferências de comunicação. 

 

E aí, pronto para se tornar um Scrum Master?

 

Até aqui apresentei para você as principais características de Scrum Master e mostrei um pouco sobre o funcionamento de um projeto Scrum

Vimos qual a importância da aplicação de cada característica para a função deste líder, diante de uma equipe de desenvolvimento.

Agora que você já se encontra mais interessado nesta formação e está preparado para dar um grande passo em sua carreira profissional, trouxemos para você um curso completo sobre tudo que você precisa aprender para obter a sua formação profissional Scrum Master

 

 

Não deixe essa oportunidade passar, seja um Scrum Master na sua empresa. 

Ah, não esqueça de contar pra gente como foi a sua experiência com esse artigo e se surgir alguma dúvida estamos aqui para te ajudar!