A filosofia Lean
Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre a filosofia Lean
O que é o Lean Agile?
Lean Agile: como o Scrum se encaixa nos 7 princípios Lean!
E aí, ficou claro como o Lean Agile relaciona Scrum e Lean?

Você sabe qual a relação entre Scrum e Lean? Descubra a Metodologia Lean Agile!

Veja qual a relação entre Scrum e Lean através de 7 características em comum e como essas metodologias podem trabalhar em conjunto no que chamamos de Lean Agile.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe qual a relação entre Scrum e Lean? Descubra a Metodologia Lean Agile!

No mundo da gestão de projetos, é comum ver pessoas confundindo conceitos como Lean e Scrum. Mas, e se eu te disser que seus princípios se fundem na Metodologia Lean Agile?

A verdade é que, apesar de serem diferentes e de haver um grande espaço de tempo entre o surgimento das duas metodologias, há uma relação entre Scrum e Lean que pode ser bem explorada para obter o melhor de dois mundos. Isto é o que chamamos de Lean Agile.

E por que combinar ambos? A resposta é que em muitos casos, o Scrum não se sustenta sozinho, necessitando de um guia que oriente toda a mentalidade da empresa, de maneira que seja possível aplicar os princípios ágeis de forma eficaz, e quer melhor "tutor" do que a filosofia Lean?

Vale ressaltar que essa combinação consiste naquilo que é chamado de modelo híbrido de gestão, em que as características de duas formas de gestão se fundem visando uma otimização nos processos gerenciais de uma organização.

Nesse artigo, para te explicar o Lean Agile e a relação entre Scrum e Lean, vou me basear no livro Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos de Vitor L. Massari, que aborda os 7 princípios fundamentais Lean e como o Scrum se conecta perfeitamente a cada um deles.

A filosofia Lean

A filosofia Lean surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de eliminar desperdícios e promover uma busca constante por melhoria contínua.

Começando com o Lean Manufacturing, essa metodologia foi se expandindo até atingir outros ramos fora da indústria, originando vertentes como o Lean Office (para ambientes administrativos), o Lean Construction (para a construção civil) e o Lean Healthcare (para a área de saúde).

Um bom exemplo de como o Lean funciona combinado com outra metodologia é o Lean Seis Sigma, em que a combinação das duas se tornou tão natural e eficaz, que hoje nem se fala em aplicar o Seis Sigma de forma isolada.

Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre a filosofia Lean

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


A essa altura, você já pôde constatar a quantidade de aplicações do Lean e como ele funciona bem combinado com outra metodologia. Então vamos à relação entre Scrum e Lean aplicadas dentro da Metodologia Lean Agile.

O Scrum é uma metodologia ágil para gestão de projetos, criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, que pode ser usado no desenvolvimento de software de projetos.

O que é o Lean Agile?

Como você já deve imaginar, o Lean Agile é, justamente, a junção dos conceitos da filosofia Lean, com os princípios previstos no manifesto Ágil.

Dessa maneira o Lean Agile traz o melhor dos dois mundos. A metodologia proposta vai buscar otimizar os processos reduzindo os riscos e desperdícios e maximizando o valor entregue ao cliente, ao mesmo tempo que, realiza entregas incrementais e ágeis, como prevê o framework do Scrum por exemplo.

Sendo assim, para melhor exemplificar, vamos abordar a relação existente entre os 7 princípios Lean e como o Scrum, o mais famoso framework ágil, entra nessa história.

Lean Agile: como o Scrum se encaixa nos 7 princípios Lean!

A seguir, vamos entender de maneira um pouco mais aprofundada os 7 princípios do Lean, veremos como o Scrum se adapta à eles para dar vida à Metodologia Lean Agile. Veja:

1. Eliminar desperdício

Para começar a entender o Lean Agile, vamos olhar para uma das principais características do Scrum que é organizar as etapas do projeto em Sprints, que são iterações curtas. Ou seja, essas iterações buscam trabalhar otimizando ao máximo os processos, evitando desperdícios, documentação desnecessária e burocracia.

Além disso, cada Sprint é marcada por testes feitos para identificar possíveis defeitos e falhas, evitando que eles sejam embutidos na entrega final da Sprint. Isso está totalmente de acordo com o cerne da filosofia Lean, que é eliminar desperdícios de forma consistente e contínua.

Então, a primeira característica que estabelece a relação entre Scrum e Lean é a eliminação de desperdício.

2. Amplificar conhecimento

Quando pensamos em Lean, pensamos em conhecimento compartilhado. Para uma aplicação bem sucedida desse modelo de gestão, é necessário que todas as partes envolvidas nos processos tenham conhecimento dos conceitos Lean e mais, todas as equipes de produção devem trabalhar de forma coordenada e em conjunto.

Adivinha? No Scrum, acontece a mesma coisa, logo essa é nossa segunda relação entre Scrum e Lean. No desenvolvimento do produto, todas as equipes Scrum precisam estar alinhadas, e é importante que elas interajam o tempo todo, compartilhando conhecimento e aprimorando umas as outras.

Podemos ver essa relação entre Scrum e Lean acontecer na prática através das Daily Scrums, que são reuniões feitas antes de se iniciar o trabalho do dia, nas quais o trabalho do dia anterior é revisado, com cada parte do time Scrum expondo os desafios enfrentados na realização de seu trabalho.

É nessas reuniões que é definido o trabalho a ser realizado durante todo o dia, direcionando alguém para ajudar um integrante com alguma dificuldade em sua tarefa, por exemplo.

Assim, cada vez mais o conhecimento se amplia entre os membros, o que é uma clara demonstração da relação entre Scrum e Lean. Lembre-se de que o desperdício de conhecimento é um dos 8 desperdícios Lean.

3. Entregas rápidas

flash correndo

Nesse ponto, voltamos à questão das Sprints, que têm como premissa um tempo de duração de no máximo quatro semanas. Nessas iterações rápidas, o trabalho é feito de forma a agregar o máximo de valor ao cliente, que é representado pelo Product Owner.

E quem é que fala sobre agregar valor ao cliente reduzindo o Lead Time? Isso mesmo, a metodologia Lean. E por que é bom trabalhar em entregas rápidas e curtas? Porque, dessa forma, quaisquer mudanças que sejam necessárias podem facilmente ser incorporadas ao projeto.

Logo, a terceira relação entre Scrum e Lean está na rapidez de entregas dos trabalhos.

4. Adiar decisões

Sim, você leu certo. Talvez tenha ficado confuso e não esteja vendo aqui um princípio claro do Lean Agile, mas permita-me explicar.

Na aplicação do Scrum, quando falamos em tomada de decisão nesse tópico, estamos falando em definir de forma conclusiva o rumo do projeto, o que contraria a natureza dos métodos ágeis, que visa a adaptação a mudanças.

Afinal, umas das quatro premissas básicas do Manifesto Ágil é "responder a mudanças mais que seguir um plano". Ou seja, embora haja um plano e um objetivo traçado, é mais importante estar preparado para responder a mudanças do que se ater de forma rígida ao plano.

E, fazendo a relação entre Scrum e Lean, a mesma coisa acontece no Lean, principalmente através da aplicação do ciclo PDCA, que como o nome sugere, se trata de promover melhorias de forma contínua e responder a quaisquer mudanças e incompatibilidade que venha surgir no processo.

Assim, adiamos as decisões, pois em processos empíricos, o conhecimento é melhor adquirido através da experiência, e esta é mais uma relação entre Scrum e Lean que podemos perceber.

Requisitos prioritários devem estar bem detalhados, enquanto os menos prioritários não precisam de muitos detalhes. Quanto aos requisitos de longo prazo, devem ser tratados como uma visão.

5. Fortalecer a equipe

Muito relacionado ao segundo princípio da relação entre Scrum e Lean, ter uma equipe fortalecida é essencial para o Lean Agile. Isso acontece ao mostrar a cada integrante da equipe sua função e como sua contribuição é altamente crucial para o desenvolvimento de todo o time e do projeto.

Ao engajar toda a equipe, a produtividade cresce de forma significativa, o que é exatamente o propósito de se estreitar a relação entre Scrum e Lean. Com isso, é alcançada uma maturidade na auto-organização da equipe.

6. Construir qualidade

Como você já deve ter percebido, todo o trabalho e todo o esforço envolvido tem um objetivo: construir qualidade para o cliente. Para isso, protótipos são mostrados ao Product Owner e demais partes interessadas, defeitos são identificados durante a Sprint e são eliminados.

E quando se fala em qualidade, estamos falando em Lean. Afinal, essa metodologia é um das principais na Gestão da Qualidade, então, fica fácil perceber a relação entre Scrum e Lean no quesito qualidade. Quanto a esse a princípio, conectar os pontos é relativamente bem simples, pois se você trabalha para eliminar desperdícios, reduzir o tempo do processo e agregar valor ao cliente, você está construindo qualidade.

7. Otimizar o todo

A definição de sucesso tanto no Lean quanto no Scrum é de que esse sucesso é gerado não pelo trabalho individual de cada integrante, mas pelo trabalho em equipe de forma colaborativa. Então, otimizar o todo é uma relação entre Scrum e Lean.

Basta pensar de onde surgiu o termo Scrum. Você sabe? Scrum é uma jogada do rúgbi, em que todos os jogadores se unem em uma espécie de corrente para lutar por uma posição de campo. Agora, tudo fica ainda mais claro, não é mesmo?

A seguinte frase de Ayrton Senna ilustra bem isso:

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!"

E aí, ficou claro como o Lean Agile relaciona Scrum e Lean?

Agora, espero que você tenha entendido um pouco sobre o que propõe a Metodologia Lean Agile, com essa comparação entre essas duas metodologias extremamente eficazes no processo de desenvolvimento de um projeto.

O Scrum já se tornou nos últimos anos uma referência no gerenciamento de projetos de forma ágil e adaptada a mudanças, o que combina principalmente com o desenvolvimento de softwares, onde o cenário é dinâmico e instável.

E, para você saber tudo sobre essa metodologia, temos um curso de Formação de Scrum Master! Neste curso você irá aprender a como pensar de maneira ágil, melhorar continuamente os processos, além de ver aplicação do Scrum em diferentes tipos de projetos complexos! Clique no botão abaixo e confira o curso!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo. Seu feedback é essencial para aumentar a qualidade de nossos conteúdos e agregar valor para você!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.