As mudanças constantes que surgem no mercado demandam das corporações ações adaptativas e inovadoras no desenvolvimento de seus produtos. Nesse sentido, o uso de métodos ágeis consegue ser efetivo para trazer entregas de maior valor aos clientes por meio da ação do Scrum Master e do Agile Coach.

Métodos como Scrum, Kanban e Extreme Programming são exemplos de metodologias ágeis usadas em empresas. Com o amplo uso dessas estratégias, diversos novos cargos foram surgindo para melhor incorporar essas técnicas.

Você já deve ter ouvido falar em Scrum Master e Agile Coach, mas você saberia diferenciar o que cada um faz? Este artigo trará os seguintes tópicos para que esse assunto fique ainda mais claro para você!

  • Agile Coach vs. Scrum Master;
  • Quais os papéis do Scrum Master?
  • Quais os papéis do Agile Coach?

Preparado para saber mais sobre o assunto? Então, pega um café e vamos lá!

 

Agile Coach vs. Scrum Master

 

A principal diferença entre as funções do Agile Coach e do Scrum Master está no escopo de suas atuações. Enquanto um atua diretamente no framework Scrum, a nível do time; outro atua por meio de um entendimento profundo das práticas ágeis, a nível organizacional.

Por serem duas funções bastante similares, pode acontecer que elas se sobreponham no decorrer do desenvolvimento dos projetos. Por isso, é importante saber as peculiaridades de cada função e suas diferenças.

Para facilitar o entendimento, preparamos este resumo para você e, nos próximos tópicos, detalharemos cada um dos itens. 

Scrum Master vs Agile Coach

Como características comuns, esses especialistas buscam auxiliar e desenvolver pessoas dentro da organização, fazendo uso do mindset ágil. Ainda, é possível que eles utilizem algumas técnicas similares para atingir esse objetivo. 

No entanto, seus âmbitos de atuação são diferentes, como foi possível observar na imagem comparativa que preparamos para você.

Está a fim de conhecer um pouco mais sobre o Scrum? Então, confere esse curso completamente gratuito de Introdução ao Agile Scrum que nós do Grupo Voitto preparamos para você!

Com ele, você poderá esclarecer quaisquer dúvidas e ainda dominar esse método ágil, alavancando a sua carreira. É só clicar no botão abaixo!

Introdução ao Agile Scrum

Ficou interessado em saber os detalhes de cada um desses profissionais? Continue a leitura dos próximos tópicos!

 

Quais os papéis do Scrum Master?

 

De acordo com o Guia do Scrum, o Scrum Master atua como líder servidor para o Scrum Team, ajudando a equipe a ter interações úteis para o melhor andamento do projeto. 

Além disso, ele trabalha diretamente com o Product Owner e o Time de Desenvolvimento. No primeiro caso, auxilia com técnicas efetivas para o gerenciamento do Product Backlog, além de ajudar a entender e praticar a agilidade.

Já no segundo caso, ele treina o time para o autogerenciamento e remove impedimentos no desenrolar do projeto. Os Scrum Masters também facilitam os ritos e eventos previstos no método Scrum como, por exemplo, a Daily

Esse profissional auxilia os membros do time a integrarem boas práticas de comunicação, possuindo um bom networking. Assim, ele garante que o produto seja desenvolvido no tempo adequado e sendo entregue de forma a agregar valor ao cliente.

É importante lembrar que esse cargo faz parte da metodologia Scrum e que, dessa forma, a duração desse trabalho acontece durante todo o tempo de desenvolvimento do produto em cada sprint dentro desse framework.

 

Quais os papéis do Agile Coach?

 

O Agile Coach é aquele profissional que une conhecimentos de métodos ágeis aos recursos de coaching para auxiliar a empresa e melhorar seu desempenho. Ele também é um agente de mudanças e transformações, já que faz parte de seu trabalho incorporar a agilidade num nível organizacional.

Esse especialista pode atuar em diversos times dentro da organização, guiando-os por meio de técnicas de coaching a melhores resultados. O papel do Agile Coach é ser responsável por um processo ágil, utilizando diversos frameworks podendo ou não incluir o uso de Scrum.

O profissional atuará observando a rotina dos times, verificando problemas e conduzindo-os para as melhores soluções. Além disso, ele irá atender não só as necessidades da empresa quanto aos processos, mas também quanto a problemas relacionados a pessoas.

Diferentemente do Scrum Master, o Agile Coach poderá desempenhar seu trabalho na organização de forma temporária, buscando atingir um objetivo específico de excelência e de produtividade, ou ainda, permanente, atuando como suporte e auxílio para os times.

É possível que um Scrum Master experiente e com conhecimentos consolidados pode se tornar um Agile Coach, desde que possua as devidas capacitações e habilidades. Entretanto, é importante lembrar que o Agile Coach não faz parte do Scrum Team.

 

Quer dar o próximo passo para seu crescimento profissional?

 

Ficou com vontade de se aprofundar nos conceitos de Scrum e, a partir daí, dominar essa técnica incrível e eficiente? Então, você pode aproveitar o curso de formação em Scrum Master Exin preparado pela equipe da Equipe Voitto.

Esse curso é oficialmente reconhecido pela Exin como um preparatório para a certificação em Scrum Master, que certamente colocará você em posição de diferenciação no mercado de trabalho.

Se você está interessado em saber mais, então, clica no botão logo abaixo! 

Curso de Scrum Master