O que é coaching de carreira?
Para que serve o coaching de carreira?
Como funciona o processo de coaching de carreira na prática?
Como escolher um coach de carreira?
Como conseguir o sucesso da carreira?

O que é o coaching de carreira? Saiba mais e descubra se você precisa de um!

Entenda o que é coaching de carreira, para que serve e como funciona a modalidade e quando um profissional da área pode te ajudar.

Angélica Dalla Rosa
Por: Angélica Dalla Rosa
O que é o coaching de carreira? Saiba mais e descubra se você precisa de um!

Desde os anos 2000 estamos vivendo a era do protagonismo no mercado de trabalho, em que a imprevisibilidade e instabilidade comandam e a responsabilidade pelo crescimento na carreira é de cada indivíduo.

Diante desse contexto, é importante conhecermos metodologias, técnicas e profissionais que se tornam ferramentas estratégicas para auxiliar o nosso desenvolvimento na carreira – e é aqui que entra a importância do coaching.

Continue neste artigo e saiba mais sobre coaching de carreira, esse processo que almeja novos desafios para a vida profissional e pessoal, com base nos seguintes tópicos:

  • O que é coaching de carreira?
  • Para que serve o coaching de carreira?
  • Como funciona um processo de coaching de carreira na prática?
  • Como escolher um coach de carreira?
  • Como conseguir o sucesso da carreira?

Boa leitura!

O que é coaching de carreira?

O termo coaching surgiu por volta de 1500, na Inglaterra, para designar os cocheiros – profissionais que conduziam as carruagens (coches) até seu destino.

Em meados da década de 1970, a expressão coaching foi introduzida no mundo dos esportes por Timothy Gallwey, como uma técnica que visava melhorar o desempenho dos seus jogadores.

A partir da década de 1980, a metodologia também já estava sendo implementada em ambientes corporativos, para apoiar equipes e profissionais no alcance de metas e na entrega de resultados.

O programa de coaching de carreira é hoje um processo focado em ajudar as pessoas a conquistarem seus objetivos na carreira por meio de sessões feitas de forma online ou presencial.

Nelas, o coach é responsável por ajudar o seu cliente a definir o seu objetivo profissional, entender o seu cenário atual, traçar e executar um plano de ação para que ele chegue na meta desejada.

O coaching de carreira é praticado em mais de 145 países. Nos Estados Unidos da América, segundo o jornal Executive Channel, mais de 40% dos executivos já passaram pelo processo de coaching.

Já no Reino Unido, 88% das organizações utilizam o coaching (dados da Bristol University) e na Austrália, 70% das empresas contratam coaches para seus colaboradores (dados do Inside Business Channel).

Para que serve o coaching de carreira?

Um coach de carreira contribui em muitos aspectos da vida profissional: definição e alcance de objetivos, autoconhecimento, desenvolvimento de competências, elaboração de um plano de carreira e transição de carreira.

Dessa forma, uma publicação da revista Fortune 500 revelou que o coaching, como processo de desenvolvimento profissional, elevou o resultado dos clientes em até cinco vezes o valor investido.

Muitas pessoas só pensam em planejar suas carreiras quando estão vinculadas a uma empresa ou instituição. O aconselhável é olhar para os seus objetivos profissionais em vários momentos da vida, organizando a rota a ser percorrida.

E é justamente nesse ponto que entra o coach de carreira, apoiando quem está empregado a ver oportunidades no âmbito da organização e aquele que está em busca de novos desafios profissionais a encontrar os melhores caminhos.

Com um bom planejamento de carreira, o profissional se valoriza mais e é mais valorizado também pelo mercado, passando a ter uma relação mais saudável com o seu trabalho e aprendendo a conciliar melhor carreira e vida pessoal.

Uma das competências importantes a serem desenvolvidas pelo coaching é a inteligência emocional. Para isso, a Voitto preparou para você o eBook A Importância da Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de desenvolver melhor essas habilidades. Baixe agora mesmo!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Como funciona o processo de coaching de carreira na prática?

O processo de coaching de carreira é personalizado. O número de sessões vai depender de um diagnóstico inicial, que é realizado por meio de uma reunião com seu coach, onde vocês falarão sobre seus objetivos profissionais.

Depois disso, são realizadas de oito a dez sessões onde serão desenvolvidos tópicos como autoconhecimento, desenvolvimento de competências e planejamento dos próximos passos para o alcance dos objetivos traçados.

Em cada sessão é elaborado um plano de ação, em que o cliente tem ações a cumprir para ir em busca desses objetivos. Essas ações são definidas pelo próprio cliente, com base no escopo trabalhado nos encontros semanais.

Um bom coach de carreira analisa com seu cliente questões acerca do seu perfil, pontos fortes e fracos, competências a serem desenvolvidas, sucessos e fracassos, tendências e possibilidades reais de crescimento no mercado.

Como escolher um coach de carreira?

A escolha do profissional é estratégica. É fundamental avaliar a formação e experiência do coach, buscar referências com outras pessoas e avaliar se há empatia com essa pessoa, pois se trata de uma relação de muita parceria e confiança.

Como em toda profissão, existem profissionais sérios e qualificados e outros nem tanto. Procure investigar o seu histórico e, quando encontrar o profissional certo para você, aproveite os benefícios desse processo.

Um coach de carreira pode ajudar a resolver diversas temáticas, pois esses profissionais desenvolvem estratégias para otimizar os processos de seus coachees. Dessa forma, é essencial escolher bem quem será o seu mentor.

Como conseguir o sucesso da carreira?

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar pode dentro de todas as novidades de carreira do Blog Voitto.

Além disso, a Voitto preparou para você o Programa de Formação em Soft Skills. Acesse a nossa plataforma e desenvolva as habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Angélica Dalla Rosa

Angélica Dalla Rosa

Angélica Dalla Rosa é Engenheira, Coach de Carreira e Pós-graduanda em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Já ajudou mais de 2.500 pessoas a desenvolverem suas carreiras e terem mais realização profissional. Atualmente, também lidera o time de coaches do Geronimo Theml - uma as principais referências em desenvolvimento humano do Brasil.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.