O que é o marketing interativo?
Para que serve o marketing interativo?
Quais são as vantagens do marketing interativo?
Como aplicar o marketing interativo?

O que é o marketing interativo e como ele pode aumentar suas conversões?

Aprenda o que é marketing interativo, quais são suas funcionalidades, os benefícios dessa prática e ainda, como aplicar essa técnica.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é o marketing interativo e como ele pode aumentar suas conversões?

Você sabia que através do marketing interativo é possível colher valiosos insights de seus clientes, estreitar o relacionamento com ele e além de tudo aumentar os resultados de vendas da sua empresa?

Essa estratégia de marketing vem cada vez mais sendo usada por diversas empresas, fazendo com que elas se diferenciam perante seus concorrentes.

Caso você tenha ficado interessado em saber mais sobre o tema, fique aqui conosco, separamos alguns tópicos para auxiliar você, sendo eles:

  • O que é marketing interativo?
  • Para que serve o marketing interativo?
  • Quais são as vantagens do marketing interativo?
  • Como aplicar o marketing interativo?

Vamos à leitura?

O que é o marketing interativo?

O marketing interativo é uma estratégia de marketing que busca encorajar as pessoas a interagirem de alguma forma com sua marca, desta forma, criando diálogos que proporcionam conhecer melhor os clientes e moldando o cenário para a atração, nutrição e futuramente conversão.

O marketing interativo é uma ótima maneira para aumentar o engajamento entre empresa e consumidor e paralelamente criar uma experiência qualificada.

Essa interação será capaz de ganhar a confiança do consumidor, aumentando muito as chances de conversão e fidelização.

Sabe quando você abre sua rede social e vê que determinada empresa abriu uma "caixinha de perguntas”? Isso se trata de uma estratégia de marketing interativo, que tem o objetivo de estreitar os laços, para depois apresentar seu produto e realizar a venda.

Para que serve o marketing interativo?

O intuito do marketing interativo é colocar o cliente da empresa no centro dos processos, criando um sentimento de colaboração e inclusão.

A ideia de criar um diálogo aberto com a persona, é fazer com que ela se sinta no controle de toda a experiência. E é exatamente por isso que o marketing interativo não se restringe apenas em aproximar o cliente a marca. Ele também auxilia no desenvolvimento estratégico e de novos produtos.

Através da interação, os clientes podem propor soluções, enviar feedbacks importantes, além de serem inseridos nas tomadas de decisão. São insights valiosos mas que nem sempre a empresa consegue percebê-los.

Além disso, é possível usar outras ferramentas e atividades de marketing digital para auxiliar no processo do marketing interativo, como por exemplos: Automação de marketing, as diversas estratégias de marketing de comunicação interna e até mesmo o marketing de conteúdo (quando você solicita algum tipo de feedback ao apresentar um conteúdo para o consumidor).

Em um mundo que os meios digitais se tornam cada vez mais importantes, o e-mail-marketing se tornou uma ferramenta poderosa de conversão dentro do seu funil de vendas.

Para um melhor resultado, o acompanhamento da performance dos e-mails é fundamental, então, criamos a Planilha de Performance de E-mail Marketing para facilitar o seu controle.

Ao baixar nossa planilha de Performance de E-mail Marketing, você terá uma ferramenta eficiente para acompanhar os resultados das suas campanhas de e-mails, garantindo uma boa gestão de resultados.

Bora começar? Baixe agora e acesse nossa ferramenta gratuitamente!

 Performance de E-mail Marketing

Quais são as vantagens do marketing interativo?

Você viu que além de criar um relacionamento sólido com o cliente, o marketing interativo também é capaz de coletar valiosos insights para a companhia. Mas agora, vamos ver algumas de suas principais vantagens.

Engajamento com o consumidor

O marketing interativo consegue aumentar o tempo que o usuário gasta em seu site ou nas redes sociais, fazendo com que o cliente se lembre mais fácil da sua marca com o tempo.

Muitas empresas nem mesmo possuem sites para realizar esta interação, talvez seja interessante investir nesse recurso e sair na frente do mercado.

Melhor conversão

O marketing em geral é algo que passa por constantes evoluções, algumas coisas que funcionavam pouco tempo atrás, talvez não funcionem mais.

Uma maneira de se diferenciar de seus concorrentes é exatamente com o marketing interativo, pois ele consegue potencializar a conversão, aumentando a atenção e o interesse dos consumidores.

Leads mais qualificados

Através de perguntas mais direcionadas, é possível eliminar aqueles potenciais clientes de baixa qualidade, desta forma, você consegue direcionar seus esforços para aqueles leads que são mais qualificados, fazendo com que eles comprem seu produto ou serviço.

Compartilhamento em massa

Você pode recompensar seus clientes por compartilharem algum tipo de conteúdo interativo, desta maneira aumentando e muito a quantidade de pessoas que receberá o conteúdo.

Em geral, as pessoas tendem mais a compartilhar este tipo de conteúdo do que aqueles que são estáticos.

Como aplicar o marketing interativo?

Uma coisa que deve ser considerada ao começar a aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa, é se você terá a capacidade de atender as interações que receberá. Portanto, procure começar com listas com pouca quantidade de pessoas.

Agora, vamos ver alguns exemplos de marketing interativo para você começar a utilizar em sua empresa.

E-mail

Envie e-mails para sua lista de contatos estimulando algum tipo de ação interativa, contemplando infográficos interativos ou ações diretas que o usuário precisa ter para a visualização completa e conclusão do conteúdo.

Lives

As lives vem sendo disponibilizadas em várias redes sociais, podemos dizer que o Instagram é a principal. Este é um ótimo recurso, pois possibilita uma conversa informal com o público alvo, solucionando as diversas dúvidas e também gerando mais intimidade com o cliente.

Quizz

Você já viu as pessoas compartilhando em massa quizzes e testes de personalidades nas redes sociais? Tenho certeza que sim! Então porque não aproveitar isso e utilizar como forma de marketing interativo?

As chances disso viralizar e as pessoas terem mais informações sobre sua marca são muito altas.

Diálogos com os usuários

Esteja sempre presente nas redes sociais, estimule o diálogo em suas postagens, responda o máximo possível de comentários e também tenha uma forma clara e amigável de suporte.

QR Code em lugares públicos

Apesar do marketing interativo ser uma estratégia majoritariamente aplicada no meio digital, ele também pode ser utilizado em experiências presenciais, por exemplo, ao colocar um QR Code em um local público.

Desta maneira, as pessoas podem escanear o código e ter acesso a conteúdos ou a uma campanha da sua marca.

É uma forma muito simples e eficaz de aplicar o marketing interativo e gerar tráfego para uma página de vendas ou de apresentação de seu negócio.

Chatbots

Como falamos mais acima, ter um site é essencial para ter um destaque em relação ao seus concorrentes, além disso, implementar um chatbot no site poderá ser uma ótima forma de se realizar o marketing interativo.

Esta ferramenta irá proporcionar um melhor relacionamento com o cliente através de um atendimento personalizado que otimiza o tempo da equipe de vendas.

As vantagens vindas do marketing interativo são inúmeras, por isso não deixe de se especializar na área e desfrutar das melhores estratégias vindas dessa área.

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

marketing e vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.