Hard skills que as empresas valorizam
1 - MBA e pós-graduação
2 - Curso de idiomas
3 - Cursos de especialização na área da gestão da qualidade
4 - Cursos de softwares
Soft Skills mais desejadas pelo mercado de trabalho
Pronto para conquistar o mercado de trabalho?

Aprenda como se preparar para o mercado de trabalho

Confira dicas de como se preparar para o mercado de trabalho, se destacar em sua carreira e conquistar a vaga ou a promoção dos sonhos.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Aprenda como se preparar para o mercado de trabalho

Conquistar o emprego dos sonhos nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é sempre importante buscar se atualizar e saber como se preparar para o mercado de trabalho.

O mundo profissional tem se tornada cada dia mais competitivo, por isso esteja sempre atento para o que o mercado e as empresas de sucesso buscam. O principal desafio é ter disciplina e paciência, mas com dedicação e as dicas que daremos, tenho certeza que você irá alcançar o sucesso!

Então, se você está sem emprego ou deseja alavancar a sua carreira, continue lendo este artigo. Nele, vamos te contar o que o mercado de trabalho espera de você e como se preparar para atender essas expectativas.

Hard skills que as empresas valorizam

Com um mercado altamente competitivo, ninguém joga para perder, concorda? Todos os empresários que irão investir no Brasil querem um "retorno a altura".

Dinheiro


Sendo assim, profissionais especializados em determinadas áreas serão indispensáveis para compor o cenário econômico.

Mas você deve estar pensando: "Como eu vou investir em uma especialização se com essa crise financeira o dinheiro está pouco?"

A resposta para essa pergunta é mais simples do que você pode imaginar: procure opções que estejam dentro das suas condições financeiras.

Na internet, é possível encontrar cursos gratuitos e com alto nível de qualidade para auxiliar na sua capacitação profissional.

Então, vamos fazer uma listinha de cursos que você pode fazer para se preparar para o mercado de trabalho?


1 - MBA e pós-graduação

2 - Cursos de idioma

3 - Cursos de especialização na área de gestão da qualidade

4 - Cursos de softwares.


Listamos apenas 4 itens, mas pode ter certeza que eles são poderosos e podem SIM te auxiliar a conseguir aquela tão sonhada vaga ou promoção no trabalho.

Aliás, você não precisa se preocupar. Nesse artigo, iremos te dar dicas de cursos gratuitos e pagos para você escolher a melhor opção, aquela que "cabe no seu bolso". O importante é se capacitar!

1 - MBA e pós-graduação

O MBA (Master in Business Administration) é um curso voltado para o público que possui uma certa experiência no mercado de trabalho e deseja obter uma visão estratégica mais ampla de uma determinada área dentro do mundo dos negócios.

Durante o curso, os alunos se deparam com um sistema de ensino mais dinâmico, no qual são ensinadas ferramentas necessárias para que os mesmos possam discutir e aprender com os mais diversos estudos de caso da área escolhida.

A maioria dos cursos de MBA oferecidos nos EUA e na Europa equivale ao título de mestre, possuem carga horária integral e, para que o aluno adentre, é necessário passar por um exame em inglês (TOEFL), possuir cartas de recomendação e Essays.

Já no Brasil, o MBA é um curso de Lato Sensu, também conhecido como curso de especialização, detém uma carga horária de meio período e as instituições mais sérias possui como critério de aceitação uma análise curricular, carta de recomendação, teste de lógica e de inglês.

Além do MBA, há outros cursos de pós-graduação que podem ser feitos por quem deseja se especializar em uma determinada área e conquistar mais espaço no mercado de trabalho.

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são indicados tanto para recém formados no curso superior quanto para quem já tem uma certa experiência profissional.

É importante ressaltar que, no momento de pesquisar um bom curso de pós-graduação, você deve averiguar o histórico, corpo docente, infraestrutura e também se a instituição tem o parecer do MEC.

2 - Curso de idiomas

Hoje em dia, saber falar um segundo idioma é indispensável, ainda mais se você pertence a algumas áreas, como a Engenharia.

Então, se você não é fluente em outra língua, eu aconselho que você comece já a sua jornada de aprendizado. Comece pelo inglês, um dos idiomas mais falados no mundo.

Lembra dos cursos gratuitos disponíveis na internet? Vamos a uma lista dos mais recomendados:

Duolingo

O Duolingo apresenta uma maneira divertida de aprender inglês. Nessa página, as lições são semelhantes a um jogo de videogame, visto que cada lição é uma fase, onde você perde uma vida quando erra e ganha pontos quando acerta.

No Duolingo, você aprende a ler, escrever, falar e compreender um idioma de qualquer lugar, visto que esse site possui um aplicativo disponível para Iphone e também para Android.

Busuu

O Busuu apresenta uma versão gratuita para quem deseja aprender um idioma e também uma versão paga. De acordo com essa empresa, mais de 80 milhões de usuários fazem parte da comunidade deles.

Para quem está disposto a pagar pelo serviço, o Busuu disponibiliza alguma vantagens, como: fichas de vocabulário, conversação com falantes nativos, curso para viagens, aplicativos móveis com modo offline e quizzes e certificados oficiais.

Já a versão gratuita contém somente fichas de vocabulário.

My English Online

O My English Online é o curso de inglês online do Programa Idiomas sem Fronteiras.

Nessa página, você tem acesso a diversos materiais, como: livros interativos, exercícios de gramática com correção imediata, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

3 - Cursos de especialização na área da gestão da qualidade

Ao sugerir que você faça um curso de especialização na área da gestão da qualidade, estamos sendo um pouco mais especificos. Isso porque grandes empresas possuem postos de trabalho voltados para profissionais especializados nessa área e desejam melhorar continuamente seus processos.

Dessa forma, conheça mais a respeito do Lean Seis Sigma, uma das metodologias mais aplicadas para a melhoria contínua de processos.

Lean Seis Sigma

O Lean Seis Sigma é a junção da metodologia Seis Sigma com o Lean Manufacturing.

O Seis Sigma é uma metodologia trabalha com três grandes objetivos: redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente.

Já o Lean Manufacturing é uma filosofia operacional que visa a diminuição de desperdícios no meio organizacional, através da eliminação de processos que não agregam valor para o cliente.

Logo, um profissional que realizar um curso de Lean Seis Sigma, estará apto a conduzir um projeto com o objetivo de melhorar os resultados da empresa por meio da redução da variabilidade nos seus processos e também por meio da eliminação dos desperdícios e de atividades que não agregam valor.

O primeiro passo para se certificar como um profissional Seis Sigma é a escolha do nível de treinamento. São eles:

A Voitto possui cursos de especialização em todos esses níveis e se você não conhece a metodologia Lean Seis Sigma e deseja dar o primeiro passo para alavancar a sua carreira, vamos te ajudar!

Os White Belts são profissionais do nível operacional, os quais possuem conhecimento dos fundamentos Seis Sigma e estão aptos a executar atividades de rotina desta metodologia.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

4 - Cursos de softwares

A maioria das vagas de emprego pede o domínio de certos softwares, como os do Pacote Office. Logo, saber utilizá-los é indispensável.

Dentro do pacote office o Excel é "carro-chefe". Então, que tal aprender agora mesmo a utilizar esse programa?

Aproveite nosso cupom BLOG100 e faça já a sua inscrição em nosso curso de Introdução ao Excel Comece o estudo deste software tão utilizado no meio empresarial para promoção de agilidade e produtividade e tenha mais um diferencial na sua carreira.

Curso de Introdução ao Excel


Além das hard skills as soft skills também são de extrema importância para conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Por isso vamos listar algumas para te ajudar a se preparar ainda mais! Segue com a gente!

Soft Skills mais desejadas pelo mercado de trabalho

Com a alta competitividade do mercado, as competências pessoais tem se tornado um grande diferencial, então vamos a algumas delas para que você possa se preparar.

Proatividade

Colaborar com a equipe, com as metas da empresa e comprometer-se com os resultados sem a necessidade de ordens é algo extremamente relevante hoje em dia. Também chamado de senso de dono, a proatividade é uma das competências mais buscados pelas empresas e empregadores.

Resiliência

Saber lidar com os desafios e se fortalecer perante as dificuldades do mundo profissional é essencial para aqueles que querem se destacar.

A resiliência é é uma competência daqueles que sabem lidar com a pressão e se adaptar independente da ocasião.

Autogerenciamento

Com a agilidade já instalada no ambiente profissional ser uma pessoa dependente não é uma característica boa. Por isso, saiba gerenciar seu tempo, seus planos e projetos. Busque sempre por disciplina e por soluções práticas, nunca espere por respostas prontas, pesquise e se dedique para encontrar seu caminho!

Boa comunicação

Estar em um ambiente corporativo significa estar em constante contato com pessoas. Por isso estabelecer uma boa comunicação é de extrema importância para evitar erros e mal entendidos, além de tornar as coisas mais práticas e fáceis. Busque sempre se comunicar de forma prática, direta e com embasamento em suas ideias.

Pronto para conquistar o mercado de trabalho?

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.