10 dicas de como desenvolver suas habilidades profissionais
Dica de ouro!

Veja agora 10 dicas de como desenvolver suas habilidades profissionais

Aprenda agora como aprimorar suas habilidades profissionais para incrementar o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja agora 10 dicas de como desenvolver suas habilidades profissionais

Uma parte muito comum do currículo é o campo de habilidades profissionais. Os profissionais geralmente elencam suas qualidades no ambiente de trabalho de maneira genérica, para demonstrar suas competências.

Mas o que exatamente é preciso fazer para desenvolver essas habilidades profissionais? Quais práticas o profissional deve adotar para atingir seus objetivos? Vamos responder essas e muitas outras perguntas neste artigo.

  • 10 dicas de como desenvolver suas habilidades profissionais.

10 dicas de como desenvolver suas habilidades profissionais

As habilidades profissionais auxiliam o indivíduo a crescer pessoal e profissionalmente. Entender e aprimorar essas habilidades pode ajudá-lo a aprimorar o seu potencial, em um processo também conhecido como autodesenvolvimento.

Elas podem ser características ou qualidades que você já possui ou que pode desenvolver por meio de educação e treinamento. São usadas no dia a dia para alcançar objetivos pessoais e profissionais, avançar na carreira e encontrar realização e satisfação.

As pessoas valorizam diferentes habilidades profissionais dependendo de seus objetivos e ambições. Mas alguns exemplos de habilidades normalmente desejadas e que as empresas buscam são: boa comunicação, organização, solução de problemas, adaptabilidade, ética de trabalho e liderança.

Então, vamos te apresentar 10 dicas para desenvolver suas habilidades profissionais:

1. Estabeleça objetivos

Definir metas específicas para aprimorar sua carreira ajuda a manter o gerenciamento de seu desenvolvimento. Certifique-se de que seus objetivos sejam mensuráveis, alcançáveis e relevantes.

Você também pode organizar um cronograma para atingir suas metas, definindo uma data de início e de término, bem como marcos menores a serem alcançados ao longo do caminho.

2. Procure mentoria

Um mentor normalmente é alguém que você respeita e confia. É possível que essa pessoa seja um gerente, ou um professor, alguém que você admira ou um mentor de crescimento pessoal profissional. Depois de escolhê-los, vocês podem fazer reuniões periódicas para colocar as habilidades profissionais em prática.

3. Peça por feedback

É sempre bom perguntar a superiores, colegas e até mesmo amigos ou familiares sobre seus pontos fortes e áreas para melhorias. É importante buscar feedback de outras pessoas que lhe farão críticas honestas, em vez de elogios automáticos. Depois de identificar seus pontos fracos, você pode se concentrar no fortalecimento.

Use os comentários positivos, bem como as críticas construtivas, para encontrar maneiras de melhorar. Algumas vezes, é necessário ter uma opinião externa e que seja imparcial, a fim de se adquirir perspectiva diferente.

4. Aprenda algum assunto novo

Aprenda uma nova habilidade ou assunto por conta própria ou fazendo aulas. Por exemplo, você pode realizar cursos para aprender um novo idioma, algum programa de software ou como começar a escrever de forma criativa.

Outra ideia interessante é procurar conteúdos como podcasts e webinars sobre desenvolvimento profissional, que vão te ensinar tópicos gerais que atualmente são importantes para um profissional, como empreendedorismo ou marketing de mídia social.

5. Invista em networking

Ao interagir com diversas pessoas, você pode aprender novas ideias e entender como se comunicar e trabalhar em equipe com diferentes tipos de personalidade. Você ainda pode conhecer novas pessoas, como também desenvolver relacionamentos que podem ajudá-lo futuramente.

Algumas formas de fazer networking são pela participação em grupos de interesses compartilhados, conferências, eventos e associações profissionais da sua área. Em um ambiente de grupo, você tem a oportunidade de conversar com alguns colegas sobre o seu setor e também, descobrir novas habilidades que possui interesse de desenvolver.


Com esse Webinar gratuito você irá descobrir como ingressar no mercado em tempos de incertezas! Não perca tempo e clique na imagem.

Como ingressar no mercado em tempos de incerteza

6. Aceite desafios

O medo de desafios pode impedir você de crescer e progredir. Por isso, você pode aprender muito experimentando coisas que você talvez não se sinta confortável em fazer.

Se você não consegue falar em público, por exemplo, passe a assistir a um curso ou junte-se a um grupo que dê suporte às pessoas para se tornarem melhores oradores. Ainda, se possui medo de correr riscos, encontre um mentor que possa ajudá-lo a tomar boas decisões e aumentar sua confiança.

7. Faça cursos

Uma maneira bastante evidente de desenvolver suas habilidades profissionais é o aprendizado contínuo e especialização. Existem cursos geralmente ministrados por profissionais com experiência em suas áreas, e te ajudam a ficar atualizado, o que é fundamental para muitas profissões.

Muitas faculdades e universidades oferecem cursos de educação continuada em uma variedade de campos, inclusive com opções totalmente online de formação acadêmica. Você pode escolher algum curso em áreas relacionadas a sua carreira e solicitar algum tipo de auxílio de sua empresa ou da própria instituição de ensino.

8. Aprenda a lidar melhor com pessoas

Uma das habilidades profissionais mais buscadas no mercado de trabalho hoje em dia é a capacidade de manter relacionamentos interpessoais. Uma boa maneira de desenvolver esse aspecto é se colocando em posições de liderança e motivação.

Aproveite as oportunidades para tomar mais responsabilidades. Em vez de depender fortemente de métricas e crescimento econômico, os novos líderes estão se apoiando no capital humano. Por isso, é importante saber como incentivar a ambição em um nível pessoal.

9. Valorize a inteligência emocional

Conforme a inteligência artificial e as novas tecnologias vão se aperfeiçoando, atributos exclusivamente humanos como inteligência emocional se tornarão cada vez mais importantes para os profissionais.

A inteligência emocional é essencial para desenvolver suas habilidades profissionais por meio da autopercepção. Assim, aprendemos a nos relacionar com os outros e antecipar suas necessidades. Além disso, o profissional é capaz de enfrentar situações adversas com mais facilidade.

Para tanto, muitas pessoas buscam práticas como a meditação a fim de ganhar clareza e consciência, o que também contribui para reduzir o estresse e a ansiedade. Ela pode ajudar a se concentrar em seu autodesenvolvimento e nos seus objetivos.

10. Observe o trabalho dos outros

Observe e aprenda com as pessoas que são inspiração para você. Pode ser alguém que você conheça, por exemplo, um supervisor, membro da família ou figura pública. Tente identificar as qualidades que você admira neles e tente reproduzi-las em você mesmo.

Uma ótima maneira de aprender mais sobre as responsabilidades do dia-a-dia de outra pessoa e de aprender novas habilidades é acompanhando-a durante suas tarefas. Geralmente, é melhor escolher pessoas que tenham experiência ou tenham um bom desempenho em seus cargos.


Por fim, esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e não se esqueça de continuar a acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse! Também, fique de olho na nossa próxima super dica!

Dica de ouro! 

Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.

Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.

Comece a trabalhar sua comunicação para ser mais assertivo na transmissão de ideias e propiciar um ambiente construtivo e colaborativo de desenvolvimento contínuo na sua empresa agora!

Inscreva-se já no nosso Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback use o cupom BLOG50, obtenha 50% de desconto e esteja mais próximo de um mindset positivo, de sucesso e em crescimento!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Comunicação não-violenta na prática

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Comunicação Não Violenta Na Prática

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.