O que são as habilidades interpessoais?
Quais são as principais habilidades interpessoais?
Como desenvolver as habilidades interpessoais?
Dica de ouro!

Como desenvolver as habilidades interpessoais para o mercado de trabalho?

Saiba como as habilidades interpessoais podem te ajudar a se desenvolver melhor, bem como, alcançar maiores postos no mercado de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como desenvolver as habilidades interpessoais para o mercado de trabalho?

Nem apenas de hard skills ou habilidades técnicas sustenta um bom profissional. É fundamental que haja o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais.

Nesse sentido, está cada vez mais evidente que as habilidades do profissional do futuro não se limitam à capacidade de realizar os trabalhos propostos. É necessário atrelar a capacidade de solução de problemas às soft skills.

Desse modo, as empresas (e os próprios funcionários) estão valorizando a inteligência social, justamente para ajudar a garantir resultados benéficos de uma maneira saudável e sustentável para o longo prazo.

Nesse sentido, o que define de fato as habilidade interpessoais? Como é possível desenvolvê-las efetivamente? Se você busca esclarecer essas dúvidas, este artigo é ideal para você.

Acompanhe este texto até o final para entender os tópicos abaixo:

●     O que são as habilidades interpessoais?

●     Quais são as principais habilidades interpessoais?

●     Como desenvolver as habilidades interpessoais?

O que são as habilidades interpessoais?

Habilidades interpessoaissão um conjunto de características relacionadas à relação saudável na interação entre pessoas.

Assim, essas características são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, uma vez que o trabalho em equipe é essencial para qualquer empresa que planeja crescer.

Dessa forma, dominar as habilidade interpessoaisno dia a dia do ambiente de trabalho contribui para a construção de relacionamentos mais edificantes entre colegas de trabalho.

Em um mercado de trabalho o qual o nível técnico está se tornando cada vez mais elevado e acirrado entre as pessoas, muitas vezes sequer é possível estabelecer critérios de hard skills para diferenciar profissionais (estão “nivelados por cima”).

Nesse sentido, o verdadeiro diferencial surge nas soft skills, onde atitudes simples, como saber ouvir, fazem toda a diferença, e profissionais que exercem as habilidades interpessoais criam uma atmosfera muito mais agradável.


Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Quais são as principais habilidades interpessoais?

Há diversas habilidades interpessoais, e diferentes pessoas possuem um desenvolvimento natural maior em áreas diferentes.

É normal que nem todos funcionários entendam profundamente de linguagem corporal, por exemplo, mas, para uma empresa funcionar bem, há certas habilidades interpessoais que devem ser instigadas em toda a equipe.

Nesse sentido, confira abaixo as principais habilidades interpessoais:

Comunicação

Podendo ser dividida em comunicação verbal ou não verbal, essa habilidade trata da capacidade de transmitir informações de forma coerente para se obter o resultado (interpretação do ouvinte) esperado.

Assim, especialmente para gestores, ser capaz de se posicionar da maneira correta é fundamental. Se expressando de forma clara, é possível, ainda que de uma maneira simples, transmitir confiança e autoridade.

Proatividade

A proatividade está diretamente ligada ao planejamento e responsabilidade. Desse modo, ser proativo significa se antecipar aos problemas, tomando uma postura ativa antes mesmo dele acontecer.

É necessário, portanto, que haja análise e criatividade para priorizar os possíveis problemas mais importantes, e encontrar maneiras de impedir que eles aconteçam (ou, se forem inevitáveis, estabelecer o que poderá ser feito).

Criatividade

Sendo essencial para qualquer profissional, tanto em relação às hard skills quanto em relação às habilidades interpessoais, a criatividade é o combustível de qualquer profissional que busca se destacar.

Se tornar um profissional criativo significa “pensar fora da caixa”, ou seja, buscar  soluções que vão além do convencional, sendo uma mente ativa no processo de inovação.

Buscar ser uma pessoa criativa promove em todo ambiente da empresa uma dinâmica mais empolgante, edificante e agradável, no qual o desenvolvimento pessoal não possui barreiras.

Inteligência emocional

Outro pilar fundamental para desenvolver todas as outras habilidades interpessoais é a inteligência emocional.

O grau de inteligência emocional reflete a capacidade de gerenciar as suas emoções, sendo consciente das suas limitações e capaz de permanecer com uma postura racional mesmo diante de dificuldades.

No ambiente de trabalho, uma equipe com inteligência emocional sabe se comunicar melhor, além de praticar a empatia e levantar o astral da empresa (mesmo em meio a crises, por exemplo).

Como desenvolver as habilidades interpessoais?

Entender a importância das habilidades interpessoais nem sempre é suficiente para causar uma mudança no mindset ou no comportamento. Muitas vezes, por conta de timidez ou outras barreiras, essas habilidades são deixadas de lado.

Mas então, como desenvolver tais habilidades interpessoais? Na verdade, cada habilidade possui uma maneira distinta de ser desenvolvida e praticada.

Para aprender a ouvir mais, por exemplo, é possível ficar mais atento a esse detalhe nas conversas do dia a dia, e se colocar no lugar do outro (para entender a necessidade de cada um de ser ouvido).

Em relação às habilidades citadas aqui, confira abaixo como desenvolver cada uma delas:

1. Saber ouvir e se comunicar (e quando fazer cada um)

Para desenvolver a habilidade de comunicação, é preciso exercitar a oratória e a comunicação não verbal, para ser capaz de se posicionar claramente, e ser um bom ouvinte .

2. Estabeleça métodos e prazos (e cumpra-os)

Muitas vezes a proatividade pode parecer um exercício bastante difícil para quem não tem o costume de fazê-lo.

Assim, para facilitar o processo e torná-lo um hábito de longo prazo, é recomendado que se formalize o processo (pode ser de forma simples, anotando em um bloco de notas, todos os dias, 5 possíveis problemas e como preveni-los, por exemplo).

3. Não se limite e nem tenha medo de errar

Se você se considera uma pessoa sem criatividade, reflita: isso também era verdadeiro quando você era uma criança? Provavelmente, não.

Quando crianças somos criativos por estarmos conhecendo o mundo, sem nos limitar às visões e métodos já estabelecidos e sem medo de cometer erros, livres para “pensar fora da caixa".

Então, se você quer desenvolver a criatividade, busque a sua criança interior e encare os problemas com outras perspectivas (você pode fazer disso um exercício diário para se habituar).

4. Se conheça e esteja disposto a superar barreiras

Diversas vezes as lacunas na inteligência emocional vem de barreiras que nós mesmos criamos (ou negligenciamos).

O fato de reconhecer uma falha (temperamental ou inseguranças, por exemplo) é o primeiro passo para tentar superar esses desafios. Por isso, é preciso se conhecer e estar disposto a superar tais barreiras.

Um bom começo é realizar uma lista auto-avaliativa com as características que você considera positivas e negativas (afinal, inteligência emocional também significa reconhecer em que áreas somos competentes).

Por fim, vale salientar ainda que há profissionais na área da saúde que são aptos para ajudar no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Se for preciso, ou simplesmente da sua vontade, não hesite em consultá-los.

Dica de ouro! 

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Webinar]4 Recursos Do Excel Indispensáveis Para Processos Seletivos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.