O que são as habilidades cognitivas?
Quais os tipos de habilidades cognitivas?
Qual a importância das habilidades cognitivas no mercado de trabalho?
Como aprimorar as minhas habilidades cognitivas?
Quero continuar me desenvolvendo

O que são as habilidades cognitivas e como elas podem moldar a sua carreira

Saiba como as habilidades cognitivas estão presentes no seu dia a dia e como elas podem ajudar a alavancar a sua carreira.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
O que são as habilidades cognitivas e como elas podem moldar a sua carreira

Algumas habilidades, como pensamento crítico, solução de problemas e criatividade, vêm ganhando força no mercado de trabalho. Mas você já parou para se perguntar que tipo de habilidades são essas e o que as compõem?

Nesse artigo vamos discutir sobre isso e como esse corpo de habilidade está intrinsecamente ligado ao seu sucesso no mercado de trabalho. Eis aqui os temas que iremos abordar:

  • O que são as habilidades cognitivas?
  • Quais os tipos de habilidades cognitivas?
  • Qual a importância das habilidades cognitivas no mercado de trabalho?
  • Como aprimorar as minhas habilidades cognitivas?

O que são as habilidades cognitivas?

Podemos definir as habilidades cognitivas como a maneira como o nosso cérebro interpreta o mundo. É a maneira como interpretamos o que lemos, associamos memórias com algum dos nossos sentidos (como olfato ou tato, por exemplo), tratamos a resolução de problemas, etc.

Muitos estudiosos defendem que a educação infantil tem papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Isso ocorre devido ao fato de que o desenvolvimento cognitivo das crianças começa desde muito cedo, a partir do aprimoramento das suas habilidades motoras e da experimentação (a famosa curiosidade das crianças).

Porém, como veremos mais para a frente, as habilidades cognitivas podem ser treinadas e melhoradas. Ou seja, as nossas experiências na infância não limitam a nossa capacidade cognitiva. Mas antes disso, é necessário saber quais são os tipos de habilidades cognitivas.

Quais os tipos de habilidades cognitivas?

As habilidades cognitivas podem ser divididas em habilidades cognitivas básicas e habilidades cognitivas superiores.

1. Habilidades cognitivas básicas

São aquelas capazes de fazer a nossa primeira interação com o mundo. Podemos citar como exemplos de habilidades cognitivas básicas a nossa percepção auditiva, a nossa atenção e a nossa linguagem.

Ou seja, são o conjunto de habilidades que nos faz captar as sensações e ter uma resposta imediata a elas.

2. Habilidades cognitivas superiores

As habilidades cognitivas superiores são as habilidades que exigem um certo grau de raciocínio.

Podemos citar como exemplos a capacidade de resolver problemas, de pensar de maneira abstrata, alta capacidade de aprendizado e uma grande facilidade no uso de analogias na hora de fazer explicações.

Em geral, as habilidades cognitivas superiores têm uma relação muito íntima com o que chamamos de pensamento crítico, que é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho.

Qual a importância das habilidades cognitivas no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho atual está cada vez mais competitivo e ter recursos como um bom pensamento crítico para buscar soluções de problemas é uma necessidade para todos os profissionais.

A tendência do mercado, segundo o Fórum Econômico Mundial, é valorizar cada vez mais os processos cognitivos (isto é, a maneira como as pessoas pensam) em detrimento do conhecimento puramente técnico.

Ou seja, o que as empresas buscam hoje em seus potenciais colaboradores é a capacidade de gerar soluções de grande valor e relevância, e isso só é possível com habilidades cognitivas muito bem desenvolvidas.

Caso o seu desejo seja desempenhar funções executivas dentro de uma empresa ou até mesmo já está ocupando um cargo desse nível, é importante saber que as habilidades cognitivas (em especial o pensamento crítico) são essenciais na tomada de decisão para qualquer empresa em qualquer setor.

Ainda existe um outro pilar muito valorizado nas empresas que é a inteligência emocional. A inteligência emocional é uma combinação de habilidades do nosso cérebro que nos faz ter maior controle sobre nossas ações em situações de extremo desconforto.

Clique na imagem abaixo para fazer baixar o ebook sobre inteligência emocional e aprenda pontos como empatia, autogerenciamento emocional e sociabilidade.

Clique e baixe o ebook sobre inteligência emocional!

Como aprimorar as minhas habilidades cognitivas?

Existem algumas maneiras de aprimorar as nossas habilidades cognitivas, visando maior clareza mental, que é a capacidade de unir o nosso processo cognitivo com outras habilidades (normalmente as técnicas) que desenvolvemos ao longo de nossas vidas para buscar soluções de problemas.

1. Reduza o estresse

O estresse é capaz de atrapalhar muito a nossa capacidade de concentração. Busque sair de ambientes desconfortantes e que você não possua controle sobre a maneira como você é afetado por eles.

Além disso, busque algum hobbie que lhe agrade para “dar um tempo para a cabeça”, em momentos de alto nível de estresse essa pode ser uma ótima saída.

2. Cuide da sua saúde

Fazer atividades físicas e manter uma alimentação saudável pode trazer grandes melhorias na suas habilidades cognitivas.

Ingira boas proporções de ômega 3, pois esse ácido graxo é um dos principais constituintes dos neurônios. Além disso, busque manter um bom nível de hidratação, pois a maior parte do nosso cérebro é composta de água.

3. Aprenda coisas novas

O cérebro fica cada vez mais “potente” à medida que aprendemos novas habilidades ou desempenhamos certas atividades. É como um músculo que fica maior conforme fazemos academia.

Diante disso, busque sempre aprender sobre algo que você ainda não saiba muito ou pratique atividades que lhe “forcem” a pensar, como jogar xadrez, por exemplo.

4. Técnica do palácio da memória

A técnica do palácio da memória é uma técnica muito utilizada para memorizar informações, mas que pode ser um excelente exercício para aprimorar as suas habilidades cognitivas.

Ela foi uma técnica muito conhecida por gregos e romanos na antiguidade e consiste basicamente em criar um local imaginário (que pode ser baseado em um local familiar ou não) onde as informações serão organizadas de maneira a serem “encontradas” mais facilmente.

Por exemplo, você pode criar o seu palácio mental na sua casa. Quando tiver alguma informação que você julgue importante, pode assimilar ela a alguma coisa que você faz.

Por exemplo, você pode associar as possíveis causas do takt time alto na sua empresa à sua torradeira. Assim, sempre que você for usar a sua torradeira, irá lembrar da informação que “guardou” nela, facilitando a assimilação daquela informação. Essa é uma técnica muito utilizada por concurseiros.

5. Jogos de desenvolvimento cognitivo

O Cognifit é uma empresa da área da saúde que possui soluções para avaliar e melhorar a saúde cognitiva. Em virtude disso, eles possuem uma série de mini jogos onde é possível trabalhar várias habilidades cognitivas.

Por exemplo, no jogo chamado “pontos e subtração”, o jogador deverá comandar um canhão cujas munições têm valor de 1, 2 ou 3. O objetivo do jogador é destruir o máximo de caixas possíveis utilizando por último a maior munição possível.

Imaginando-se que o jogador deseja destruir uma caixa cuja “vida” é 11, ele pode atirar 5 vezes munições de 2 e dar o último tiro com uma munição de 1, somando ao final 1 ponto, ou atirar 4 vezes com a munição de 2 e o seu último tiro ser com uma munição de 3, somando 3 pontos.

O jogo é muito bom para treinar sua velocidade de processamento e a sua memória de trabalho.

Os jogos do Cognifit podem ser jogados gratuitamente clicando aqui.

Quero continuar me desenvolvendo

E aí, gostou? O nosso cérebro é o nosso instrumento de trabalho mais importante e saber técnicas para potencializar o seu desenvolvimento é essencial. Porém, nosso cérebro não é importante apenas com questões técnicas ou raciocínio lógico e crítico.

Ele é muito importante na hora de nos socializarmos, e a nossa capacidade de socialização está diretamente ligada à nossa maneira de mantermos relações com as pessoas que convivem conosco.

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.