O Agile Coach é o profissional que une os conhecimentos sobre a metodologia ágil e o coaching para levar às equipes crescimento e resultados eficazes. 

O uso de metodologias ágeis em corporações, como o Scrum, traz muitos benefícios na execução e na entrega de projetos e, com isso, a sua aplicação vem ganhando cada vez mais espaço e sendo implementada em equipes.

Ficou interessado em saber mais sobre esse profissional? Confira neste artigo os seguintes tópicos para você conhecer mais sobre o trabalho como Agile Coach: 

  • O que é um Agile Coach?
  • Como se tornar um Agile Coach?
  • Quais as competências necessárias para ser um Agile Coach?
  • Quais os principais desafios a serem enfrentados?
  • Quanto ganha um Agile Coach?

Agora, é só conferir o que nós preparamos sobre as oportunidades que essa carreira pode trazer para você! Vem conosco!

 

O que é um Agile Coach?

 

O Agile Coach atua conciliando o desenvolvimento da equipe e a implementação da cultura ágil na organização, explorando ferramentas e estratégias com foco em maximização de resultados. O Agile Coach comporta-se como um treinador ágil. Ele desenvolve habilidades, capacitando a equipe e direcionando-a para a melhoria contínua.

É por meio do trabalho desse profissional que as equipes ficam munidas de conhecimento e treinamento para a prática de gestão de projetos ágeis. Além disso, ele pode desempenhar um papel estratégico e crucial para a sua organização, fazendo a efetivação da agilidade de modo palpável.

Durante a sua atuação, esse especialista busca compreender o ambiente corporativo e os seus desafios, para buscar as soluções mais adequadas, necessitando de um conhecimento amplo de métodos e práticas ágeis.

Assim, ele será responsável por um processo ágil, mantendo a entrega de valor ao cliente.

No âmbito das equipes, atua como coach nos times, traçando metas e propostas de crescimento pessoal e também do conjunto como um todo.

Esse cargo pode ser temporário ou permanente, sendo o primeiro a forma mais comum desse tipo de vaga no âmbito empresarial. 

Se você ficou curioso sobre o funcionamento de metodologias ágeis, faça o nosso curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum

Nele você poderá conhecer mais sobre essa incrível ferramenta que anda conquistando cada vez mais espaço no mercado e ainda, de brinde, incrementar o seu currículo. Clique e conheça um pouco mais:

Curso GRATUITO de Introdução ao Agile Scrum!

Agora que você já sabe o que faz um Agile Coach, que tal desvendar como é possível iniciar o seu caminho nessa carreira? Vamos lá!

 

Como se tornar um Agile Coach?

 

É usual que o Agile Coach possua formação em Sistemas de Informação e áreas correlatas, possuindo experiência em projetos Scrum e atuação como Scrum Master. Todavia, o trabalho dos Scrum Masters e dos Agile Business Coaches é diferente na organização.

Existem também certificações voltadas para o aperfeiçoamento de conhecimentos que podem auxiliar no desempenho de suas funções, consolidando-o como um profissional de referência, garantindo melhores salários e posições.

 

Quais as competências necessárias para ser um Agile Coach?

 

Segundo o Agile Coaching Institute, as seguintes 8 competências são esperadas desse profissional:

 

1. Prática Lean-Ágil

A prática e a vivência de valores ágeis são cruciais no desempenho dessa função. O Agile Coach deve basear-se nas raízes de Lean da Toyota e no Manifesto Ágil.

 

2. Coaching Profissional

O Agile Business Coach estabelece uma parceria com seus clientes para inspirá-los em seu potencial profissional e pessoal.

 

3. Facilitação

O especialista atua de maneira neutra dentro da equipe e da organização, guiando os grupos na solução de problemas e no processo de decisão.

 

4. Maestria em transformação

O profissional atua como um expert de referência no desenvolvimento organizacional, sendo um catalisador de mudanças de paradigmas e de cultura.

 

5. Maestria de negócios

O coach de metodologias ágeis é especialista em inovação e desenvolvimento de produtos que sejam agregadores de valor para o negócio.

 

6. Maestria técnica

Os Agile Coaches possuem expertise técnica, não sendo profissionais estritamente teóricos. Assim, eles são capazes de aliar de maneira positiva a teoria e a prática efetivamente.

 

7. Mentoria

O tutor de Agile compartilha conhecimento, habilidades e perspectivas que norteiam o crescimento pessoal e profissional da equipe.

 

8. Ensino

O Agile Coach é capaz de ensinar temas específicos de acordo com as demandas específicas de cada time, sem deixá-lo sobrecarregado ou insuficiente. Ele consegue fazer com que o que ensinado seja absorvido para melhorar o rendimento das equipes ágeis.

 

Quais os principais desafios a serem enfrentados?

 

O trabalho dos Agile Coaches pode se dar de duas maneiras diferentes: durante a implementação da cultura ágil ou na melhora de uma já existente.

Ao trazer inovação na forma de metodologias ágeis, os Agile Coaches podem enfrentar o desafio de fazer grandes mudanças e isso, muitas vezes, gera desconforto entre os membros das empresas. 

Para contornar esse desafio, é preciso ter em mente a análise de contexto empresarial para que o Agile Coach possa demonstrar a efetividade de seus métodos, que irão economizar tempo e garantir entregas mais pertinentes com o desejo dos clientes.

Dessa forma, o Agile Coach também atua trazendo uma mudança na cultura da empresa, incentivando gestores e o time de desenvolvimento a adotarem práticas ágeis adequadas.

Agora que você sabe qual é o papel do Agile Coach, que tal descobrir qual a remuneração deste profissional?

 

Quanto ganha um Agile Coach?

 

De acordo com os sites Glassdoor e Vagas, O salário desse profissional é variável, levando em conta a sua formação e também o seu tempo de experiência. Entretanto, no contexto atual, a média salarial gira em torno de R$ 6.000,00 a R$ 15.000,00.

Ficou interessado nas inúmeras oportunidades possíveis para um profissional Agile Coach? Ficou com vontade de iniciar seus passos nessa carreira? Então, confere a dica abaixo!

 

Preparado para dar aquele salto na carreira?

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Agile Coach e como as metodologias ágeis são importantes para essa carreira, que tal se aprofundar ainda mais no tema e aprender os conceitos necessários para uma formação em Scrum?

Pensando nisso, preparamos para você este curso de formação em Scrum Master Exin. Com ele, você poderá iniciar a sua trajetória com a cultura ágil, dominando todas as habilidades necessárias e, quem sabe, ingressar nessa nova carreira que apresenta tantas oportunidades de mercado!

O nosso curso de formação é oficialmente reconhecido pela Exin, isto é, ele é preparatório para a certificação de Scrum Master.

Para saber mais sobre este treinamento e se preparar para o mercado de trabalho, é só clicar no botão abaixo:

Curso Formação de Scrum Master Exin

Gostou de conhecer mais sobre o trabalho do Agile Coach? Então, não deixe de conferir nosso outros artigos sobre Scrum e metodologias ágeis!