Você já se perguntou o que leva um empresário ao sucesso? Seria a técnica brilhante de Bill Gates? O foco obsessivo na experiência do usuário de Steve Jobs? Ou o sucesso de um empreendedor está ligado com todas as suas experiências de vida, como educação ou circunstâncias de vida que aumentam a confiança em empreender?

Apesar dos inúmeros estudos de caso para tentar explicar o que leva uma pessoa a se tornar um empreendedor de sucesso, essa missão ainda é considerada nebulosa. A grande maioria das pesquisas realizadas apresentam resultados conflitantes entre si. Ou seja, os empresários parecem ser uma caixa preta esperando para ser aberta e desvendada.

Uma equipe de pesquisa da Harvard Business School está tentando encontrar uma nova metodologia para que seja possível identificar as características reais de um empreendedor de sucesso. O estudo combina uma série de autoavaliações das habilidades dos entrevistados, com avaliações feitas por seus colegas de trabalho, amigos e funcionários.

O que complica ainda mais esse entendimento é a existência de inúmeros tipos de empreendimentos, que variam desde empresas familiares até empresas multinacionais. Esta grande variedade faz com que o perfil de líder ideal para uma determinada empresa não seja igual para outra.

Apesar de todas as dificuldades, a pesquisa vem se mostrando promissora, e resultados palpáveis já estão começando a ser obtidos. Em um teste piloto foram entrevistados 1300 ex-alunos da Harvard Business School; através dessas avaliações foi possível a obtenção de resultados animadores.

 

Os 11 fatores da liderança empreendedora 

 

Através da combinação de uma grande revisão bibliográfica e do estudo piloto feito anteriormente, os pesquisadores conseguiram chegar a 11 fatores de análise para empreendedores. Os 11 fatores obtidos foram: 

 

  1. Identificação de oportunidades: Mede as habilidades e comportamentos associados à capacidade de identificar e buscar oportunidades de negócio de alto potencial;
  2. Visão e influência: Está relacionado com a capacidade de influenciar todas as partes interessadas, tanto externas quanto internas da empresa, que devem trabalhar juntas para executar uma estratégia de negócios;
  3. Conforto diante de incertezas: Mede as habilidades e comportamentos associados a ser capaz de levar adiante um negócio, frente às incertezas do mercado;
  4. Montar e motivar a equipe de trabalho: Esse fator está associado à capacidade do empreendedor de selecionar a sua equipe de maneira correta, além de motivar todo seu time de trabalho a atingir os objetivos da empresa;
  5. Tomadas de decisões eficientes: Esse fator mede a capacidade de um empreendedor de tomar decisões de negócios eficazes e eficientes, mesmo diante da falta de informações fundamentais;
  6. Construção de networking: Aqui será medida a capacidade de reunir recursos necessários e de criar relacionamentos profissionais saudáveis, visando sempre o bem estar financeiro da empresa em questão;
  7. Colaboração e orientação da equipe: Mede as habilidades e comportamentos necessários para que um líder seja capaz de orientar quais rumos a empresa deve tomar, além de ser um líder colaborativo com seus funcionários;
  8.  Gestão de operações: Relacionado à habilidade e ao comportamento de gerenciar de maneira eficaz os processos contínuos;
  9. Vendas: Esse fator é relacionado à capacidade de construir um canal de vendas eficaz, de atender os clientes de maneira eficiente, promovendo, assim, um forte engajamento;
  10.  Gestão financeira: Aqui será verificada a capacidade de gerir, de maneira eficaz, todos os aspectos financeiros de um empreendimento comercial;
  11.  Preferência por estrutura estabelecida: Mede a preferência em atuar em ambientes de negócios mais estabelecidos e estruturados, em vez da preferência em criar empreendimentos totalmente novos, em que os caminhos a serem trilhados são considerados mais incertos. 

 

Após estabelecidos esses 11 fatores, os pesquisadores chegaram à conclusão de que 5 deles tiveram índices significativamente mais altos quando a análise é feita com líderes que fundaram empresas. As grandes diferenças foram observadas nos fatores: “Montar e motivar a equipe de trabalho”, “Tomadas de decisões eficientes”, “Colaboração e motivação da equipe”, “Gestão de operações” e “Vendas”.

Já no fator “Preferência pela estrutura estabelecida”, foi verificado que líderes fundadores de empresas possuem uma avaliação mais baixa nesse quesito.

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Diferenças entre os empreendedores do sexo masculino e feminino

 

O estudo piloto executado permitiu que os pesquisadores verificassem as diferenças de gênero entre o grupo de estudo. De maneira geral, homens e mulheres apresentam uma classificação muito parecida dentre os 11 fatores de liderança.

As diferenças encontradas foram que as mulheres se sentem mais confiantes nos setores “Gestão e produção” e “Visão e influência”, enquanto os homens expressavam maior confiança em “Conforto diante de incertezas” e “Gestão financeira”.

 

Diferenças entre fundadores em série e fundadores de primeira viagem

 

O estudo revelou diferenças consideráveis entre empreendedores acostumados a abrirem novos negócios (fundadores em série) e empreendedores de primeira viagem.

A principal diferença encontrada no estudo foi que os fundadores em série são consideravelmente mais confiantes em relação ao gerenciamento da incerteza e do risco, enquanto os fundadores de primeira viagem parecem enfrentar dificuldades em relação a isso.

Uma observação importante é que apesar da maior confiança, não quer dizer que os fundadores em série gostam de correr riscos, e sim que eles se sentem mais capacitados para lidar com as adversidades do mercado.

 

E aí, preparado para se tornar um empreendedor de sucesso?

 

Como você pôde perceber, ser um empreendedor de sucesso não é algo simples. Não existe uma receita de bolo para que do dia para a noite você se torne o dono de uma empresa milionária.

Apesar da não existência de um passo a passo para o sucesso, uma coisa eu posso te afirmar: quanto mais você se qualificar, maiores serão as chances de você se tornar um destaque no mundo dos negócios.

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