Por que se certificar em Lean Seis Sigma?
As diferenças entre Master, Black, Green, Yellow e White Belts
DICA DE OURO!
Certificação Yellow Belt em Lean Seis Sigma
Certificação Green Belt em Lean Seis Sigma
Certificação Black Belt em Lean Seis Sigma
Certificação Master Black Belt em Lean Seis Sigma
E aí, decidiu qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você?

Descubra qual é a certificação Seis Sigma mais indicada para você!

Conheça as principais diferenças entre as certificações White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra qual é a certificação Seis Sigma mais indicada para você!

Como funciona a certificação Seis Sigma? Por onde eu começo? Qual certificação é a mais adequada para o meu caso? Quais são os pré-requisitos para me tornar um Black Belt? Se você já fez alguma dessas perguntas, você está no lugar certo.

Neste artigo, te explicarei as diferenças entre as certificações Seis Sigma para que você entenda melhor os papéis e responsabilidades de cada Belt dentro de uma empresa no programa Lean Seis Sigma.

Para que você realmente saiba qual o tipo de certificação Seis Sigma mais indicada para você, é preciso compreender as diferenças entre as funções que podem ser desempenhadas no projeto. Lembre-se que existem profissionais atuando nos diversos níveis de uma empresa, desde o operacional até o gerencial, e cada um necessita de uma capacitação diferente.

Então, papel e caneta na mão, pois agora você irá aprender:

  • Por que se certificar em Lean Seis Sigma?
  • As diferenças entre Master, Black, Green, Yellow e White Belts
  • Certificação White Belt em Lean Seis Sigma
  • Certificação Yellow Belt em Lean Seis Sigma
  • Certificação Green Belt em Lean Seis Sigma
  • Certificação Black Belt em Lean Seis Sigma
  • Certificação Master Black Belt em Lean Seis Sigma.

Por que se certificar em Lean Seis Sigma?

O Certificado Especialista Lean Seis Sigma é um documento que comprova o domínio do profissional em relação a aplicação de um projeto de melhoria dentro de uma organização.

A Certificação Especialista Lean Seis Sigma coloca o profissional em outro patamar no mercado de trabalho, pois comprova a execução de um projeto Lean Seis Sigma e o alcance de resultados, mostrando que o profissional consegue aplicar na prática uma metodologia reconhecida mundialmente, e que é cada vez mais valorizada no Brasil.

As diferenças entre Master, Black, Green, Yellow e White Belts

Como você já deve saber, o Seis Sigma é uma metodologia estatística voltada para a solução de problemas dentro de uma organização. Por se tratar de uma referência mundial em qualidade, ela se tornou essencial para a situação atual de competitividade no mercado, sendo procurada por diversas empresas.

Com foco no cliente, o Seis Sigma atua na redução da variabilidade e otimização de processos, o que resulta em benefícios diretos para a organização, principalmente no que diz respeito à redução de custos e melhoria na qualidade.

Por ser uma metodologia ampla e completa, existem diferentes níveis de aprofundamento e conhecimento, que são comumente divididos em:

Vale lembrar também que com a metodologia Seis Sigma, podemos aplicar o Lean Manufacturing e reduzir desperdícios, o que constitui a metodologia Lean Seis Sigma. Dessa forma, é possível aproveitar o melhor das duas para otimizar os processos de produção ao máximo.

Beleza, mas como vou saber qual o nível mais adequado para mim? A resposta está abaixo.

DICA DE OURO!

Quer receber um Kit completamente personalizado com o passo a passo para sua certificação em Seis Sigma?

São 7 passos para te levar ao diferencial curricular e versatilidade de atuação com maiores salários, além modelos de planilhas e apresentações com todo suporte a sua trajetória gratuitamente.

É simples: garanta o seu com um clique no botão abaixo!

Kit Guia para certificação especialista Seis Sigma! Baixe agora!

Certificação Yellow Belt em Lean Seis Sigma

A certificação de Yellow Belt é voltada para profissionais do nível tático da empresa que são treinados nos fundamentos do Seis Sigma para que possam dar suporte aos Green Belts e Black Belts na implementação dos projetos.

Com uma base teórica não aprofundada nos conceitos Seis Sigma, principalmente no que diz respeito ao conteúdo estatístico, os Yellow Belts auxiliam na utilização de ferramentas Seis Sigma no dia a dia da organização, podendo ser capazes de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação.

Esses pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação têm como característica serem de baixa complexidade. Eles possuem prazos que não costumam ultrapassar dois meses, por serem de rápida implementação.

Esses profissionais são de grande valia para se ter na equipe, assim como os White Belts. Isso se deve ao fato deles terem conhecimento sobre os fundamentos da metodologia, facilitando a assimilação do projeto por parte de seus integrantes.

Certificação Green Belt em Lean Seis Sigma

A certificação Green Belt é voltada para profissionais que dedicam parte de seu tempo (geralmente cerca de 20 a 30% do tempo) as atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis Sigma, respondendo hierarquicamente a seu superior imediato (não existe relação hierárquica entre Black Belt e Green Belt, apenas relações funcionais no desenvolvimento de projetos).

Capacitado na metodologia Seis Sigma, os Green Belts ocupam posições de destaque, sendo capazes de liderar projetos de melhoria por meio de análises estatísticas (software Minitab).

Com as empresas buscando reduzir custos, otimizar processos e aumentar sua competitividade no mercado, essa certificação tem sido cada vez mais procurada. Afinal, hoje é imprescindível ter profissionais que sejam capazes de solucionar problemas mesmo em meio a suas tarefas diárias.

Certificação Black Belt em Lean Seis Sigma

A certificação Black Belt é indicada para profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa, respondendo diretamente ou indiretamente ao Master Black Belt (MBB). Estão ligados à área de gestão da organização e disponibiliza, preferencialmente, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma.

Trabalha principalmente na execução e no monitoramento de projetos (há casos em que o profissional dedica uma certa parte de seu tempo em atividades de gestão da rotina).

Os profissionais Black Belts em Seis Sigma são capazes de resolver problemas corporativos de alta complexidade com a utilização das mais avançadas análises estatísticas (software Minitab) em busca de competitividade estratégica.

É comum que um profissional com certificação Black Belt conduza vários projetos ao longo do ano, pois ao se dedicar exclusivamente a isso, ele consegue realizar ciclos de melhoria em várias áreas da empresa.

Certificação Master Black Belt em Lean Seis Sigma

O Master Black Belt é capacitado para direcionar as estratégias junto ao programa Seis Sigma em uma organização e dar suporte aos Green Belts e Black Belts que nela atuam, sendo peça chave na implementação da metodologia de maneira sustentável.

São profissionais com competências e habilidades desenvolvidas para a liderança, comunicação e geração de resultados, sendo responsáveis pela condução de projetos, atuando com foco em gestão e negócios.

E aí, decidiu qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você?

Agora que você já sabe a diferença entre as certificações e como cada profissional atua no mercado, faça uma análise de suas necessidades e ambições, para que possa escolher qual nível de aprofundamento se adequa melhor às suas necessidades e a posição que ocupa hoje na empresa.

Interessante esse artigo até aqui não é mesmo? Que tal aproveitar, agora, mais um conteúdo totalmente gratuito que a Voitto preparou para você?

Desvende os principais mitos sobre a metodologia Lean Seis Sigma com o Ebook Guia definitivo Lean Seis Sigma!

Aprofunde seus conhecimentos sobre a metodologia Lean e se capacite já para se tornar um melhor profissional, e assim, conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho!

Baixe agora e entenda como se tornar um profissional Seis Sigma aplicando a metodologia mais utilizada nas indústrias de classe mundial!

Baixe agora o Guia definitivo Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.