Como funciona a certificação Seis Sigma? Por onde eu começo? Qual a certificação mais adequada para o meu caso? Quais são os pré-requisitos para me tornar um Black Belt? Se você já se fez alguma dessas perguntas, você está no lugar certo.

Neste artigo, te explicarei as diferenças entre as certificações Seis Sigma para que você entenda melhor os papéis e responsabilidades de cada Belt dentro de uma empresa.

Para que você realmente saiba qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você, essas diferenças precisam ser bem compreendidas. Lembre-se que existem profissionais atuando nos diversos níveis de uma empresa, desde o operacional até o gerencial, e cada um necessita de uma capacitação diferente.

 

As diferenças entre Master, Black, Green, Yellow e White Belts

 

Como você já deve saber, o Seis Sigma é uma metodologia estatística voltada para a solução de problemas dentro de uma organização. Por se tratar de uma referência mundial em qualidade, ela se tornou essencial para a situação atual de competitividade no mercado.

Com foco no cliente, o Seis Sigma atua na redução da variabilidade e otimização de processos, o que resulta em benefícios diretos para a organização, principalmente no que diz respeito a redução de custos e melhoria na qualidade.

Por ser uma metodologia ampla e completa, existem diferentes níveis de aprofundamento e conhecimento, que são comumente divididos em White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.

Vale lembrar também que juntamente com a metodologia Seis Sigma, podemos aplicar o Lean Manufacturing, formando assim a metodologia Lean Seis Sigma, aproveitando o melhor das duas para otimizar os processos de produção ao máximo.

Beleza, mas como vou saber qual o nível mais adequado para mim? A resposta está abaixo.

 

Certificação White Belt em Lean Seis Sigma

 

A certificação de White Belt atende profissionais de nível operacional, que são treinados nos fundamentos do Seis Sigma para executar ações de rotina, de forma auxiliar os Yellow, Green e Black Belts no andamento de projetos Seis Sigma na organização, assim como na manutenção dos resultados obtidos.

Ser um White Belt significa possuir o conhecimento dos princípios mais básicos da melhoria de processos, sendo assim essencial que todo membro envolvido na aplicação prática dos projetos de melhoria contínua tenha no mínimo uma formação desse tipo.

 

Certificação Yellow Belt em Lean Seis Sigma

 

A certificação de Yellow Belt é voltada para profissionais do nível tático da empresa que são treinados nos fundamentos do Seis Sigma para que possam dar suporte aos Green Belts e Black Belts na implementação dos projetos.

Com uma base teórica não aprofundada nos conceitos Seis Sigma, principalmente no que diz respeito ao conteúdo estatístico, os Yellow Belts auxiliam na utilização de ferramentas Seis Sigma no dia a dia da organização, podendo ser capazes de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação.

Esses pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação têm como característica serem de baixa complexidade. Eles possuem prazos que não costumam ultrapassar dois meses, por serem de rápida implementação.  

Esses profissionais são de grande valia para se ter na equipe, assim como os White Belts. Isso se deve ao fato deles terem conhecimento sobre os fundamentos da metodologia, facilitando a assimilação do projeto por parte de seus integrantes

 

Certificação Green Belt em Lean Seis Sigma

 

A certificação Green Belt é voltada para profissionais que dedicam parte de seu tempo (geralmente cerca de 20 a 30% do tempo) a atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis Sigma, respondendo hierarquicamente a seu superior imediato (não existe relação hierárquica entre Black Belt e Green Belt, apenas relações funcionais no desenvolvimento de projetos).

Capacitado na metodologia Seis Sigma, os Green Belts ocupam posições de destaque, sendo capazes de liderar projetos de melhoria por meio de análises estatísticas (software Minitab).

Com as empresas buscando reduzir custos, otimizar processos e aumentar sua competitividade no mercado, essa certificação tem sido cada vez mais procurada. Afinal, hoje é imprescindível ter profissionais que sejam capazes de solucionar problemas mesmo em meio a suas tarefas diárias.  

 

Certificação Black Belt em Lean Seis Sigma

 

A certificação Black Belt é indicada para profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa, respondendo diretamente ou indiretamente ao Master Black Belt (MBB). Estão ligados à área de gestão da organização e disponibiliza, preferencialmente, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma.

Trabalha principalmente na execução e no monitoramento de projetos (há casos em que o profissional dedica uma certa parte de seu tempo em atividades de gestão da rotina).

Os profissionais Black Belts em Seis Sigma são capazes de resolver problemas corporativos de alta complexidade com a utilização das mais avançadas análises estatísticas (software Minitab) em busca de competitividade estratégica.

É comum que um profissional com certificação Black Belt conduza vários projetos ao longo do ano, pois ao se dedicar exclusivamente a isso, ele consegue realizar ciclos de melhoria em várias áreas da empresa.

 

Certificação Master Black Belt em Lean Seis Sigma

 

O Master Black Belt é capacitado para direcionar as estratégias junto ao programa Seis Sigma em uma organização e dar suporte aos Green Belts e Black Belts que nela atuam, sendo peça chave na implementação da metodologia de maneira sustentável.

São profissionais com competências e habilidades desenvolvidas para a liderança, comunicação e geração de resultados, sendo responsáveis pela condução de projetos, atuando com foco em gestão e negócios.

Seu grande diferencial está na ênfase dada ao processo de identificação de projetos que serão responsáveis pelo sucesso da implementação da metodologia. É necessário ser Black Belt para se tornar Master.

 

E aí, decidiu qual a certificação Seis Sigma mais indicada para você?

 

Agora que você já sabe a diferença entre as certificações e como cada profissional atua no mercado, faça uma análise de suas necessidades e ambições, para que possa escolher qual nível de aprofundamento se adequa melhor às suas necessidades e a posição que ocupa hoje na empresa.

A jornada rumo ao topo pode até ser longa, mas é também recompensadora. Não há atalhos, mas com certeza, quanto mais capacitado você for, mais fácil será para você alcançar seu objetivo.

Para te ajudar nessa escalada, convido você para conhecer as ementas de nossos treinamentos em nosso site e a se inscrever no curso de White Belt gratuito da Voitto, com a convicção de que será um prazer ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional!

Para sua segurança, todas as nossas certificações Lean Six Sigma possuem acreditação internacional, outorgadas por The Council for Six Sigma Certification. Então, vamos lá?