Certificação Especialista Lean Seis Sigma: o que é e como funciona?

O Certificado Especialista Lean Seis Sigma é um documento que comprova o domínio do profissional em relação a aplicação de um projeto de melhoria dentro de uma organização.

Esta certificação é voltada para quem já realizou um treinamento de Green Belt ou Black Belt e teve a oportunidade de liderar a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios da metodologia.

Para obter esse tipo de certificação, o profissional precisa submeter e apresentar um projeto Lean Seis Sigma para nossa equipe. Caso o projeto seja aprovado por nossos avaliadores, emitimos o Certificado de Especialista Lean Seis Sigma, que representa um enorme diferencial no currículo.


Consultores da Voitto

Qual a diferença entre as certificações de treinamento e de especialista?

Certificação de Treinamentos Lean Seis Sigma:

Obtida ao realizar um treinamento Lean Seis Sigma. Comprova seu conhecimento teórico sobre a metodologia.

A Voitto oferece vários tipos de certificações de treinamentos Lean Seis Sigma, sendo a mais básica a White Belt e a mais complexa a certificação de Master Black Belt. Entenda cada uma delas:

White Belt o profissional tem noções da linguagem usada na metodologia Lean Seis Sigma e possui condições de auxiliar na coleta de dados e informações nos projetos de melhoria.

Yellow Belt além de conhecer os termos próprios da metodologia e poder coletar dados, consegue utilizar algumas ferramentas básicas para melhorias pontuais na estação de trabalho ou em processos específicos.

Green Belt tem condições de gerenciar um projeto de melhoria em uma organização, além de aplicar técnicas e ferramentas do Lean Seis Sigma, como o método DMAIC.

Black Belt é responsável por traçar as estratégias de vários projetos de melhoria, ensinar técnicas e ferramentas e, se preciso, aplicar técnicas avançadas de análise de dados.

Master Black Belt é capaz de implantar um sistema de gestão Seis Sigma, treinar e motivar equipes, gerenciar projetos, seus riscos e custos e, para que tudo isso funcione em harmonia, liderar! O MBB é, acima de tudo, o líder de todo o programa Seis Sigma e seus belts!

Certificação de Especialistas Lean Seis Sigma:

A certificação de especialista é voltada para o público que deseja aplicar o Lean Seis Sigma. Se esta é a sua intenção, você pode aplicar esta metodologia tanto na empresa a qual trabalha quanto nos projetos práticos da Voitto.

Os cases ofertados pela Voitto foram desenvolvidas pelo Master Black Belt Daniel Fraga, são eles: o Projeto Prático na Área Industrial e o Projeto Prático na Área de Serviços.

Especialista Green Belt obtida após a realização de um projeto de melhoria ou de um projeto prático aplicado.

Especialista Black Beltobtida ao realizar dois projetos de melhoria com ao menos um de maior complexidade. Também podem ser utilizados os Projetos Práticos Aplicados.

Especialista Master Black Belt Conquistada ao realizar três projetos de melhoria, ao menos dois de maior complexidade. Também podem ser utilizados os Projetos Práticos Aplicados.


Por que ser um especialista em Lean Seis Sigma?

A Certificação Especialista Lean Seis Sigma coloca o profissional em um outro patamar no mercado de trabalho, pois comprova a execução de um projeto Lean Seis Sigma e o alcance de resultados, mostrando que o profissional consegue aplicar na prática uma metodologia reconhecida mundialmente, e que é cada vez mais valorizada no Brasil.


Passo a passo para Certificação de Especialista Lean Seis Sigma

Sobre a cultura da Voitto

Projeto prático aplicado em EMpresas

1. Você envia seu o projeto pra gente dentro dos padrões estabelecidos pela Voitto.

2. Nós analisamos a documentação e damos um feedback inicial sobre seu projeto.

3. Você apresenta seu projeto para nossos avaliadores via Skype.

4. Caso aprovado, você paga o valor da certificação (*verificar condições).

5. Emitimos seu certificado de Especialista Lean Seis Sigma.



Baixe aqui os documentos para submissão do seu projeto!

Baixar


Projeto prático aplicado da Voitto

1. Assista todos os vídeos do projeto prático e veja quais foram as intruções do consultor em relação ao desenvolvimento de cada etapa do projeto.

2. Envie para o Grupo Voitto cada etapa do seu projeto a medida em que você finalizá-las. Uma vez feito o envio, você terá acesso ao gabarito da etapa. Se alguma correção for necessária, essa poderá ser feita no Projeto Final.

3. Cada etapa é avaliado por nossos consultores, levando em consideração itens como: qualidade da documentação, aplicação correta da etapa e domínio das ferramentas.

4. Se você for aprovado na etapa anterior, é possível desenvolver a etapa seguinte seguindo os procedimentos das anteriores. Caso a nota mínima de 70% não seja atingida, você terá a chance de reenviar a documentação da etapa. Dessa vez, no entanto, sua nota máxima possível será 70%.

5. Uma vez que todas as etapas foram entregues, avaliações foram recebidas e os gabaritos já foram liberados, você terá a chance de realizar correções que achar pertinentes para a entrega do Projeto Final. Esse deve conter todas as etapas do método DMAIC e é definitivo.

6. Se avaliado, ao final, com no mínimo 70%, você receberá o certificado de Especialista Seis Sigma, com o selo de acreditação da Comunidade Six Sigma Brasil e do The Council for Six Sigma Certification.


Consultores da Voitto

Além do passo a passo para a certificação de especialista, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito do projeto, como:

Posso me certificar em um projeto em dupla ou grupo?

Não. Como se trata de uma avaliação da execução de um projeto Lean Seis Sigma, que apresente resultados e siga a metodologia, é necessário que a avaliação seja individual. Dessa forma, apenas o líder do projeto poderá receber o certificado de especialista.


Quanto tempo depois do treinamento posso submeter meu projeto?

Não existe restrição de tempo após a realização do treinamento para submissão do projeto.


Fiz o treinamento em outra empresa. Posso me certificar pela Voitto?

Sim. Nesse caso, uma cópia do comprovante de treinamento de Green Belt ou Black Belt deve ser enviada juntamente com a documentação do projeto.


Existe algum órgão regulamentador de certificações no Brasil?

Não, não existe nenhum órgão regulamentador no país. A metodologia de treinamento da Voitto atende contempla todo conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e o processo de certificação é alinhado com as boas práticas recomendadas pela ISO 13053 - Quantitative methods in process improvement - Six Sigma. Por ser uma das principais empresas no Brasil que fornecem treinamentos nessa área, o certificado Voitto tem grande expressão no mercado.


Quais os requisitos para a aprovação?

Para ser aprovado o candidato deverá obter nota superior a 70% na avaliação do projeto, de acordo com os seguintes critérios:
• Qualidade dos documentos;
• Domínio das Ferramentas Lean Seis Sigma;
• Aplicação do DMAIC;
• Resultados financeiros;
• Alcance da Meta Global;


O que acontece se a nota do meu projeto estiver abaixo do nível da média?

Muitos alunos nos questionam sobre o que acontece se seu projeto ficar aquém dos requisitos para a aprovação. Caso isso aconteça, os avaliadores apontarão os pontos que precisarão ser reformulados para que você consiga atingir o nível satisfatório.
Depois de revisar os pontos que precisam de reformulações, o participante apresenta novamente o projeto. Se ainda assim o aluno não tiver um desempenho mínimo para a aprovação, os avaliadores analisarão o porquê disso e como eles poderão te ajudar.


A Voitto realiza algum tipo de consultoria ou acompanhamento do projeto?

Sim. Caso você precise de uma consultoria para desenvolver seu projeto, você pode tirar suas dúvidas com um dos nossos melhores e mais experientes consultores de Lean Seis Sigma através do Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma.
Conduzido pelo Master Black Belt, Daniel Fraga, esse ciclo contempla 5 encontros via web que ocorrem com frequência semanal.
Cada encontro trata de uma etapa do ciclo DMAIC (Definição, Medição, Análise, Melhoria (Improve) e Controle), detalhando as principais ferramentas, desafios e perguntas que devem ser respondidas em cada etapa do método.
Ao final, os participantes que desenvolverem os projetos com sucesso terão acesso a certificação de Especialista Lean Seis Sigma, ou seja, ficam isentos da taxa da cobrada pela emissão do certificado de especialista.


Como funciona a emissão do certificado de especialista?

A emissão e o envio do certificado é feita logo após a aprovação do projeto. Uma vez conquistados os certificados, os profissionais poderão utilizá-los pelo restante da vida.


Qual o valor da Certificação de Especialista Lean Seis Sigma?

O valor da certificação para cada projeto submetido é de R$590,00. Ex-alunos Voitto possuem 50% de desconto.


Caso meu projeto não seja aprovado, tenho que arcar com esse valor?

Não. O pagamento da certificação só é realizado mediante a aprovação e emissão do certificado de Especialista Lean Seis Sigma.




Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas? Se algo ainda não estiver muito claro para você, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail seissigma@voitto.com.br e faça o seu questionamento.