Para que serve a estatística?
Por que usar o programa Minitab?
Quais ferramentas podem ser usadas no programa Minitab?
Como faço o download gratuito do Minitab?
Como a Voitto utiliza o Minitab em seus cursos Seis Sigma?
Quer saber mais sobre Seis Sigma?

Veja o poder da análise estatística com o Minitab, software crucial para o Seis Sigma

Conheça o Minitab e como utilizá-lo para aprimorar a análise de dados e tomada de decisões no Seis Sigma, elevando a qualidade e a eficiência dos processos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja o poder da análise estatística com o Minitab, software crucial para o Seis Sigma

Você sabe qual a relação do Minitab com a estatística e por que é tão importante?

A estatística é um campo de estudo muito utilizado por diversos âmbitos. Na esfera pública, é usada para análise demográfica, territorial e econômica, como também em sua integração curricular nos centros de pesquisa e em universidades. O seu emprego também é notado em setores privados, financeiros e empresariais.

Grande parte desta elevada e constante demanda por recursos estatísticos – que, atualmente, ainda cresce com o auxílio de softwares especializados – se deu principalmente por conta dos avanços computacionais que permitiram facilitar o seu uso e a sua interpretação.

No artigo de hoje, vou te explicar qual a relação da estatística com o programa Minitab: como ele pode te ajudar no seu dia a dia acadêmico e profissional, as facilidades que você poderá obter com o download deste software e muito mais!

  • Para que serve a estatística?
  • Por que usar o programa Minitab?
  • Quais ferramentas podem ser usadas no programa Minitab?
  • Como faço o download gratuito do Minitab?
  • Como a Voitto utiliza o Minitab em seus cursos Seis Sigma?

Para que serve a estatística?

Antes de conhecer o Minitab, é importante que você saiba a razão de sua aplicação. Para fazer isso, basta pensar em qualquer problema que você tenha no seu cotidiano – seja ele acadêmico ou profissional.

Já parou para refletir sobre a quantidade de variáveis que interferem neste problema, no processo que ele faz parte e, por fim, em seu resultado? São muitas variáveis, não é mesmo?

Então, para conseguir relacionar de forma eficiente toda esta quantidade gigantesca de dados e informações de um processo é que são aplicados os estudos estatísticos- que possuem como finalidade otimizar de modo constante todo o processo de tomada de decisão.

Decisões tomadas com suporte científico são muito mais eficazes que decisões tomadas com base em achismos e opiniões. Eficazes no sentido de obterem maior desempenho, qualidade, velocidade e rentabilidade.

Um processo decisório estruturado e baseado sob um método científico e estatístico tem como objetivo relacionar todas estas variáveis – incluindo até as que não são tão significantes – para informar aos seus usuários a melhor maneira de atuar sobre um problema e sobre todo o processo para que se obtenha o melhor resultado final.

Só que a nossa capacidade intelectual de utilizar de forma rápida este recurso é muito baixa, e foi para satisfazer essa demanda surgiram  que os programas computacionais estatísticos como o Minitab surgiram e que são cada vez mais aproveitados nos dias de hoje.

Por que usar o programa Minitab?

O programa Minitab foi criado com o objetivo de ser um programa para facilitar o processo de tomada de decisões pautadas em análises e estudos estatísticos complexos de uma maneira muito mais organizada, acessível, fácil e rápida.

Atualmente, o Minitab é um dos mais utilizados por setores de qualidade e melhoria contínua em grandes corporações. Seu próprio nome já se tornou referência para uso em programas como o Seis Sigma.

O programa Minitab conta com uma rica plataforma, ao mesmo tempo simples e dinâmica, que, apesar de ser parecida com o Excel, possui um nível de aplicação muito maior para com o uso de inúmeras ferramentas estatísticas e da qualidade, como:

Histograma, Diagrama de Ishikawa e de Pareto, Cartas de Controle, Testes de Correlação e de Regressão, Boxplot, ANOVA, DOE e uma infinita gama de outras possibilidades.

Tá, eu sei, com toda esta vasta quantidade de ferramentas possíveis, você talvez já esteja pensando que só conseguiria utilizá-las com meses de estudo, não é verdade?

Porém, justamente, para eliminar este conceito de estudos estatísticos complexos, é necessário um alto nível de domínio do programa Minitab.

Pois ele, não só conta com facilidades para manipular os dados de modo muito mais eficiente, como também para elaborar apresentações e relatórios elegantes de forma automática no próprio Word se você desejar.

Quais ferramentas podem ser usadas no programa Minitab?

Como vimos no item anterior, são inúmeras as ferramentas para análise e solução de problemas que podem ser usadas no Minitab.

Todas elas aplicadas com um objetivo em comum: colaborar de um jeito simples para a melhor solução perante complexos problemas empresariais - e quais ferramentas seriam estas?

  • Estatística básica: elabore estudos estatísticos descritivos, aplique testes de hipóteses, confira intervalos de confiança e testes de normalidade;
  • Regressão e ANOVA: conheça as relações entre as variáveis de um problema e identifique as principais causas que o afetam;
  • Ferramentas da qualidade: confira a validade de seu sistema de medição com MSA, defina a capacidade do seu processo em atender seus limites de especificação com CEP;
  • Planejamento de experimentos: ajuste e configure as várias possibilidades de operação que seu sistema possui com DOE e determine a forma mais rentável e produtiva de operá-lo;
  • Cartas de controle: controle a estabilidade de seu processoe atue de forma preventiva no combate as suas variações;
  • Confiabilidade e sobrevivência: examine a durabilidade de um novo produto com análise de distribuição e o teste de vida acelerado e conheça as principais características que resultam nesta projeção.

Acesse a lista completa da relação de ferramentas que o Minitab dispõe.

Como faço o download gratuito do Minitab?

Para fazer o download de avaliação gratuita por 30 dias da versão 18 do Minitab 18 é muito fácil!

Basta você acessar o site do programa e selecionar a opção por avaliação gratuita. Lá serão exigidas informações básicas para preenchimento, como seu nome, e-mail, telefone e alguns dados sobre a organização ou instituição de ensino que você atua.

Depois, um link para download será enviado para seu e-mail. Então, é só clicar para baixar e instalar no seu computador ou notebook!

Como a Voitto utiliza o Minitab em seus cursos Seis Sigma?

Por facilitar e muito a vida do profissional Lean Seis Sigma, a Voitto conta com aulas e videoaulas exclusivas para apresentar uma introdução ao Minitab.

Além disso, de incluir também na própria ementa de seus cursos deGreen Belt eBlack Belt a interpretação da resolução de vários exercícios, tanto simples quanto complexos, envolvendo a aplicação de ferramentas estatísticas e da qualidade com o auxílio deste programa.

Além de explicações em aula sobre como manusear sua plataforma, o futuro especialista em Lean Seis Sigma irá contar também com assistência para resolver vários exercícios extras que são propostos no conteúdo curricular de cada curso.

Tudo isso para que o estudante se torne cada vez mais apto a aproveitar as vantagens do uso desta ferramenta.

Se você se interessou pelos cursos Seis Sigma e pelo Minitab, e quer saber mais sobre como funciona o processo de certificação nesta inovadora metodologia de melhoria empresarial,eu tenho uma dica:

Nós temos um artigo que conta tudo sobre Certificação Seis Sigma; com ele você irá conhecer as fases do treinamento e todo o passo a passo para obter a sua certificação.

Quer saber mais sobre Seis Sigma?

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Programacao Da Producao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.