Hoje em dia, nos ambientes fabris e empresariais, muito se ouve falar dos profissionais em Lean Seis Sigma, não é verdade? Mas dentre todos eles, os treinamentos com maior procura – e, consequentemente, maior demanda – se voltam para estas duas especialidades do programa: Green Belt ou Black Belt.

Dica extra: caso você ainda não conheça ou queira saber mais sobre o que é e como funciona a certificação e a metodologia Lean Seis Sigma, tenho duas excelentes dicas de conteúdo para você: Certificação Six Sigma: O que é e como funciona; e Lean x Seis Sigma: Qual a diferença?. Com esses artigos, você poderá compreender as principais características tanto da certificação, quanto da metodologia.

Green Belt ou Black Belt: estes são os cursos mais procurados pelo programa, justamente, por abranger habilidades e capacitações em ferramentas estatísticas extremamente refinadas e muito bem aproveitadas nos ambientes empresariais e industriais para o gerenciamento eficiente de projetos e melhoria de processos.

As especialidades de White Belt e de Yellow Belt são também de extrema importância para inúmeros colaboradores de uma companhia ao desenvolver um projeto de Lean Seis Sigma. Contudo, quando se trata de capacitar um profissional para liderar projetos e toda uma equipe de funcionários multidisciplinares, é necessário buscar competências nas faixas superiores do programa.

 

Neste artigo você irá aprender:

 

  • O que é o Lean Seis Sigma?

  • Green Belt ou Black Belt: quais são seus objetivos?

  • A importância da certificação em Lean Seis Sigma, seja Green Belt ou Black Belt.

 

Continue lendo o artigo e confira!

 

O que é o Lean Seis Sigma?

 

O Seis Sigma ou Six Sigma é uma filosofia de gestão que visa a resolução de problemas e a redução da variabilidade de processos, reduzindo de forma significativa os custos para a empresa, aumentando assim, sua lucratividade.

Essa metodologia ganhou visibilidade ao ser implementada por Jack Welch, CEO da GE, pela primeira vez, que obteve grandes resultados para a empresa. 
Diferente do que muitos pensam, o Seis Sigma não é apenas uma ferramenta que busca a adequação das empresas às normas de qualidade: o foco dessa metodologia está diretamente ligado a satisfação do cliente. 

É por isso que o projeto Seis Sigma atua na otimização de processos, de forma a melhorar a qualidade no ambiente organizacional, tendo como resultado, produtos e serviços mais padronizados e estáveis, desenvolvidos dentro dos limites de aceitação impostos tanto pelo próprio processo quanto pelos clientes.

O Certificado Especialista Lean Seis Sigma é um documento que comprova o domínio do profissional em relação a aplicação de um projeto de melhoria dentro de uma organização.

Esta certificação é voltada para quem já realizou um treinamento de Green Belt ou Black Belt e teve a oportunidade de liderar a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios da metodologia.

Para obter esse tipo de certificação, o profissional precisa submeter e apresentar um projeto Lean Seis Sigma para nossa equipe. Caso o projeto seja aprovado por nossos avaliadores, emitimos o Certificado de Especialista Lean Seis Sigma, que representa um enorme diferencial no currículo.

Além disso, a Voitto disponibiliza gratuitamente e de forma totalmente online o curso de White Belt em Lean Seis Sigma. É uma ótima oportunidade para você que quer dar o primeiro passo e obter uma certificação Lean Six Sigma.  Que tal aprender ainda mais sobre a metodologia e conquistar esta nomeação? Esse conhecimento pode fazer toda a diferença no seu futuro, então vamos lá!

 

Treinamento de White Belt em Lean Six Sigma

 

Green Belt ou Black Belt: quais são seus objetivos?

 

Tanto os Green quanto os Black Belts atuam com o foco na melhoria contínua, reduzindo desperdícios e otimizando processos, porém, por se tratarem de duas hierarquias distintas dentro de uma mesma filosofia, podemos listar 6 objetivos que os diferem quanto as suas atuações.

 

1.Nível de Formação

Enquanto o Green Belt costuma ser representado, na maioria das vezes, por profissionais de nível técnico e de especialista, como, por exemplo, engenheiros, analistas e até supervisores; o Black Belt costuma representar colaboradores de nível gerencial e de coordenação, como gerentes e coordenadores;

 

2.Tempo destinado a Projetos

O Green Belt mantém cerca de 20% a 30% do seu tempo destinado a um projeto de melhoria contínua; o Black Belt, habitualmente, ocupa 100% do seu tempo ao programa de melhoria Lean Seis Sigma;

 

3.Gerenciamento de Projetos

O Green Belt, normalmente, se restringe a desenvolver um projeto de melhoria contínua por vez em seu setor; já o Black Belt tem como responsabilidade gerenciar, monitorar e executar vários projetos Lean Seis Sigma em toda a organização, inclusive, alguns pelo quais os Green Belts estão desenvolvendo em suas áreas;

Com o treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma, você estará apto a desenvolver projetos inovadores, bem estruturados e organizados, além disso, profissionais com esse tipo de certificação são vistos com outros olhos pelo mercado,

E aí, vai perder essa oportunidade?  

 

 

4.Gestão e Controle

O Green Belt busca desenvolver melhores soluções em seu setor de atuação; o Black Belt possui um olhar ainda mais amplo dos processos críticos da companhia que necessitam de melhor gestão e controle, sendo exatamente estas as áreas em que busca ter maior envolvimento e participação;

 

5.Tempo de projeto Lean Seis Sigma

Enquanto o Green Belt tem como costume levar de 4 a 6 meses para finalizar um projeto Lean Seis Sigma; o profissional Black Belt leva cerca de 6 a 8 meses para encerrá-lo, muito por conta da complexidade do projeto, da extensão que ele possui e da previsão de retorno monetário que foi estimada;

Os profissionais Black Belts em Seis Sigma são capazes de resolver problemas corporativos de alta complexidade com a utilização das mais avançadas análises estatísticas (software Minitab) em busca de competitividade estratégica.

É comum que um profissional com certificação Black Belt conduza vários projetos ao longo do ano, pois ao se dedicar exclusivamente a isso, ele consegue realizar ciclos de melhoria em várias áreas da empresa.

treinamento de Black Belt é voltado a profissionais que estão em busca de uma formação completa na metodologia Lean Seis Sigma e que desejam guiar as suas organizações através de ganhos sólidos e quantificáveis.

 

 

6.Hierarquia

O Green Belt obedece à hierarquia respondendo ao seu supervisor imediato do setor e até mesmo ao Black Belt, quando se trata do projeto de melhoria; o Black Belt responde diretamente – na maioria das vezes – aos próprios diretores da companhia e, em alguns casos, também ao Master Black Belt da organização, caso ela conte com esta outra especialidade do programa.

 

A importância da certificação em Lean Seis Sigma, seja Green Belt ou Black Belt

 

Seja qual for a especialidade que melhor se encaixa ao seu perfil dentro do programa, buscar este treinamento nos tempos atuais pode ser muito vantajoso para conquistar a sua recolocação no mercado de trabalho, a sua promoção profissional ou até mesmo o aumento de desempenho no alcance de melhores resultados na função que você já ocupa.

A procura por profissionais para a certificação de projetos tem se tornado crescente em tempos de crise e o motivo é simples: profissionais capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar resultados são sempre desejados por empresas na busca por competitividade.

Os profissionais que possuem essa certificação também são almejados pela versatilidade de atuação, ou seja, por poder atuar em diferentes tipos de projetos, e pelas habilidades analíticas que possuem.  

Além disso, segundo a ASQ, um profissional seis sigma costuma ganhar 12% em média a mais que os outros funcionários do mesmo ramo.

Para que você consiga absorver, ainda mais, estas considerações, te trago agora 3 dicas extras de conteúdo:

 

  • Confira o artigo ‘Como o mercado de trabalho reconhece profissionais Lean Seis Sigma’;
     

  • Depois de explorar esta primeira dica, descubra os ‘5 motivos para você buscar a sua certificação em Lean Seis Sigma’;
     

  • Se você se interessou pelo programa Lean Seis Sigma e deseja ter apenas uma pequena amostra do que um treinamento mais avançado pode lhe proporcionar, aqui vai minha última dica.
     

    A jornada rumo ao topo pode até ser longa, mas é também recompensadora. Não há atalhos, mas com certeza, quanto mais capacitado você for, mais fácil será para você alcançar seu objetivo.

    Existem 2 tipos de Projetos Práticos para você validar a sua formação Seis Sigma, o Industrial e o para área de serviços, e você estará apto a fazer os dois!

    Para te ajudar nessa escalada, nós da Voitto elaboramos o Projeto Prático Aplicado – Área Industrial, um case 100% prático e desenvolvido para você.

    O projeto desafiador é dividido de acordo com as etapas do DMAIC e a sua missão é reduzir os erros na entrega de tubos de aço e escapamentos em uma indústria nacional.

     

     

    Para obter a certificação é necessário ter, não apenas o conhecimento teórico, mas também a experiência prática.

    Projeto Prático Aplicado – Área de Serviços é dividido de acordo com as etapas do DMAIC e a sua missão é melhorar o nível de serviço de atendimentos em uma empresa de medicina diagnóstica. Você receberá, inicialmente, o contexto da empresa, suas expectativas e os dados coletados, a partir dos quais você deverá utilizar as ferramentas Seis Sigma e o método DMAIC para encontrar a causa raiz do problema e solucioná-lo!

     

     

    O que achou deste conteúdo? Deixe seu Feedback e compartilhe com um amigo!