O que é o Lean Seis Sigma?
O que é um Green Belt?
O que é um Black Belt?
Green Belt ou Black Belt: quais são seus objetivos?
A importância da certificação em Lean Seis Sigma, seja Green Belt ou Black Belt
Aprenda mais sobre o Lean Seis Sigma!
Veja essa super dica que separamos para você!

Entenda quais são as principais diferenças entre um Green Belt e um Black Belt

Conheça as principais diferenças entre os profissionais Green Belt e Black Belt e entenda qual o diferencial eles trazem para o mercado de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda quais são as principais diferenças entre um Green Belt e um Black Belt

A diferença entre um Green Belt e um Black Belt está relacionada ao nível de conhecimento, habilidades e responsabilidades de cada um desses profissionais dentro do contexto do Lean Seis Sigma.

Hoje em dia, nos ambientes fabris e empresariais, muito se ouve falar dos profissionais em Lean Seis Sigma, não é verdade?

Mas, dentre todos eles, os treinamentos com maior procura - e, consequentemente, maior demanda - se voltam para estas duas especialidades do programa: Green Belt ou Black Belt.

Estes são os cursos mais procurados pelo programa, justamente, por abranger habilidades e capacitações em ferramentas estatísticas extremamente refinadas e muito bem aproveitadas nos ambientes empresariais e industriais para o gerenciamento eficiente de projetos e melhoria de processos.

As especialidades de White Belt e de Yellow Belt são também de extrema importância para inúmeros colaboradores de uma companhia ao desenvolver um projeto de Lean Seis Sigma.

Contudo, quando se trata de capacitar um profissional para liderar projetos e toda uma equipe de funcionários multidisciplinares, é necessário buscar competências nas faixas superiores do programa.

Para entender mais sobre o Green Belt ou Black Belt, continue lendo! Neste artigo você irá aprender sobre:

  • O que é o Lean Seis Sigma?
  • O que é um Green Belt?
  • O que é um Black Belt?
  • Green Belt ou Black Belt: quais são seus objetivos?
  • A importância da certificação em Lean Seis Sigma, seja Green Belt ou Black Belt.

Continue lendo o artigo e confira!

O que é o Lean Seis Sigma?

O Seis Sigma ou Six Sigma é uma filosofia de gestão que visa a resolução de problemas e a redução da variabilidade de processos, reduzindo de forma significativa os custos para a empresa, aumentando assim, sua lucratividade.

Essa metodologia ganhou visibilidade ao ser implementada por Jack Welch, CEO da GE, pela primeira vez, que obteve grandes resultados para a empresa.

Diferente do que muitos pensam, o Seis Sigma não é apenas uma ferramenta que busca a adequação das empresas à normas de qualidade, uma vez que o foco dessa metodologia está diretamente ligado a satisfação do cliente.

É por isso que o projeto Seis Sigma atua na otimização de processos, de forma a melhorar a qualidade no ambiente organizacional, tendo como resultado, produtos e serviços mais padronizados e estáveis, desenvolvidos dentro dos limites de aceitação impostos tanto pelo próprio processo quanto pelos clientes.

O Certificado Especialista Lean Seis Sigma é um documento que comprova o domínio do profissional em relação a aplicação de um projeto de melhoria dentro de uma organização.

Esta certificação é voltada para quem já realizou um treinamento de Green Belt ou Black Belt e teve a oportunidade de liderar a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios da metodologia.

Para obter esse tipo de certificação, o profissional precisa submeter e apresentar um projeto Lean Seis Sigma para nossa equipe.

Caso o projeto seja aprovado por nossos avaliadores, emitimos o Certificado de Especialista Lean Seis Sigma, que representa um enorme diferencial no currículo.

Eleve o seu nível de conhecimento com o Kit de Ferramentas Essenciais para um Black Belt!

Você está pronto para se tornar um verdadeiro especialista em Seis Sigma?

O Kit de Ferramentas Essenciais para um Black Belt da Voitto é o seu guia completo para dominar as principais ferramentas e técnicas dessa metodologia renomada.

Não perca a oportunidade de se destacar como um Black Belt no mercado. Aproveite o Kit de Ferramentas Essenciais para um Black Belt e impulsione seus projetos de melhoria contínua, obtenha resultados excepcionais e conquiste o reconhecimento que você merece!

Banner do kit Ferramentas essenciais para um Black Belt.

O que é um Green Belt?

Um Green Belt é um profissional treinado na metodologia Lean Seis Sigma que desempenha um papel fundamental na implementação de melhorias e no gerenciamento de projetos de melhoria de processos em uma organização.

O termo "Green Belt" refere-se à faixa de conhecimento e habilidades que o profissional adquire durante o treinamento.

Um Green Belt é capaz de liderar projetos de menor escala, atuando como facilitador e membro da equipe de projeto.

Eles possuem um conhecimento sólido das ferramentas e técnicas do Lean Seis Sigma, e são capazes de coletar e analisar dados, identificar problemas, implementar soluções e monitorar os resultados.

O que é um Black Belt?

Um Black Belt é um profissional altamente treinado na metodologia Lean Seis Sigma, com habilidades avançadas em análise de dados, solução de problemas e liderança de projetos de melhoria de processos.

O termo "Black Belt" refere-se ao nível mais alto de conhecimento e habilidades na hierarquia do Lean Seis Sigma.

Um Black Belt é capaz de liderar projetos complexos e de grande escala, aplicando as ferramentas e técnicas do Lean Seis Sigma para identificar oportunidades de melhoria, analisar dados, implementar soluções e monitorar os resultados.

Eles possuem um profundo entendimento dos conceitos estatísticos e são capazes de conduzir análises detalhadas para identificar as causas-raiz dos problemas.

Green Belt ou Black Belt: quais são seus objetivos?

Tanto os Green quanto os Black Belts atuam com o foco na melhoria contínua, reduzindo desperdícios e otimizando processos.

Porém, por se tratarem de duas hierarquias distintas dentro de uma mesma filosofia, podemos listar 6 objetivos que os diferem quanto às suas atuações. Esse objetivos são:

1. Nível de Formação

Enquanto o Green Belt costuma ser representado, na maioria das vezes, por profissionais de nível técnico e de especialista, como, por exemplo, engenheiros, analistas e até supervisores, o Black Belt costuma representar colaboradores de nível gerencial e de coordenação, como gerentes e coordenadores.

2. Tempo destinado a Projetos

O Green Belt mantém cerca de 20% a 30% do seu tempo destinado a um projeto de melhoria contínua, o Black Belt, habitualmente, ocupa 100% do seu tempo ao programa de melhoria Lean Seis Sigma.

3. Gerenciamento de Projetos

O Green Belt, normalmente, se restringe a desenvolver um projeto de melhoria contínua por vez em seu setor.

Já o Black Belt tem como responsabilidade gerenciar, monitorar e executar vários projetos Lean Seis Sigma em toda a organização, inclusive, alguns pelo quais os Green Belts estão desenvolvendo em suas áreas.

4. Gestão e Controle

O Green Belt busca desenvolver melhores soluções em seu setor de atuação.

O Black Belt possui um olhar ainda mais amplo dos processos críticos da companhia que necessitam de melhor gestão e controle, sendo exatamente estas as áreas em que busca ter maior envolvimento e participação.

5. Tempo de projeto Lean Seis Sigma

Enquanto o Green Belt tem como costume levar de 4 a 6 meses para finalizar um projeto Lean Seis Sigma, o profissional Black Belt leva cerca de 6 a 8 meses para encerrá-lo, muito por conta da complexidade do projeto, da extensão que ele possui e da previsão de retorno monetário que foi estimada.

Os profissionais Black Belts em Seis Sigma são capazes de resolver problemas corporativos de alta complexidade com a utilização das mais avançadas análises estatísticas (software Minitab) em busca de competitividade estratégica.

É comum que um profissional com certificação Black Belt conduza vários projetos ao longo do ano, pois ao se dedicar exclusivamente a isso, ele consegue realizar ciclos de melhoria em várias áreas da empresa.

6. Hierarquia

O Green Belt obedece à hierarquia respondendo ao seu supervisor imediato do setor e até mesmo ao Black Belt.

Quando se trata do projeto de melhoria o Black Belt responde diretamente - na maioria das vezes - aos próprios diretores da companhia e, em alguns casos, também ao Master Black Belt da organização, caso ela conte com esta outra especialidade do programa.

A importância da certificação em Lean Seis Sigma, seja Green Belt ou Black Belt

Seja qual for a especialidade que melhor se encaixa ao seu perfil dentro do programa, buscar este treinamento nos tempos atuais pode ser muito vantajoso para conquistar a sua recolocação no mercado de trabalho, a sua promoção profissional ou até mesmo o aumento de desempenho no alcance de melhores resultados na função que você já ocupa.

A procura por profissionais para a certificação de projetos tem se tornado crescente em tempos de crise e o motivo é simples: profissionais capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar resultados são sempre desejados por empresas na busca por competitividade.

Os profissionais que possuem essa certificação também são almejados pela versatilidade de atuação, ou seja, por poder atuar em diferentes tipos de projetos, e pelas habilidades analíticas que possuem.

Além disso, segundo a ASQ (American Society for Quality), um profissional Seis Sigma costuma ganhar 12% em média a mais que os outros funcionários do mesmo ramo.

Aprenda mais sobre o Lean Seis Sigma!

Para que você consiga absorver, ainda mais, estas considerações, te trago agora 3 dicas extras de conteúdo:

E, se você se interessou pelo programa Lean Seis Sigma e deseja ter apenas uma pequena amostra do que um treinamento mais avançado pode lhe proporcionar, aqui vai minha última dica:

Veja essa super dica que separamos para você!

Você está pronto para dar um salto na sua carreira e se tornar um profissional altamente capacitado?

Então a Formação All In da Voitto é a oportunidade perfeita para você se tornar um especialista completo em gestão, qualidade, produtividade e muito mais.

Com uma abordagem abrangente, a formação All In oferece um conjunto de cursos e certificações essenciais para impulsionar sua carreira. Aprenda os segredos do Lean Seis Sigma, domine a gestão de projetos, aprimore suas habilidades em liderança e mergulhe em outros tópicos-chave do mundo dos negócios.

Não perca tempo! Clique no banner abaixo e tenha acesso a conhecimentos de alto nível, ministrados por especialistas renomados com a Formação All In.

Banner da Formação All In.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.