3 princípios para implantar o sistema Lean Manufacturing com sucesso
Se você chegou até aqui, que tal aprofundar mais sobre o Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing: entenda os 3 princípios necessários para sua implementação!

Descubra quais são os três princípios básicos para que você possa implementar com sucesso o sistema Lean Manufacturing dentro da sua empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Lean Manufacturing: entenda os 3 princípios necessários para sua implementação!

Você sabia que implantar o sistema Lean Manufacturing em empresas não é uma tarefa fácil? Afinal, além dessa metodologia lidar com máquinas e processos, ela também lida com as pessoas.

Quando falamos de colaboradores, envolvemos um valor que precisa de transformações para alcançar a melhoria contínua. Por isso, falaremos sobre a cultura organizacional e as mudanças e resultados que a implementação do sistema Lean Manufacturing pode gerar.

Por se tratar de uma filosofia de pensamento e gestão, muitos profissionais ainda confundem o sistema Lean Manufacturing com uma mera metodologia ou ferramenta empresarial.

Porém, muito mais do que isso, o Lean é um modelo de gerenciamento que transforma valores e hábitos adotados por todos os colaboradores de uma empresa.

Para resolver esta questão, antes de implementar qualquer prática ou ferramenta do Lean, é crucial conscientizar todos os envolvidos da organização do propósito pelo qual elas estão sendo implementadas.

Assegure que, antes da implementação, todos os funcionários entendam o motivo e a finalidade do sistema Lean Manufacturing. Isso facilitará, o cumprimento e comprometimento pela busca de melhores resultados.

Neste artigo, você vai ver os 3 princípios para implantar o sistema Lean Manufacturing com sucesso. Mas, antes, seria pertinente compreender o Sistema Lean de maneira fácil com este vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=PbmotQJNr5E

3 princípios para implantar o sistema Lean Manufacturing com sucesso

Prepare-se para estas dicas incríveis sobre os 3 princípios para implantar o sistemaLean Manufacturing e agregar à cultura organizacional!

1. Apesar da necessidade, o sistema Lean Manufacturing é uma escolha

O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e qualidade. Nasceu na Toyota e possibilitou à empresa, que viu seu resultado líquido cair 29,4% e a receita operacional cair 1,8 bilhões de dólares após um Tsunami no Japão, se recuperar no ano seguinte vendendo 7,4 milhões de carros, 450.000 a mais que sua concorrente, a General Motors.

Por isso, profissionais capacitados nessa metodologia são mais valorizados no mercado e têm a capacidade de enxergar pontos de melhoria em qualquer processo, alavancando osresultados de suas empresas.

Se quer aprofundar sobre o tema, então baixe nosso Ebook Lean Manufacturing de A a Z

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing!

Com este Ebook Lean Manufacturing de A a Z, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!


Nós da Voitto preparamos um presente especial e gratuito para você! Baixe agora nosso Ebook Lean Manufacturing de A a Z, e aprenda tudo sobre essa poderosa ferramenta focada em redução de desperdícios.

Com esse ebook você aprenderá quais são os tipos de desperdícios existentes, quais as métricas Lean, quais as ferramentas de melhoria, como adotar o Lean Manufacturing na sua empresa e muito mais!

Gostou? Clique logo abaixo para fazer o download!

Ebook do Lean Manufacturing de A a Z


Voltemos à leitura do artigo.


Sabemos que, hoje em dia, o mercado está muito competitivo, cada vez mais acirrado. Para sobreviver a ele é necessário implementar soluções de gestão mais eficientes. Porém, apesar de ser uma necessidade, a implementação do sistema Lean Manufacturing ainda é uma escolha.

Existem diversas metodologias de gestão, sendo cada uma mais apropriada para uma determinada necessidade. Cabe a você verificar se os benefícios que o Lean Manufacturing oferece são condizentes com a realidade da sua empresa.

Por isso, veja abaixo quais são os principais benefícios do sistema Lean Manufacturing:

  • Redução de desperdícios;
  • Aumento na qualidade entregue ao cliente;
  • Melhor utilização de recursos;
  • Redução do capital comprometido com o estoque.

2. A implantação do sistema Lean Manufacturing deve ser Top-Down

A abordagem da implantação do sistema Lean Manufacturing deverá ocorrer de modo Top-Down, ou seja, de cima para baixo.

Não adianta ter apenas supervisores, engenheiros e operários capacitados e comprometidos com a filosofia Lean. Para funcionar de fato, a direção e, até os donos da companhia, precisam comprar essa ideia.

Só assim será possível elevar o fluxo de soluções e melhorias que tornem cada área da empresa realmente mais enxuta e eficaz, resultando em uma companhia com maiores níveis de qualidade, produtividade e eficiência.

Então, você, analista, engenheiro ou até gerente pode pensar: "Mas se a abordagem deve ser top-down, então não tenho culpa alguma se na minha empresa o sistema Lean Manufacturing ainda não foi implantado, certo?".

Errado! Para que comprem essa ideia, você pode, de antemão, elaborar com sua equipe uma apresentação que contenha em detalhes quais os reais benefícios e resultados esperados que a implantação do sistema Lean Manufacturing trará para o seu setor e, consequentemente, para toda a empresa.

Nem preciso comentar como você e seu time serão vistos com bons olhos depois disso, né?

3. É como aprender a dirigir um carro: você precisa de um instrutor

Quando estamos perto de completar 18 anos, a ansiedade por aprender a dirigir um carro e/ou pilotar uma moto, geralmente é muito alta, não é mesmo? Porém, quando começamos as aulas, não iniciamos sozinhos no veículo. Sempre precisamos de um instrutor ao lado, para nos dar segurança e nos orientar sobre quais passos efetuar.

No ambiente empresarial, as coisas não são diferentes. Para implantar o sistema Lean Manufacturing com sucesso, sua empresa deve contar com colaboradores capacitados, que transmitam segurança no direcionamento e nas decisões que estão sendo tomadas.

Uma prática muito comum é a contratação de serviços de uma consultoria especializada ou de um profissional renomado na área para auxiliar nesta missão.

Porém, para acelerar e manter o progresso constante é crucial contar também com funcionários treinados e aptos a realizarem a manutenção do programa.

Se você chegou até aqui, que tal aprofundar mais sobre o Lean Manufacturing?

Aprenda muito mais sobre Lean Manufacturing com o curso Lean Manufacturing de A a Z!

Parte do grande sucesso da Toyota se deve aos funcionários que mudaram totalmente a realidade desta indústria com seu sistema de produção. O resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros

Com o curso Introdução ao Lean Manufacturing você será capaz de  focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!


Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que E E Como Funciona O Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.