Em todos os tipos de negócios, sejam eles grandes ou pequenos, uma questão ainda persiste: o que é gestão? Da mesma forma, há uma tendência de se usar os mesmos modelos de gestão por muito tempo, como se não houvessem mudanças. 

Porém, o problema disso é a transformação natural que as coisas sofrem. Não é apenas a tecnologia que muda constantemente: os modelos de gestão assim como o próprio conceito de gestão também mudam.

Dessa forma, todas as empresas que não se adequarem às inovações no âmbito empresarial perdem competitividade no mercado.

Em nosso artigo, iremos falar a respeito desse assunto através dos tópicos:

  • O que é gestão?

  • Tipos de gestão e Benefícios de cada gestão;

  • Novos modelos de gestão;

  • A importância da boa gestão nas empresas;

  • Dicas para gerenciar seus projetos;

 

O que é gestão?

 

Gestão é administrar de forma eficiente todos os recursos disponíveis na instituição. Dessa forma, é por meio da gestão que as organizações conseguem, efetivamente, atingir suas metas.

Para conhecer mais sobre o que é gestão e quais são os diferentes tipos de gestão, vamos abordar os principais modelos logo em seguida. Além disso, ainda vamos disponibilizar KITs e ferramentas gratuitas para você melhorar a gestão na sua organização. Vamos lá?

 

Quais são os tipos de gestão? 

 

Como foi dito anteriormente, a gestão não é uma peça única. De fato, a gestão de uma empresa conta com várias facetas, uma para cada área da mesma. Somando todas as partes temos o motor que move em harmonia os processos empresariais.

Portanto, dentre os vários tipos de gestão podemos ter:

 

Além de muitas outras relacionadas às diferentes áreas e/ou departamentos criados pela empresa para adequar de uma maneira mais adequada e equilibrada o fluxo de trabalho que sua dinâmica apresenta no mercado no qual atua.

 

Como os diferentes tipos de gestão beneficiam a empresa

 

Falamos muito sobre a gestão ser divididas em várias partes. Porém, não foi explicado a participação de cada parte na eficiência do negócio. Como esse tópico não pode ficar de fora de um artigo como este, vamos dar uma breve explicação de cada modalidade de gestão.

Além disso, vamos disponibilizar um material gratuito para download referente a alguns tipo de gestão! Você só precisa clicar na imagem para baixar!

 

  • Gestão de operações: a gestão de operações tem como objetivo fazer com que todos os setores da empresa trabalhem em harmonia. Definindo como as operações dentro da empresa serão realizadas, mapeando processos e permitindo correções.

 

Kit de Planilhas de Gestão de Operações

 

  • Gestão de projetos: a gestão de projetos busca maximizar os resultados por meio de tarefas bem distribuídas. Dessa forma, um projeto complexo é muitas vezes fracionado em etapas menores, o que acaba por encurtar o prazo de sua realização e possibilita ao time tomar decisões melhores, tudo isso conforme um planejamento do projeto.

 

Kit de Planilhas de Gestão de Projetos

 

  • Gestão de qualidade: essa é uma área que cuida para que as políticas de qualidade sejam corretamente aplicadas na empresa. Nessa área, o gestor é responsável por imprimir parâmetros de avaliação bastante positivos quanto ao seu desempenho interno e externo. O foco da gestão de qualidade é garantir um produto de alto valor agregado para o cliente final.

 

Kit de Planilhas de Gestão da qualidade

 

  • Gestão estratégica: a gestão estratégica cuida tanto dos pontos fortes quanto dos pontos fracos do negócio. Uma ferramenta utilizada para isso é a análise SWOT, com ela é possível fazer uma auto-avaliação da empresa, o que permite aproveitar oportunidades e identificar ameaças.

 

Kit de Planilhas de Gestão Estratégica

 

  • Gestão de RH: a gestão de recursos humanos possui uma função muito importante na empresa: ajudar no recrutamento de colaboradores, no seu desenvolvimento dentro da empresa e até mesmo no processo de desligamento.

 

Kit de Planilhas de Recursos Humanos

 

  • Gestão financeira: a gestão financeira aponta qual parte da empresa precisa de recurso, qual parte está com excesso, assim como cuida do fluxo de caixa da mesma. Uma boa gestão financeira vai permitir que sua empresa tenha poucos problemas com o governo e com fornecedores. Além disso, garante segurança em eventuais crises.

 

Kit de Planilhas de Gestão Financeira

 

  • Gestão ambiental: a gestão ambiental possui duas funções para a empresa: ajuda na sua imagem pública e na alocação de matéria prima. Dessa forma, uma boa gestão ambiental garante que sua empresa está minimizando os riscos dos impactos ao meio ambiente, assim como faz bom uso de seus recursos naturais.

  • Gestão de manutenção: a gestão de manutenção faz um trabalho contínuo de aperfeiçoamento do maquinário utilizado na empresa. Da mesma forma, supervisiona o funcionamento dos equipamentos, garantindo sua melhor aplicabilidade.

  • Gestão de estoque: ter uma boa gestão de estoque garante a empresa atender seus clientes prontamente. Além disso, cuida sempre de ter produtos na medida certa, evitando possíveis desperdícios.

  • Gestão administrativa: esse tipo de gestão é destinado a cuidar dos processos administrativos das organizações. E é parte fundamental da gestão empresarial como um todo.

 

Novos modelos de gestão

 

Como o mundo está sempre mudando em um processo dinâmico, o mercado também segue essa tendência. Assim a resposta para “o que é gestão” não é a mesma de quando foi implementada pela primeira vez.

A mudança continuada que presenciamos no mercado também requer mudança na mesma proporção nos processos da empresa. Isso resulta, em suma, em novos modelos de gestão.

Um desses novos modelos inclui metodologias ágeis, como o Scrum. A gestão ágil de projetos busca dividir o projeto em pequenas partes mais fáceis de serem realizadas. Dessa forma, há um melhor controle do que está sendo feito, permitindo um desenvolvimento mais rápido do projeto.

Outro modelo que vem sendo adotado pelas empresas é a gestão participativa. Esse modelo busca a inclusão de todo o pessoa na hora da tomada de decisão. Essa ação está embasada no fato de que cada colaborador tem um conhecimento único, e sua boa comunicação pode agregar valor para a empresa.

Além desses novos modelos, temos que a gestão da inovação é responsável por revisar e atualizar produtos e serviços. E é Importante para o avanço e melhoria dos processos já estabelecidos. Como no uso da inteligência artificial para analisar informações e pesquisas de clientes, esses dados auxiliam a equipe de marketing no desenvolvimento de suas campanhas.

 

Importância de uma boa gestão nas empresas

 

Não importa o porte da empresa ou seu nicho de atuação: todas devem realizar um bom trabalho de gestão.

Além disso, a importância de uma boa gestão torna sua aplicação necessária em todos os setores da empresa. Ou seja, não é apenas uma área ou outra que vai fazer uso dela, mas sim a empresa como um todo.

Para que isso seja possível, torna-se importante que todas as partes compreendam o conceito de gestão. Dessa forma, aplicar seus fundamentos no negócio acaba por ser uma consequência desse conhecimento.

Os principais papéis da gestão são:

  • Disseminar e aplicar as políticas da empresa;

  • Desenvolver harmonia entre o plano e a ação;

  • Apontar a melhor forma de posicionar recursos dentro da empresa;

  • Estabelecer métricas de desenvolvimento;

  • Revisar e mudar, caso seja necessário, as ações que estão sendo implementadas no negócio.

 

Embora seja tarefa de todos na empresa fazerem o bom uso da gestão, a gerência é quem deve estar mais familiarizada com suas práticas. Se todos os superiores da empresa estão sendo exemplos para os demais colaboradores, é esperado que uma internalização dos princípios se enraíze na empresa como um todo.

 

Quer saber mais sobre como gerenciar seus projetos?

 

Não adianta nada ficar apenas teorizando sobre o que é gestão: o importante é a prática. Porém, realizar a prática da gestão de forma errônea pode custar tempo e dinheiro para sua empresa.

Para se aprofundar mais nos conceitos de gestão você pode estar fazendo nosso curso de Gerenciamento de Projetos na Prática! Ele com certeza irá te poupar muito tempo, além de ajudar a prevenir erros comuns de gestão. Então, clique no botão abaixo para saber mais sobre o curso!

Curso de Gerenciamento de Projetos na Prática

Antes de ir, não se esqueça de deixar aqui nos comentários um feedback sobre este conteúdo! Até a próxima!