O que é Pensamento Enxuto?
Os 5 princípios do Pensamento Enxuto
Quer se tornar um White Belt em Lean Seis Sigma?

Você sabe o que é Pensamento Enxuto e quais são os seus 5 princípios?

Nesse artigo você irá entender como a melhoria contínua pode te auxiliar a reduzir os desperdícios da sua empresa, com o Pensamento Enxuto e seus 5 princípios!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Pensamento Enxuto e quais são os seus 5 princípios?

A função da filosofia do Pensamento Enxuto, também conhecido como Lean Thinking,  é eliminar desperdícios, reduzir o número de falhas, aumentar a rotatividade do estoque, diminuir os custos de produção e melhorar o atendimento e relacionamento com os clientes.

Através dessa filosofia, podemos, não somente aumentar a satisfação do cliente, mas também impulsionar a posição da empresa em diversos fatores competitivos, como:

  • Qualidade;
  • Flexibilidade;
  • Agilidade;
  • Custo do serviço.

Conseguiu perceber o impacto que a utilização do pensamento enxuto pode causar na sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto?

Nesse artigo você irá aprender sobre:

  •  O que é Pensamento Enxuto?
  •  Os 5 princípios do Pensamento Enxuto.

Vamos começar?

O que é Pensamento Enxuto?

Pensamento enxuto, como o próprio nome já diz, é uma forma de se pensar um ambiente produtivo mais organizado, otimizado e melhorado. Tem como objetivo principal identificar o valor de seus produtos ou serviços, pela percepção dos clientes.

A função dessa filosofia é eliminar desperdícios, reduzir o número de falhas, aumentar a rotatividade do estoque, diminuir os custos de produção e melhorar o atendimento e relacionamento com os clientes.

Muita coisa, não é mesmo? Isso mostra a importância de pensar de forma enxuta, ou seja, não é apenas uma vaidade, é uma necessidade!

Você com certeza está lendo este artigo para saber quais são 5 os princípios que norteiam esse pensamento.

Então, antes de identificá-los, irei dar um "spoiler" sobre as suas funcionalidades em geral: eles auxiliam no entendimento da necessidade do cliente, desenvolvendo um fluxo contínuo, de forma a gerar e agregar valorao processo.

Quer saber mais sobre os 8 desperdícios do Lean? Assista esse vídeo que separamos para você:

Quais os benefícios do Pensamento Enxuto?

Ao utilizar a filosofia do pensamento enxuto dentro da empresa, podemos obter vários benefícios, como:

  • Qualidade;
  • Agilidade;
  • Foco definido;
  • Aumento da competitividade frente aos concorrentes;
  • Eliminação dos desperdícios;
  • Maior retorno financeiro;
  • Melhora do atendimento e relacionamento com os clientes.

Os 5 princípios do Pensamento Enxuto

Já sabemos o que é o pensamento enxuto e que o seu principal foco é a redução de desperdícios, porém, chegou a hora de você descobrir quais são os 5 princípios por trás desta metodologia.

Os 5 princípios do pensamento enxuto.

1. Especificar valor sob a ótica do cliente (Valor)

Quando se fala de valor, se fala de um quesito básico para começar a produzir algo, seja um produto ou um serviço.

Basicamente, valor significa aquilo que o cliente está disposto a pagar, ou seja, quem define o valor é o cliente e não a empresa. Estranho, não é? Pois é! No meio da produção isso que importa, atender o que o cliente necessita.

Porém, existemtambém as atividades que não agregam valor ao produto e que os clientes não estão dispostos a pagar, mas que são necessários aos processos.

Mas e se não for necessário no processo e o que o cliente não estiver disposto a pagar? O que posso fazer? Para essa questão, tem uma resposta curta e grossa. Descarte! Isso mesmo, jogar fora.

Nesse meio isso é considerado um desperdício, e tem que ser eliminado, para que não interfira negativamente nos processos.

Com isso, para evitar um número grande de desperdícios, cabe à empresa compreender e absorver o que o cliente necessita e procurar da melhor forma possível atendê-la.

2. Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor (Fluxo de Valor)

É preciso criar um fluxo de valor único, algo mais racional. Pois se não for nesse sentido, não agrega valor e não tem um fluxo ideal para a implementação do Lean. E tenho certeza que você já sabe da importância dessa filosofia.

Mas qual ferramenta pode auxiliar na implementação desse fluxo de valor? A resposta é simples: o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM).

Basicamente é uma ferramenta estratégica do negócio que possibilita enxergar o macro da produção. Identifica os gargalos e atrasos nos processos produtivos, enxergando quais são as etapas que não agregam valor.

3. Realizar essas atividades sem interrupções (Fluxo Contínuo)

Essa é uma das etapas mais difíceis de serem executadas com êxito. Se caracteriza em criar um fluxo contínuo das atividades que criam valor ao produto. Ou seja, produzir sem pausas, sem interrupções, conseguir atender e superar as expectativas do cliente com maior velocidade.

Vou te dar um exemplo prático: imagine um trem vagando sobre uma linha, tendo um caminho único pré-estabelecido para se seguir. Agora imagine que um vagão desse trem saia da linha. Isso acabará gerando diversos efeitos negativos, interrupção da linha, atrasos no transporte e reclamações por parte dos clientes. O processo como um todo é afetado.

Então, não se pode ter dentro do processo produtivo uma espera, um retrabalho ou algo que agrida o Lead Time (período entre o início de uma atividade e seu término).

Por isso a importância de se ter um fluxo contínuo, para otimizar a produção, satisfazer os clientes e, consequentemente, gerar lucro para a empresa, pois quanto mais dinheiro, melhor!

4. Sempre que alguém as solicita (Produção Puxada)

O quarto princípio está relacionado com a seguinte situação: a produção tem que atender 100% as necessidades do cliente, o que ele realmente solicita. É o cliente quem deve puxar a produção e não a empresa que deve empurrar o que foi produzido para o cliente.

Atualmente, se faz muito necessário o princípio da produção puxada, pois o número de concorrentes aumentou de forma significativa. Com isso, é preciso uma produção mais "personalizada", do jeito que o cliente quer, para que tenha mais competitividade no mercado.

Mas e os concorrentes? É extremamente necessário ficar de olho no que eles estão produzindo, no que estão oferecendo no mercado, para tentar superá-los.

Isso tudo para a marca ser o "Top of Mind" do mercado, ou seja, ser o número 1, o mais popular na cabeça dos consumidores.

5. De maneira cada vez mais eficaz (Perfeição)

Sabe aquele ditado: "quem procura, acha"? Então, é dessa forma que funciona esse princípio do pensamento enxuto. Mas como assim?

As empresas procuram e acham constantemente algum problema no processo como um todo, seja esse problema o menor que for, isto sempre para garantir a melhora do produto ou serviço.

Essa procura incessante é para melhorar cada vez mais, buscando a melhoria contínua do processo como um todo. Isso gera uma maior satisfação do cliente, fidelizando o mesmo, e, claro, surtindo efeitos positivos para o financeiro da empresa.

Como já dizia o treinador de futebol americano estadunidense, Don Shula, "se você não procura perfeição, você nunca alcançará a excelência".

E esse processo visa sempre buscar a excelência operacional, sempre estar melhorando e aperfeiçoando não só os processos em si, mas também as pessoas, os produtos, etc.

Não se contente com o ótimo, se satisfaça com a perfeição!

Enfim, seja criativo, saia de uma bolha e ganhe o mundo!

Pensamento Enxuto.

Atualmente, em um mundo bastante competitivo, é preciso pensar além, pensar "fora da caixa", para sobreviver e ter sucesso no mercado.

Diante disso, conseguir implementar e seguir o Lean e seus princípios pode ser um diferencial bastante significativo diante dos concorrentes.

Quer se tornar um White Belt em Lean Seis Sigma?

Quer desenvolver os seus conhecimentos em Lean Seis Sigma, uma das metodologias mais famosas e requisitadas no mercado de trabalho? Torne-se um White Belt!

Os profissionais com certificação White Belt em Lean Seis Sigma são fundamentais para o bom funcionamento de processos dentro de uma empresa. Ao se tornar um White Belt você será capaz de:

  • Medir o desempenho atual de projetos;
  • Minimizar o desperdício e dessa forma aumentar a satisfação dos clientes;
  • Lidar com dados;
  • Identificar as necessidades dos clientes.

Além de várias outras habilidades desejadas pelo mercado de trabalho!

Comece hoje mesmo a sua jornada em Lean Seis Sigma com a certificação de White Belt 100% gratuita da Voitto e dê o primeiro passo para se tornar um especialista nessa metodologia.

Utilize o cupom BLOG100 e comece o seu aprendizado! É só clicar na imagem abaixo.

Curso de White Belt em Lean Seis Sigma.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.