Quando surgiu a Copa do Mundo?
França e Croácia: a Final da Copa do Mundo
Qual a relação da Final da Copa do Mundo com o Lean Seis Sigma?
Marque o gol da sua carreira profissional!

Descubra o que a Final da Copa do Mundo tem a ver com o Lean Seis Sigma

Entenda a relação entre a Final da Copa do Mundo e o Lean Seis Sigma, metodologia conhecida como a mais utilizada no mundo para alavancar resultados.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Descubra o que a Final da Copa do Mundo tem a ver com o Lean Seis Sigma

A Copa do Mundo é um campeonato mundial de futebol organizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) que acontece a cada 4 anos.

Sendo o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo faz com que bilhões de pessoas se encontrem para assistir aos jogos. Países de todos os cantos do globo enfrentam jogos eliminatórios e classificatórios para garantir a vaga e poder disputar pelo tão sonhado Troféu da Copa do Mundo FIFA.

Neste ano, a 22ª edição da Copa do Mundo acontece no Catar, país do Oriente Médio e primeiro da região a ser sede desse evento.

Com certeza você faz parte das pessoas que acompanham o campeonato e definitivamente deve torcer pelo hexa do Brasil este ano, não é mesmo? Contudo, você já tentou enxergar a final da Copa do Mundo com outros olhos?

Sobre esse assunto, você sabia que existe uma relação entre a final da Copa do Mundo e a metodologia Lean Seis Sigma? Confira os tópicos do nosso artigo:

  • Quando surgiu a Copa do Mundo?
  • França e Croácia: a Final da Copa do Mundo;
  • Qual a relação da Final da Copa do Mundo com o Lean Seis Sigma?

Vamos lá?

Quando surgiu a Copa do Mundo?

Como você já viu, a competição mundial de futebol organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), mas que teve a sua origem nas Olimpíadas!

Em 1904, juntamente da criação da FIFA, originou-se a Copa do Mundo, ou como conhecida na época, a Taça Jules Rimet. Contudo, a primeira edição do evento só foi realizada em 1930 no Uruguai, país vencedor das últimas edições dos Jogos Olímpicos.

O ex-presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, e o antigo secretário-geral, Carl Hirschman, exporam ao mundo suas ideias de elaborar um campeonato mundial de futebol independente das Olimpíadas.

O primeiro país a vencer a disputa foi o próprio Uruguai, após a derrota da Argentina por 4 a 2.

Já foram realizadas 21 edições da competição, com a 22ª acontecendo em 2022, no Catar. Entretanto, esse número poderia ser maior, mas em decorrência dos eventos da Segunda Guerra Mundial, o torneio não aconteceu em 1942 e 1946.

França e Croácia: a Final da Copa do Mundo

A 21ª edição da Copa do Mundo aconteceu na Rússia, no ano de 2018. A final dessa competição foi a disputa entre a França e a Croácia, em um jogo dinâmico e com jogadores com sede de vitória, digno de uma final.

Para quem não se lembra desse momento, vamos recapitular. No começo do primeiro tempo, a Croácia fez uma pressão e empurrou o time francês para a defesa. Esse foi um momento difícil para a seleção da França, mas contornável, principalmente pelos jogadores estarem preparados para esse tipo de situação.

Logo nessa parte, podemos fazer uma analogia com o mundo empresarial. Assim como uma organização, um time de futebol deve se segurar em momentos de crise para gerar resultados depois. Com isso em mente, a seleção francesa fez um gol.

Quando em falta cavada por Griezmann, o próprio atacante cobrou e Mandžukić desviou para as redes, gerando assim um resultado para seus torcedores. A resposta da Croácia veio ainda no primeiro tempo em um belo gol de Perišić.

Aos 38 minutos do segundo tempo, quando a Croácia buscava a virada, chegando a ter 60% de posse de bola, o VAR entra em ação e o árbitro marca pênalti a favor da equipe francesa, que foi convertido por Griezmann.

A Croácia, insistentemente, não parava de buscar o empate, abrindo assim espaço para o veloz Kylian Mbappé, que puxou o contra-ataque que originou o terceiro gol francês além de marcar também o quarto gol da equipe no jogo.

A equipe croata não acreditava na derrota, mas já apresentava alguns sinais de cansaço. Afinal, eles disputaram 90 minutos em prorrogações, isso equivale a 1 jogo a mais que a equipe francesa na copa, além de ter tido um dia a menos de descanso.

Um jogo tão movimentado como esse não poderia ter resultado diferente: 6 gols ao todo. Com isso, a seleção da França foi consagrada campeã, por um placar de 4 x 2, acumulando o título de bicampeã na Copa do Mundo.

Ainda não sabemos quais países irão disputar a final da Copa do Mundo em 2022, mas com certeza também será uma competição surpreendente.

Com essa retrospectiva do último jogo de 2018, você já consegue imaginar a relação com a metodologia do Lean Seis Sigma? Abordaremos esse assunto no próximo tópico.

Qual a relação da Final da Copa do Mundo com o Lean Seis Sigma?

Primeiramente, acho importante dar um norte sobre essa filosofia. Ela é uma metodologia de gestão que procura estimular os colaboradores a otimizar os processos e melhorar os resultados, criando uma cultura de melhoria contínua.

No caso do futebol, a gestão vem por parte da comissão técnica, e os colaboradores são todos os envolvidos, bem como os jogadores. O treinador não deve agir como um chefe, mas sim como um líder.

O treinador da Croácia não fugiu dessa responsabilidade e fez isso muito bem, estimulou seus atletas, e fez com que eles acreditassem que era possível. Manteve a equipe motivada durante toda a competição. Isso é fundamental.

O problema é que do outro lado tinha Deschamps, treinador francês que, além de campeão do mundo como jogador, agora também foi campeão como treinador, igualando-se a Zagallo e Beckenbauer.

Não há dúvidas que o fator intelectual está completamente presente no mundo do futebol, além é claro de muito preparo físico por parte dos jogadores. Já imaginou então se os técnicos buscassem Certificação Seis Sigma?

Se achou interessante, não deixe de ler nosso artigo “E se o Tite fosse um Master Black Belt”.

Essa filosofia é uma forma de alinhar todas as diretrizes estratégicas e traduzi-las em indicadores para o aperfeiçoamento de resultados. Esses indicadores podem ser observados como as estatísticas do futebol.

Existem no Seis Sigma 3 premissas básicas Confira a seguir:

1 - Planejamento

A metodologia Seis Sigma utiliza o método DMAICpara estruturar sua aplicação. A primeira etapa deste método diz respeito à fase define. Nela é feito todo o planejamento estratégico do processo.

Fica evidente a relação com a filosofia Seis Sigma, basta observarmos todo o planejamento que foi executado antes da final. Planejar de forma eficaz e reduzir os riscos ajuda a se preparar para eventuais resultados adversos. Com certeza as seleções fizeram isso!

Muitas equipes preparam jogadas ensaiadas com base nos pontos fracos de seus adversários, e na final não foi diferente.

Como você já deve ter observado, o Seis Sigma está cada vez mais presente em todos os campos e é aplicável às mais diversas áreas.

A seleção campeã realizou uma gestão de mudança muito eficiente. Basta reparar que desta seleção, apenas seis jogadores estiveram na copa do mundo de 2014, no Brasil, e nove na Eurocopa de 2016, berço da maior frustração do país, a derrota para Portugal na final.

Essa seleção soube montar uma equipe de alta performance e se renovar depois de um momento ruim.. Por exemplo: Pavard estreou em novembro do ano passado e Hernandez em março deste ano.

2 - Redução de variabilidade

Através do planejamento feito previamente, torna-se possível reduzir as variabilidades do processo, gerando resultados maiores e melhores. Essa redução é feita através da medição de dados do processo, do estudo desses dados e da elaboração de planos de melhoria.

No caso do futebol, reduzir variabilidade significa manter uma constância, tentar impor um estilo de jogo e manter ele ao decorrer da competição. Não oscilar o nível das atuações é fundamental. Essas equipes tiveram isso de sobra no mundial de 2018.

A seleção francesa, tida como uma das favoritas ao título,  terminou a fase de grupos na primeira colocação, com um empate e duas vitórias. Eliminou seleções campeãs como a Argentina nas oitavas de final e Uruguai nas quartas.

Sempre mantendo seu estilo de jogo e aproveitando a velocidade de seus atacantes, eliminou também a geração de ouro da seleção belga, antes de chegar à final contra a Croácia.

Por outro lado, a seleção croata, liderada por Modrić, teve 100% de aproveitamento na fase de grupos, deixando com a segunda colocação a seleção argentina de Lionel Messi. Bem invariável, não é mesmo?

Na fase eliminatória disputou três prorrogações e deixou para trás a seleção da Dinamarca, a seleção anfitriã, a Rússia, e a seleção da Inglaterra, antes de chegar à grande final do torneio.

Em todos os confrontos, sempre impôs seu estilo de jogo, buscando a todo momento o gol e mantendo uma boa posse de bola, grande parte por causa de seu principal jogador, que muito merecido ganhou o prêmio de melhor jogador da copa.

3 - Satisfação dos clientes

Essa é a última premissa, porém, a mais importante! É o principal objetivo do Seis Sigma. Afinal, são os clientes que geram lucro para a empresa. Quanto mais clientes satisfeitos, mais lucro!

É importante ressaltar que, para atingir a satisfação dos clientes, é preciso que se realize da forma mais eficaz possível as outras 2 premissas.

No caso da final de 2018, a satisfação do cliente pode ser traduzida como a satisfação dos torcedores. Não apenas ganhando ou perdendo o jogo.

A seleção francesa, campeã, com certeza satisfez seus torcedores. Não apenas pelo título, mas também pelo futebol que apresentou.

Já a seleção vice-campeã, por mais que não tenha levado o título inédito para casa, certamente satisfez muito seus torcedores, devido à superação e garra apresentado por seus jogadores.

O público de maneira geral, amantes do futebol e da Copa do Mundo da FIFA, assim como eu e como você, com certeza não se decepcionou com o jogo da final. Pode-se dizer, então, que esses clientes foram satisfeitos.

Marque o gol da sua carreira profissional!

Aprendemos que no futebol é preciso ter muito planejamento para montar uma equipe eficiente e produtiva, ter liderança e saber analisar dados, assim como o Lean Seis Sigma ensina.

Depois de se inspirar com a Copa do Mundo sendo analisada com outros olhos, que tal marcar o gol que pode ser decisivo para sua carreira profissional?

Aproveite o nosso curso White Belt em Lean Seis Sigma de forma totalmente gratuita com o cupom BLOG100 e adquira conhecimento na metodologia de melhoria contínua com o Ciclo DMAIC.

Oportunidade como essa, só na Copa do Mundo de 2026! Clique na imagem abaixo e garanta o seu acesso:

White Belt em Lean Seis Sigma

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.