O que é Internet das Coisas?
Para que serve?
Internet das coisas e suas aplicações
Internet das Coisas como pilar da indústria 4.0
Benefícios da Internet das Coisas na indústria 4.0
Como a Internet das Coisas pode ser usada pela indústria
Como a conexão 5G vai beneficiar a Internet das Coisas
Padronização da Internet das Coisas
Segurança e privacidade
Você está sendo monitorado!

Entenda como a Internet das Coisas tem transformado a interação entre dispositivos, máquinas e pessoas

A internet das coisas faz referência a uma importantíssima revolução tecnológica e aqui você vai aprender como ela surgiu e suas aplicações.

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Entenda como a Internet das Coisas tem transformado a interação entre dispositivos, máquinas e pessoas

Estamos cada dia mais conectados e imersos no mundo da tecnologia. Dentro deste contexto tecnológico, o conceito e aplicação da Internet das Coisas (IoT) ganha cada vez mais visibilidade.

Quando se fala em IoT, muitas pessoas lembram logo de relógios inteligentes para monitoramento de exercícios, Smart TVs e até de cidades inteligentes, e estão certas. isso.

Para explicar melhor como a Internet das Coisas está presente nas nossas rotinas, vou te apresentar alguns tópicos neste artigo:

  • O que é IoT?
  • Para que serve?
  • Internet das Coisas e suas aplicações
  • Benefícios da Internet das Coisas na indústria 4.0
  • Como a Internet das coisas pode ser usada pela indústria
  • Como o 5G pode beneficiar a Internet das Coisas
  • Padronização da IoT
  • Segurança e privacidade na Internet das Coisas

Ficou curioso? Leia até o fim! Vamos lá?

O que é Internet das Coisas?

Internet das Coisas ou "Internet of Things" (IoT) no inglês, significa que objetos, pessoas, casas inteligentes e dados estão conectados por meio da internet, permitindo trocas de informações sobre diversas coisas em tempo real.

Isso possibilita que os dispositivos se adaptem ao uso e rotina dos usuários e ainda possam prever tendências de comportamento, por exemplo.

O termo surgiu no ano de 1999 pelo pesquisador britânico Kevin Ashton, que desenvolveu um sistema de sensores capazes de conectar o mundo físico à internet enquanto trabalhava em um projeto de etiquetas eletrônicas para estoque usando a tecnologia de radiofrequência chamada RFID.

Para que serve?

Atualmente chips, processadores e sensores estão cada vez mais baratos, versáteis e inteligentes. Eles podem ser utilizados em diversos dispositivos com o intuito de obter e processar dados.

Essa integração entre software e hardware é o casamento perfeito para o desenvolvimento de novas tecnologias, como a web 3.0, e aplicações no mundo real.

Nesse contexto, a Internet das Coisas converge tecnologias unindo:

1. Chips de conexão wireless: viabilizam uma gigantesca gama de dispositivos estejam conectados com o wi-fi, por exemplo

é onde a gigantesca fonte de dados é armazenada

3. Geolocalização: permite saber com exatidão a localização do usuário, para fornecer serviços baseados em sua localidade.

A convergência desses fatores resultou em uma grande mobilização mundial de financiamentos coletivos para alavancar as pesquisas relacionadas aos dispositivos IoT.

Para se ter uma melhor ideia, em 2008 o número de dispositivos conectados superou a população mundial. Em 2013 já eram 13 bilhões e a projeção segundo a Cisco, é que em 2020 já sejam 50 bilhões de dispositivos.

Levando em conta esse números, já dá para ter uma ideia de como é rápido o crescimento e as possibilidades da Internet das Coisas.

Caso você queira se aprofundar um pouco mais sobre o tema Internet das Coisas, temos um material bem completo para você. Se liga no vídeo abaixo:

Agora, vamos ver onde a Internet das Coisas pode ser aplicada?

Internet das coisas e suas aplicações

1. Segurança

  • Capacetes inteligentes: o capacete para motociclistas Skully, possui uma câmera traseira que permite projetar na viseira do capacete a imagem do que acontece atrás do piloto. Além disso, é possível sincronizar via bluetooth com o smartphone com o objetivo de se conectar à internet para projetar a rotas, realizar chamadas telefônicas a ainda obter dados da navegação.

Capacetes inteligentes

  • Detectores de fumaça: o Nest Protect é um dispositivo 2 em 1 que, além de ser portátil, avisa ao seu smartphone caso haja alguma alteração nos níveis de CO (monóxido de carbono). Ele identifica e apita em caso de detecção e também pode ser desligado remotamente em caso de um alarme falso.






  • Fechaduras eletrônicas: A Goji Smart Lock é uma fechadura eletrônica que possui sistema de controle que detecta, tira fotografias e as envia para o dono da casa. Também permite que se tranque e destranque remotamente e ainda distribui uma chave de segurança para seus convidados.

Fechaduras eletrônicas

2. Saúde

  • Smartwatches: Dentre as várias funcionalidades dos Smartwatches, o monitoramento da saúde se destaca. Com ele é possível, por exemplo, realizar o monitoramento de batimentos cardíacos, informando ao usuário caso haja alguma anormalidade. Uma reportagem feita pelo Olhar Digital exemplifica esse benefício, mostrando como um homem foi salvo de um infarto graças a essa tecnologia.
  • Conexão entre pacientes e médicos: Na onda dos dispositivos vestíveis (Wearables) como os Smartwaches, a Internet das Coisas permite que médicos monitorem pacientes em tempo real por meio de suas roupas, de modo a agilizar e garantir bons diagnósticos.
  • Fraldas: para o monitorando a saúde do bebê, a empresa Mimo desenvolveu uma vestimenta para bebês que envia os dados coletados em tempo real para o celular dos pais sobre respiração, temperatura da pele, posição de dormir e ainda o nível de atividade da criança. Nessa mesma pegada, a empresa Pixie Smart Pads desenvolveu uma fralda inteligente que detecta o nível de hidratação e sinais precoces de infecções no trato urinário, para que se possa intervir antes que os sintomas apareçam. A partir da leitura do QR Code, os dados são enviados e armazenados no telefone e podem ser apresentados ao médico.

Fraldas

  • Rastreador de insulina: o Bee+, é um dispositivo que se adapta na maioria das canetas de insulina do mercado e ainda sincroniza os dados com o smartphone. Ela gera o relatório com o índice glicêmico, data e hora da ocorrência e a partir disso se poder ter mais precisão quanto à quantidade de insulina que se pode tomar.

3. Agricultura

A Agricultura é uma das grande beneficiadas com o surgimento da IoT. Graças a ela, é possível que seja realizado o monitoramento em tempo real por meio de drones que enviam as imagens capturadas diretamente para celulares. Há também sensores que podem ser instalados nas lavouras, fornecendo informações sobre o clima e Ph do solo em tempo real.

4. Educação

Assim como nos outros aspectos, a Internet das Coisas também oferece grandes vantagens no ambiente educacional. Dentre as principais, podemos listar:

  • Aulas mais dinâmicas proporcionadas pela interação entre diversos dispositivos
  • Mais segurança no ambiente escolar, com informações em tempo real sobre os alunos
  • Acessibilidade a alunos portadores de deficiências (PCD), como por exemplo, com o uso de dispositivos como óculos que fazem leituras, auxiliando deficientes visuais.

Internet das Coisas como pilar da indústria 4.0

A Indústria 4.0 é um conceito de multidisciplinaridade que prevê uma revolução no modo como as indústrias funcionam, baseadas na tecnologia. Esse conceito já é realidade nas empresas de países desenvolvidos, em multinacionais e também nas indústrias brasileiras.

Um dos principais conceitos envolvidos na Indústria 4.0 é o "machine to machine" ou chamado M2M, que está diretamente ligado ao funcionamento da Internet das Coisas e com a análise de Big Data. Com esse nível de conexão, a indústria se eleva a um novo nível de de automação, controle, tecnologia da informação e de processos de produção.

Várias indústrias já são beneficiadas com as funcionalidades que a Internet das Coisas pode fornecer. Isso permite automatizar e otimizar produções, reduzir a quantidade de erros, customizar produtos e claramente aumentar os lucros.

Benefícios da Internet das Coisas na indústria 4.0

A importância da Internet das Coisas na Indústria 4.0 está diretamente relacionada à capacidade da obtenção de uma infinidade de dados pelos sensores e o modo como os dispositivos ou máquinas podem se comunicar entre si.

Já é notável que esses recursos fazem parte da realidade das empresas, mas muito ainda deve ser feito. É esperado que no futuro próximo muitas outras empresas sejam beneficiadas por melhorias que já estão sendo desenvolvidas.

Na Indústria 4.0, espera-se que toda a comunicação e controle sejam feitos entre as máquinas que vão interagir entre si. Várias decisões como: quando ligar, desligar, acelerar ou reduzir a velocidade, solicitar novos suprimentos, serão feitas automaticamente, sem a necessidade de operadores humanos.

Aqui vão alguns benefícios da Internet das Coisas na Indústria 4.0:

  • Minimizar operações e paradas
  • Melhoria no desempenho da produção
  • Redução dos custos operacionais
  • Melhoria na capacidade de tomar decisões
  • Informação da produção barata
  • Transforma análise de dados em inteligência
  • Elimina erros e desperdícios
  • Fornece ganho de tempo
  • Redução de pessoal em atividades repetitivas
  • Detecção antecipadas de problemas.

Como a Internet das Coisas pode ser usada pela indústria

Em um cenário dominado pela Internet das Coisas, os dados captados no chão de fábrica vão ser transmitidos para a nuvem. Isso vai permitir que gestores tomem decisões e iniciativas que serão transformadas em melhorias e ganho de produtividade, com o apoio de tecnologias como a inteligência artificial e o Big Data Analytics, tendo seu uso possibilitado graças à conectividade gerada pela Internet das Coisas entre os dispositivos presentes na indústria.

Além disso, baseado nos históricos de funcionamento das máquinas, é possível prever a melhor época para manutenção preditiva e prever as maiores chances de falhas.

Então, à medida que os dispositivos ligados à Internet das Coisas geram relatórios, a empresa consegue programar paradas estratégicas de manutenção preventiva para que se minimize os gastos de pausa da produção.

Podemos citar também os controles automáticos na gestão de estoque com os dispositivos RFID. Eles são etiquetas com identificação única que são utilizados por proximidade do leitor como uma espécie de código de barras por radiofrequência.

Podemos também citar os benefícios oferecidos à logística, que é fundamental para o sucesso das fábricas.

Com o auxílio da Internet das Coisas, o novo conceito de logística, a Logística 4.0, tem se destacado no sentido de trazer benefícios em agilidade e redução de custos para a movimentação no chão de fábrica e de todo o transporte dentro da cadeia de suprimentos.

Como a conexão 5G vai beneficiar a Internet das Coisas

Ainda a passos lentos no Brasil, a conexão 5G promete uma conexão de grande eficiência, trazendo maiores velocidade, alcance, estabilidade e menor tempo de resposta. Para se ter uma ideia, se comparada à tecnologia 4G LTE, seu poder de download pode ser até 20 vezes maior.

Como a chave do funcionamento da Internet das Coisas é a conectividade, nada mais necessário que ela tenha acesso à uma boa conexão para a comunicação entre os dispositivos. A conexão 5G surge neste contexto como uma grande oportunidade para que a IoT seja otimizada expressivamente!

Padronização da Internet das Coisas

A padronização das conexões entre os dispositivos é fator imprescindível para garantir a interoperabilidade dos mesmos, permitindo a perfeita integração e compartilhamento de dados entre eles. Existem algumas iniciativas entre grandes empresas que buscam por esse objetivo.

Uma delas é a iniciativa HyperCat, que inclui empresas com sede no Reino Unido como a IBM. O objetivo principal do grupo é criar um padrão único e de código aberto para que sensores e dispositivos compartilhem informações mais facilmente, visando a popularização dessa tecnologia.

Segurança e privacidade

Para não deixar de citar as desvantagens, ainda há muito a ser trabalhado na questão de segurança e também privacidade quando se trata de Internet das Coisas. Com uma infinidade de novos dispositivos online, o perigo de ter informações do dia a dia vazadas por meio de ataques cibernéticos é constante. Neste caso vale considerar medidas como: isolamento de conexões, controles de acesso e detecção de invasões, além de políticas de segurança bem definidas como medidas de legais para a proteção dos dados.

Você está sendo monitorado!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.