O que é Logística?
Qual o principal objetivo da Logística?
Logística na história
Conceito de Logística empresarial
Como a Logística funciona?
Gestão da Logística integrada
Importância da Logística
As 4 principais ferramentas da Logística
Tipos de Logística
Como implementar a Gestão Logística em uma empresa?
Como identificar se a Logística da sua empresa está funcionando?
Cursos de Logística
O que faz o profissional de Logística?
Entenda mais sobre o Lean!

Você sabe o que é Logística? Entenda como ela funciona e quais são os seus tipos!

A Logística é a área responsável por cuidar do armazenamento e do transporte dos recursos de uma empresa. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
Você sabe o que é Logística? Entenda como ela funciona e quais são os seus tipos!

Logística é uma área de gestão responsável por planejar, executar e controlar o fluxo eficiente e eficaz de materiais, informações e recursos, desde a origem até o destino final, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes.

A logística está presente em quase todas as nossas operações cotidianas, ainda que de modo simples. Ela é utilizada em coisas básicas, como planejar o melhor caminho até o trabalho, definir o horário e o percurso para evitar trânsito, por exemplo, entre várias outras coisas.

Ela também tem uma aplicação muito importante no mundo corporativo.

A logística nas empresas permite o controle do fluxo de produção, desde o recebimento de materiais até a entrega no ponto de consumo para os clientes, tudo isso por meio das suas funções de armazenamento e transporte

Neste artigo, você verá como a logística é utilizada para melhorar a eficiência de processos, aumentando a produtividade e lucratividade das empresas. Para isso, separamos o texto nos seguintes tópicos:

  • O que é Logística?
  • Qual o principal objetivo da Logística?
  • Logística na história;
  • Conceito de Logística empresarial;
  • Como a Logística funciona?
  • Gestão da Logística integrada;
  • Importância da Logística;
  • As 4 principais ferramentas da Logística;
  • Tipos de Logística;
  • Como implementar a Gestão Logística em uma empresa?
  • Como identificar se a Logística da sua empresa está funcionando?
  • Cursos de Logística;
  • O que faz o profissional de Logística?
  • O que é o Lean Logistics?

Está preparado? Então, vamos lá!

O que é Logística?

Logística é a área responsável por gerenciar o fluxo dos recursos necessários ao longo de um determinado processo produtivo.

De forma mais prática, podemos entender como o conjunto de estudos realizados para entregar um determinado produto ao cliente final, no tempo certo e sem desperdícios.

A logística é utilizada por vários tipos de organizações, desde empresas até operações militares. Ela usa planejamento estratégico e execução monitorada, para realizar os procedimentos da forma mais eficiente possível.

Qual o principal objetivo da Logística?

A principal função da logística é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações e materiais, dentro de uma organização. No âmbito empresarial, isso resulta em mais economia e em uma maior satisfação do cliente.

Isso ocorre, porque a integração de procedimentos promovida pela logística gera maior fluidez entre os processos, mais velocidade, atenção e eficiência na produção, resultando em produtos de melhor qualidade.

Além disso, o controle sistêmico e racional dos processos contribui com diversos fatores do supply chain, que também gera melhorias na produção e diferencia a empresa no mercado competitivo.

Inclusive, todos esses conceitos acima citados podem ser aprimorados por meio da metodologia Lean Manufacturing. Com ela, é possível melhorar a  performance de toda a empresa via aplicação pragmática de ferramentas enxutas para o combate de desperdícios em suas operações logísticas.

Logística na história

Na Inglaterra, quando a Primeira Revolução Industrial começou, as fábricas estrategicamente se instalaram na cidade de Manchester. O motivo era simples: Manchester era o lugar do Reino Unido onde mais havia carvão.

Como esse era o combustível mais abundante da época (e os modos de transporte não eram tão eficientes), os industriais preferiram construir as fábricas perto da fonte de energia mais utilizada naquele momento, por causa da facilidade logística.

Conforme os meios de transporte e comunicação foram evoluindo e o surgimento do fenômeno da globalização, os processos se tornaram mais complexos, criando uma verdadeira rede de logística mundial.

A transformação digital trouxe ainda mais vantagens para essa área com a aceleração dos processos, maior controle sobre eles e o aumento da produtividade.

Hoje em dia, algumas companhias investem muito em infraestrutura para fazer uma boa logística. Existem até mesmo empresas especializadas em realizar a logística de outras empresas.

Conceito de Logística empresarial

A Logística Empresarial é a organização, otimização e coordenação dos processos de produção de uma companhia, por meio da unificação interna.

Ela pode abranger diversas atividades estratégicas, desde a obtenção de matéria-prima até a chegada do produto no consumidor final, buscando o menor custo possível.

É a partir desse conceito que surge a noção de supply chain (em português, “cadeia de suprimentos”).

Ela consiste justamente no gerenciamento de todo o processo logístico, não somente dentro da empresa, mas também dos fornecedores, distribuidores e outros integrantes externos.

Como a Logística funciona?

Em resumo, podemos dividir a logística em duas funções principais: armazenamento e transporte. Para que você possa compreender um pouco melhor o que é realizado em cada uma dessas etapas, observe os sub tópicos abaixo.

Armazenamento

Compreende as questões de espaço físico. Pode significar tanto a acessibilidade de peças e ferramentas aos trabalhadores, como um espaço específico destinado ao armazenamento dos produtos.

Muitas vezes, está relacionado a atuação de um almoxarifado/estoque. O recebimento e entrega de itens e produtos é a principal responsabilidade, abrangendo atividades como conferência de carga e organização de materiais

Em determinadas ocasiões, os estoques de algumas empresas podem ficar distanciados da fábrica, envolvendo também uma questão de logística de transporte.

Transporte

O transporte abrange todo o processo. No início, pela aquisição e recebimento do item pelo almoxarifado/estoque. Depois, pela movimentação de material entre as etapas do processo, até a entrega do produto final ao centro de distribuição ou carregamento.

Por fim, envolve a entrega ao cliente, com planejamento de rotas e outras questões.

Gestão da Logística integrada

Importância da Logística

A logística é importante para empresas, porque é por meio dela que as organizações conseguem fazer uma boa gestão de estoque, reduzir os desperdícios do processo produtivo, manter um preço competitivo no mercado e garantir a satisfação do cliente, tanto no que tange a qualidade do produto quanto no que diz respeito ao tempo de entrega.

Dessa forma, a gestão logística é capaz de aumentar a margem de lucro de uma empresa, além de lhe garantir algumas vantagens competitivas.

As 4 principais ferramentas da Logística

Assim como em qualquer outra área, a logística pode se beneficiar de algumas ferramentas e mecanismos que foram desenvolvidos ao longo do tempo.

De uma maneira geral, esses vários sistemas auxiliam a tornar o processo de gestão logística mais simples e eficiente.

Dentre todos eles, podemos listar os 4 principais, como você pode observar abaixo.

1. ERP (Enterprise Resource Planning)

O Enterprise Resource Planning, em português, Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais, auxilia na integração dos bancos de dados, no controle de estoque, na verificação das contas a pagar e entre outros aspectos essenciais de uma gestão logística.

2. MRP (Material Requirement Planning)

O Material Requirement Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais) é um sistema que visa planejar a quantidade de materiais exigidos na linha de produção para satisfazer a demanda específica por um produto.

Dessa forma, ele facilita a gestão com os fornecedores para aquisição de matéria-prima, por exemplo, para que não haja falta ou excesso em estoque.

3. TMS (Transportation Management System)

O Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte), controla a frota de uma empresa e o roteiro de entregas.

Além disso, ele também é responsável por calcular os custos com  frete, o volume de mercadoria que será transportado e alguns aspectos financeiros e fiscais.

4. WMS (Warehouse Management System)

Para o controle de estoques, existem programas como WMS (Warehouse Management System). Em uma tradução livre, WMS significa “Sistema de Gerenciamento de Armazém”.

Sua função é facilitar a gestão do estoque, oferecendo, como consequência, a otimização dos espaços utilizados em armazéns.

Tipos de Logística

Até o momento, você aprendeu o conceito e o funcionamento da logística, quais os seus principais objetivos, qual a sua importância para as empresas e as suas principais ferramentas.

Neste tópico, iremos abordar os 4 principais tipos de logísticas utilizados na atualidade. Confira abaixo.

1. Entrada ou Abastecimento

Esse tipo de logística ganhou destaque com a tendência da produção just-in-time, buscando a redução de custos com estoque. Envolve questões relacionadas ao fornecimento de matéria prima, como:

  • Qual a quantidade de material necessária?
  • Quando o material será necessário?
  • Qual fornecedor tem condições de suprir de modo mais adequado?
  • Qual o meio de transporte utilizado?
  • Onde o material será armazenado?

Com base nas respostas dessas questões, é possível elaborar uma estratégia operacional mais adequada e eficiente, evitando o desabastecimento ou desperdício.

2. Interna ou Produção

Refere-se à coordenação do fluxo de produção dentro da empresa, tendo a gestão de estoque como elemento fundamental. A distribuição espacial, movimentação de recursos e fluxo de trabalho são alguns dos aspectos pensados para facilitar a montagem ou confecção do produto.

3. Saída ou Distribuição

Corresponde ao processo de entrega do produto, do estoque até a loja ou cliente. Envolve questões de movimentação (carregamento, descarregamento e transporte de carga), monitoramento de estoque e registros de entrada e saída.

4. Logística Reversa

Com o aumento das preocupações sobre o meio ambiente, esse tipo de logística faz parte da responsabilidade das empresas sobre os resíduos gerados pelos produtos após o consumo ou fim da vida útil, é neste ponto que entra as estratégias para o descarte correto do lixo eletrônico, um grande desafio da sociedade atual.


No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)  estabelece que o setor empresarial é responsável pela destinação final dos produtos, seja por reaproveitamento em processos produtivos ou por descarte adequado.

Como implementar a Gestão Logística em uma empresa?

Como podemos ver, até o momento, a gestão logística é de extrema utilidade para qualquer tipo de empresa. Então, se você quer entender como funciona o seu processo de implementação nas organizações, observe os 5 sub tópicos listados abaixo.

1. Analise os processos

A logística se baseia na racionalização dos processos. Portanto, observe e sistematize os processos da empresa.

Assim você será capaz de identificar os gargalos de produção, etapas desnecessárias ou erros operacionais que precisam de melhoria.

Também é necessário conhecer as capacidades e limitações da companhia. Às vezes, pode ser o caso de se pensar em terceirizar a logística, a chamada 3PL (Third Party Logistics).

2. Faça um planejamento

Você precisará elaborar um planejamento sólido de operação logística, que possua metas reais. Para isso, é importante estabelecer KPI’s e padronizar os processos da organização. Dessa forma, os setores poderão atuar de forma integrada e a troca de informações entre eles será facilitada.

Além disso, sempre tenha um plano B. Estabeleça alguns protocolos de emergência para evitar que os incidentes sejam muito danosos, mas tenha em mente que sempre haverão imprevistos.

3. Capacite os funcionários

Depois de estabelecer seu planejamento e definir seus objetivos, é hora de alinhar a equipe. Faça treinamentos e invista em cursos de capacitação.

Muitas empresas utilizam sistemas de gestão, como SAP, que possuem diversas funcionalidades. É importante que os funcionários as conheçam e tenham domínio sobre elas.

4. Invista em tecnologia

Utilize softwares de gestão como os já citados ERP, MRP, TMS e WMS. Além disso, invista na automação dos processos. Em um mundo cada vez mais tecnológico, a inovação não é um diferencial, mas uma obrigação.

A partir dessa premissa, já existe o conceito de uma logística com alta tecnologia incorporada: a logística 4.0.

Com ela, é feita a interação e integração entre os processos logísticos, ou seja, movimentação e armazenamento de produtos, serviços e informações, por meio da alta conectividade entre máquinas, sistemas e produtos, proporcionada pelos mais diferentes recursos tecnológicos.

5. Monitore o desempenho

Por fim, controle o andamento. Ouça o feedback dos clientes (porque no final, a satisfação deles é o que importa) e aprenda a antecipar suas demandas para aperfeiçoar ainda mais o processo, planejando a produção.

Fique de olho nos KPI’s estabelecidos e aprenda com os erros, melhorando sempre o que for necessário.

Como identificar se a Logística da sua empresa está funcionando?

Para verificar se a logística da sua empresa é eficiente, você pode analisar alguns KPI’s (Key Performance Indicators - Indicadores-chave de Desempenho), como:

  • Tempo de Entrega: compreende o tempo que leva desde o pedido do cliente até a entrega. É um percentual calculado com a divisão dos pedidos entregues dentro do prazo pelo total de pedidos; 
  • Precisão de Pedidos: é a quantidade de pedidos que são entregues sem a ocorrência de incidentes, como envio errado, falta de itens ou produtos danificados. Quanto maior for essa taxa, mais dinheiro economizado e melhor a satisfação do cliente;
  • Rotatividade de Estoque: é a quantidade de vezes que o estoque inteiro foi vendido em um período de tempo. É um indicador de eficiência de planejamento, produção e processos, e pode mostrar se a empresa tem dificuldade em gerar receita com os produtos vendidos.

Cursos de Logística

Por ser uma área muito promissora e com alta demanda, atualmente, no Brasil, não é mais necessário que, para se ter conhecimento dos processos logísticos e ser um profissional da área, seja necessário uma formação acadêmica em engenharia ou administração, por exemplo.

Hoje, são disponibilizados diversos cursos específicos na área de logística, que vão desde cursos técnicos, bacharelados, até pós-graduações.

O que faz o profissional de Logística?

O profissional de logística trabalha na coordenação do fluxo de materiais e recursos usados pela empresa durante o processo produtivo. Ele é responsável por gerenciar o processo de armazenagem em sua totalidade.

Além disso, ele também planeja a movimentação interna e externa, com fornecedores e clientes. Alguns dos cargos mais procurados na área de logística são:

  • Gerente de logística;
  • Analista de logística;
  • Coordenador de comércio exterior;
  • Diretor de Supply Chain;
  • Gestor de transportes.

Se você tem interesse nessa área e quer estar preparado para suprir as necessidades do mercado de trabalho, é importante estar sempre em busca de mais conhecimento. Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Lean Logistics.

Entenda mais sobre o Lean!

Descubra como impulsionar a eficiência dos processos e eliminar desperdícios com o curso de Fundamentos de Lean Manufacturing.

Aprenda as principais técnicas e práticas dessa metodologia que revolucionou a indústria. Domine os conceitos-chave do Lean e se torne um profissional altamente capacitado!

Clique no banner abaixo e inscreva-se no curso de Fundamentos de Lean Manufacturing. Não perca essa oportunidade de se destacar no mercado!

Banner do curso Fundamentos de Lean Manufacturing.

Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.