Qual é o significado de armazenagem?
Quais são os tipos de armazenagem?
Qual é o custo da armazenagem?
Qual é a importância de se realizar uma armazenagem adequada?

O que é armazenagem? Aprenda mais e entenda sua importância!

Veja quais são as características que compõem a armazenagem, porque ela deve ser feita e de que maneira ela deve ocorrer!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
O que é armazenagem? Aprenda mais e entenda sua importância!

Em todos os momentos do nosso dia a dia estamos armazenando algo, seja na hora do café da manhã, após o almoço, quando estamos nos arrumando, quando estamos trabalhando etc… sempre sobra alguma coisinha para a gente guardar!

Mas você já reparou como você faz isso? E como isso impacta em diversas outras coisas? Pois é, ela é feita não apenas em nosso contexto cotidiano, como também faz parte de diversos processos dentro das empresas e indústrias.

Além disso, esse é um grande fator para o controle da produção! Ter atenção, cuidado e excelência em atividades que envolvem a armazenagem é essencial! Pois cada item possui suas particularidades e exigem isso em sua armazenagem.

Existem diversas áreas/cursos que trabalham a armazenagem dentro da sua grade, afinal, um profissional da área deve entender qual é a melhor maneira de se realizá-la e a sua devida importância para não causar danos à produção.

Falaremos melhor sobre isso nesse artigo! Bom então para começar, vamos especificar os tópicos que abordaremos durante o artigo:

  • Qual é o significado de armazenagem?
  • Quais são os tipos de armazenagem?
  • Qual é o custo da armazenagem?
  • Qual é a importância de se realizar uma armazenagem adequada?

Antes disso, separamos um super material para você:

A sua empresa não está tendo uma boa performance quando se trata da área de entregas e logística?

Para que uma empresa tenha um desempenho satisfatório, faz-se o uso contínuo dos sistemas de controles internos. São estes que proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-lo, variando de acordo com a complexidade do mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, queremos oferecer nossa planilha de Controle de Entregas Logísticas! Está esperando o que? Baixe agora clicando no botão abaixo!

Planilha de controle de entregas logísticas

Qual é o significado de armazenagem?

A armazenagem de produtos, iniciou pela necessidade na qual as pessoas precisavam aumentar a durabilidade dos seus alimentos que eram de suas  próprias colheitas, para que o alimento durasse uma boa temporada.

No Brasil a armazenagem  iniciou-se nas décadas de 60 e 70 com a armazenagem a granel, sendo ela a armazenagem de grãos, trazendo o  abandono das sacas nas grandes culturas e iniciando a construção de silos graneleiros.

Todos os processos que conhecemos passam por grandes evoluções e são elas as responsáveis pelo aprimoramento das técnicas e da maneira de realização dessas atividades.

Com isso são geradas as informações que podem ser positivas ou negativas, e isso acarreta em produtos mais modernos, produtos atualizados em um mercado de trabalho mais competitivo!

A Indústria e a operação logística também passou por grandes atualizações das atividades do processo de armazenagem que hoje são consideradas estratégicas para o futuro de uma organização.

Outro forte papel dentro da evolução da armazenagem foi devido à revolução industrial, que trouxe diversas mudanças, como no modo de produzir, no qual a indústria de bens foi altamente impactada.

Afinal, com o aumento da produção ouve-se a necessidade de entender como armazenar esses bens para que eles não fossem danificados e que pudessem fazer o consumo ou  a venda deles posteriormente.

Junto a isso, surgiram os contêineres que são considerados a maior inovação dos últimos 100 anos, eles são super importantes em relação aos recursos de transporte Internacional de mercadoria.

Pois afinal, a sua criação revolucionou o modal marítimo e oferece diversas vantagens como segurança e movimentação de grandes volumes, empilhamento, redução de acidentes e transporte de alimentos a granel.

Outro marco bastante importante foi datado nos anos 2000, no qual foi aprovado a lei 9.973 que trata exclusivamente da armazenagem de grãos no Brasil!

Os últimos anos têm sido voltados para o aspecto da cadeia de suprimentos (Supply Chain), o qual envolve a integração entre fabricantes, clientes e transportadores que são todos os envolvidos para construção desde a armazenagem até a entrega.

Quais são os tipos de armazenagem?

O profissional responsável pela armazenagem deve estar em constante contato com a produção e com o estoque, afinal ele deve ter o controle da necessidade de produção, e dos produtos que já possuem no estoque.

O modo de armazenamento influência diretamente na produção e no sucesso de uma empresa, pois esse processo está ligado a grandes volumes de produção, por isso é super importante entender qual tipo de armazenagem é a melhor para você.

Normalmente eles seguem os requisitos que precisam manter a qualidade do produto como, ambientes climatizados, tipo de material, risco de acidente etc, para que os produtos acabados ou produtos armazenados tenham segurança. 

Existem no mercado alguns sistemas de armazenagem, vamos listar aqui o 6 principais tipo de sistemas para te ajudar a organizar e facilitar o seu trabalho  e a gestão de estoques de acordo com suas necessidades:

Sistema de Armazenamento WMS 

WMS significa Warehouse Management System, a tradução é sistema de armazenamento WMS ou sistema de gerenciamento de armazenagem.

WMS basicamente é um software que gerencia todo o estoque com ele você consegue fazer o levantamento dos produtos que já foram fabricados dos produtos ainda em matéria prima assim como administrar e rastrear todos os processos.

A utilização desse ou qualquer outro sistema é necessário, pois são considerados muito importantes para gerir e conseguir fazer a otimização e o controle dos espaços dentro do estoque.

Racks 

São também conhecidos como pallet-racks, e a sua grande vantagem é exatamente em relação à altura, pois você consegue empilhar e transportar produtos através de equipamentos de elevação e transporte, em grandes alturas de empilhamento.

Estantes 

Para estocar cargas de acordo com suas dimensões e funções, existem em 2 modelos, as leves e as cantilever. 

As leves são utilizadas com cargas mais baixas e com a capacidade dividida entre 50 e 300 kg apenas, ótima para realizar a armazenagem por frequência!

Já as cantilever são utilizadas quando existem grandes dimensões como perfil de metais tubo de placas de madeira barra de ferro, elas são consideradas grandes e resistentes, e fazem o melhor aproveitamento do espaço.

Porta Pallets Convencional 

É uma das estruturas mais conhecidas no mercado, são feitas de madeiras que podem ser empilhadas e movimentadas, eles são bastante utilizados devido à sua grande funcionalidade.

Silos Armazenadores  

É utilizado para estocar produtos que não podem sofrer deterioração!

São bastante utilizados para produtos a granel, minha super utilização quando a carga não será comercializada totalmente por isso o restante pode ser armazenado com segurança qualidade.

Tanques de Armazenamento 

É utilizado para armazenar fluidos, ele é semelhante a um reservatório e pode ter dimensões variadas, isso depende muito dos seus requisitos.

Qual é o custo da armazenagem?

O custo da armazenagem pode variar de acordo com o acondicionamento das mercadorias e da movimentação dentro dos armazéns.

Alguns desses cursos por exemplo são os custos de aluguel a mão de obra os equipamentos para movimentação de cargas e a depreciação dos equipamentos que são utilizados nos processos!

Há custos tanto dentro da indústria, quanto dentro das empresas comerciais que desenvolvem trabalhos terceirizados ou não de armazenagem, dentre eles existem alguns custos fixos e custos variáveis. 

Existem ferramentas como WMS, que funciona como instrumentos de auxílio na administração dos custos, além disso, é possível calcular alguns indicadores para identificar e acompanhar como esses cursos estão se comportando!

Qual é a importância de se realizar uma armazenagem adequada?

Com armazenagem é possível realizar um equilíbrio entre a demanda e a oferta, além de reduzir os custos que interferem diretamente em um aumento do lucro da companhia e benefícios para o consumidor final.

Manter os custos em um valor mínimo é uma prioridade para a grande maioria das empresas, pois dessa forma é possível atingir margens de lucro!

Com a armazenagem é possível realizar uma localização centralizada, aumentar a eficácia do serviço, maximizar a melhoria na experiência do cliente, e é claro reduzir os custos. 

Interessante, não é mesmo? Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog! Por fim, se liga nessa super dica!

Se você tem vontade de montar seu próprio negócio de consultoria, a Websérie Papo de Consultor é para você! Neste episódio, teremos um bate-papo entre o Thiago Coutinho e o Anderson Castro.

O Thiago Coutinho é Engenheiro de Produção, pós-graduado em Métodos Estatísticos Computacionais e mestre em Administração pela UFJF. Como consultor, atua ministrando treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo. Atualmente se dedica a projetos de consultoria em gestão e a direção executiva do Grupo Voitto.

O Anderson Castro Graduado em Marketing pela UNISUAM, com MBA em Administração e Logística pela UNINTER e Black Belt em Lean Seis Sigma. Possui mais de 12 anos de experiência no setor de logística em empresas como FedEx, Man Latin America e Rapidão Cometa.

E aí? Vai perder esse encontro? Clique aqui e assista gratuitamente!

PAPO DE CONSULTOR #07 com Anderson Castro

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.