O que é Golden Circle?
Quem é Simon Sinek?
Qual a importância do Golden Circle?
Como aplicar o Golden Circle na sua empresa?
Exemplos práticos de aplicação do Golden Circle
Se você tem interesse pelo mundo do empreendedorismo, tenho algo para te contar…

Entenda a importância de criar um propósito para sua empresa por meio do Golden Circle

Conheça a metodologia Golden Circle e veja exemplos práticos de aplicação em grandes empresas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda a importância de criar um propósito para sua empresa por meio do Golden Circle

Em uma tradução literal para o português, o termo “Golden Circle” significa “Círculo Dourado”. Mas no âmbito do empreendedorismo, você sabe como ele pode ser utilizado?

Para responder tal questionamento é necessário ter em mente que o Golden Circle é uma metodologia que tem por objetivo melhorar a atuação das empresas no segmento em que elas atuam.

Ao adotar a metodologia proposta pelo Golden Circle, o empreendedor terá a oportunidade de trazer para a empresa um grande diferencial, a tornando competitiva e sempre assegurando um impacto positivo entre os funcionários e na sociedade em geral.

De acordo com o idealizador do Golden Circle, essa metodologia torna as empresas uma fonte de inspiração. Graças a isso, a marca se torna algo a mais na vida dos seus clientes além do que um mero fornecedor de produtos e serviços.

E para que entenda mais sobre esse assunto, escolhemos os seguintes tópicos para você:

  • O que é Golden Circle?
  • Quem é Simon Sinek?
  • Qual a importância do Golden Circle?
  • Como aplicar o Golden Circle na sua empresa?
  • Exemplos de aplicação do Golden Circle.

Então vamos ver como seu negócio pode prosperar com o uso do Golden Circle? Continue lendo o artigo!

O que é Golden Circle?

O Golden Circle é uma metodologia criada pelo especialista em liderança, Simon Sinek, e que tem por objetivo melhorar a atuação das empresas no segmento em que elas atuam, por meio da maneira de pensar, agir e comunicar. 

A metodologia é orientada por três perguntas: o quê, como e por quê?

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso”. Essa é uma das frases que guiaram Simon Sinek na sua concepção da metodologia do Golden Circle e que levaram ele à concepção do método por meio das três perguntas que foram citadas acima.

Sinek utiliza muito o conceito da inspiração no Golden Circle. Isso ocorre porque, para conceber tal modelo, ele pesquisou o histórico de algumas empresas de sucesso, tais como a Apple, bem como o seu gestor Steve Jobs.

Além do mais, Sinek não ficou restrito ao universo do empreendedorismo e também apontou os seus holofotes para líderes políticos, como, por exemplo, Martin Luther King.

Ao fazer isso, ele aferiu que tais lideranças inspiram pessoas por não desistirem e por se manterem firmes em seus propósitos. Simon Sinek também concluiu que são as motivações dos grandes líderes que trazem esse sentimento inspirador.

Agora, talvez você esteja curioso para entender mais a fundo quem é Simon Sinek e qual sua importância ao criar esse método. No tópico seguinte te explicaremos melhor, acompanhe!

Quem é Simon Sinek?

Simon Sinek é o autor do prestigiado livro “Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”. Em português essa publicação é encontrada com o título: “Comece Pelo Porquê”, onde ele introduz a ideia da metodologia Golden Circle e mostra como alguns líderes são capazes de nos inspirar e outros não.

Ele também publicou outros livros que devem estar na lista de qualquer um que pretende ser um empreendedor de sucesso(ou até mesmo já é). Alguns desses títulos são o “Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t” e o “Together is better: A little book of inspiration”.

A publicação mais recente do Simon Sinek é o “Find Your Why: A Practical Guide for Discovering Purpose for You and Your Team”.

O que confere para Sinek um vasto conhecimento para escrever livros voltados para o segmento do empreendedorismo é a sua experiência na área.

Sinek, nascido na Inglaterra, efetuou os seus estudos de graduação no ano de 1991, na Escola Secundária Regional do Vale do Norte, em Demarest. Em seguida, Simon Sinek decidiu ingressar na carreira de advocacia.

Ele estudou na Universidade da Cidade de Londres e recebeu uma licenciatura em antropologia cultural da Universidade de Brandeis.

No ramo do empreendedorismo, Sinek iniciou a sua jornada nas agências de publicidade de Nova York Euro RSCG e Ogilvy & Mather.

Além disso, o empresário protagonizou um vídeo bastante conhecido, chamado “Como grandes líderes inspiram ação”.

Diante da experiência adquirida, Simon Sinek não apenas lançou posteriormente o seu próprio negócio, o Sinek Partners, como também concebeu o hoje bem sucedido modelo do Golden Circle.

Qual a importância do Golden Circle?

O Golden Circle é importante pois atuará como uma espécie de guia para auxiliar o gestor na condução da sua empresa. Esse direcionamento será movido por três indagações básicas que todo empreendedor deve responder para assim girar a roda dos seus negócios.

Tais respostas irão dar a ele o foco e a inspiração necessária para tomar as decisões certas.

A seguir, você entenderá como essas três perguntas devem ser aplicadas.

Como aplicar o Golden Circle na sua empresa?

A metodologia Golden Circle pode ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas.

Veja a seguir como aplicar as 3 perguntas que movem a metodologia.

Pergunte: por quê? (Why)

Como o Golden Circle evidencia porque grandes líderes agem de modo inspirador e que move várias pessoas, qualquer empreendedor deve iniciar se questionando por que conceber produtos e serviços com os quais as pessoas possam se identificar.

É preciso, inicialmente, determinar o porquê de sua existência para, em seguida, elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade capazes de atrair a atenção dos clientes.

Pergunte: como? (How)

Ao saber o porquê, logo vai surgir em seu caminho o “como?”. Como atingir o meu objetivo? Como inspirar as pessoas? Como irei aplicar as estratégias?

Ao perguntar “como”, você vai conseguir determinar o seu plano de ação e estipular quais os caminhos irá trilhar para o seu negócio atingir os resultados.

Pergunte: o quê? (What)

É aqui que será determinado o que você vai vender. Todos os seus esforços irão culminar nessa fase. Sendo assim, é possível aferir que o Golden Circle funciona de dentro para fora, ou seja, ele inicia graças a um motivo criado pelo seu idealizador e não por razões impostas de fora.

Agora vamos entender na prática o funcionamento dessa metodologia.

Exemplos práticos de aplicação do Golden Circle

Na prática, muitos gestores vendem os seus produtos e serviços como se eles fossem a melhor coisa do universo. Porém, esquecem que para conceber um produto o empreendedor deve seguir a missão e os valores da empresa.

São esses valores que realmente inspiram e fazem os consumidores irem atrás do produto para comprá-lo. Sendo assim, um exemplo de como o Golden Circle pode ser usado é a Apple.

A empresa fez a pergunta “Por quê?” e aferiu que queria se diferenciar das outras. Perguntou-se “Como?” e desenvolveu produtos com design simples e de fácil manuseio. Depois indagou “O quê?” e lançou computadores, dispositivos e telefones celulares.

O mesmo vale para a empresa Natura, que na primeira etapa buscou inspiração na paixão pela cosmética. Depois utilizou essa paixão para trazer bem estar para as pessoas e, por fim, desenvolveu perfumes, cremes e outros produtos desse segmento.

Se você tem interesse pelo mundo do empreendedorismo, tenho algo para te contar…

Nós sabemos que caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina, assim como você.

O que você provavelmente não sabe, é que é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência. 

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o curso Formação Empreendedora.

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.