Em uma tradução literal para o português, o termo “Golden Circle” significa “Círculo Dourado”. Mas no âmbito do empreendedorismo, o que é e como pode ser utilizado o Golden Circle?

Para responder tal questionamento é necessário ter em mente que o Golden Circle é uma metodologia que tem por objetivo melhorar a atuação das empresas no segmento em que elas atuam.

Ao adotar a metodologia proposta pelo Golden Circle, o empreendedor terá a oportunidade de trazer para a empresa um grande diferencial, a tornando competitiva e sempre assegurando um impacto positivo entre os funcionários e na sociedade em geral.

De acordo com o idealizador do Golden Circle, essa metodologia torna as empresas uma fonte de inspiração. Graças a isso, a marca se torna algo a mais na vida dos seus clientes além do que um mero fornecedor de produtos e serviços.

E para trabalharmos esse assunto, escolhemos os seguintes tópicos para você:

  • Quem é Simon Sinek?

  • O que é e qual é a importância do Golden Circle?

  • Como aplicar o Golden Circle na sua empresa?

  • Exemplos práticos de aplicação do Golden Circle;

  • O modelo Golden Circle é movido por motivos internos.

 

Quem é Simon Sinek?

 

Simon Sinek é o autor do prestigiado livro Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action. Em português essa publicação é encontrada com o título: “Por Quê? Como grandes líderes inspiram ação”

Ele também publicou outros livros que devem estar na lista de qualquer um que pretende ser empreendedor (ou até mesmo já é). Alguns desses títulos são o “Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t” e o “Together is better: A little book of inspiration”.

A publicação mais recente do Simon Sinek é o “Find Your Why: A Practical Guide for Discovering Purpose for You and Your Team”.

O que confere para Sinek um vasto conhecimento para escrever livros voltados para o segmento do empreendedorismo é a sua experiência na área. 

Sinek, nascido na Inglaterra, efetuou os seus estudos de graduação no ano de 1991, na Escola Secundária Regional do Vale do Norte, em Demarest. Em seguida, Simon Sinek decidiu ingressar na carreira de advocacia.

Ele estudou na Universidade da Cidade de Londres e recebeu uma licenciatura em antropologia cultural da Universidade de Brandeis.

No ramo do empreendedorismo, Sinek iniciou a sua jornada nas agências de publicidade de Nova York Euro RSCG e Ogilvy & Mather. Além disso, o empresário protagonizou um vídeo bastante conhecido, chamado “Como grandes líderes inspiram ação”.

Diante da experiência adquirida, Simon Sinek não apenas lançou posteriormente o seu próprio negócio, o Sinek Partners, como também concebeu o hoje bem sucedido modelo do Golden Circle.

 

O que é e qual é a importância do Golden Circle?

 

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso”. Essa é uma das frases que guiaram Simon Sinek na sua concepção da metodologia do Golden Circle.

O Círculo Dourado é movido por três indagações básicas que todo empreendedor deve responder para assim girar a roda dos seus negócios.

Tais respostas irão dar a ele o foco e a inspiração necessária para tomar as decisões certas. Isso torna o Golden Circle importante, pois ele se torna uma espécie de guia para auxiliar o gestor na condução da sua empresa.

Repare também que Sinek utiliza muito o conceito da inspiração no Golden Circle. Isso ocorre porque, para conceber tal modelo, ele pesquisou o histórico de algumas empresas de sucesso, tais como a Apple, bem como o seu gestor Steve Jobs. 

Além do mais, Sinek não ficou restrito ao universo do empreendedorismo e também apontou os seus holofotes para líderes políticos, como, por exemplo, Martin Luther King.

Ao fazer isso, ele aferiu que tais lideranças inspiram pessoas por não desistirem e por se manterem firmes em seus propósitos. Simon Sinek também concluiu que são as motivações dos grandes líderes que trazem esse sentimento inspirador.

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Como aplicar o Golden Circle na sua empresa?

 

A metodologia Golden Circle pode ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas. De uma forma geral, essa metodologia é movida por três perguntas.

A camada central é justamente o porquê, a segunda é o como e, por fim, a última é o quê. 

 

Pergunte: por quê? (Why)

Como o Golden Circle evidencia por que grandes líderes agem do modo inspirador que move várias pessoas, qualquer empreendedor deve iniciar se questionando por que conceber produtos e serviços com os quais as pessoas possam se identificar.

É preciso inicialmente determinar o porquê de sua existência para, em seguida, elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade capazes de atrair a atenção dos clientes.

 

Pergunte: como? (How)

Ao saber o porquê, logo vai surgir em seu caminho o “como?”. Como atingir o meu objetivo? Como inspirar as pessoas? Como irei aplicar as estratégias?

Ao perguntar “como” você vai conseguir determinar o seu plano de ação e estipular quais os caminhos irá trilhar para o seu negócio atingir os resultados.

 

Pergunte: o quê? (What)

É aqui que será determinado o que você vai vender. Todos os seus esforços irão culminar nessa fase. Sendo assim, é possível aferir que o Golden Circle funciona de dentro para fora, ou seja, ele inicia graças a um motivo criado pelo seu idealizador e não por razões impostas de fora.

Veja abaixo uma imagem explicativa sobre as camadas do Golden Circle:

ilustração do conceito de golden circle

 

Exemplos práticos de aplicação do Golden Circle

 

Na prática muitos gestores vendem os seus produtos e serviços como se eles fossem a melhor coisa do universo, porém esquecem que para conceber um produto o empreendedor deve seguir a missão e os valores da empresa.

São esses valores que realmente inspiram e fazem os consumidores irem atrás do produto para comprá-lo. Sendo assim, um exemplo de como o Golden Circle pode ser usado é a Apple.

A empresa fez a pergunta “Por quê?” e aferiu que queria se diferenciar das outras. Perguntou-se “Como?” e desenvolveu produtos com design simples e de fácil manuseio. Depois indagou “O quê?” e lançou computadores, dispositivos e telefone celular.

O mesmo vale para a empresa Natura, que na primeira etapa buscou inspiração na paixão pela cosmética. Depois utilizou essa paixão para trazer bem estar para as pessoas e, por fim, desenvolveu perfumes, cremes e outros produtos desse segmento.

 

O modelo Golden Circle é movido por motivos internos

 

Ele é um ciclo que leva em conta muito mais os propósitos e valores do empreendimento do que as necessidades de mercado.

Portanto, compreender e aplicar o Golden Circle faz parte de uma boa gestão de negócio. Nesse contexto, não deixe de conhecer o Curso Formação Empreendedora criado pelo Grupo Voitto

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